sexta-feira, 26 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos. – (Jo 10,31-42)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 26 DE MARÇO de 2021 (sexta-feira) 090 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A beleza não está na cara; a beleza é uma luz no coração.”

(Khalil Gibran)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CACAU

Dia do Trabalho Social das Nações Unidas

DIA DO MERCOSUL

DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO INDUSTRIAL MADEIREIRO

DIA do Amigo virtual

DIA da Conscientização Sobre a Epilepsia

DIA do Livro Português

DIA da Prevenção do Câncer de Colo do Útero

DIA da Fundação do Club Athletico Paranaense de Curitiba

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barueri - Capela do Alto - Ipuã -Poá - RiolândiaSanto Antônio do Jardim - Terra Roxa (São Paulo) Santa Rita de Cássia - Itaberaba (Bahia) Santa Luzia (Maranhão) Reserva (Paraná) Itabaiana (Paraíba) Boa Vista do Sul - Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Campo Redondo - Francisco Dantas - Galinhos - Jaçanã - Paraná -  Vera Cruz (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA THERESA RICCI SARTORI (Secretária da SAMA de Garça /SP)MARCELO MANTOVANI  (Edifício do Comercio Garça /SP)ANA ROSA PEREIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP) MARA AMÉLIA ANGELO CAZZARO MENINI (Pompéia /SP)VIVIANE MIRANDA (Murutinga do Sul /SP)JULIA SARTORI DO COUTO (Garça /SP) JOSÉ CARLOS ZAGATI (Garça /SP) MARIANA POLICINANI  (Garça /SP)MARILENE POLICINANI TOFOLI (Marilia /SP)MILENA FLORENTINO DE BARROS  (PPA-Bogotá/Colômbia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA CATARINA BENETTI e CLOVIS DE CARVALHO  (Lions Clube de Bauru Bela vista /SP)  

 

 Santo do Dia 

são BRAULIO

são LUDGERIO

 SANTA LUCIA FELIPPINI

são Cástulo

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Crede nas minhas obras e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai –Jo 10,31-42

Em Jesus e por meio de Jesus encarnado podemos sentir algo do que Deus é. Vendo e ouvindo Jesus, saberemos um dia que vimos e ouvimos o Pai.

 

- Tende piedade de mim, Senhor, a angustia me oprime. Libertai-me das mãos dos inimigos e livrai-me daqueles que me perseguem. Não serei confundido, Senhor, porque vos chamo (Sl 30,10.16.18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem fala em nome de Deus está sujeito a constantes perseguições, porém sente que o Senhor é seu refúgio. Confiemos sempre naquele que nos chama e envia em missão.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA FÉ EM JESUS, EM CUJAS PALAVRAS E ENSINAMENTOS TU TE FAZES PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA HUMANA.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços dos pecados que em nossa fraqueza cometemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 26 de março de 2021 6ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Jesus é oprimido pela fúria dos adversários, mas não foge de sua missão; ao contrário, continua a proclamar: “Sou Filho de Deus”. 

 

1ª Leitura (Jr 20,10-13) – Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observavam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”.

 

11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 18(17)

Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

 

– 26 de março de 2021 6ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos. (Jo 10,31-42)

 

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai que é amor!

 

- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavra de vida eterna! (Jo 6,63.68)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

 

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

 

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Os verdadeiros discípulos escutam uns aos outros”

“Naquele tempo, os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: ‘Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?’” 

(João 10,31-32)

Olhemos para a atitude grosseira daquele grupo de judeus que pegaram em pedras para jogar sobre Jesus. Quero acreditar que seja uma atitude que provenha da ignorância e da maldade porque aquele grupo se opôs; e o jeito de eliminar quem não concordam, quem não gostam é apedrejando.

 

Os tempos se passaram e os homens continuam atirando pedras uns nos outros, os tempos passaram e agora os cristãos pegam pedras para atirar nos outros cristãos. Quando não fazem com a pedra física, fazem com argumentos, falácias, palavras grosseiras, o fazem de diversas maneiras; usam os espaços para lançarem suas artilharias, os espaços nas redes sociais, onde cada um pode se esconder como pode e ali usam da artimanha de jogar pedras uns nos outros. Veja que essa atitude nunca foi e nunca será dos verdadeiros discípulos de Jesus.

