quinta-feira, 18 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! – (Lc 19,41-44)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 18 DE novembro de 2021 (quinta-feira) 322 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A GRANDEZA DO CARÁTER SE MEDE COM A FORÇA INCONSCIENTE DE SUA MORALIDADE."

(Chales Rivet)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL  OAB

DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR

DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

DIA NACIONAL DO EXERCÍCIO FÍSICO

DIA DO BARROCO MINEIRO

DIA DO COLECIONADOR

DIA NACIONAL DO NOTÁRIO E DO REGISTRADOR OU TABELIÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)

DIA EUROPEU DO ANTIBIÓTICO

DIA DA FILOSOFIA

DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO FLUMINENSE

DIA DO OCULTISMO

DIA DA FUNDAÇÃO DA EMBRATUR (AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO TURISMO) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA LETÔNIA

DIA DO ANIVERSÁRIO DE MICKEY MOUSE

DIA DO INÍCIO DA SEMANA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DE ANTIMICROBIANOS

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos do Sul - Floresta - Ivatuba - Janiópolis (Paraná) São Benedito (Ceará) Baía da Traição - Conde - Princesa Isabel (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ARY ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça/SP) GIULIA CRISTINA PALADIN BERTO (sobrinha da Alessandra-Garça/SP) Vera LUCIA Belido (Garça /SP) José Roberto Moreti (Garça/SP) DOUGLAS LUIZ FRASSON (Garça/SP) CARLOS AUGUSTO MURARI MARQUES (Imobiliária Marques-Garça/SP) Luciana Pizzoni (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) JULIO CESAR DEGRANDE (Lions Clube de Lucélia/SP) Izabel Aparecida Moreira (Lions Clube de Tupi Paulista/SP)MARLENE APARECIDA MADEIRA (Garça/SP) RODRIGO ALEXANDRE MARTINS (Porto Seguro/BA)  Ali Dahrouj (Garça /SP) Edilaine Loureiro (Cambé /PR) ANa CaROLINA Scaramucci Rivaben (Garça /SP) ANa Beatriz C. Inácio de Freitas (Garça /SP) Dirce Fagundes  (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GISLEINE (Gisa) VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS E WAGNER LUIZ DOS SANTOSó2006ó15 ANOSó(Macrocontabil Conessa Deusa Alimentos - Garça/SP) MARA PASSOS E FERNANDO PASSOS ó2000ó21 ANOSó(Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá

SÃO FREDIANO

Santo Odão de Clúnia

São Romão de Antioquia

Santa Filipina Rosa Duchesne

BEATOS DOMINGOS, JORGE, ISABEL FERNANDES E INÁCIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não reconheceste o tempo em que foste visitada – Lc 19,41-44

 

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Tomado de zelo pela Lei de Deus, um líder de comunidade se recusa a oferecer sacrifícios proibidos. A liturgia nos auxilie a manter nossa fidelidade à vontade do Senhor, o único que nos traz a verdadeira paz.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME O BOM SENSO DE ACOLHER A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES EM TEU FILHO JESUS. DESTA FORMA, NÃO INCORREREI EM CASTIGO SEMELHANTE AO QUE SE ABATEU SOBRE A CIDADE SANTA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 18 de novembro de 2021 5ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus chora e lamenta-se por Jerusalém, cujos habitantes lhe abrem as portas, mas não o coração. 

 

1ª Leitura (1Mc 2,15-29) – Continuaremos seguindo a aliança de nossos pais.  Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

 

Naqueles dias, 15os delegados do rei Antíoco, encarregados de obrigar os judeus à apostasia, chegaram à cidade de Modin para organizarem os sacrifícios. 16Muitos israelitas aproximaram-se deles, mas Matatias e seus filhos ficaram juntos, à parte. 17Tomando a palavra, os delegados do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18Sê o primeiro a aproximar-te e executa a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei. E sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e numerosos presentes”. 19Com voz forte, Matatias respondeu: “Ainda que todas as nações, incorporadas no império do rei, passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus antepassados e submetendo-se aos decretos reais, 20eu, meus filhos e meus irmãos continuaremos seguindo a aliança de nossos pais. 21Deus nos guarde de abandonarmos sua Lei e seus mandamentos. 22Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”. 23Mal ele concluiu essas palavras, um judeu adiantou-se à vista de todos para oferecer um sacrifício no altar de Modin, segundo a determinação do rei. 24Ao ver isso, Matatias inflamou-se de zelo e ficou profundamente indignado. Tomado de justa cólera, precipitou-se contra o homem e matou-o sobre o altar. 25Matou também o delegado do rei, que queria obrigar a sacrificar, e destruiu o altar. 26Ardia em zelo pela Lei, como Fineias havia feito com Zambri, filho de Salu. 27E Matatias saiu gritando em alta voz pela cidade: “Quem tiver amor pela Lei e quiser conservar a aliança, venha e siga-me!” 28Então fugiu, ele e seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. 29Também muitos, seguidores da justiça e do direito, desceram para o deserto e ali se estabeleceram. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(49)

 

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

 

 

– 18 de novembro de 2021 5ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!  (Lc 19,41-44)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Nossas cidades precisam da presença de Jesus”

 

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar”

(Lucas 19,41).

