segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Convertei-vos e crede no Evangelho! - (Mc 1,14-20)



Jesus chama!
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 14 DE JANEIRO DE 2019 (segunda-feira) 014º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Datas Comemorativas 
■ DIA NACIONAL DO ENFERMO
DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Miguelópolis (São Paulo) Bom Retiro (Santa Catarina) Porto Alegre do Tocantins (Tocantins) Marataízes (Espirito Santo) Simolândia (Goiás) Cruz (Ceará)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: DEYSE REGINA SERAPIÃO GREJO (Vereadora – Garça /SP)EUNAPIO FERREIRA (Garça /SP)RENATA VAZ (Garça /SP)CELSO LUIZ RAMOS (São Paulo/SP)MARIA LAIS LOUREIRO PENTEADO SERRANO (Lions Clube de  Marília Terceiro Milênio /SP)SILVANA CODONHO (Garça /SP)samuel de almeida neto (Marilia /SP)MATHEUS BARROS  (Garça /SP)MARISA DOS REIS PIRES (Garça /SP)MARIA ”POLI” POLICINANI (Garça /SP)MARIO GIUSTI (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ADRIANA Z. GARCIA e JOSÉ LUIZ GARCIA PERES ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)ISABEL FARIA VALÉRIO e OSMAR VALÉRIOó2005ó14 ANOSó(Galia /SP) ARLETE GOULART BOSQUILIA e RUBENS BOSQUILIA ó1968ó51 ANOSó(Lions Clube de NHANDEARA /SP)ROSANA PACANARO DE CARVALHO e JOSÉ “ZEZO MURI” DELFINO DE CARVALHO ó1968ó51 ANOSó(Lions Clube de NHANDEARA /SP)  

 Santo do Dia 
■ BEATO PEDRO DONDERS
SANTA ELISABETE ANA BAYLEY SETON

- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.
■ Expressão definitiva do projeto de Deus para a humanidade, Jesus inicia sua vida pública proclamando a proximidade do Reino. O Senhor nos conceda a graça da conversão e nos faça seguidores de seu Filho. 
– Oração 
PAI, COLOCA-ME, CADA DIA, NO SEGUIMENTO DE JESUS, POIS, ASSIM, ESTAREI NO BOM CAMINHO QUE ME CONDUZ A TI.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso filho nos fizestes nova criatura pra vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Segunda-feira – 1ª Semana      do Tempo Comum - 14 de janeiro de 2019 
■ A comunicação de Deus com a humanidade chega ao seu ápice em Jesus. Ouçamos a Palavra que converte nosso coração e nos prepara para a missão de anunciar o reino de Deus. 

1ª Leitura (Hb 1,1-6) – Deus falou-nos por meio do Filho.   Leitura do Início da Carta aos Hebreus:

1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. 
3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi posto tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 
5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um Filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primo­gênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!” .
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 96 (97)
Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

– Evangelho do dia 
– Segunda-feira – 1ª Semana      do Tempo Comum - 14 de janeiro de 2019 
Convertei-vos e crede no Evangelho!  - (Mc 1,14-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Convertei-vos e crede no evangelho, / pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15) 
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.



– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Deixemo-nos converter por Deus”
Deixar-se converter é deixar-se convencer por Deus, pela graça d’Ele, pelo Evangelho!
O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 
(Marcos 1,15).
A missão de Jesus acontece anunciando o Reino de Deus. O Reino de Deus está entre nós dizendo quais são os ingredientes necessários para que a nossa vida seja introduzida nele.

Primeiro é preciso se converter. Não precisamos esperar que aconteça alguma coisa, que vivamos o tempo da Quaresma para nos converter. A conversão é agora, ela não pode ser depois, não podemos esperar: “Lá na frente eu vou me converter”, e essa hora não chega. A conversão acontece com a mudança da mentalidade e do coração.

Muitas vezes estamos vivendo uma vida em Deus, mas não nos deixamos converter. Deixar-se converter é deixar-se convencer por Deus, pela graça d’Ele, pelo Evangelho, e por isso Ele está dizendo: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Crer no Evangelho, na Palavra do Senhor é acreditar que nenhuma outra palavra pode nos transformar e nos renovar a não ser a Palavra de Deus. Por isso, creia e leve a vida em nome de Jesus, em nome desse Evangelho.

