sexta-feira, 10 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo! – (Mt 21,33-43.45-46)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 10 de março de 2023 (sexta-feira) 069º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A VIDA É MUITO CURTA PARA GENTE NÃO DIZER O QUE SENTE DE VERDADE.

(Leticia Serralvo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SOGRO .

DIA DO TELEFONE

DIA NACIONAL DE COMBATE AO SEDENTARISMO

  DIA DO ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO

  DIA DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRRO

  DIA DO CONSERVADOR

  DIA DO GUITARRISTA

  DIA DO MERGULHADOR DE COMBATE

  DIA DO MISSIONÁRIO EVANGÉLICO

  DIA DA MOBILIZAÇÃO CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

  DIA DO ORGULHO DO NOME DO MEIO

  DIA DO RIM

  DIA DO AMANTE DA PIPOCA

  DIA DO SUPER MARIO

DIA DO 1º CULTO PROTESTANTE NO BRASIL

  DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO BRADESCO

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA EM BRASÍLIA-DF

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ROBERTO SANTOS (PITUAÇU) EM SALVADOR-BA

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Novos Paulista - Eldorado - Ituverava - Patrocínio Paulista (São Paulo) Belmiro Braga (Minas Gerais) Taipu (Rio Grande do Norte)Barra do Piraí (Rio de Janeiro)Garrafão do Norte (Pará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALINE ASAOKA (filha Deusa/Mario-Garça /SP)SILVANA MORCELLI OLIVEIROS (Lions Clube de Tupã /SP)MARCELO KUABARA HIDEKI (Lions Clube de Marília Nova Geração /SP) JUAN LUIS MAGALLANES VEGA (Club de Leones Tlalnepantla) MARILENA TOMARELLI NASSIF KERBAUY (Agropecuarista Marilia /SP)MARCIA MIYKI MINAKAWA (empresária Jafa-Garça /SP)ROGÉRIO MARTINS ANGELO (Garça /SP)LUIZ HELDER BOSQUE (Garça /SP)LUIZ ROSA FILHO (Garça /SP)MARISTELA MOREIRA (Garça /SP)KAROL CASAGRANDE CREPALDI (São Paulo /SP)GILBERTO TOFOLI (Ribeirão Preto /SP)DAMARYS TOFOLI SAMBIASE (Araraquara /SP)ALEXANDRE SASSO (Garça / SP)RENATA PORTELLINHA MARINO  (Garça /SP) MARIELI CHRISTOFORO (Garça /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

QUARENTA MÁRTIRES DE SEBASTE

SÃo Caio de Apameia

SÃo Droctróvio

SÃO João Ogilvie

SÃO Macário de Jerusalém

SÃo Simplício de Roma

SÃo Vitor da África Proconsular

SANTo Alexandre de Apameia

SANTA Atala

SANTA Anastácia, a Patrícia

SANTA Maria Eugênia Milleret de Jesus

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Precisamos produzir bom vinho, frutos de evangelização e de partilha. O Reino não é propriedade nossa. É emprestado para os discípulos missionários de todos os tempos. - As multidões o consideravam um profeta – Mt 21,33-43.45-46

 

 

Senhor, a vós recorro, que eu não seja confundido para sempre. Vós me tirais do laço que me armaram, vós sois meu protetor (Sl 30,2.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Resgatando a história de José do Egito, a Quaresma a aplica a Jesus Cristo. Vendido como escravo pelos irmãos, será José a salvá-los em tempo de penúria. Disponhamo-nos a produzir muitos frutos para Deus, que pode servir-se até do mal para dele tirar algum bem.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, NÓS VOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS, PORQUE SOIS O EXEMPLO QUE DEVEMOS SEGUIR. COM SIMPLICIDADE QUEREMOS APRENDER DE VÓS O MODO DE VER, JULGAR E AGIR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que na vossa providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre são Pedro, chefe dos apóstolos, fazei que o nosso Papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de março de 2023 sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma

Na parábola narrada por Jesus, ele é o “filho do proprietário”, o enviado do Pai celeste: no momento em que é rejeitado pelos “construtores”, torna-se a pedra central da Igreja.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 37,3-4.12-13a.17b-28) – Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo! Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente. 12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13disse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”. 17Partiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”. 21Rúben, porém, ouvindo isso, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida!” E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto e não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isso porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito. 26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia. 28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna e, por vinte moedas de prata, o venderam aos ismaelitas; e estes o levaram para o Egito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(104)

 

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

 

 

 

– 10 de março de 2023 sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma

 

 – Evangelho do dia 

Lc 16,19-3

Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!  (Mt 21,33-43.45-46)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam / a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?” 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’? 43Por isso eu vos digo, o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

10/03    2ª Sexta-feira Quaresma - A

 

Mateus 21,33.38-40.42: Disse Jesus: “Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta... Depois arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro... 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho... jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?... Então Jesus lhes disse: Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’?”

