terça-feira, 16 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. – (Lc 19,1-10)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 16 DE novembro de 2021 (terça-feira) 320 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

TODOS DESEJAM VIVER MUITO TEMPO, MAS NINGUÉM QUER SER VELHO."

(Jonathan Swift)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO POLICIAL FEDERAL

DIA NACIONAL DA AMAZÔNIA AZUL

DIA NACIONAL DE ATENÇÃO À DISLEXIA

DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS

DIA INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO MUNDIAL, CULTURAL E NATURAL

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA (ONU)

DIA INTERNACIONAL CONTRA A ANOREXIA

DIA MUNDIAL PARA A PREVENÇÃO DAS ULCERAS DE PRESSÃO

DIA DA TRADIÇÃO ORAL

DIA INTERNACIONAL DOS RECORDES DO GUINNESS

DIA INTERNACIONAL DA FILOSÓFIA

DIA DO BOTÃO

DIA DE FAZER UMA FESTA COM O SEU URSO

DIA DE NÃO FUMAR

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNESCO (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA)

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA MÚSICA

SEMANA DO CINEMA BRASILEIRO

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Águas de Lindóia - Salesópolis (São Paulo) Sucupira do Norte (Maranhão) Guamiranga - Honório Serpa (Paraná) Santo Antônio do Monte (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIANe GIGUEIRA PERES (Motoppar-Garça /SP) Adriana Levi Balbino (prima-São Paulo /SP) MARIA IRENE NASCIMENTO PAIVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) Silvana Cappelin Zago (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Haruo Moriyama (Lions Clube de Guaraçai /SP) LuIZ PiZA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Geny MARIA Vieira GRAÇaS (Lions Clube de Paranaíba /MS) Edina Gimenez (Assis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  Telma ReGiNa DOS SANTOS MECENERO E ROGÉRIO MECENEROó2002ó19 ANOS (MACROCONTÁBIL CONESSA-Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA GERTRUDES DE HELTA

SANTA Inês de Assis

SANTA Margarida da Escócia

SANTO Elfrico de Abingdon

SANTO Euquério de Lugduno

SANTO Hugo de Avalon

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ele procurava ver quem era Jesus – Lc 19,1-10

 

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por sua morte, Eleazar “deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude… para toda a nação”. Que sua atitude nos estimule a celebrar e viver de modo irrepreensível, permitindo que a salvação de Deus entre em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME PURO DE CORAÇÃO, COMO O ZAQUEU CONVERTIDO, TORNANDO-ME DESAPEGADO DAS COISAS DESTE MUNDO E CAPAZ DE DIVIDI-LAS COM OS POBRES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 16 de novembro de 2021 3ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O amável olhar de Jesus para o rico Zaqueu transformou-o em homem generoso e solidário. 

 

1ª Leitura (2Mc 6,18-31) – Deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer com entusiasmo e generosidade pelas veneráveis e santas leis  Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:

 

18Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. 19Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda, 20depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer. 21Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara. 22Agindo assim, evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade. 23Mas ele tomou uma nobre resolução, digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos. 24E acrescentou: “Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros; 25seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte, eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra. 26E, ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso. 27Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice 28e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis”. Ditas essas palavras, caminhou logo para o suplício. 29Os que o conduziam transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer. 30Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre gemidos: “O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho”. 31Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 3

 

É o Senhor quem me sustenta e me protege!

 

 

– 16 de novembro de 2021 3ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.  (Lc 19,1-10)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Por amor, Deus enviou-nos o seu Filho / como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus quer estar em nossa casa”

 

Hoje, a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão”

(Lucas 19,9).

Zaqueu queria ver Jesus, e fez todo o esforço possível para poder vê-Lo. Era de baixa estatura, tinha uma grande multidão a sua frente, e ele superou os obstáculos; não parou nos obstáculos, ele foi procurar Jesus de todo o seu coração para vê-Lo.

 

Por que Zaqueu quis ver Jesus? O Senhor já havia visto Zaqueu, é por isso que pediu para que Zaqueu descesse da árvore, porque, naquele dia, Jesus queria estar na casa d’Ele.

 

“A salvação que entrou na casa de Zaqueu também entra, hoje, na nossa casa, na nossa vida, na nossa família”

 

Jesus quer estar em nossa casa, mas nós precisamos querer vê-Lo, porque Ele vai chegar. E qual a importância que nós damos para Ele na nossa casa e na nossa vida? É necessário o empreendimento do esforço, da iniciativa, do correr atrás. Não podemos ser aquelas pessoas acomodadas, esperando que as coisas caiam do céu. Temos que correr para o encontro dos Céus, temos que subir na árvore e superar os obstáculos. Precisamos dos Céus, porque precisamos da graça de Deus.

