domingo, 2 de janeiro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=> “Guiados pela Estrela” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR


Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista
 


“Guiados pela Estrela”                                 

 


Uma nova Estrela

           É belíssima a estrela que aparece no presépio. De onde surge esse maravilhoso astro? A estrela do presépio de Belém realiza a profecia de Balaão (profeta pagão). Os judeus saídos do Egito assustavam os povos. Um rei, Balac, chamou-o para amaldiçoar os judeus. Ele, em vez, abençoa. E diz ao final: “Vejo, não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel” (Nm 24,17ª). Essa é a estrela que os Magos seguem. Não é um astro, mas a pessoa do Menino que eles buscam. Ele recebe o cetro conforme profetizou Jacó em sua bênção a Judá: “O centro não se afastará... até que venha aquele a quem pertence” (Gn 49,10). O Menino é a estrela e recebe a herança de Davi como Rei. Os Magos procuram “Onde está o Rei que acaba de nascer? Nós vimos sua estrela no Orienta e vimos adorá-Lo” (Mt 2,2). Não se pode ver apenas um fenômeno meteorológico. Esse faz quadro que fixa uma imagem que transmite um ensinamento. Os Magos não podem ser vistos somente como uma história bonita, mas como um ensinamento profundo: Ao presépio vão os pastores, os últimos de todos; vieram os Magos, os sábios. O acolhimento é a resposta mais desejada para quem está em busca da verdade e do encontro pessoal com Deus. Celebramos um ensinamento magnífico da Epifania, a manifestação a todos os povos.

Jesus veio para todos

           A festa dos Magos é, como em outros lugares, uma narrativa cujo fim é anunciar uma verdade. Paulo nos revela o sentido dessa verdade dizendo que recebeu por revelação o que os apóstolos também receberam: “Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho” (Ef 3,5-6). A visita dos Magos mostra que o nascimento de Jesus não é algo particular de uma religião, no caso o judaísmo, mas é aberto a todos os povos. Jesus nasceu para todos. Os Magos seriam pessoas que viviam estudando as Escrituras e conheciam esse desígnio de Deus de enviar seu Filho. O que devemos buscar nessa linda narrativa é a revelação que Paulo recebeu diretamente, e que os apóstolos entenderam da mensagem de Jesus. Isso está em desacordo com a prática judaica. Eles são o povo de Deus. E os outros não. Nos Atos dos Apóstolos vemos a dificuldade inicial dos cristãos de pregarem o Evangelho aos pagãos. Pedro diz, na casa de Cornélio, depois de descer sobre eles o Espírito Santo: ‘“Pode-se recusar a água do Batismo a esses que, como nós, receberam ao Espírito Santo?” E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus”’ (At 10,47). Paulo será o grande batalhador da evangelização dos gentios. Também nós somos chamados a anunciar

Voltaram por outro caminho

           Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho” (Mt 2,12). Todo encontro com Jesus, sempre nos leva a rever os caminhos, pois há muito Herodes pelo mundo. Mudar de caminho, não é fugir de pessoas, mas é ir por onde Deus passa. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a Verdade e a vida” (Jo 14,6). Somente celebramos o Natal, se contemplamos o presépio na verdade de Jesus, se fazemos uma avaliação de nossos caminhos. Sem ter Natal todo dia, podemos não encontrar o caminho de Jesus que conduz à Ressurreição. Há muita história sobre os Magos que são criação dos tempos. Não fantasiar muito. Basta o Evangelho.

Leituras: Isaias 60,1-6;Salmo 71;Efésios 3,2-3ª.5-6; Mateus 2,1-12.

 

Ficha nº 2136 – Homilia da Epifania (02.01.22)

 

1. Celebramos um ensinamento magnífico da Epifania, a manifestação a todos os povos.

2. A visita dos Magos ensina que a salvação é aberta a todos os povos.

3. Somente celebramos o Natal, se fazemos uma avaliação de nossos caminhos.

 

Rei que não era rei

 

           Um exagerado disse vendo chegar uma grande caravana de gente de longe. “Viu que camelaiada? Donde vem isso? Não havia ninguém anunciado. Outro disse: “não viu na escritura que vai haver uma inundação de camelos e dromedário” (Is 60,6). Deve ser isso.

           A profecia anuncia, a verdade se concretiza no nascimento de Jesus. Homens diferentes, em solene caravana, entram pela cidade perguntando sobre o nascimento de um rei. O poderoso Herodes logo quer tomar posse do Menino.