 

Jesus, sua parábola sobre os vinhateiros corruptos e assassinos foi uma terrível advertência sobre a ganância daqueles que exerciam a autoridade política e religiosa no seu tempo.

A Bíblia comparava o seu povo a uma vinha, plantada e protegida por seu Pai.

No entanto, os encarregados de cuidar da vinha quiseram roubá-la para si.

Por isso, decidiram pela sua morte na cruz, na ilusão de que poderiam apossar-se da terra e da vinha.

Não se deram conta de que o senhor era a pedra angular de uma nova humanidade, e a sua ressurreição foi a vitória sobre todos os que desejavam ser donos do mundo e do povo de Deus.

Senhor, até hoje, a maior parte dos povos continua sendo uma vinha explorada por aqueles que não acolheram o senhor e não respeitaram o seu Pai como o verdadeiro e único senhor da terra e de toda a humanidade.

Mas, sem o senhor como pedra angular, o progresso da história humana continua construindo muitas ‘torres de babel’, que sempre acabam em discórdias, dispersão e violências.

Eu creio e reconheço o senhor como a pedra angular, sobre a qual devo construir a minha vida e a vida da minha família e de toda a comunidade.

Senhor, não abandone esta vinha que seu Pai plantou, e que o senhor resgatou com sua morte e ressurreição.

Eu reconheço que tudo pertence ao senhor e, com o senhor, todos pertencemos ao Pai.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, interceda para que sejamos fiéis ‘vinhateiros’, e para que todas as nossas ações no meio do povo, seja para fazê-lo dar bons frutos, que glorifiquem o seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A vinha é o povo de Israel; o proprietário é Deus; o filho do dono é Jesus. Ao narrar esta parábola aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, Jesus os envolve na trama. Qual foi o erro das autoridades? A eles foi confiada a população, mas não zelaram por ela. Eram administradores, mas sentiram-se donos. Administraram mal, oprimiram o povo, eliminaram os profetas que vinham em nome de Deus. Jesus, por sua vez, foi condenado e morto fora da cidade, porém ele, a pedra rejeitada, tornou-se, pela ressurreição, a pedra fundamental e recebeu em herança uma nova comunidade, aberta aos pagãos e judeus, que vão produzir muitos frutos. Cabe-nos perguntar como estamos administrando nossa vida e que frutos estamos produzindo para Deus.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 21,33-43.45-46 - Não tomar posse, mas servir

 

Oração Inicial

 

Reserve um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, entrar em seu santuário interior e saborear a Palavra de Deus. Escolha um espaço onde não seja interrompido/a.

 

Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo – e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto pausadamente. Preste atenção nas imagens e nos personagens utilizados: vinha, cerca, torre, agricultores, tempo da colheita, servos, herdeiro… O que representa a vinha? Quem é o proprietário? Qual é a missão dos servos? Teriam os agricultores motivos para espancar, apedrejar e matar os enviados do proprietário? Qual o motivo para a morte do herdeiro? Procure fazer outras perguntas ao texto.

 

2. Meditação (Caminho)

Esta parábola atinge as comunidades cristãs e cada um de nós em particular. Precisamos produzir bom vinho, frutos de evangelização e de partilha. O Reino não é propriedade nossa. É emprestado para os discípulos missionários de todos os tempos.

O que significa para você produzir frutos para o Reino de Deus?

Como você compreende a mensagem de Jesus no evangelho de hoje, dentro da dinâmica do tempo quaresmal que estamos vivendo?

No serviço à comunidade você age segundo o pensamento de Deus ou segundo seus interesses?

 

3.Oração (Vida)

Retome as palavras, gestos ou imagens que mais chamaram a sua atenção durante a Leitura Orante. Silencie por alguns instantes e transforme-as em oração…….

Depois, conclua rezando:

“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

Sugestão: Trabalhar e servir com alegria na obra da evangelização.

 

BÊNÇÃO

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.