terça-feira, 16 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A minha paz vos dou. - (Jo 14,27-31a)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 16 DE MAIO DE 2017 (TERÇA-FEIRA) 136º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O PRIMEIRO DOS BENS, DEPOIS DA SAÚDE, É A PAZ INTERIOR.”
 (François La Rochefoucauld)


Datas Comemorativas
DIA DO GARI
DIA INTERNACIONAL DO HEAVY METAL
DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA
DIA DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
Semana Nacional de Doação de Leite Humano

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Pedro da Aldeia - Nova Friburgo - São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro) Carpina (Pernambuco) Coruripe - Igreja Nova - Murici - São Luís do Quitunde (Alagoas) Correntina (Bahia) Frutuoso Gomes (Rio Grande do Norte) Muriaé - Pitangui - São João Nepomuceno (Minas Gerais) Nova Laranjeiras (Paraná) Russas (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: HELBER HENRIQUE DE ANDRADE (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça/SP) DR. PAULO DE TARSO FRANCO FURTADO (Lions Clube de Tupã/SP) FRANCISCA RODRIGUES TALARICO (Lions Clube Rio de Janeiro Maracanã /SP) LUIZ DE TOLEDO COIMBRA (Lions Clube de Marilia /SP) FERNANDO S. ZOGHEIB (Garça/SP) LUIS FERNANDO MANFLIM (Garça/SP) OSMAR SECCO GÉLAMO (Garça /SP) LEANDRO MERCHO (Garça/SP) SUELY SARTORI (Garça/SP) PAULO CESAR LOPES (Garça /SP) SUELI MARTINEZ RODRIGUES (Garça /SP) WILSON EUGENIO DURÃES (Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO JOÃO NOPOMUCENO
SÃO UBALDO
SANTO ANDRÉ BOBOLA
SÃO SIMÃO STOCK


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Jesus nos deixa sua paz e nos fala de alegria. Embora uma e outra nem sempre estejam presentes na vida pessoal e comunitária, podem se tornar realidade pela perseverança na fé.”.
 Oração
PAI, CONFIRMA EM MIM O DOM DA PAZ RECEBIDA DE TEU FILHO JESUS, DE FORMA QUE, REVESTIDO DESTA FORTALEZA, EU POSSA CAMINHAR, SEM MEDO, AO TEU ENCONTRO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  que pela ressurreição de Cristo nos renovais para a vida eterna, dai ao vosso povo constância na fé e na esperança, para que jamais duvide das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa - 16/05/2017
Os anunciadores da palavra de Deus podem encontrar obstáculos até sofrimento, mas Jesus lhes garante sua presença de paz que anima a caminhanda.

1ª Leitura – (At 14,19-28) Reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Bar¬nabé.
21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 144 (145)
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