           Ele não era rei. Era rei dos reis que continua a ser buscado por todo o mundo.

           Vamos a Belém... Até a estrela vai lá e mostra onde está a Estrela.

 

 

F E L I Z 2 0 2 2!––■COMECE O DIA FELIZ!■–Vimos sua estrela no Oriente / e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2).



 F E L I Z   A N O   N O V O – 
F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO de 2022 (domingo) 002º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE UM DIA FECHAREM-LHE AS PORTAS DA VIDA, PULE A JANELA."

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SANITARISTA

DIA do Confeiteiro

DIA DA ABEUGRAFIA

DIA  da Fundação do Cruzeiro Esporte Clube em Belo Horizonte-MG

DIA da Fundação do Estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul-SP

DIA da Fundação do Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins-ES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castelo (Espirito Santo)Capela Nova (Minas Gerais)Bacuri (Maranhão)Baía da Traição - Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)FERNANDO DOS ANJOS  (Garça/SP) MATEUS SOUZA  (Garça/SP) CLARICE PRADO  (Lençois Paulista /SP) TITO ANTONIO CARDOSO (Lions Clube de DRACENA /SP) DANIELA BERGAMO RIOS (Lions Clube de Junqueiropolis Cidade Verde /SPEDSON JOSÉ LOPES DAS NEVES (DG-DLC5-Lions Clube de S. José dos Campos Esplanada /SP

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.

SÃO MACÁRIO DE ALEXANDRIA

SÃO SERAFIM DE SAROV

SANTA VERIDIANA

MARIA ANA BLONDIN

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? – Mt 2,1-12

 

 

Eis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com os magos, guiados pela estrela, viemos adorar e acolher o Salvador da humanidade. Luz dos povos, Jesus se manifesta aos homens e mulheres, de todas as nações, que se abrem aos planos de Deus e se põem em busca de unidade, justiça e paz. Celebremos proclamando sua glória e oferecendo-lhe a alegria e o amor que trazemos no coração.

 

– Oração 

 

PAI, COM DISCERNIMENTO E HUMILDADE, OS MAGOS DEIXARAM-SE GUIAR ATÉ JESUS. CONCEDE-ME AS MESMAS VIRTUDES, PARA QUE EU SIGA O CAMINHO QUE ME LEVA A TEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pelas estrelas, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                      02 de janeiro de 2022 - domingo - Epifania do Senhor do Natal

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos o anuncio da gloria do Senhor e deixemo-nos envolver pela luz do Salvador recém-nascido, o qual ilumina e reúne toda a humanidade. 

 

1ª Leitura (Is 60,1-6) – Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz, e os reis, ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê, todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 72(71)

 

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (Ef 3,2-3a.5-6) – Agora foi-nos revelado que os pagãos são coherdeiros das promessas..  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

2Irmãos, se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito 3e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Esse mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 02 de janeiro de 2022 - domingo - Epifania do Senhor do Natal

– Evangelho do dia 

 

Viemos do Oriente adorar o Rei.  (Mt 2,1-12)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vimos sua estrela no Oriente / e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo'”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Encontre Deus na sua vida”

 

“Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”

(Mateus 2,2).

A pergunta que norteia todo o Evangelho: “Onde está?”, o mais importante é encontrar o lugar. Se Deus se fez carne, nós precisamos entender que Ele está no meio de nós, Deus está conosco e nós precisamos encontrá-Lo na nossa vida. Você precisa encontrar Deus na sua vida. Se Deus se fez carne, Ele se apresenta na nossa realidade em cada situação e em cada momento. Nós precisamos descobrir qual é este lugar onde Deus, hoje, habita a minha vida e a sua vida.

 

A primeira coisa que esse Evangelho de hoje nos revela é a inquietude. Se Deus está num determinado lugar, nós precisamos sair de nós mesmos, colocar-nos a caminho e nos mover na direção de Deus. Essa Palavra de hoje quer movimentar o seu coração, ela quer movimentar você para ir ao encontro do Senhor.

Nada do que nos acontece foge ao projeto de Deus, por isso essa festa de hoje, profundamente cristológica, faz-nos olhar para o papel de Maria e ajuda-nos também a compreender a força que essa mulher exerceu no papel, no plano divino da Salvação.

