quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. – (Mc 8,22-26)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 16 DE FEVEREIRO de 2022 (quarta-feira) 047º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SOFRIMENTO É O INTERVALO ENTRE DUAS FELICIDADES."

(Vinícius de Moraes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO REPÓRTER

DIA DA LUTA CONTRA A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

DIA DA ENTRADA EM (2005) VIGOR DO “PROTOCOLO DE QUIOTO-ONU”

DIA DA TERÇA-FEIRA DO CARNAVAL (diversos estados e municípios cancelaram)

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Agudo – Arvorezinha - Erval Grande (Rio Grande do Sul) Areia Branca (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: RENATO CALEGARI (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) ALTAIR MORAES MONTEIRO (Bauru /SP) IVONETE APARECIDA FABIANO BARBOSA (Garça /SP) ELAINE CRISTINA BARBOSA DA SILVA (Garça /SP) ADRIANA BANNWART  (Garça/SP) VANESSA FERNANDES FERREIRA (Mirandopolis /SP)RUTE A FARIA (Garça /SP) GIOVANA MARTINS (Filha do Washington-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Frei GILMAR VASQUES CARREIRAó16/02/2007ó15 ANOSó (Paróquia Santa Luzia de Ituiutaba /MG)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA Juliana

SANTO ONÉSIMo de Bizâncio

SANTO Abibo de Edessa

José Allamano

Felipa Mareri

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Jesus cura um cego, símbolo dos primeiros discípulos que o precisam de um toque para entender a missão de Jesus=> Ficou curado e era capaz de ver tudo – Mc 8,22-26

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem realmente acolhe a Palavra de Deus empenha-se em transformá-la em ações concretas em benefício dos necessitados. O Senhor abra nossos olhos para que sejamos “praticantes da Palavra e não meros ouvintes”.

 

– Oração 

 

PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE, PELA FÉ, EU RECONHEÇA TEU FILHO JESUS, E POSSA BENEFICIAR-ME DA FORÇA LIBERTADORA QUE DELE PROVÉM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 16 de fevereiro de 2022 - 4ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

As etapas para a cura do cego simbolizam nossa dificuldade em aceitar a pessoa de Jesus. Necessitamos perseverar na disposição de nos abrirmos a um novo “toque” do Mestre. 

 

1ª Leitura (Tg 1,19-27) – Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

 19Meus queridos irmãos, sabei que todo homem deve ser pronto para ouvir, mas moroso para falar e moroso para se irritar. 20Pois a cólera do homem não é capaz de realizar a justiça de Deus. 21Por essa razão, rejeitai toda impureza e todos os excessos do mal, mas recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada e que é capaz de salvar as vossas almas. 22Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a uma pessoa que observa o seu rosto no espelho: 24apenas se observou, vai-se embora e logo esquece como era a sua aparência. 25Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz. 26Se alguém julga ser religioso e não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo: a sua religião é vã. 27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 15(14)

 

Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

 

 

– 16 de fevereiro de 2022 - 4ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez.   (Mc 8,22-26)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Que o Pai do Senhor Jesus Cristo / vos dê do saber o espírito, para que conheçais a esperança, / reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?” 24O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa e lhe disse: “Não entres no povoado!” 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes:  Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?””...

(Marcos 8,14-19).

 

Jesus, o senhor escolheu discípulos que não se distinguiam nem pela inteligência, nem pela formação.

Certamente, tinham dificuldade para entender muito do que o senhor fazia e falava, como também para interpretar os sinais que brotavam dos seus milagres.

Era uma fé pequena, que se limitava ao ato exterior sem conseguir penetrar na sua significação, que revelava o senhor como Messias e Filho de Deus.

Quando falou em fermento dos fariseus e de Herodes, indicava à má influência que exerciam sobre as ideias do povo.

 

Somente quando receberam o Espírito Santo, após a sua Ressurreição, seus olhos interiores se abriram e eles se transformaram em testemunhas da sua Páscoa.

 

Senhor, também a nossa fé não vai muito além da casca de tudo o que ouvimos e vemos.

 

Há muito fermento azedo limitando a nossa capacidade de pensar e de perceber o sentido perigoso de muitas comunicações. 

 

Cremos no senhor, mas o seu Evangelho está longe de ter penetrado o nosso modo de pensar e de agir.

