quinta-feira, 27 de outubro de 2022

COMECE O DIA FELIZ! ■ Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. – (Lc 19,38; 2,14)

 

Jerusalém vista do monte das Oliveiras

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 O U T U B R O  M Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 27 DE OUTUBRO de 2022 (quinta-feira) 300º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É O CORAÇÃO DA HUMANIDADE.”

(Salman Rushdie)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO ENGENHEIRO AGRÍCOLA

DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

DIA NACIONAL DE LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DOENÇAS FALCIFORMES

DIA DO ESPECIALISTA FEDERAL EM ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO PENAL

DIA INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO CINEMATOGRÁFICO

DIA DA ORAÇÃO PELA PAZ

DIA DOS JORNALISTAS PELA PAZ

DIA DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL

DIA INTERNACIONAL DE HABLARSE PORTUNHOL

DIA da CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O GATO PRETO

DIA DA DESBUROCRATIZAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI-MG (UFSJ)

DIA DA FUNDAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA (SUDAM) EM BELÉM- PA

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO DE ALTAMIRA-PA

DIA DA FUNDAÇÃO DO BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bom Sucesso de Itararé - Ilha Comprida - Holambra - Macedônia - Mairinque - Marapoama - Santa Maria da Serra - Taquarivaí - Torre de Pedra (São Paulo) Cerro Azul (Paraná) Afonso BezerraMacaíba (Rio Grande do Norte) Chapadão do Sul (Rio Grande do Sul) Mirassol D'Oeste (Mato Grosso) Quixadá (Ceará))

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LEONARDO TRAVENSOLO ALMEIDA (Leo Clube de Garça /SP) Dr. PAULO DE TOLEDO RIBEIRO JUNIOR (Cuiabá /MT)MICHEL ARAÚJO GONÇALVES (Fiscontábil–EQUIPE 10 Nossa Sra. das FAMÍLIAS-Setor de Garça /SP) Gustavo Gelamos DE MORAES (Garça /SP) Francine boreLlA pIEtro (Fisioterapeuta-Garça /SP) Sonia Coutinho Tenorio Cavalcante (Agudos /SP) TATIANA COUTINHO (Agudos /SP) JOSÉ WILSON CURY FRASCARELLI (Lions Clube de Pederneiras  /SP) juliana Cristina fernandes melgar (Lions Clube de Bauru Anjo Azul /SP)JoÃO LuIZ dA SILVA SANTOS (Lions Clube de Tupã /SP)  Meire herrera (Lions Clube São Bernardo do Campo /SP) Alan Cris Nogueira  (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Fabiana Imafuku  (Garça /SP) Luciano Gonçalves (Garça/SP) CARMELINDA DOS SANTOS MORAES (Garça/SP) Euripedes Oliveira (Patos de Minas /MG) OLIVIA MARIA OTAVIANO GUIMARAES (Birigui /SP) FERNANDO MARCOS BIGESCHI (Tupã/SP) Marô Matheus  (São Paulo/SP) Sonia Pacce  (Araçatuba /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA MarIA DIAS DA SILVA PRADO e ARCELINO ANTONIO DO PRADOó1984ó38 ANOS (EQUIPE 03 Nossa Sra. das GRAÇAS Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACEDOTAL DO: Pe. Guilherme Massoca Baptistaó2017ó5 ANOS (Vigário Paroquial da Catedral São Bento de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO FRUMÊNCIO

SÃO GONÇALO DE LAGOS

SÃO Namácio

SÃO Traseias

SANTO Abão de Magheranoidhe

SANTO ELESBÃO

SANTo Evaristo de Roma

SANTO Gaudioso

SANTO Oterano

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A coragem de Jesus ao enfrentar o poder de Herodes nos convida a sermos autênticos e decididos em nossas opções pela vida:- Bendito aquele que vem em nome do Senhor – Lc 13,31-35

 

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A comunidade que segue Jesus é convidada a preparar-se para a luta, cujas armas não são materiais; são as virtudes cristãs. No enfrentamento dos poderes de morte, indispensável é a oração: “Orai em todas as circunstâncias, no Espírito”.

 

– Oração 

 

“PAI, PREDISPÕE-ME, PELA FORÇA DO TEU ESPÍRITO, A ACOLHER A SALVAÇÃO QUE TEU FILHO JESUS ME OFERECE, FAZENDO-ME DIGNO DESTE DOM SUPREMO DE TUA BONDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus, eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de outubro de 2022 quinta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

“A Igreja é missão” será o tema que vai animar a Campanha Missionária de 2022, durante o mês de outubro nas dioceses de todo o Brasil. O tema está acompanhado da inspiração bíblica escolhida pelo Papa Francisco para o mês missionário: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

 

– Liturgia da Palavra 

Apesar das ameaças dos poderosos e da rejeição do povo, Jesus irá permanecer firme e prosseguir fielmente até o fim de sua missão evangelizadora.

