sexta-feira, 15 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,12-17)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  –
 P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 15 DE MAIO de 2020 (sexta-feira) 135º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
UMA FAMÍLIA FELIZ NADA MAIS É QUE O PARAÍSO ANTECIPADO.
(George Bernard Shaw)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS (ONU)
DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
DIA DO GERENTE BANCÁRIO
DIA DO PROFESSOR APOSENTÁDO
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMPLEXO ESCLEROSE TUBEROSA
DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUCOPOLISSACARIDOSES
DIA INTERNACIONAL DE SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS
DIA NACIONAL DO CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
DIA INTERNACIONAL DA LATINIDADE
DIA EUROPEU DOS MINERAIS
DIA DO ARMAMENTISTA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monte Alto (São Paulo) Congo (Paraíba) Correntina (Bahia) Cachoeiras de Macacu - Cachoeirinha (Rio de Janeiro) Angélica (Mato Grosso do Sul) Marilândia (Espírito Santo) Monte Castelo (Santa Catarina) Potiretama (Ceará) Várzea Grande (Mato Grosso)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA N. DE CASTRO LIMA (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ERIKA CRISTINA PALADIN (Jau /SP) LUIZ HENRIQUE LACERDA SILVA (MOTOPPAR Garça/SP)  CARLOS ALEXANDRE KEMP SERVADIO (RCG-Garça /SP) CELSO ORTIZ SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) ■pdg ZANTÔNIO DONATI (Lions Clube de Aracuz /ES) WANDERLEY APARECIDO CALVO (Lions Clube de Barra Bonita /SP) TUCA MAGANHA (Garça/SP)  MARCELE MENESES (Garça /SP)  RAIMUNDO SILVA PEREIRA (Rio de Janeiro /RJ) NIVALDO SALVARANI (Garça/SP) VERA CORAZZA TOLEDO RIBEIRO (Barra Do Garças /MT) RAIMUNDO CARDOSO DE CASTRO (Garça/SP) PEDRO H. AMARAL DUARTE (Garça/SP) HAMILTON SERGIO COELHO (Garça/SP) ARIEL DIAS GARCIA (Três Lagoas/MS) LOURDES MARQUES AFFONSO PERENHA (Promissão /SP) WILSON FERRAZINI JUNIOR (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) WANDERLEY VIEIRA (Garça/SP) MAURICIO SATOSHI OSHIRO (Garça/SP)Pe. MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUSA (CJS-Vigário Paroquial do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELE APARECIDA C. HONÓRIO e RODRIGO DE SOUZA HONÓRIOó2004ó16 ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça) HALUMI SAITO e  MASSATERU ARASHIRO (Lions Clube de Marilia Agroecologico-Lions Clube de Marilia Agostín Soliva /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SANTO ISIDORO “Lavrador”
SANTA JOANA DE LESTONNAC


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
-O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia! (Ap 5,12)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Admirável é a vitalidade das comunidades cristãs primitivas e os sinais de amor e amizade com Jesus nela existentes. Agiam convictas da presença do Espírito, que as conduzia e hoje também nos quer conduzir. 
– Oração 
PAI, SEJA O AMOR DE JESUS MINHA ÚNICA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA O MANDAMENTO DO AMOR MÚTUO. QUE EU ME ESFORCE POR AMAR, COMO TU AMAS!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Preparai, ó Deus, nossos corações para vivermos dignamente os mistérios pascais, a fim de que esta celebração realizada com alegria nos proteja por sua força inesgotável e nos comunique a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 15 de maio de 2020  6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa 
– Liturgia da Palavra 

1ª Leitura (At 15,22-31) – Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além das coisas indispensáveis.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.
Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 57(56)
Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.


– 15 de maio de 2020  6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa 
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros. - (Jo 15,12-17)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Peçamos a Deus a graça de amarmos uns aos outros”
O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros
(João 15,16-17)
Creio que, pedir as coisas a Deus todos nós queremos, precisamos e sabemos. Porque escutamos o dia inteiro, pedidos de oração e temos muitos pedidos. E, por favor, não deixe de pedir, não deixe de suplicar, não deixe de buscar aquilo que a sua alma e o seu coração precisam, mas não mova a vida somente em uma direção.

Assim como temos o direito de pedir e suplicar a Deus, Ele também tem o direito de nos pedir. E o pedido de Deus não é simplesmente um pedido, mas é uma ordem. “Eu vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Só queremos receber e é uma visão mundana da espiritualidade, mas, primeiro, precisamos querer viver. E precisamos pedir a Deus a graça sublime de sabermos amar uns aos outros, pois não sabemos nos amar.

É fácil amarmos quem gostamos muito, quem é muito afável a nós, quem faz o que queremos, quem segue a nossa cartilha, quem está tendo as mesmas ideologias, pensamentos e sentimentos que nós. Mas não é disso que Jesus está falando. Jesus está falando do amor que devemos ter uns com os outros. Todos os seguidores de Jesus precisam amá-Lo, mas também amar os seus irmãos.

O nosso amor a Jesus é, muitas vezes, hipócrita, queremos dar tudo a Jesus para d’Ele receber, mas nos esquivamos e maltratamos o outro, ignoramos e nos colocamos acima dos outros, criamos inimizades, separações e divisões. 

