terça-feira, 29 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. – (Mt 8,23-27)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 29 DE JUNHO de 2021 (terça-feira) 180 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A MIOPIA INTELECTUAL É A MAIS CONSTANTE GERADORA DO EGOÍSMO!

(Rui Barbosa)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO PAPA

 DIA DO PESCADOR AMADOR

 DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE SISTÊMICA

 DIA MUNDIAL DO DESENHO INDUSTRIAL

 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES

 DIA DO FUTEBOL

 DIA DA TELEFONISTA

 DIA DO CHAVEIRO

 DIA DO DUBLADOR

 DIA DOS EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS

 DIA DO GUINCHEIRO

 DIA DOS TRÓPICOS

 DIA DO ENGENHEIRO DE PETRÓLEO

 DIA DA LAMA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lucianópolis - Monte Azul Paulista - Morungaba - Nova Canaã Paulista - Nova Luzitânia - Paulicéia - Ubarana (São Paulo) Jaraguá (Goiás) Limeira do Oeste (Minas Gerais) Macaé (Rio de Janeiro) Rolândia (Paraná) Salinópolis - Salinas (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PAMELA SERAFIM (Garça/SP) SEBASTIÃO GANDARA VIEIRA (PDG LC8 - Lions Clube de Bauru Estoril/SP) ELIANE PIOVESAN BLANCO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)ALESSANDRA BRAUS (Lions Clube de Cafelândia /SP) ANA PAULA RANIEL (Mini-Shopping-Garça /SP)ORLANDO  ZANCOPÉ FILHO (ORLANDINHO) (Massas Paulista-Garça/SP) FERNANDO PILLI (Patrulha Juvenil-Garça /SP) DONIZETI ALMEIDA PRADO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. FERNANDO CANOMANUEL ABÁRZUZA, SMó1964ó57 ANOS (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó48 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO PEDRO APÓSTOLO

■ SÃO PAULO APÓSTOLO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? – Mt 8,23-27

É nos momentos de crise e dificuldades diante do mundo que a comunidade cristã mostra se acredita ou não na presença de Jesus em seu meio.

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus quer ver seu povo amadurecer na fé e na escuta de sua Palavra, buscando sem cessar o caminho da verdade. Peçamos que o Senhor sempre nos liberte das trevas do erro.

 

– Oração 

 

PAI, PÕE NO MEU CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE O RESSUSCITADO ESTÁ COMIGO E ME DÁ FORÇA NOS MOMENTOS DE TRIBULAÇÃO. E, ASSIM, EU DÊ PROVAS DE QUE A MINHA FÉ É SÓLIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, Maria e Lazaro, concedei por sua intercessão que servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 29 de junho de 2021  3ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Mesmo que as aparências nos enganem, está sempre ao nosso lado o Senhor Jesus, a quem “até os ventos e o amor obedecem”. . 

 

1ª Leitura (Gn 19,15-29)  – O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 15os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. 16Como ele hesitasse, os homens tomaram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas – pois o Senhor tivera compaixão dele -, fizeram-nos sair e deixaram-nos fora da cidade. 17Uma vez fora, disseram: “Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás nem te detenhas em parte alguma desta região. Mas foge para a montanha, se não quiseres morrer”. 18Ló respondeu: “Não, meu Senhor, eu te peço! 19O teu servo encontrou teu favor e foi grande a tua bondade, salvando-me a vida. Mas receio não poder salvar-me na montanha, antes que a calamidade me atinja e eu morra. 20Eis aí perto uma cidade onde poderei refugiar-me; é pequena, mas aí salvarei a minha vida”. E ele lhe disse: “Pois bem, concedo-te também este favor: não destruirei a cidade de que falas. 22Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade”. Por isso foi dado àquela cidade o nome de Segor. 23O sol estava nascendo quando Ló entrou em Segor. 24O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. 25Destruiu as cidades e toda a região, todos os habitantes das cidades e até a vegetação do solo. 26Ora, a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal. 27Abraão levantou-se bem cedo e foi até o lugar onde antes tinha estado com o Senhor. 28Olhando para Sodoma e Gomorra e para toda a região, viu levantar-se da terra uma densa fumaça, como a fumaça de uma fornalha. 29Mas, ao destruir as cidades da região, Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades onde Ló havia morado.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 25(26)

 

Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

 

 

– 29 de junho de 2021  3ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.  (Mt 8,23-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

No Senhor ponho a minha esperança, / espero em sua palavra (Sl 129,5). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus traz a serenidade necessária ao nosso coração”

 

“Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!”

(Mateus 8,25).

Jesus estava na barca acompanhado dos Seus discípulos e, no meio daquele mar, houve uma grande tempestade. Você sabe que, com a tempestade, o barco começou a ser dominado. E onde estava Jesus quando as ondas cobriram o barco? Jesus dormia e os discípulos foram tomados pelo desespero, pelo medo, pelo pavor da própria vida deles perecer pelo pecado e Jesus dormindo.