 

 

1ª Leitura (Ef 6,10-20) – Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes em tudo. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor e, no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 143(144)

 

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 27 de outubro de 2022 quinta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.  (Lc 19,38; 2,14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! / Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38; 2,14)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia, terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo, não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor'”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

27/10/22     - 30ª QUINTA-FEIRA TC-C

 

Lucas 13,31-32.34:” Alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: - Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar... Jesus disse: - Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho... Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!”

 

Jesus, o senhor tinha consciência de que o caminho até Jerusalém iria terminar com a sua morte violenta. As autoridades queriam se ver livres do senhor e Herodes já estava disposto a matá-lo. Sua resposta manifestou sua decisão de realizar a nossa redenção com fidelidade, ainda que pudesse lhe custar a vida naquela mesma cidade, que já assassinara tantos profetas. Jerusalém contradizia o seu nome de “cidade da paz”, porque rejeitou aquele que podia lhe trazer a verdadeira paz. Quantas vezes o senhor tentara reunir o povo daquela cidade em torno do Reino de Deus, mas ela preferira os reinos deste mundo. No entanto, sua confiança no Pai ia muito além do hoje e do amanhã dos acontecimentos humanos, porque tinha a esperança segura de que o Pai o ressuscitaria no terceiro dia, para ser o bendito entre todas as nações.

Senhor, desde o nosso batismo, nós aceitamos ser reunidos numa só Igreja, realizando a figura da galinha que reúne seus pintinhos debaixo das asas. É verdade que a fé cristã exige de nós provações, mas nunca vai nos custar tanto como foi o seu sacrifício sobre a cruz, para provar o seu amor e nos reunir ao seu redor. Livre-nos, Senhor, das divisões e das dispersões, para que cheguemos todos à Jerusalém celeste, e todos possamos proclamar juntos, como um só Povo de Deus: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, abençoe a nossa gente, que volta com alegria a visitar seu Santuário e a louvar o seu Filho. Proteja-nos de toda a desunião e faça com a experiência de encontro e de união fraterna que fazemos na sua Casa, se estenda às nossas famílias e comunidades. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No exercício de sua vida pública, Jesus foi muito amado, mas também bastante odiado; sobretudo pelas elites religiosas. Na verdade, os maiores responsáveis pela condenação de Jesus foram os que se consideravam religiosos perfeitos. Jesus, porém, não admite intimidação em seu caminho. A Herodes, ele manda o recado sem medo, porque homem livre, Profeta do Reino. A caminho de Jerusalém, ele lamenta que esta cidade, coração do sagrado, seja também o lugar onde se matam os enviados de Deus. A comunidade cristã é chamada hoje a ter a mesma coragem de Jesus, não se intimidar na prática do bem e na vivência da fé.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 13,31-35 - Jerusalém, Jerusalém!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra de Jesus e suas atitudes interrogam os homens e mulheres em todos os tempos. É preciso aproximar-se da Palavra com o coração sincero, humilde e pronto para acolher.

 

Oração: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A coragem de Jesus ao enfrentar o poder de Herodes nos convida a sermos autênticos e decididos em nossas opções pela vida.

 

“Quanta oposição Jesus sofreu em sua missão! Toda a rejeição culminou na cruz. Sua missão foi como luz no meio da escuridão. E a escuridão quis bloquear a luz que era o próprio Jesus. Suas palavras e suas ações, nos três anos de ministério público, podem ser entendidas como uma luta contra as trevas. Assim, as curas, os exorcismos, as ressurreições são embates vitoriosos contra o mal. O rei Herodes perseguiu João Batista e o decapitou na prisão. Por isso o aviso: “Sai daqui, porque Herodes quer te matar”. A resposta de Jesus foi que iria continuar firme em sua missão, até o fim: “Hoje, amanhã e depois de amanhã”. Em Jerusalém, isto é, na cruz e na ressurreição, concluiria sua tarefa.”

 

2. Meditação (Caminho)

Após a leitura do Evangelho, recolha-se e coloque-se na presença de Deus. Situe-se no contexto do Evangelho. Ao sentir-se em sintonia com a Palavra, ore para que o Espírito de Deus aja em você.

Neste momento, você é convidado(a) a trazer a reflexão da Palavra para a sua vida. Que aspectos do mistério de Deus esta passagem lhe proporciona conhecer? Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela?

Você é capaz de permanecer fiel ao Senhor mesmo diante de opositores de suas opções religiosas?

 

3.Oração (Vida)

Peçamos que o Espírito Santo transforme o nosso coração:

“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Papa São Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.