Preferimos ficar nas promessas, as fórmulas e nos milagres, sem perceber o sentido transformador das suas palavras.

 

Por isso, lhe suplicamos que continue a nos ensinar com paciência, para que aprendamos a vislumbrar, através dos sinais que nos deixou, a maravilha da sua revelação e a imensidão do seu amor por nós.

Sabemos que não basta a porta da inteligência para penetrar na sua sabedoria, é preciso abrir primeiramente a porta do coração. 

 

Na medida em que acreditamos que o senhor nos ama infinitamente, e procuramos dar uma resposta a esse amor, através da nossa compaixão pelo  próximo, as suas palavras se enchem de sentido e seus sinais se transformam em pontos de encontro profundo com o senhor.

 

Maria santíssima, nós lhe pedimos que nos proteja do fermento dos hipócritas e dos poderosos, que está azedando a vida do nosso povo. Faça-nos participar da sua sabedoria, para que possamos entender a palavra de Deus e perceber o sentido dos sinais, que seu Filho nos deixou. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Diante dos discípulos, Jesus cura um cego em duas etapas. O sentido disso é fortemente simbólico, representando os discípulos que têm dificuldades de entender a mensagem e a proposta de seu Mestre. Não basta ver apenas fisicamente, é preciso compreender o sentido da trajetória de Jesus. O caminho da fé pode ser longo e, muitas vezes, penoso, mas é necessário não desanimar nem desistir diante do primeiro obstáculo. Nem sempre chegamos à certeza das grandes opções de nossa vida de forma imediata. Todos precisamos ser curados de nossas cegueiras em relação a Jesus e suas mensagens. Necessitamos ter os olhos purificados e bem abertos para ver a realidade em que vivemos e não confundir as pessoas com objetos descartáveis. Para os profetas, abrir os olhos aos cegos equivale a libertar da opressão a que, muitas vezes, estamos submetidos.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,22-26 - Que Jesus nos tome pela mão!

 

Oração Inicial


Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai/ e enchei os nossos corações/ com vossos dons celestiais.

Faço minha essa oração: Vem Espírito Criador, vem morar em minha alma e preencher meu coração com teu amor e teus dons.

Consciente de que este é um momento de relação com Deus, acalmo meu ser e concentro-me para meditar a Palavra do Evangelho.

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho atente para estas perguntas: O que pedem a Jesus os que trazem o cego até ele? O que faz Jesus? Para onde leva o cego? Como é o diálogo entre Jesus e o cego?

 

“Quando alguém crê, sua fé é como uma luz com a qual vê o mundo, a vida, os acontecimentos. Sem a luz da fé, o sentido da vida, do sofrimento, por exemplo, nos escapa. Não vemos claramente ou não vemos com profundidade. Então, a fé está bem representada pela visão. No Evangelho, a cura de cegos é também um modo de falar da fé. Em Betsaida, Jesus cuspiu nos olhos do cego e impôs-lhe as mãos. Ele começou a ver as pessoas como árvores. Impôs as mãos de novo sobre os seus olhos e ele enxergou perfeitamente. O serviço da evangelização suscita em nós a fé. No começo, as coisas ainda estão confusas. Mas, à medida que aprofundamos nossa adesão a Cristo, vemos claramente, isto é, nossa fé fica fortalecida.”

 

2. Meditação (Caminho)

Esse cego é imagem do discípulo de Jesus que precisa aprender a ver. Esse lento aprendizado é representado pela ação em dois tempos para que o cego passe a ver com clareza.

Como é meu aprendizado com Jesus? Deixo-me tocar, conduzir, curar? Como interajo com as mediações que Jesus coloca em meu caminho para que eu cresça na vida espiritual?

 

 

3.Oração (Vida)

Rezo por mim e trago na presença de Jesus pessoas necessitadas de cura:

Vinde, Espírito Santo, penetrai as profundezas da minha alma com o Vosso amor e o Vosso poder.

Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas em mim.

Lavai no precioso Sangue de Jesus e aniquilai definitivamente toda ansiedade que trago em mim, toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de auto-acusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo e toda insídia que ele coloca em minha mente.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Se já tenho a experiência do poder de Deus para nos curar e nos devolver a paz interior, hoje, proponho-me conduzir até Jesus alguma pessoa necessitada mais próxima de mim. Posso fazer isso através da oração, da palavra ou com o testemunho cristão.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.