 

Onde está Deus no meio de tudo que estamos vivendo e passando? Onde está Deus no meio das aflições e dos temores onde todos estamos enfrentando? Onde está Deus no meio da angústia de uma pandemia? Onde está Deus no meio das confusões sentimentais, em que a nossa mente, os nossos sentimentos estão todos confusos, as ondas agitadas estão tomando conta de nós… Deus está dormindo? Não! Deus está naquilo que Ele é. Deus é sereno e calmo, Deus é serenidade no sentido mais absoluto e pleno do que é ser sereno, pois onde as coisas se agitam, aí Deus não está. Onde o temor e o pavor geram terror, não é ali que Deus está.

 

“Serenidade é ter responsabilidade com os próprios afetos e sentimentos para ter luz”

 

Como não se apavorar? Como não se agitar? Aqui, o “se agitar” e o “se apavorar” é próprio do coração quando não se deixa confiar ou colocar em Deus a confiança. Por isso, nos tempos em que estamos vivendo, é preciso vencer esse veneno terrível que faz o nosso coração se afugentar de Deus.

 

É preciso vencer esses ventos agitadores que perturbam a alma e o coração. Estamos ficando doentes, estamos numa geração que descobriu todos os alcances da ciência, da modernidade, das descobertas científicas e tecnológicas, mas o coração adoece porque se torna mais agitado, cada vez mais ansioso e os nossos sentimentos e afetos estão adoecendo.

 

Aquilo que a ciência não pode nos dar, aquilo que as tecnologias não podem fazer por nós, é só Deus que nos dá: serenidade e paz.

 

Serenidade não quer dizer falta de responsabilidade e de cuidado; serenidade não significa que devemos levar a vida de qualquer jeito e Deus vai cuidar de nós. Serenidade é ter responsabilidade, cuidar do que é preciso cuidar, mas eu não cuido de nada na vida movido pelo medo e pelo desespero.

 

Serenidade é ter responsabilidade com os próprios afetos e sentimentos para ter luz, para lidar com as contrariedades da vida de cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Há neste episódio um contraste que chama a atenção. Por um lado, a barca (figura da Igreja) é tomada por “violenta tempestade”, a ponto de quase afundar; por outro lado, Jesus dorme. Seria o sono de Jesus fruto de cansaço ou oportunidade para revelar-se aos discípulos como Messias, o Filho de Deus? Uma travessia em águas agitadas serviu para Jesus manifestar seu poder sobre as forças da natureza e revelar sua real identidade. A lição parece clara: precisamos fazer de Jesus nosso companheiro de caminhada (e missão). Cientes de que ele está conosco, não há por que temer os contratempos. Se a ele recorrermos com fé, ele fará reinar uma “grande calmaria” onde antes havia ameaçadora tempestade. Mensagem de esperança para a Igreja de todos os tempos e lugares.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, a quem até os ventos e o mar obedecem, sentimos que a nossa missão de cristãos e cristãs não está isenta de obstáculos, incompreensões e desconforto. Infunde em nós, Senhor, fortaleza, coragem e esperança, para prosseguirmos, sem hesitar, a serviço do teu Reino. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 8,23-27 - Jesus censura a falta de fé

Oração Inicial

 

A Palavra de Deus que nos acompanhará neste dia nos coloca em alto mar, sob uma forte tempestade. A tempestade que alcançou os discípulos, na presença de Jesus, nos alcança também, mesmo estando com Jesus em nosso barco.

 

“ Ó Senhor, esteja eu firme diante do mundo, firme nas tribulações, firme contra os tropeços das tentações. Ajudai-me a não me transviar, de modo que vos possua, e possua a caridade. Fazei com que eu não seja arrancado dos membros de vossa esposa, a Igreja. Não seja arrancado da fé, e assim me possa gloriar junto de vós. Deste modo, permanecerei tranquilamente unido a vós, agora pela fé, e depois pela visão, cujo penhor preciosismo tenho no dom do Espírito Santo. Amém. (Santo Agostinho).

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O Evangelho mostra-nos o mar agitado que os discípulos atravessam. Repare no pedido que o Senhor faz aos discípulos amedrontados. Destaque a atitude dos discípulos antes e depois da ação de Jesus?

 

“Grande parte da missão de Jesus transcorreu junto ao lago de Genesaré. Para os habitantes da Galileia, este lago era o mar. Nos relatos evangélicos, relativos à missão de Jesus, o mar aparece como ponte a ser atravessada em direção ao mundo inteiro. Vencer seu caráter imprevisível, violento e caótico, é prerrogativa do poder divino, que se manifesta em Jesus. É nos momentos de crise e dificuldades diante do mundo que a comunidade cristã mostra se acredita ou não na presença de Jesus em seu meio. As situações críticas são sempre um termômetro que mede o grau de consciência de maturidade ou infantilidade da fé. Quando Jesus está na barca de nossa família e comunidade, as tempestades desaparecem.”

 

2. Meditação (Caminho)

Que mar eu atravesso hoje? Quem é este homem Jesus para mim? Tenho a coragem dos discípulos de gritar para Jesus em minhas tempestades? O que o Senhor me pede? O que significa ser uma pessoa de fé?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Abra seu coração e fale ao Senhor sobre seus medos, suas dificuldades e entregue a Ele todas as suas preocupações. Reze com confiança a oração do Pai-nosso e deixe-se guiar pela mão de Deus.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? O que você pretende fazer para atender esse pedido? O que mais a Palavra de Deus o(a) convida a viver?

 

Bênção

 

“Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23-24)