sábado, 9 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos. – (Jo 11,45-56)

 

Jesus não mais andava publicamente na Judeia,
mas foi para uma região perto do deserto,
 a uma cidade chamada Efraim,
e ficou ali com os seus discípulos.

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 09 DE abril de 2022 (sábado) 099º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SAUDADE E LEMBRANÇA SÃO PARCEIRAS NA VIDA DE QUEM VIVEU BONS MOMENTOS.”

(Solange Pereira)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA 

 DIA NACIONAL DO AÇO 

 DIA DO ANALISTA TRIBUTÁRIO 

 DIA DE WINSTON CHURCHILL 

 DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL EM VOLTA REDONDA-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB (UFCG)

 SEMANA DE ORIENTAÇÃO SOBRE O MAL DE PARKINSON 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conchal – Cubatão - Itariri – Mogi Guaçu - Pirapozinho (São Paulo)Alagoinha do Piauí - Santo Antônio de Lisboa (PiauíEcoporanga (Espírito SantoArauá (Sergipe)Bodocó (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:LUCIA SHIDEMI  NORIMATSU KAGUE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JOSÉ IRINEU BATISTA PEREIRA FILHO (Novagro Garça/SPEVERALDO ANTONIO BENTO PEREIRA (Inovus Garça/SPNELSON DE SIQUEIRA FILHO (Garça /SP) EDISON MARCELINO LUIZ DE CAMPOS (Rede Express-Santa Cruz do Rio Pardo /SP) ALESSANDRA GONZALES (Garça /SPMAURO SARTORI (Garça /SPJOÃO LUIZ CFABOSI (Assis/SP) CÔN. JOSÉ CARLOS DIAS TÓFFOLI (Pároco da Paróquia Sagrada Família de Marília /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELAINE CRUZ DE SOUZA e VANDERLEI PEREIRA DE SOUZAó2000ó22 ANOS (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP

 Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DA: Irmã RENATA TONELLOó1947ó75 ANOS (Irmãs Franciscanas de Cristo Rei - Garça/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO LEOPOLDO MANDIC 

■ SANTA MARIA DE CLÉOFAS 

SÃO Libório 

■ SANTA CacildA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O pecado, o fechamento para Deus, é fonte de violência contra os inocentes, contra os mais frágeis: Este homem faz muitos sinais – Jo 11,45-56

 

 

Ó Senhor, não fiqueis longe de mim! Ó minha força, correi em meu socorro! Sou um verme, e não um homem, opróbrio dos homens e rebotalho da plebe (Sl 21,20.7).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus se volta para seu povo, com o qual renova constantemente sua aliança eterna: “Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. Abramos nosso espírito para acolhermos a salvação de Deus e caminharmos na unidade querida por ele.

 

– Oração 

 

Pai, AJUDA-ME A COMPREENDER, SEMPRE MAIS PROFUNDAMENTE, O CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO, QUE JESUS NOS ENSINOU. LIVRA-ME, TAMBÉM, DO APEGO AOS ESQUEMAS JÁ SUPERADOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vós sempre cuidais da salvação dos homens e, nesta Quaresma, nos alegrais com graças mais copiosas. Considerai com bondade aqueles que escolhestes, para que a vossa proteção paterna acompanhe os que se preparam para o batismo e guarde os que já foram batizados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 09 de abril de 2022 - sábado da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  A morte de Jesus é destinada a “reunir os filhos de Deus dispersos”, isto é, a formar uma só igreja, um só rebanho, sob um único pastor .

 

 

1ª Leitura (Ez 37,21-28) – Farei deles uma nação única.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra. 22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo pecado que cometeram em sua infidelidade e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei ao meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre. 26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Jr 31,10-13

 

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

 

 

– 09 de abril de 2022 - sábado da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos.  (Jo 11,45-56)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! / Criai em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e disseram: “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa? 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

5º Sábado da Quaresma – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito... Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: - Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?... E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos”.

(João 11,45-46.49-50.52).

 

Jesus, a sua Ressurreição é o ato de fé central de todos nós, cristãos.

Foi esse fato extraordinário, que confirmou sua vitória sobre o poder do pecado e da morte, e iluminou a nossa fé no mistério da sua Encarnação e no anúncio do seu Evangelho.

Mas, o senhor queria que acreditássemos também que o dom da sua Ressurreição seria partilhado com todos os seus discípulos.

A ressurreição do amigo Lázaro, ainda que não fosse para a vida eterna, foi um sinal visível de que o senhor tinha poder sobre a morte humana.

Por isso, muitos passaram a crer no senhor e a segui-lo.