 

“Os discípulos de Jesus não atiram pedras nos outros, eles sabem primeiro escutar”

 

Os verdadeiros discípulos de Jesus foram apedrejados como Estevão foi, morreu apedrejado, como muitos dos discípulos foram. Na história da humanidade nunca os verdadeiros discípulos de Jesus apedrejaram os outros, mas muitos morreram apedrejados, mártires, por amor a Jesus.

 

Hoje, precisamos realmente rever a quem seguimos, de quem somos discípulos. Os discípulos de Jesus não atiram pedras, mas as recolhem para construir pontes. Os que não seguem verdadeiramente Jesus pegam as pedras para atirarem ou para criarem muros de separação, de divisão, onde se colocam, onde se sentem melhores do que os outros ou têm que se afastarem. “Esse não pensa como eu”, “Não reza como eu”, “Não faz as obras que faço, então, tenho que me separar”.

 

Os discípulos de Jesus não atiram pedras nos outros, eles sabem primeiro escutar, não são de acusar, são sempre acusados, escutam e seguem o Mestre Jesus onde quer que Ele vá. O Mestre Jesus vai para a cruz, e é na cruz que se realiza e que se encontram os verdadeiros seguidores do Mestre Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No versículo anterior, Jesus proclama: “Eu e o Pai somos um”. Isso é tomado como blasfêmia por parte das autoridades judaicas e, por isso, querem lapidá-lo. O Mestre propõe suas obras como testemunhas. Mas não é pelas obras, e sim pelo fato de se igualar a Deus, que querem eliminá-lo. Jesus recorre novamente à Escritura para sua defesa. Percebemos que as controvérsias continuam entre ele e seus opositores. Parece que as armas da época (pedras) eram muito usadas para eliminar adversários das autoridades. Hoje em dia temos armas mais sofisticadas para eliminar pessoas da sociedade. A arma de Jesus é a Palavra que liberta e salva; a arma dos adversários são as pedras que matam e eliminam. Ao longo de sua vida, Jesus sempre esteve ao lado da vida, principalmente daqueles que a tinham diminuída: pobres, doentes, estrangeiros.

O R A Ç Ã O

Senhor e Mestre, passas pela incômoda situação de ter de conversar com um grupo de pessoas com pedras na mão, prontas para te apedrejar. Dizem que blasfemas porque “te mostras como Deus”. Queremos pertencer ao grupo dos que creem em ti e te acolhem de coração sincero. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 10,31-42 - Querem matar Jesus!

 

Oração Inicial

Estamos no período da Quaresma. Faço o sinal da cruz e coloco-me diante de Deus, por meio de sua Palavra, com tudo o que sou e tenho. Deixo que sua graça me plenifique e a sua luz ilumine minha mente para que a Palavra renove minhas atitudes e fortaleça a minha fé.

 

Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do Evangelho de hoje? Procure destacar as palavras mais pertinentes.

 

“Genericamente chamados de judeus, os inimigos de Jesus o acusam de blasfêmia. Ele havia dito: eu e o Pai somos um. O Levítico previa o apedrejamento para os casos de blasfêmia. Jesus abre um horizonte luminoso, garantindo que todo aquele que crer pode ser chamado filho de Deus. Existe uma relação direta entre pai e filhos. Chamamos a Deus de Pai e, por isso, temos o direito de assumir o nome de filho. A acusação contra Jesus é retomada pelo sumo sacerdote diante do Sinédrio. Jesus olha a questão por outro ângulo: as obras que ele faz. E as ovelhas – grupo dos que creem – veem as obras e escutam a voz do Mestre. O Reino e o Pai são os temas preferidos de Jesus e, por isso, seu discurso não pode ser mudado.

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Faça sua reflexão procurando escutar e aderir ao caminho que a Palavra lhe indicar. Deixe-se conduzir pelo Espírito e purificar pelos méritos da Paixão, morte e ressurreição de Jesus.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Alma de Cristo, santificai-me.

Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me.

Água do lado de Cristo, lavai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó Bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me.

Não permitais que eu me separe de Vós.

Do espírito maligno defendei-me.

Na hora da morte, chamai-me. E mandai-me ir para Vós. Para que com Vossos Santos Vos louve. Por todos os séculos dos séculos, Amém.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Que apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você quer vigiar e cuidar hoje para que sejam segundo os ensinamentos do Evangelho?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.