sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou. – (Mc 6,14-29)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 05 DE FEVEREIRO de 2021 (sexta-feira) 036º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A FORÇA MAIS POTENTE DO UNIVERSO É A FÉ.

(Madre Teresa)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

DIA DO MÉDICO DERMATOLOGISTA

DIA DO MASTOLOGISTA

DIA DO DATILOSCOPISTA

DIA DO PAPILOSCOPISTA

DIA DO EDUCADOR PENITENCIÁRIO

DIA DA NUTELLA

DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE DO REMO DE BELÉM-PA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Colombo - Paranaguá (Paraná) Nova Lima (Minas Gerais) Gracho Cardoso (Sergipe) Humaitá (Amazonas) Jerumenha (Piauí) AmontadaCaucaia -  Forquilha - Itarema - Milha - Paraipaba (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VALÉRIA CRISTIANE FERREIRA LOPES (Eq 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça /SP)José Carlos Stipp (PDG LC 2- Lions Clube de São Paulo Pompéia /SP)CÉLIA Zanetti Segatto (Lions Clube de Tupi Paulista/SP)gilberto giroto (Lions Clube de Tupã /SP) )Maria Renata Belem Geraldo (Lions Clube de Adamantina /SP) Maria da graça tonelo (Lions Clube de São José do Ouro/RS) SATIE OKA MINAKAWA (Mercado Minakawa – Jafa/Garça /SP) Claudia Regina Oliveira (Professora Garça/SP)Paulinha Jaqueline (Professora Garça/SP)CÉLIA GONÇALVES DA SILVA (Garça/SP)Ronaldo Gonçalves (Marilia /SP)Ana Maria Guirau DE CASTRO (Florianópolis /SC)Renata Osmair (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUIZA GIGUEIRA E MANOEL FELICIO BOTINO GIGUEIRAó1984ó37 ANOS (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA ÁGUEDA

Águeda (Itália, séc. 3º), jovem formosa e inteligente, foi martirizada, no tempo do imperador Décio, por não negar a fé. Seu culto passou a fazer parte do século 6º e seu bine é invocado contra terremotos e forças da natureza.

SANTA ADELAIDE DE VILICH

26 Mártires do Japão

Beata Isabel Canori Mora

Santo Ávito de Vienne

Santo Filipe de Jesus

São Gonçalo Garcia

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,14-29

A missão do profeta é anunciar o bem e denunciar o mal. João fez isso de maneira perfeita.

 

- Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo, com sua lâmpada acesa.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Águeda, cujo nome está inscrito do Cânon Romano, nasceu na Itália, no século 3º. Tendo-se consagrado a Cristo pelo voto de virgindade, ainda muito jovem sofreu o martírio sob o imperador Décio. Que o exemplo dessa mártir nos incentive a perseverar no fiel seguimento de Jesus Cristo.

– Oração 

 

PAI, QUE AS CONTRARIEDADES DA VIDA JAMAIS ME INTIMIDEM E IMPEÇAM DE SEGUIR ADIANTE, CUMPRINDO MINHA MISSÃO DE EVANGELIZADOR.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que santa Águeda, virgem e mártir, agradável ao vosso coração pelo mérito da castidade e pela força no martírio, implore vosso perdão em nosso favor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de fevereiro de 2021 6ª feira da 4º Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele é a chave, o centro e o fim de toda a história humana, marcada pelo testemunho dos que vivem com fidelidade o projeto de Deus até o fim. 

 

1ª Leitura (Hb 12,18-19.21-24) – Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 1perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros.

 

5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: “Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: “O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 27(26)

O Senhor é minha luz e salvação!

 

– 05 de fevereiro de 2021 6ª feira da 4º Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.   (Mc 6,14-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.

16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

 

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

 

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.

 

26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O amor precisa ser vivido com a verdade”

“Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia” 

 (Marcos 6,19-20)

Tem dois sentimentos muito perversos que tomam conta do coração desses dois personagens pervertidos no Evangelho de hoje. É Herodes que rouba a mulher do seu irmão e ela que é conveniente com essa situação.

 

João, o Batista, anunciou a verdade a eles: “Isso não te é permitido”. Muitas vezes, quando a verdade é dita, ela provoca raiva, ódio e, acima de tudo, rejeição. Porque a verdade incomoda, ela nos tira daquela planície que criamos para viver em paz quando a situação não é de paz.

 

Aqui é uma situação de consciência, de uma consciência reta, justa e iluminada. O quanto é importante cuidarmos cada vez mais de termos consciência reta e iluminada. Cuidado porque nos tempos em que vivemos, onde tudo é permitido, tudo é relativo, a consciência humana vai se tornando laxa, tudo vai se relaxando. “Tudo é muito bom”, “O importante é o amor”. É óbvio que o mais necessário é o amor, mas não existe amor sem verdade, não existe amor negligenciando, pisoteando, passando por cima daquilo que é a verdade da nossa consciência.

