quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■>>>>Jesus cura muitos e multiplica os pães. – (Mt 15,29-37)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 GARÇA/SP, 06 DE DEZEMBRO de 2023 (quarta-feira) 340º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NO CARÁTER, NA CONDUTA, NO ESTILO, EM TODAS AS COISAS, A SIMPLICIDADE É A SUPREMA VIRTUDE.”

(Longfellow)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DIA DO MADEIREIRO

DIA DO Neuropsicopedagogo

DIA NACIONAL DO EXTENSIONISTA RURAL

DIA de Calçar Seus Próprios Sapatos

DIA da Luva

DIA do Papai Noel

DIA da Fundação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA

DIA da Independência da Finlândia

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Buriti (Maranhão) Itaqui (Rio Grande do Sul) Rio Tinto (Paraíba) Laurentino  (Santa Catarina) Messias (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dra. VANESSA ISHISATO MERCADANTE (Medica Radioterapeuta – Cascavel /PR)VERA LÚCIA SILVA (EMCA-Garça /SP) ROSANA CRISTINA PACANARO DE CARVALHO (Lions Clube de Dracena /SP) MARIO SERGIO PEREIRA DA  SILVA (Lions Clube de Tupã /SP) IDÉRSIO SANCHES (Lions Clube de Herculândia /SP) VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Marilia /SP) Karina De Oliveira Rocha (São Paulo /SP) EDILSON BATISTA (Ferro Forte-Garça /SP) WALTER DONIZETE LOPES DOS REIS (Garça /SP) JOÃO FRANCISCO GALHARDO (Embaplás-Garça / SP) IVANILSON FRABETTI  (Garça /SP) IZAIAS TENORIO CAVALCANTI  (Garça /SP) WiLSoN CaBRINI (Garça /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. ADEMIR GONÇALVESó1997 EM GARÇAó26 ANOSó(Congregação do Santíssimo Redentor - São Paulo /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO NICOLAU de Mira

Nicolau (Turquia, séc. IV), bispo de Mira, é bastante venerado na Rússia e em todo o Oriente, Associadas ao seu nome, florescem muitas tradições populares e iniciativas de caridade, particularmente aquelas ligadas ao Natal.

SÃO José Nguyen Duy Khang

SÃO Majórico

Santa Asela

Santa Dionísia

Santo Obício

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

TODOS COMERAM E FICARAM SACIADOSMt 15,29-37 - Jesus sacia a fome do povo

 

O Senhor vai chegar e não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Somos convidados a participar do “banquete de ricas iguarias” – a salvação, que o Deus compassivo oferece a todos os povos. Confiantes, manifestemos nossa fé e esperança, unindo nossa voz à do salmista: “na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos”.

 

– Oração 

 

“PAI, A ACOLHIDA QUE TEU FILHO JESUS ME DISPENSA DEVE MUDAR PROFUNDAMENTE O MEU CORAÇÃO. QUE EU SEJA TRANSFORMADO POR ELE E ME TORNE MAIS DISPONÍVEL PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor Deus, preparai os nossos corações com a vossa força, para que o vosso Filho, o Cristo que vem, nos encontre dignos do banquete da vida eterna e mereçamos o alimento celeste por ele mesmo servido. Ele, que é Deus convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

1ª Leitura (Is 25,6-10a) O Senhor convida para o seu banquete e enxugará as lágrimas de todas as faces. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lágrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 23(22)

 

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

2. Ele me guia no caminho mais seguro / pela honra do seu nome. / Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança! – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda. – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. – R.

Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

 

 

 

– 06 de dezmbro de 2023 quarta-feira da 1ª Semana do Advento

 – Evangelho do dia 

 

Jesus cura muitos e multiplica os pães.  (Mt 15,29-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que o Senhor há de vir / a fim de salvar o seu povo; / felizes são todos aqueles / que estão prontos para ir-lhe ao encontro. – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. 33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

06/12/23 1ª QUARTA-FEIRA DO ADVENTO – B

 

Mateus 15,29-30.32.35-36: “Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou...Jesus chamou seus discípulos e disse: - Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho.”

 

Jesus, sua atitude de compaixão é constante, quando contemplava a multidão do povo, que, cheio de esperança, acorria ao senhor, levando seus enfermos.

Ao multiplicar os pães para alimentá-los, o senhor nos ensina que o seu Evangelho não é uma mensagem apenas religiosa ou espiritual, mas dela faz parte a compaixão e o cuidado pela situação material do povo, desde as suas doenças até a sua fome.