 

Vivemos o contrário, como se Deus precisasse de nós. Ele será sempre Deus, independente de mim ou de você, mas seremos sempre miseráveis sem o amor e sem a graça d’Ele.

 

Deus é tão bom, que toma a iniciativa de vir ao nosso encontro; o que nós precisamos é corresponder, e para corresponder a tamanha graça, precisamos correr atrás, precisamos nos esforçar.

 

Infelizmente, vivemos a cultura da acomodação, a cultura de tudo receber em casa, tudo pronto, sem o mínimo esforço. Mas aquilo que não tem esforço não tem valor. O valor sublime da vida é o esforço que fazemos para alcançar nossas metas, nossos objetivos e aquilo de que precisamos.

 

Esforcemo-nos, trabalhemos, empenhemo-nos para conquistar o Reino dos Céus. Aprendamos com Zaqueu que o Reino é conquistado quando superamos os obstáculos, e não quando paramos neles, porque a salvação que entrou na casa de Zaqueu também entra, hoje, na nossa casa, na nossa vida, na nossa família, no nosso coração quando nos empenhamos com determinação em buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e o Reino d’Ele vem até nós, e nós vamos até eles.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” Solene afirmação de Jesus, não compreendida por todos os que o criticavam por hospedar-se na casa do rico Zaqueu. Sem conhecer Jesus, Zaqueu se coloca na dinâmica de quem quer vê-lo. Deixa cair a barreira da etiqueta (não ficava bem a um chefe de fiscais subir na árvore, feito criança curiosa) e não se importa com o preconceito alheio sobre sua profissão (cobradores de impostos eram malvistos). Jesus, senhor de excelente presença de espírito, entabula rápida conversa com Zaqueu, em cuja casa se propõe ficar. É o tempo do diálogo descontraído e sincero, do arrependimento de Zaqueu pelos roubos cometidos. É a ocasião para assumir, com gestos concretos, novo projeto de vida. Livre e alegre, o convertido abre-se à justiça e à fraternidade.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Salvador, com tua inesperada presença ao pé da árvore, surpreendes o rico Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. A refeição na casa dele, a convivência descontraída, as conversas, tudo concorreu para que ele mudasse de vida. Libertado dos bens materiais, assume novo projeto de vida. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 19,1-10 - Sou capaz de hospedar Jesus como fez Zaqueu?

Oração Inicial
Hoje quero ver Jesus, quero ter um encontro com Ele em minha casa. Vou preparar meu coração para que Jesus me visite e me fale de seu projeto sobre minha vida. Prepare-se rezando:

 

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Por que Zaqueu queria ver Jesus? Será que o conhecia ou só ouvira falar das obras que Ele fazia? Jesus o chama pelo nome e se autoconvida para uma conversa intima em casa. O que será que os dois conversaram para produzir uma mudança radical em Zaqueu?

 

“Zaqueu é uma figura complexa. Como chefe dos cobradores de impostos, homem rico, gozava de privilégios sociais, mas era considerado por todos uma pessoa impura. Sua motivação de ver Jesus o faz superar os limites impostos pela multidão e pela sua estatura. Zaqueu não conhecia Jesus, mas este sabe o seu nome. E inicia com ele um diálogo que termina em sua casa. A palavra “hoje” é usada por Jesus duas vezes para comunicar o caráter iminente da salvação. Zaqueu acolhe Jesus em sua casa, isto é, em sua vida, e se mostra disponível para aceitar os valores e as exigências do Reino. Ele expressa uma sensibilidade da qual os doutores da Lei foram incapazes. E Jesus revela os horizontes da sua missão: o Reino está aberto a todos.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela com esse relato?

 

Eu já tive uma experiência forte com Jesus Cristo?

Qual foi o resultado dessa experiência?

Já levei Jesus para minha casa?

De que maneira Zaqueu se compromete a mudar de vida?

Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

3.Oração (Vida)

Senhor, meu Deus, faça-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.

Chegue com surpresa bem dentro da minha casa e faça acontecer o milagre da conversão.

Que eu te busque em meio à multidão e nos silêncio de minha casa. Atento(a) ao ouvir sua voz me chamando pelo nome…

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A vontade de Zaqueu ver Jesus Zaqueu o fez capaz de se destacar em público. Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.