Imagine a cena: é Jesus quem se aproxima da Sua cidade, a cidade santa de Jerusalém. Quando nos aproximamos da nossa cidade, muitas vezes, vamos nos alegrar. Então, por que Jesus começa a chorar? Não é por causa dos prédios, dos edifícios, das construções, não é por causa da cidade física; é por causa dos seus habitantes, dos seus cidadãos, dos seus chefes, seus governantes, é por causa do Seu povo que ali vive.

 

Essa cidade sempre abençoada desde quando ela foi sonhada no coração de Deus como figura da Jerusalém celeste, a cidade santa onde habitaremos para sempre com Ele. Deus edificou uma Jerusalém na Terra, mas ela já foi, no passado anterior a Jesus, destruída pelos maus procedimento dos seus chefes, dos seus governantes… Não sobrou pedra sobre pedra. Ela foi novamente reconstruída, ela foi novamente retificada e colocada na presença do Senhor. Mas, mais uma vez ou muitas vezes, prevaricou; agora, pela indiferença, por não acolher o seu Salvador, por não acolher Seu Mestre e Senhor.

 

“Nossas cidades precisam de Jesus, precisam de conversão, precisam acolher o Evangelho”

 

Quando Jesus se refere assim à cidade, Ele se refere aos seus habitantes. Se olharmos para as nossas cidades, se olharmos muitas vezes para nossas casas e famílias, Jesus chora ou se alegra com nossas cidades? Jesus chora ou se alegra com nossas famílias? Jesus chora ou se alegra com nossa vida? Como é que temos correspondido à graça recebida? É Deus que veio nos visitar, Ele está aqui, Ele está no meio de nós. Mas como é que O recebemos? Como O acolhemos? Como permitimos que a Sua presença faça diferença em nossa vida?

 

Se olharmos as cidades nossas de hoje, muitas são transformadas até no sentido urbanístico. E que bom, porque as melhorias são importantes para os cidadãos. Mas nossas cidades precisam de Jesus, precisam de conversão, precisam acolher o Evangelho, porque prédios que se levantam também se destroem, vidas que se levantam também caem. Não adianta somente erguer a vida; é preciso ter os olhos fixos n’Aquele que mantém a nossa vida viva para sempre. Por isso, não percamos o olhar da graça, não percamos o nosso olhar de Jesus.

 

Que a nossa vida seja a alegria do coração de Deus!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No século IV, Constantino fez edificar, em Roma, uma basílica dedicada ao glorioso mártir São Pedro e uma construção de menores dimensões dedicada a São Paulo. A basílica atual (São Paulo Fora dos Muros), erigida no mesmo lugar da anterior, data do ano 1854. As duas igrejas, cuja dedicação hoje celebramos, nos recordam que Pedro e Paulo são considerados as colunas da Igreja de Cristo. O prefácio da festa dos dois apóstolos apresenta os traços principais de cada um deles: “Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da Salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho de Deus, os santos Pedro e Paulo, por suas obras e por seu martírio, mereceram a veneração dos cristãos, desde o começo da era cristã. Para perpetuar o nome deles, erigiram em Roma duas grandes basílicas. Dá-nos, Senhor, o ardor apostólico desses dois gigantes do cristianismo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 19,41-44 - Jesus chorou com pena da cidade

Oração Inicial
A Palavra nos guia, nos conforta e nos adverte. Jesus o Filho de Deus experimentou nossas emoções. O evangelista nos mostra quanto Jesus queria a felicidade e a paz para seu povo e chora ao ver que ele vai por caminhos errados.

 

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho indicado para o dia de hoje, destacando os verbos e os personagens que surgem. O texto mostra Jesus fazendo um alerta à cidade de Jerusalém. O que Ele diz?

 

“Os Evangelhos falam que Jesus chorou em duas oportunidades. Numa delas chora por Lázaro, seu amigo que havia morrido. No relato de hoje, Jesus chora pela insensibilidade de Jerusalém, a cidade santa, porque não soube, ou não quis, acolher o enviado do Pai. Em Lucas, a paz não tem relação com o conflito entre o poder romano e a resistência da liderança do Templo. Ela indica o dom de Deus que inclui a salvação e a justiça. Jerusalém falha em não acolher o Messias que estabelece e torna definitiva a paz. E será em Jerusalém sua prisão, condenação e morte na cruz. Somos responsáveis pelas nossas escolhas e recusas. O perdão de Deus é infinito, mas nosso tempo é limitado. Agora é o tempo de acolher as visitas de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Esta cidade sou eu e é você quando não correspondemos aos ensinamentos de Deus. E, então, Jesus continua chorando por você e por mim. Arrependamo-nos enquanto é tempo. Aceitemos a misericórdia de Jesus, que chora por nós. Caminhemos em direção a Cristo que nos chama com amor infinito e, então, viveremos.

 

Ai de nós que não sabemos reconhecer a bondade de Deus que sempre está ao nosso lado no dia a dia da vida. Que estejamos sempre atentos e conscientes com os bens que temos recebido, especialmente o dom da vida.

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Conclua com o salmo 31: Em ti, Senhor, me refugio;

nunca permitas que eu seja humilhado;

livra-me pela tua justiça.

 

Inclina os teus ouvidos para mim,

vem livrar-me depressa!

Sê minha rocha de refúgio,

uma fortaleza poderosa para me salvar.

 

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;

por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.