segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ 'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' – (Mc 9,14-29)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 21 DE FEVEREIRO de 2022 (segunda-feira) 052º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO."

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CONQUISTA DO MONTE CASTELO NA ITÁLIA

DIA FESTIVO DO EXÉRCITO

DIA NACIONAL DO NATURISMO

DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO

DIA INTERNACIONAL DO GUIA DE TURISMO

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaicós (Piauí)Ipueira (Rio Grande do Norte)Ituporanga - São Carlos (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: REGINA FERREIRA CROCIOLLI (Lions Clube de DRACENA Cinquentenário/SP)CLEUZA LOPES KOBAYASHI (Lions Clube de Novo Mundo /MS) PAULO SERGIO ZAGO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) FERNANDO BARCELOS SILVA (Lions Clube de João Monlevade Sobral /MG)AMAURY DA SILVA ROCHA (ELPA de Garça/SP)MARIO JOSÉ FAVINHA ANSELMO (Garça /SP)LUIZ KUNITA (Garça /SP)GEISSI MARIANO FERREIRA BONFIM (DU Cido - Garça/SP)IZABELA NOUGUES NUNES WARGAFTIG (Garça /SP)GABI BELINI (St. Albert/USA de Garça /SP)VALERIA MARCIANO SILVA (OURINHOS /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE GARÇAó1961ó61 ANOS(Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora Mãe da Eucaristia

SÃO PEDRO DAMIÃO

Santo Eustácio de Antioquia

SÃO Patério

SÃO Pepino de LandEN

Beata Maria Henriqueta Dominici

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : O Evangelho de hoje mostra-nos um pai preocupado com a situação de seu filho, e Jesus intervém com seu poder e misericórdia Tudo é possível para quem tem fé. => Tudo é possível para quem crê – Mc 9,14-29

 

 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em meio a uma geração incrédula e desorientada, deixemo-nos conduzir pela sabedoria que vem do alto, a qual é “pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento”.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO A ME PREDISPOR A SER BENEFICIADO POR TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL TUA MISERICÓRDIA CHEGA ATÉ A MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 21 de fevereiro de 2022 - 2ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Inveja e rivalidade são sinais da ausência da sabedoria que vem de Deus. A fé nele, obtida pela oração confiante, obtém graças extraordinárias. 

 

1ª Leitura (Tg 3,13-18) – Se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

Caríssimos, 13quem dentre vós é sábio e inteligente? Que ele mostre, por seu reto modo de proceder, a sua prática em sábia mansidão. 14Mas se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis nem procedais em contradição com a verdade. 15Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, materialista, diabólica! 16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19B(18)

 

Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração!

 

 

– 21 de fevereiro de 2022 - 2ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'   (Mc 9,14-29)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. 15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “O que discutis com eles?” 17Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito. Mas eles não conseguiram”. 19Jesus disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. 23Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. 26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. 28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

““Jesus disse: - Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino. E levaram-lhe o menino... Jesus perguntou ao pai: - Desde quando ele está assim? O pai respondeu: - Desde criança... Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos. Jesus disse: - Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé. O pai do menino disse em alta voz: - Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.”

(Marcos 9,19-24:).

 

Jesus, no seu tempo as doenças eram vistas como obras do espírito do mal e como castigo divino.

Parecia que a fé era caracterizada mais pelo medo do mal do que pela confiança na bondade de Deus.

O menino mudo sofria de convulsões, e fora exorcizado pelos seus discípulos, sem resultado algum.

O pai recorreu ao senhor, já sem muita confiança de que o senhor poderia curá-lo.

 Por isso, o senhor critica a falta de uma verdadeira fé em sua geração, porque não acreditava que Deus tanto amava o ser humano a ponto de ter-lhe dado seu Filho único.

Mas, quando o pai humildemente reconhece que sua fé é ainda muito pequena, e pede que o senhor o ajude a crer, tudo se torna possível, e seu filho é curado.

