sexta-feira, 19 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem é senhor do sábado. - (Mt 12,1-8)



Pedra não é comida!
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 19 DE JUNHO DE 2019 (sexta-feira) 199º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NA VIDA E NO AMOR, NÃO TEMOS GARANTIAS... PORTANTO NÃO PROCURE POR ELAS...
(Arnaldo Jabor)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA CARIDADE
 DIA NACIONAL DO FUTEBOL    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaré - Boa Vista do Tupim - Canápolis - Cristópolis - Ipecaetá - Mascote - Riachão das Neves - Teolândia - Wenceslau Guimarães (Bahia) Agua Doce do Maranhão - Peri Mirim (Maranhão) Bom Jesus - Bom Jesus do Oeste - Entre Rios - Jupiá - Palmeira - Penha - Praia Grande - Saltinho - Santa Terezinha do Progresso - São Bernardino - São João Batista (Santa Catarina) Canguaretama (Rio Grande do Norte) Jacuí (Minas Gerais) Novo Gama - Posse (Goiás) Encruzilhada do Sul (Rio Grande do Sul) Assaré (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: DIVA SANTIAGO DOS SANTOS (Garça /SP)JULIANA DEPIERI PIZAIA (prima Cambé /PR)NEIDE MARTINEZ ALVES (prima - São Paulo/SP) ADILSON ‘BÊ’ PASCHOAL DURANTE (Equipe 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)HELIO CRUDI (Lions Clube de Duartina /SP)LEDA HYCLEA DA SILVA OLIVEIRA (Lions Clube de Santos-Oeste /SP)VALMIR DE ATAÍDE (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) ENYMARA EWEL PASSOS (Lions Clube de Araraquara Santa Cruz /SP) JAQUELINE FRABETTI SCAQUETE (secretária Paroquia São Pedro-Garça/SP)SILVIO CARLOS DAUN (Garça/SP)GISLAINE DE CASTRO S. FERNANDES (Garça/SP)SILVIA RODRIGUES DOS SANTOS (Garça /SP) PAULA CHIYODA (filha da Rosa/Sérgio - São Paulo/SP)

 Santo do Dia 
SÃO SERAFIM DE SAROV
SÃO ARSÊNIO
SÃO SÍMACO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deus deixa ao povo sinais de seu projeto de libertação. Esta liturgia nos ajude a seguir o exemplo de Jesus, que nos convida a priorizar o amor e a misericórdia em vez dos sacrifícios e das normas.
– Oração 
PAI, DÁ-ME DISPOSIÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA AS EXIGÊNCIAS DO REINO, ASSUMIDAS COMO EXPRESSÃO DE MINHA FÉ SINCERA EM TEU FILHO JESUS. QUE ME FAÇA MISERICORDIOSO, QUE EU SAIBA PERDOAR E SER BENÉVOLO!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 15ª Semana do Tempo Comum18 de julho de 2019
Em torno do cordeiro imolado se faz memória perene da salvação de Deus. Jesus é o senhor do sábado e o intérprete maior de toda lei.

1ª Leitura - (Ex 11,10-12,14) - Imolareis o cordeiro ao cair da tarde; e ao ver o sangue, passarei adiante. – Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 10 Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do Faraó; mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem da sua terra. 12,1 O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2 “Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3 Falai a toda a Comunidade dos filhos de Israel, dizendo: ‘No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa. 4 Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro. 5 O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: 6 e deveis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a Comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8 Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 9Não comereis dele nada cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vís­ceras. 10 Não deixareis nada para o dia seguinte: o que sobrar devereis queimá-lo ao fogo. 11 Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a páscoa, isto é, a Passagem do Senhor! 12 E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13 O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14 Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 115/116B
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.