“Amemos uns aos outros porque somente amando seremos discípulos e seguidores de Jesus”

O cristianismo é um escândalo para o mundo. Estamos aí querendo colocar força, exigir que nós, cristãos, mudaremos o mundo, mas não há mudança no mundo se os cristãos não se amam, se os discípulos de Jesus não amam uns aos outros com aquele amor que o Mestre nos amou. Não há discipulado de Jesus, se os discípulos d’Ele não sabem lavar os pés uns dos outros.

Cada vez mais, no meio de nós, criamos divisões, separações, brigas, confusões e desentendimentos em nome de Jesus. Basta ver as confusões que fazem em nome d’Ele por causa de dogmas, verdades, porque cada um é dono de uma verdade; por causa de conhecimento, porque cada um conhece mais do que o outro; por causa de política, porque um político é de Jesus e o outro não é. E, enfim, o mandamento do amor é massacrado e, muitas vezes, jogado no lixo.

Colocam a máscara da religião, a cruz no peito, o véu na cabeça, símbolos; criam postagens nas redes sociais, falam alto e gritam em nome de Jesus, mas o mandamento do amor é cada vez mais massacrado.

Se queremos ser amigos de Jesus e permanecer n’Ele, façamos o que Ele nos manda. E a primeira coisa que Ele nos manda, acima de todas as coisas, mais importante do que pregar, falar, cantar e ensinar, é amar. Amemos uns aos outros porque somente amando seremos discípulos e seguidores de Jesus.

Deus abençoe você!


 Reflexão - Caridade: a “ética de Deus”
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— contemplamos a Jesus Cristo dando as últimas "instruções" aos Apóstolos, pouco antes de sua "partida". O ensinamento e o mandato são claros: devemos amar-nos como Ele mesmo nos amou. Até que ponto? Até a morte, dando tudo pelos irmãos: assim é o amor de caridade.

A caridade seria a "ética divina", o amor ao estilo divino. Para nós é uma "novidade". Antes de Cristo já existiam diversos sistemas éticos (a ética aristotélica…) e jurídicos (o Direito Romano…). Mas Deus vai mais além: destina-nos a amar tal como as Pessoas Divinas —Pai, Filho e Espírito Santo— amam-se e nos amam. Um amor que —sem anulá-los— aponta muito mais além do útil e prazeirosos: é a busca do bem e da perfeição do outro.

—Jesus, tu és Deus e te fizestes Homem "para mim". Ensina-me a amar até "existir para os outros", até poder dizer ao irmão: sou feliz porque te faço feliz.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Volta o tema do amor, agora com a força de “mandamento novo” (cf. Jo 13,34). É o amor sem limites, manifestado em favor da pessoa amada; esse amor está acima de qualquer medida. Somente Jesus, o Filho de Deus, foi capaz de amar assim. Sua morte é resultado do amor supremo por nós: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. Fica declarado que Jesus nos considera amigos, desde que cumpramos o mandamento do amor: “Chamei vocês de amigos”. Ele mostra a qualidade de sua declaração: “porque fiz vocês conhecerem tudo o que ouvi do meu Pai”. Amizade que partilha confidências: os mistérios do Pai. Enfim, Jesus toma a iniciativa de escolher os seus (cf. Mc 3,1); escolhe os que ele quer, para uma missão bem definida: “para que vão e deem fruto”, e fruto duradouro.

ORAÇÃO
Ó Jesus, doador da vida, ordenas a teus discípulos: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”. E acrescentas: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos…”. Senhor, queremos corresponder ao teu extremo gesto de amor por nós. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jesus hoje nos deixa um mandamento: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Que a Palavra que vamos meditar nos ajude a compreender a radicalidade com que Jesus nos ama e fortaleça em nós as disposições para seguirmos o seu exemplo na vivência do amor fraterno.
Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?Faça uma primeira leitura do Evangelho (Jo 15,9-17) e, em seguida, retome a perícope que antecede o texto de hoje (Jo 15,1-11). Observe os elementos que se repetem e os novos. Qual convite Jesus nos faz?
“Os escribas do tempo de Jesus haviam catalogado nada menos do que 613 Mandamentos, alguns positivos e outros negativos. E consideravam o descanso sabático como o maior deles. Os outros opinavam que todos têm o mesmo valor. As Tábuas da Lei apresentavam os Dez Mandamentos. Os fariseus chegaram a interrogar Jesus sobre o maior mandamento. Jesus parece ignorar os outros mandamentos, dizendo: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros”. A palavra “amigo” a reservamos para poucas pessoas. Jesus nos inclui entre os seus amigos e amigas. A iniciativa não é nossa. E esclarece: fomos escolhidos por ele e a condição é única: o amor mútuo. Jesus estabelece uma incrível cumplicidade conosco.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim hoje? O que significa amar a ponto de dar a vida? Como compreendo o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”?
Amar como Jesus amou, entregando a sua vida, é a expressão do amor divino. É Jesus quem nos comunica esse amor e nos convida a vivê-lo e praticá-lo. Conhecendo Jesus e seguindo os seus mandamentos, seremos capazes de nos tornarmos como Ele na vivência do amor para com o próximo. A medida do amor fraterno é o amor de Jesus, que se doa sem reservas.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Senhor, quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida. Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água. Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor. Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo. Quando minha cruz parecer pesada, deixe-me compartilhar a cruz do outro. Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado. Quanto não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos. Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém. Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo. Quando sentir a necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha. Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender. Quando pensar em mim mesma, voltai minha atenção para outra pessoa. Tornai-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome, no mundo de hoje. Dai-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia e dai-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria. Amém”. (Santa Teresa de Calcutá).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!