 

Senhor, a verdadeira fé deve dirigir-se à sua pessoa, antes de crer em ritos e fórmulas.

 

Eu creio no senhor, mas purifique e aumente a minha fé, ainda tão pequena e sem confiança.

 

Eu quero crer que tudo é possivel para quem tem fé, tudo tem uma razão de ser, até mesmo o sofrimento, e tudo pode me conduzir para mais perto do senhor.

 

Faça com que, sempre que as dificuldades forem maiores, mais intensa seja a minha fé e a minha oração, para expulsar do meu coração tudo o que for do mal.

 

Abra os meus lábios e o meu coração para proclamar o seu infinito amor e manifestar a minha imensa gratidão por tudo o que tenho recebido do senhor.

 

Maria santíssima, sua fé foi crescendo na medida em que acompanhava de perto a vida do seu Filho. Conceda-me a graça de crescer em minha fé em seu Filho bendito, e que nada e ninguém possam jamais separar-me do amor que Ele tem por mim. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Descendo da montanha, Jesus se defronta com uma multidão em volta dos discípulos incapazes de curar um “espírito mudo” que se apossou de um menino. O Mestre se queixa de seus discípulos por falta da fé, que deve ser alimentada pela oração. A oração fortalece a fé, e a fé “tudo pode”. A cena dos discípulos incapazes de realizar o “milagre” para o rapaz possuído pelo “espírito mudo” é a imagem de nossa impotência diante das doenças, das injustiças e da miséria que assolam a nossa sociedade. O “espírito mudo” que se apodera das pessoas de todos os tempos pode ser o apego ao pecado, ao egoísmo, aos ídolos do poder, da violência, da intolerância, da discriminação. O “espírito mudo” é tão extremo que não se abre ao diálogo, está fechado em si mesmo e nas suas ideias fixas. A oração e a fé podem libertar desse fechamento extremo que não admite alternativas.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Marcos 9,14-29 - "Tudo é possível a quem tem fé!"

 

Oração Inicial


O Evangelho de hoje mostra-nos um pai preocupado com a situação de seu filho, e Jesus intervém com seu poder e misericórdia.

Uno-me à multidão, e aos discípulos, que seguem Jesus e aproximo-me com fé para orar e meditar sobre os ensinamentos do Mestre. Peço a luz e a sabedoria de Deus

 

Oração: Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz. Que tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma, fortifique minha fé e minha confiança em teu poder e compaixão.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leio o Evangelho e observo atentamente os personagens, os interesses de cada um e como Jesus age diante das forças do mal.

 

“Quando Jesus desceu da montanha, depois da transfiguração, encontrou uma multidão ao redor dos discípulos. Aparentemente, havia um caso de epilepsia (para eles, explicava-se pela possessão), e os discípulos não tinham conseguido expulsar o espírito. O pai, aflito, pediu a Jesus a cura de seu filho, dizendo: “Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão e ajuda-nos”. Esse “Se podes” chamou a atenção de Jesus, que disse: “Se podes…? Tudo é possível para quem crê”. O pai pediu desculpas e Jesus curou o menino. Pode-se dizer que a fé é a abertura do coração para Deus. É a porta que abrimos para a ação de Deus em nossa vida. É um dom de Deus que cultivamos para que cresça e se fortaleça em nós”

 

2. Meditação (Caminho)

O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade.

A quem eu apelo quando me sinto impotente na presença do mal? Minha fé é criativa e operante? Como está meu aprendizado na fé e na confiança com o Mestre?

 

 

3.Oração (Vida)

Talvez Deus não atenda todos os pedidos, mas não deixará faltar o necessário para que encontremos o caminho do bem e da felicidade. Com esta confiança abro meu coração na presença divina e entrego-lhe todas as preocupações e angústias deste dia, minhas e dos que me são caros.

Rezo para termos força diante das tentações e das armadilhas do maligno.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

Bênção

 

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.