A conversão começa na cabeça, porque é a cabeça que manda em cada um de nós, é a cabeça que nos direciona e nos dá os pensamentos que devemos ter a cada dia. É na cabeça que está a nossa mentalidade. Se temos uma mentalidade mundana e pagã, se temos uma mentalidade que foi, muitas vezes, nutrida com os elementos desse mundo precisamos mudar essa mentalidade, a forma de pensar, de agir, de conversar.

Quando olhamos para a nossa vida, logo percebemos que existem coisas essenciais que precisamos mesmo nos converter, mas se não nos deixamos convencer por Deus, não somos um convertido e Deus e a graça d’Ele não nos convertem.

A cada dia, coloco-me de pé para ouvir o Evangelho, para deixar que Deus fale ao meu coração, para que Ele traga a luz para as situações mais sombrias da minha alma e do meu ser, para que Ele me convença que preciso me converter, que preciso ter atitudes novas, pensamentos e sentimentos novos. Se ontem eu pensava assim, a graça do Evangelho me permite pensar diferente. Jesus converte o meu coração.
Deus abençoe você!

– Reflexão - O que é o “Evangelho”?
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o evangelista Marcos descreve o começo da vida pública de Jesus, recolhendo o conteúdo fundamental da sua mensagem. Tanto Marcos quanto Mateus definem o anúncio de Jesus Cristo como “Evangelho”. Mas, o que é realmente o Evangelho? Recentemente se traduziu como “Boa Nova”, mas fica muito por debaixo da grandeza que encerra realmente a palavra “evangelho”.

Antigamente, as proclamas que procediam do imperador chamavam-se “evangelhos”. O que procede do imperador —essa era a idéia de fundo— é mensagem salvadora, não simplesmente uma notícia, senão transformação do mundo para o bem. Quando os evangelistas tomam esta palavra querem dizer que aquilo que os imperadores, que se consideravam como deuses, reclamavam sem direito (eles não podiam salvar o mundo), aqui ocorre realmente: Trata-se de uma mensagem com autoridade que não é somente palavra, senão também realidade.

—Porque Tu, Jesus, és o Filho de Deus vindo ao mundo, teu “Evangelho” não é um discurso meramente informativo, senão operativo: Força eficaz que penetra no mundo salvando-o e transformando-o.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Consciente de sua missão e livre para movimentar-se, João Batista preparou, com total dedicação, a chegada do Messias. Lançado na prisão, sai de cena: “É preciso que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).
Jesus irrompe na vida pública, pronto para fazer a vontade do Pai: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” (Jo 4,34).
Afirma que o Reino de Deus já se encontra presente, ao alcance de todos e propõe mudança radical: converter-se e acreditar no Evangelho.
Ciente de que a tarefa é árdua, Jesus lança mão de colaboradores e os busca onde vivem e trabalham.
E os convida a deixar o serviço e a família.
Há, doravante, uma nova família a formar, a família de Deus.
Para isso se requer a entrega total da própria vida.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 1,14-20 - Jesus começa a formar sua equipe de evangelizadores
Oração Inicial
- A nós, unidos pela rede da internet, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
 (Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mc 1,14-20
Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galileia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele.
Refletindo
Jesus inicia seu ministério na Galileia. Anuncia o Reino. E resume seu Projeto em conversão - "arrependam-se" -, e na fé no Evangelho. Começa a formar sua equipe de evangelização. Chama os primeiros apóstolos: Pedro, André, Tiago e João. Como eram pescadores de profissão, ele os chama a serem pescadores de gente.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Reflito: o que o texto me diz no momento? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Meditando
Mais uma vez nos falam os bispos que estiveram reunidos na Conferência de Aparecida: "O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser d'Ele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas. (DA 131).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo pelas vocações, com o papa Bento:
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos,
numerosas e santas vocações ao sacerdócio,
que mantenham viva a fé e
conservem a grata memória do vosso Filho Jesus
pela pregação da sua palavra e
pela administração dos sacramentos
com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.
Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos,
as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo
para que cumpram fielmente a
sua missão no serviço do Evangelho.
Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
(Papa Bento XVI)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, como discípulo e missionário de Jesus Cristo.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.