Entretanto, sua morte estava decretada por interesses políticos, para não provocar a violência do império romano, e por motivos religiosos, para manter a religião judaica tal como era praticada.

No entanto, inexplicavelmente, aqueles que o condenaram, foram eles a dar a significação da sua morte: o senhor seria sacrificado por todos nós, como uma doação final para provar a verdade da sua palavra e do seu amor redentor pela humanidade.

Um ato supremo de amor, não somente pelo seu povo, mas por todos os povos, porque o senhor desejava que todos os filhos de Deus dispersos fossem reunidos em seu nome. Enquanto Caifás via a cruz como o fim do senhor e dos seus discípulos, na verdade, foi a partir da sua crucifixão que a cruz transformou-se no símbolo maior da sua presença redentora em todo o mundo através dos séculos.

“Por este sinal vencerás!”, continua ecoando na Igreja, sempre que fazemos o sinal da cruz e a veneramos como certeza do seu amor humano e divino por todos nós.

 

Maria santíssima, sua confiança de que o seu Filho sairia vitorioso da condenação e morte, não lhe poupou todo o sofrimento que sentiu ao vê-lo sofrer e morrer. Seja a cruz bendita o nosso sinal de esperança de vida e de ressurreição, principalmente quando nos vemos cercados por sinais de morte. E liberte o povo ucraniano de tanto sofrimento, e conceda-lhe a graça de celebrar a Páscoa da sua libertação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Às portas da Grande Semana, vemos que os sinais realizados por Jesus são vistos, mais uma vez, de duas maneiras: muitos, por causa dos sinais, passam a crer em Jesus; outros, por sua vez, em geral as autoridades, veem nesses mesmos sinais uma ameaça à posição que ocupam e aos privilégios que lhes são assegurados. Diante da possibilidade de Jesus se tornar “mais importante”, decidem matá-lo como sendo algo querido por Deus. Por mais que devamos reprovar essa atitude dos judeus em relação a Jesus, podemos enxergá-la também de dois modos em nossos dias e em nossa caminhada de conversão. Buscamos, através dos sinais que hoje Jesus realiza em nossa vida e em nossa comunidade, aderir ao seu projeto de vida, que visa à construção de uma nova sociedade baseada no amor, ou vemos com desconfiança os sinais do Reino e buscamos eliminar seus promotores em vista da manutenção da Lei? De que lado estamos?

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 11,45-56 - Planos contra a vida

 

Oração Inicial


Com a liturgia de hoje concluímos os quarenta dias da nossa caminhada quaresmal e amanhã, com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor iniciamos a Semana Santa. Peçamos que o Espírito Santo nos conduza em nossa oração e nos prepare para bem celebrarmos este tempo forte da nossa fé.

 

Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender tudo o que Ele me ensina com este Evangelho de hoje.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observo os verbos, os personagens, as preocupações dos sacerdotes e fariseus. Por que eles queriam calar Jesus?

Qual é o motivo da discussão? Qual é a postura diante da pessoa de Jesus?

 

“A ressurreição de Lázaro valeu como um sinal que revela quem é Jesus e qual sua missão. Ele traz a vida para quem está na morte, ele é o enviado de Deus para nos trazer a vida e a salvação. Muitos dos que presenciaram o acontecimento creram nele. Mas outros se mantiveram obstinados no seu fechamento e logo levaram o caso às autoridades do Templo. Reuniu-se, então, o Sinédrio, o grande conselho de Jerusalém, que, invocando razões políticas, deliberou pela morte de Jesus. O pecado, o fechamento para Deus, é fonte de violência contra os inocentes, contra os mais frágeis. Vamos começar a Semana Santa. De partida, reconheçamo-nos pecadores, necessitados de conversão.”

 

 

2. Meditação (Caminho)

O texto inicia-se falando da ressurreição de Lázaro, que é o sétimo e último sinal de Jesus no Evangelho de João. Agora, a popularidade de Jesus chega ao ponto mais alto. Está ficando difícil contê-lo. O povo já o tem como Messias, como libertador. É preciso matá-lo…

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Silencie e procure ouvir o que o texto diz para você. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o seu coração? Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

 

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a oração que a Palavra despertou em seu coração. Faça também espontaneamente, uma oração de pedido de perdão. Perdão pelos que promovem as guerras, pelos que ferem a vida, pela falta de amor… Após cada pedido, reze: Senhor, tem misericórdia de nós!

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Proponho-me acolher com alegria a dor e a contradição. Carregar minha cruz com sentido cristão. Se meu Mestre assumiu nossa natureza com suas contradições por nosso amor, quero ser discípulo(a) dele.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.