 

“É fundamental que nós encontremos este Rei na nossa vida de forma muito concreta”

 

O texto continua dizendo: “Onde Ele nasceu? Onde Ele está?”. Preciso saber quando foi que Deus entrou na minha história, preciso identificar quando foi que Deus nasceu dentro de mim, essa verdade vai guiar toda a minha vida, toda a minha existência, não só nesta vida, mas também na vida eterna. Entender quando foi o meu encontro pessoal com o Senhor, quando, de fato, eu nasci para Deus. Isso é importante!

 

O “rei dos judeus” — Onde está o rei dos judeus? — esse rei governa de uma forma totalmente diferente do que nós imaginamos, o Seu trono é a cruz, a Sua coroa é a coroa de espinhos, espinhos do amor; o seu cetro real é o cajado do Bom Pastor, os seus súditos são chamados de amigos, são chamados de irmãos e o Seu reinado não tem fim, não tem limites; é aqui, é agora e é por toda a eternidade. Por isso, como é necessário que você encontre este rei, como é fundamental que nós encontremos este rei na nossa vida de forma muito concreta, de forma muito real, porque Ele está vivo no meio de nós, Ele está presente no meio de nós, a Sua carne assumiu a nossa carne.

 

Que essa pergunta de hoje também inquiete o nosso coração, o meu coração e o seu coração: “Onde está o rei dos judeus na minha vida?”. Eu vi a sua estrela no Oriente e também quero adorá-Lo. Adorá-Lo em Espírito e Verdade, adorá-Lo com a minha vida.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A solenidade de hoje põe diante de nós o empenho de três magos, guiados pela estrela, para encontrar o rei recém-nascido. Eles deixaram sua terra e partiram em viagem para estar com o Messias, isto é, o enviado de Deus para salvar o povo. Pesquisaram escritos, procuraram sinais no céu, fizeram viagem longa e cansativa para estar diante daquele que acolhe todas as pessoas que o procuram com boas intenções. Jesus é fonte de alegria para quem o procura de coração sincero, como fizeram os magos. Ao mesmo tempo, é motivo de perturbação para quem se sente ameaçado, como foi para Herodes e para os que estavam ao seu redor. Percebemos assim que Jesus, desde o nascimento, é “sinal de contradição”, pois é ameaça para uns e salvação para muitos. A cena do Evangelho é uma ocasião propícia para nos perguntarmos a respeito da qualidade do esforço que fazemos para chegar até Jesus. A dedicação que devemos ter para nos avizinhar do Mestre não é necessariamente uma peregrinação a um lugar distante. É um caminho necessário, podemos chamar de estrada do coração: passear por nossos sentimentos, pelas ideias que cultivamos, pelas emoções que nos dominam. Procuremos ao longo do ano deixar-nos guiar pela Estrela-Jesus que nos conduz no caminho certo.

 

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus -Solenidade da Epifania do Senhor

 

Oração Inicial


Epifania, manifestação do Senhor, festa da Luz.

A estrela que conduziu os magos do Oriente até o presépio também aponta um novo caminho para a humanidade: encontramos o Jesus-Menino nos braços de Maria.

Outra vez seu amor é oferecido ao mundo. Eis nossa missão.

 

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe a atitude e os sentimentos dos reis magos. O que eles procuram? Eles já possuíam bens preciosos, como ouro, incenso e mirra, mas eles procuram algo mais.

 

“Os presentes oferecidos no nascimento de uma criança reforçam os laços de amizade com sua família. Os presentes dos magos mostraram a adesão das nações pagãs ao Salvador, que veio para todos. Os magos ajoelharam-se diante do menino, adoraram-no e ofereceram-lhe algo precioso, que representava consideração, submissão e aliança com o novo rei. O ouro representa suas posses, suas rendas, sua riqueza. O incenso representa sua religiosidade, suas crenças. A mirra mostra o cuidado com a vida, o corpo e a preocupação com a imortalidade. Neste primeiro domingo do ano, aproximemo-nos de Jesus como os magos do Oriente: com grande respeito, reconhecimento e adesão a sua missão de Redentor da humanidade”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Continuo caminhando mesmo nos momento de dúvida? Minha fé me faz crer que o Senhor é meu Pastor e Guia. Ele vai acendendo luzes em meu caminho à medida que eu preciso delas?

 

3.Oração (Vida)

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.

Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre meus olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.

Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.

Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.