Evangelho do dia
5ª-feira da 15ª Semana do Tempo Comum18 de julho de 2019
O Filho do Homem é senhor do sábado. - (Mt 12,1-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
1 Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2 Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3 Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4 Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5 Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6 Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7 Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é O Senhor do sábado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A vida está à procura de falta de misericórdia”
 “E se compreendeste estas palavras: quero misericórdia, não sacrifícios, não condenes os que estão sem culpa”
(Mt 12, 7).
Os fariseus estavam preocupados porque os discípulos de Jesus estavam com fome e começaram a pegar a cabeça para comer e era sábado. Mas a preocupação deles não era com a fome dos discípulos, a preocupação era com o sábado. Sua preocupação não era com a situação da pessoa humana, mas era a preocupação da lei pela lei.
Não podemos ignorar a lei, nem as leis humanas, nem as leis divinas que são sagradas para a existência de relações humanas e nosso próprio relacionamento com Deus.
As leis do Senhor são sagradas, mas nada é mais sagrado que a lei da vida. A lei da vida não é apenas vida enquanto o direito de nascer. Nós não podemos impedir que a vida humana nasça. A união do óvulo com o esperma gera uma vida, e essa vida tem que ser respeitada, acolhida e amada, só que a vida desde o momento da concepção até o pôr do sol da vida, quando um irmão nosso está na cama, um hospital, sofrendo e ainda tem vida.
A vida humana perecendo por falta de amor, carinho e misericórdia.
É nossa responsabilidade cuidar da vida, é nossa responsabilidade dar o melhor para a vida. Não importa se é sexta-feira, sábado ou domingo, não importa que dia seja, o que importa é a vida.
Vamos fazer o melhor possível, dar o melhor de nós mesmos em prol da vida, porque se o Senhor está dizendo: "Quero misericórdia e não sacrifício", é porque podemos fazer muitos sacrifícios para agradar a Deus.
Quando queremos, fazemos promessas, penitências, cumprimos preceitos religiosos, e podemos fazer isso, mas tudo isso está a serviço da vida. Se tivermos de orar, se tivermos tempo e pudermos fazer penitência, façamos penitência, oremos, mas não negligenciemos a vida humana. Não negligenciemos o que tem fome, aquele que tem necessidade e aflição, porque a vida humana perece por falta de amor, carinho e misericórdia.
Se o irmão morre de frio, não é porque ele não tinha cobertura, mas é porque ele não tinha o calor humano para cuidar dele. Se o irmão sofre de fome, não é porque há falta de comida no mundo, mas falta de misericórdia, bondade e cuidado. Estamos preocupados com nossos preceitos religiosos, estamos preocupados apenas em cumprir nossas obrigações religiosas, permanecemos em devoção, mas não cuidamos uns dos outros.
É nossa missão cuidar de nossos irmãos, é nossa missão não restringir nossa religião a leis e preceitos religiosos. "Eu vou à missa todo domingo. Eu rezo meu rosário. Eu faço minha adoração ". Mas como oramos, como jejuamos e não nos preocupamos com quem não tem o que comer em nenhum dia da vida?
A religião de Jesus é a religião da vida em Deus que nos leva a cuidar do outro seja qual for a necessidade que ele possa ser.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A misericórdia aperfeiçoa a justiça
Direitos reservados EDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o Senhor corrige a meticulosa casuística dos rabinos, que tornava insuportável a lei do descanso sabático. “Os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer ao sábado”, disseram convencidos: isso é incrível!

Nenhum motivo dispensa de ajudar os outros. A verdadeira caridade respeita as exigências da justiça, evitando a arbitrariedade ou o capricho, mas impede o rigorismo, que mata o espírito da lei de Deus, que é um convite contínuo a amar, a dar-se aos outros. Deus, rico em misericórdia, quer-nos misericordiosos. E que longe está Deus quando o coração endurece como uma pedra! Jesus acusou os fariseus de condenar os inocentes. Grave acusação! Interessemo-nos de verdade pelas coisas dos outros e julguemos com carinho, com simpatia, como quem julga um amigo ou um irmão.

—Peço à Virgem que me faça misericordioso, que eu saiba perdoar e ser benévolo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na época de Jesus, o sábado era instituição religiosa válida, que o próprio Jesus sempre respeitou e praticou.
A mesma atitude ele adotou em relação a outras instituições da religião judaica. Mas às vezes ele as colocava em questão. O que Jesus questionava não era a instituição religiosa em si, mas a escala de valores daqueles que tornavam absoluto o que era relativo e esqueciam o que era mais importante.
Jesus argumenta que certas urgências e necessidades do ser humano têm preferência sobre a Lei.
O centro é a pessoa.
As leis foram criadas para favorecê-la e ajudá-la a viver dignamente.
 Se não cumpre tal objetivo, de que vale tal lei?
 O verdadeiro culto agradável a Deus se expressa mediante obras de misericórdia: “Quero misericórdia e não sacrifício”.
Dar de comer é obra de misericórdia.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas!"

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 12, 1-8, e observo as recomendações de Jesus.
Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus: - Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado! Então Jesus respondeu: - Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.

Refletindo
Os fariseus acusam Jesus de permitir que seus discípulos violem o sábado colhendo e comendo os grãos de trigo em dia de sábado. Jesus responde lembrando um fato sobre Davi e seus soldados, relato em 1Sm 21,2-7. Aparentemente violaram o sábado, pois comeram o pão das ofertas. Mas, a necessidade anula a proibição. E ao dizer-se mais importante do que o Templo, Jesus se contrapôs aos chefes, colocando-se, como realmente é, Senhor da Lei.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
Sou legalista?
Ou, para mim, a Lei tem sentido enquanto defende a vida, o bem, o verdadeiro amor?
Meditando
Disseram os bispos na Conferência de Aparecida: "A Igreja está convocada a ser "advogada da justiça e defensora dos pobres" diante das "intoleráveis desigualdades sociais e econômicas", que "clamam ao céu". Temos muito que oferecer, visto que "não há dúvida de que a Doutrina Social da Igreja é capaz de despertar esperança em meio às situações mais difíceis, porque se não há esperança para os pobres, não haverá para ninguém, nem sequer para os chamados ricos". A opção preferencial pelos pobres exige que prestemos especial atenção àqueles profissionais católicos que são responsáveis pelas finanças das nações, naqueles que fomentam o emprego, nos políticos que devem criar as condições para o desenvolvimento econômico dos países, a fim de lhes dar orientações éticas coerentes com sua fé" . (DAp 395).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, a Oração da Paz

Senhor,

Fazei-me um instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado,
Pois é dando que recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é o olhar e a preocupação da Igreja, com a justiça social.

BÊNÇÃO

- A bênção do Deus de Sara,
Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
 a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!