Evangelho do dia
Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa - 16/05/2017
A minha paz vos dou. - (Jo 14,27-31a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, para entrar em sua glória, aleluia (Lc 24,46.26).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Mergulhemos nosso coração na paz de Deus
O amor de Deus é derramado em nosso coração, e cada um de nós pode mergulhar na paz d’Ele!
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (João 14,27).
O dom da paz é divino e celestial, um dom do coração de Deus. A paz que Deus nos dá é a paz que vem d’Ele; a paz que é pura e é a Sua essência.
Jesus está nos dando a Sua paz, mas não a paz que o mundo nos dá, porque esta pode ser simplesmente ausência de conflitos, de guerras ou algo nesse sentido. A paz é algo muito mais profundo, ela vai no íntimo da nossa alma e do nosso coração, coloca-nos em comunhão com Deus e uns com os outros. A paz é fruto do amor, que gera a paz em nosso coração.
O amor de Deus é derramado em nossos corações, e cada um de nós pode mergulhar na paz de Deus. Teremos conflitos? Sim! Não deixamos de olhar para as dificuldades, para os problemas e situações, mas temos um jeito diferente de lutar, somos munidos com o dom da paz. Não estamos imunes à guerra, vamos para a guerra e guerrear contra os inimigos da alma e do coração.
O nosso remédio, a nossa arma, acima de tudo, é a paz que vem do coração de Deus, a paz que Deus nos dá e que, acima de tudo, não deixa o nosso coração se perturbar com as dificuldades, com as tribulações e com todas as situações difíceis que podemos enfrentar nessa vida. Precisamos deixar que nosso coração encontre a paz de Deus, que cura as nossas aflições, que contêm as nossas perturbações e nos dá paz e tranquilidade para viver, evangelizar e amar.
Não entenda tranquilidade como se não tivéssemos dificuldades, uma não é contrária a outra. São as dificuldades sendo superadas naquela paz que vem do coração de Deus. Eu não me turvo nem me curvo diante das aflições e tribulações que enfrento na vida, eu me curvo diante da paz de Deus, diante do Espírito de Deus que me é dado.
É interessante a primeira leitura que nós escutamos, hoje, nos Atos dos Apóstolos: “É preciso que passeis por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. As tribulações que passamos nessa vida não são para tirar nossa paz; são, na verdade, grandes provas que passamos para aprendermos a viver a paz de Deus mesmo que sejamos cobertos num turbilhão de problemas e situações complicadas.
Que a paz de Deus invada os nossos corações!
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 14, 27-31
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra um dos aspectos mais importantes do amor que é o desejo do bem maior para o outro.
O mundo nos apresenta uma falsa ideia de amor que é o amor possessivo: quando amamos uma pessoa, queremos que ela esteja constantemente ao nosso lado porque assim somos felizes. Na verdade estamos pensando na nossa felicidade e não na da pessoa amada.
Jesus diz: "Se me amasseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu".
Assim, de fato, somos nós, uma vez que nos entristecemos quando a felicidade maior do outro não é como gostaríamos que fosse.
Na verdade, confundimos paixão e sentimentalismo com amor verdadeiro.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você colabora para que haja paz onde vive (família, trabalho, sociedade...)?
- Você procura aproximar-se quando nota que há alguém precisando de sua presença, sua palavra amiga?
- Você transmite esperança e paz de Deus?
- Você aproveita sempre as ocasiões de transmitir uma mensagem de paz?
- Reza pela paz?

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Inicio minha oração, em sintonia com todos que fazem este momento de oração, 
cantando ou rezando:
"Deus não está longe de cada um de nós
Nele vivemos, nos movemos e existimos"
. (At 17,27b,28)
(CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo, faixa 6)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente, na Bíblia, o texto Jo 14,27-31a e observo as palavras de Jesus.
Refletindo
Jesus está se despedindo dos discípulos. Ele oferece a paz e lhes dá ânimo: não é preciso se afligir, nem ter medo. Anuncia a alegria, resultado da vitória. O que Jesus quer que o mundo saiba é que ele ama o Pai e faz o que ele manda. A paz de Jesus é diferente da paz do mundo que é baseada na injustiça. Ao contrário, é baseada na justiça e no amor. A paz que o mundo dá, prescinde de Deus. Não só desconsidera a pessoa, mas a explora e mata. A paz de Jesus tem em vista um mundo mais fraterno..
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentarOnde fundamento a minha paz? A minha paz vem de Deus? Os projetos de paz do mundo em que vivo propõem a paz de Jesus? 
Meditando
A paz sempre comunica alegria. E é desta alegria que falaram os bispos em Aparecida: "Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria." (DAp 29).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo, espontaneamente, e concluo com a Oração de Dom Pedro Casaldáliga:
Senhor,
Dá-nos a paz que se faz!
Senhor, quando te pedimos paz,
 devolve-nos o pedido, 
que é fácil pedir sem dar... 
Ensina-nos a passar da tolerância ao amor; 
de sermos notas dispersas a sermos uma canção. 
Quando entregamos as armas, 
ajuda-nos a entregar também, abertas, as almas, 
que a paz apenas sem guerra é pouca paz para nós. 
Necessitamos da terra com casa, trabalho e pão,
contigo no coração, com todos os povos, 
juntos, forjando o novo amanhã. 
Dá-nos a paz que se faz! 
Dá-nos a paz que se dá! 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? O meu novo olhar é de paz, da paz que vem de Deus, oferecida por Jesus Cristo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.