 

“O amor sem a verdade é manco, e um amor manco nunca é pleno e completo”

 

Até as pessoas que não creem em Deus, tem consciência. É a consciência moral e mais íntima que, lá no fundo, está dizendo: “Isso é correto!”, “Isso não é correto”. Mas quando quero viver o que não é correto, vou pisoteando, mudando dentro de mim a concepção e vou tirando e perdendo os meus valores. É preciso mais do que nunca permitir que o Espírito de Deus, ilumine a nossa consciência para não sermos desviados pelos erros dos tempos.

 

Herodes e Herodíades sabiam que viviam no erro, que tinham cometido uma coisa muito injusta e toda injustiça tem que ser reparada. Vivemos num mundo terrível e cruel, onde as injustiças são toleradas, desculpadas e, muitas vezes, aplaudidas, e isso é terrível, é a desmoralização de uma sociedade, de uma humanidade e da consciência humana.

 

Não foi João Batista que perdeu a sua cabeça, foi Herodes, Herodíades e a filha que perderam o juízo, o senso da verdade e da moral, e por isso passaram a odiar João.

 

Muitas vezes, a Igreja é odiada, é perseguida e mal falava, mas não é por ser Igreja, é por ela anunciar o amor e a verdade. Cuidado, quando muitas vezes queremos viver o amor, mas vivemos o amor sem a verdade. O amor sem a verdade é manco, e um amor manco nunca é pleno e completo.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os três primeiros versículos introduzem a circunstância da morte de João Batista. Herodes manda matar João, que ele mesmo havia acorrentado no cárcere. Motivo? O que João havia feito de grave para merecer trágico fim? João Batista procurava ser coerente com a Lei e com a verdade, apontando os erros dos poderosos e do próprio casal real (adultério), pondo em risco o poder político de Herodes. O prepotente Herodes manda tirar a vida do Batista, durante um banquete que ele oferecera “a seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galileia”. Nessa ocasião, faz os caprichos da filha de Herodíades, que pede a cabeça de João. Tão sem juízo a filha quanto maligna e impiedosa a mãe. O profeta se vai, mas o seu testemunho de fidelidade a Deus permanece para sempre.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, teu precursor João encontra-se na cadeia, a mando de Herodes, que cultivava pensamentos e sentimentos contraditórios a respeito dele: prazer em ouvi –lo, medo, ódio, proteção. Ódio maior foi o de Herodíades, que mandou degolar o justo e santo João Batista. Senhor, livra-nos do mal. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,14-29 - O banquete da morte

 

Oração Inicial

O Evangelho proposto para a nossa meditação nos apresenta o martírio de São João Batista. Em nossa oração, mantenhamos presente o testemunho de tantos mártires que entregaram e continuam entregando a sua vida pelo Cristo. Que seu testemunho nos motive a viver com radicalidade a nossa fé.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Faça uma segunda leitura e se detenha nos personagens. Por qual motivo a voz do Batista foi silenciada brutalmente? Qual é a posição do rei diante do pedido da filha de Herodíades? Que outros elementos podem ser destacados no texto?

 

“A missão do profeta é anunciar o bem e denunciar o mal. João fez isso de maneira perfeita. Ele anunciava aquele de quem não era digno de desatar seu calçado. E não teve receio de enfrentar Herodes Antipas, filho de Herodes Magno, aquele mesmo que tentou matar Jesus quando era recém-nascido. É um rei fraco, que gosta de ouvir João, mas o coloca na cadeia. Ao seu lado tem uma amante ambiciosa e sem escrúpulos e uma filha marcada pela futilidade. Junto ao rei estão os grandes, participantes do Banquete da Morte. Em outro lugar e momento, Jesus realiza o Banquete da Vida, dando pão para os pobres. Aquela cabeça degolada povoaria, com pesadelos, o sono de Herodes: “Não é lícito viver com a mulher do teu irmão”. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

“Herodes é a figura do poder corrompido e embrutecido pela vaidade e pela ostentação. Mandou decapitar João Batista por covardia, mesmo sabendo que matava um profeta de Deus. Ficou triste e mesmo assim não foi em favor da vida. Um sentimento que não se compromete com o sofredor, com o humilhado, com o necessitado, é totalmente desnecessário. Ninguém precisa da ‘pena’ do outro. O que move e transforma vidas e o mundo é a solidariedade e a compaixão. João perde a cabeça por causa de Jesus. Há tantas pessoas que perdem a cabeça por motivos tão fúteis, tão banais. A nossa cabeça pertence ao Senhor Jesus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.