Sem a sensibilidade social nossa fé cristã não é autêntica.

Por isso, o senhor fez questão de envolver seus discípulos na distribuição do pão multiplicado para aquela multidão.

Eles entenderam tão bem a lição, que as primeiras comunidades praticavam a partilha dos bens materiais de forma radical, para que não houvesse necessitados entre eles.

Hoje, Senhor, há grupos e movimentos totalmente alienados da responsabilidade social da sua fé no senhor.

Pensam que basta adorar, louvar, se emocionar, bater palmas e sentir-se bem pessoalmente para estarem em união com o senhor.

Será que não estão reduzindo o senhor a um produto de consumo individualista para o bem estar físico e psicológico de cada um?

Parece que as desgraças alheias, as gritantes injustiças sociais, as violências do mundo não fazem parte das suas orações e práticas.

Buscam milagres, mas nem todos vivem a compaixão diante do próximo.

Senhor, desperte em nós o seu jeito de viver, de estar com o povo, de sentir suas aflições e de atender aos seus clamores. 

Que seu Espírito nos convença de que sem compaixão pelo povo, não somos católicos nem cristãos, estamos praticando apenas uma ilusão religiosa e emocional, sem valor algum diante do seu Reino.

 

Maria, Mãe de todos os sedentos e famintos do mundo, ao preparar o Natal, faça com que nossas igrejas e comunidades sejam fontes de compaixão e de caridade, que saem ao encontro dos enfermos, dos famintos e dos carentes da sociedade, porque é no presépio dessas palhas vivas que o senhor aparece todos os dias. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus cura toda espécie de doenças e dá de comer à multidão faminta. Os cristãos logo entenderam que os gestos de Jesus não consistiam apenas em distribuir pães e curar enfermidades, mas eram a mensagem de uma cura mais profunda e de um alimento mais duradouro. Jesus oferece uma salvação integral. Nossa fome será saciada com a fé em sua Palavra e com a participação no banquete eucarístico. Não é por um ato mágico que Jesus alimenta o povo; ele se serve dos pães e peixes que as pessoas entregam. Deus atende as necessidades das pessoas, mas normalmente conta com a colaboração delas. Essa prática nos motiva a sermos instrumentos eficazes da misericórdia divina.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 15,29-37 - Jesus sacia a fome do povo

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O evangelista Mateus hoje nos apresenta mais um traço característico de Jesus: sua compaixão pelas multidões desamparadas. O Senhor convoca então os seus discípulos, para que assumam com Ele a missão de curar os doentes, saciar a fome e libertar os que sofrem.

 

Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos faz compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revela. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Procure identificar o contexto do relato. Quem são as pessoas que procuram por Jesus, os doentes, famintos? Imagine o que sentia Jesus quando via a multidão desamparada, que todos os dias ia ao seu encontro….

E qual é a missão que os discípulos são chamados a assumir?

 

Jesus continua sendo a esperança de que o povo tanto precisa. Ele é a resposta para as diferentes situações e necessidades humanas. Com o pouco dos apóstolos, Jesus sacia uma grande multidão. Pedagogicamente, ele alcança o pão material, enquanto nos ensina a partilha. Mas também se torna Pão na última ceia, para saciar a nossa fome de paz, de justiça, de amor e de solidariedade.

 

O milagre da multiplicação dos pães é atual e está ao alcance de todos. Com compaixão e união, somos capazes de prover o que falta para o momento e, ao mesmo tempo, de transformar as estruturas que permitem que poucos tenham muito pão e a maioria continue com fome. Repartir é uma necessária e instigante missão de amor.

 

2. Meditação (Caminho)

Deus visitou nossa história. A multidão o reconhece e glorifica o Deus de Israel.

Eu tenho o olhar misericordioso de Jesus para com meu irmão que sofre, que está abandonado, com fome?

Qual minha atitude diante destes irmãos/ãs?

Como acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos e confiada também a mim?

3.Oração (Vida)

Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

Ao mundo falta a vida: Tu és a Vida. Vem, Senhor Jesus!

Ao mundo falta a paz: Tu és a Paz. Vem, Senhor Jesus!

Ao mundo falta a luz: Tu és a Luz. Vem, Senhor Jesus!

Ao mundo falta amor: Tu és Amor. Vem, Senhor Jesus!

O mundo caminha em sonhos, busca algo mais. Vem, Senhor Jesus!

Vem, Senhor Jesus, o mundo precisa de ti.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Quero que minha vida proclame a Boa-Nova de Jesus! Esse é um empenho para a vida de discípulo.

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos.

Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.

Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP