domingo, 29 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem.- (Mc 13,33-37)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 29 DE NOVEMBRO de 2020 (domingo) 333º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte:  https://kdfrases.com/frases

A ALEGRIA QUE SE TEM EM PENSAR E APRENDER FAZ-NOS PENSAR E APRENDER AINDA MAIS.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DO CAFÉ

DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO PALESTINO

DIA NACIONAL DA HUMANIZAÇÃO

DIA DOS DEFENSORES DOS DIREITOS DA MULHER

DIA DAS MULHERES DEFENSORAS DOS DIREITOS HUMANOS

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Paranapanema - PROMISSÃO (São Paulo)Malhada - Santa Cruz Cabrália (Bahia) Pinhal da Serra (Rio Grande do Sul)MariluzNova Cantu Presidente Castelo Branco Renascença - Santa Izabel do Oeste - Santa Maria do Oeste - Vitorino (Paraná)Natuba (Paraíba)Mazagão (Amapá)Chapadão do Lageado (Santa Catarina)Extrema (Minas Gerais)Lago Verde (Maranhão)Nossa Senhora dos Remédios (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr. LEANDRO PATÁRO ZANON (Cirurgião Dentista-IRO Instituto de Reabilitação Orofacial–Garça/SP)LEILA REGINA SANTOS DURANTE (Equipe 07 Nossa Sra. do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) EDUARDO MANSANO ÁLVARES (Equipe 10 Nossa Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) FRANCIELI SANTIAGO DOS SANTOS (RB Alimentos - Garça /SP) EVALDO MANZANO  (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) FABRICIO TAMURA (Garça /SP) DENICE ALVES MENINI (Marilia /SP) SILENE BERTASSI (Marilia /SP) KLEBER CARRETEIRO (Marilia /SP) NEUZA DOS SANTOS CARDOZO (GME Garça Motores Elétricos - Garça /SP) ARTHUR BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas e Ferramentas - Garça /SP) MAURO CESAR CORDEIRO DE AZEVEDO (Garça /SP) SONIA MARIA MARTINS (Garça /SP) MARISA HITOMI S. KIDA (Garça /SP) ELZA PACCE  (Araçatuba/SP) MARIANA ROBERTO RIBEIRO Dias (Garça /SP)SILVIA REGINA GODOY OLIVEIRA (Garça /SP) Aparecido Rosa Sêga (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA RODRIGUES PEREIRA e GLAUCO PEREIRA ó2003ó17 ANOSó(primos-Pastor Missão Cristã Evangélica-Anápolis /GO) ANA CRISTINA BIDÓIA BERLANGA e TOYON SOFFENER BERLANGA (Marilia / SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO SATURNINO DE TOULOUSE

SÃO FRANCISCO ANTÔNIO FASANI

SÃO BRANDÃO DE BIRR

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Mc 13,33-37

O Advento é um tempo de esperança e um convite para a vigilância que comporta, de alguma maneira, uma disposição para a conversão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Chamados à comunhão com Jesus, iniciamos a caminhada em preparação ao Natal. Somos convidados a nos deixarmos moldar por Deus, como barro nas mãos do oleiro, e permanecermos acordados e atentos, pois ele vem nos visitar. Abramos mente e coração para acolher a graça e a paz que vêm da parte do Pai, o qual quer iluminar sua face sobre nós.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE EU ESTEJA VIGILANTE À TUA ESPERA, PARA SER ENCONTRADO PERSEVERANTE NO AMOR E CHEIO DE ESPERANÇA DE SER ACOLHIDO POR TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de novembro de 2020 1º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

Por meio da sua Palavra, que nos convoca à vigilância, Deus vem ao nosso encontro, aproxima-nos de seus caminhos e nos enriquece com seus dons. 

 

1ª Leitura (Is 63,16b-17.19b, 64,2b-7) – Ah! se rompesses os céus e descesses!  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

16bSenhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás.
19bAh! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti.

64,2bDesceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam.
4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos.

5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento.

6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade.

7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso Pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 80(79)

Iluminai a vossa face sobre nós,/ convertei-nos, para que sejamos salvos!

 

 

2ª Leitura (1Cor 1,3-9) – Esperamos a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós.
7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.
8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo.
9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 29 de novembro de 2020 1º Domingo do Advento

– Evangelho do dia 

 

Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem.- (Mc 13,33-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo.
37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos sempre vigilantes”

“Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” 

 (Marcos 13,35-37)

Estamos, hoje, começando este tempo da graça, que se chama Advento. É o tempo da espera e do aguardo. Assim como o povo esperou a primeira vinda de Jesus — mas muitos não estavam preparados, não estavam vigilantes na Palavra e não reconheceram o Senhor na Sua primeira vinda —, o Senhor continua vindo ao nosso encontro. Ele virá de uma forma definitiva para se encontrar conosco. Podemos estar totalmente despreparados porque não estamos vigilantes, não estamos cuidando do nosso interior.

 

Para esse tempo de graça que estamos começando neste domingo, há uma palavra-chave que precisa estar em nossa geladeira, na sala, no nosso computador, no nosso espelho, é a palavra vigilância.

 

Vigiar significa cuidar; olha para o vigia que cuida da segurança do banco, da segurança de qualquer lugar. A responsabilidade dele é cuidar daquele lugar, é estar atento, porque, se algo acontecer de errado, a responsabilidade é dele. Ele não pode dormir, não pode cochilar, não pode dizer: “Não vai acontecer nada”, porque, na hora em que ele menos esperar, acontecerá.

 

“Precisamos vigiar o que comemos, o que bebemos e vestimos”

 

Não podemos cair nessa imprudência! E estamos sendo, muitas vezes, imprudentes na vida, estamos levando a vida de qualquer jeito, estamos deixando a vida ir à deriva e não estamos vigiando.

 

Vigia é aquele que coloca ordem naquilo que vai cuidar, e colocar em ordem é ter atenção com as mínimas coisas, porque, às vezes, um detalhe faz toda a diferença.

 

É hora de pararmos, buscarmos o juízo da cabeça que, muitas vezes, perdemos, buscar a sobriedade dos pensamentos, dos sentimentos e atitudes, para olhar o que precisamos colocar em ordem em nossa vida. O que não estamos cuidando e vigiando?

 

Vigiar sobre o olhar, sobre o pensar, o sentir e o falar. Como somos imprudentes naquilo que sai da nossa boca, naquilo que falamos para o outro! Como, muitas vezes, deixamos os nossos pensamentos soltos, pensar o que queremos e o que podemos! Como somos imprudentes até em nossos relacionamentos! Tem amizades que edificam, outras não, pois nos roubam e nos tiram até da presença de Deus.

 

Vigia! O que edificar precisamos levar adiante, o que não edificar precisamos cortar. Precisamos vigiar o que comemos, o que bebemos e vestimos, é preciso vigiar o que vemos na televisão, o que procuramos na internet.

 

O homem vigilante é aquele que cuida. Assim como um pai e uma mãe é vigilante no cuidado da saúde, do bem-estar e crescimento do seu filho, não seja diferente consigo. Cuide-se, seja responsável e não deixe a imprudência tomar conta dos seus atos e atitudes.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Iniciamos o Tempo do Advento com forte apelo à vigilância. Para ilustrar esse tema, o autor conta uma parábola: o dono da casa vai viajar e deixa seus servos responsáveis pelo cuidado da casa e dos negócios até que ele volte. O momento da volta, porém, é incerto, por isso a necessidade de ficarem “acordados”. A ausência do dono pode ser uma metáfora da ausência de Cristo, entre a primeira e a segunda vinda. Durante essa ausência, Cristo confia sua causa a nós, sua comunidade. Não sabemos quando ele voltará para pedir contas do serviço que nos confiou, daí o apelo à vigilância: não nos acomodando, mas levando em frente a tarefa que nos confiou. O apelo desse evangelho é muito interessante, porque nos anima a estar sempre olhando para a frente, atuando, alimentando a esperança de um futuro sempre melhor. Quem não vive nessa perspectiva de espera acaba se acomodando, muitas vezes perdendo até o sentido da existência. É o desânimo de quem não espera mais nada na vida.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, dá-nos a consciência de que nossa vida aqui na terra é passageira. E de que não sabemos a hora e as circunstâncias de nossa passagem para a eternidade. Por isso, te pedimos: mantém-nos atentos e empenhados em praticar constantemente os teus ensinamentos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 13,33-37 - 1º Domingo do Advento - Vigiai!

Oração Inicial

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem. Senhor, quando eu estiver confuso(a), guia-me; quando eu me sentir fraco(a), fortalece-me; quando eu estiver cansado(a), enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

A vida transcorre sempre no presente. A tentação é sempre tentar prever o que virá amanhã. Jesus nos adverte de que hoje é o tempo da graça. O tempo corre tranquilamente e cabe a cada um de nós preenchê-lo.

“Mais uma vez entramos no Advento. Não se trata de mais um Advento, mas de um momento privilegiado em nossa vida cristã. Marcos, por três vezes, nos exorta à vigilância. Vigiar não significa ficar à margem ou cruzar os braços. Também não é momento de dormir. O Senhor pode chegar a qualquer momento: à tarde, à meia-noite, no cantar do galo ou no amanhecer. Estes eram considerados os momentos que dividiam o dia.

Na realidade, o Senhor pode chegar a qualquer hora. Nós recém-iniciamos nosso trabalho, temos muito que fazer e podemos ser interrompidos a qualquer momento. Advento pede uma alegre expectativa; uma visita vai chegar. E esta visita se apresenta como criança. A partir de sua chegada, nada mais será a mesma coisa.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Leia atentamente o mesmo texto do Evangelho. Em seguida, faça uma nova leitura em voz alta, pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção

Viver o dia de hoje, porque é o único tempo nosso. Trago as palavras de Jesus para dentro de minha vida. O que o texto diz para mim? Encontro-me vigilante, acordado(a) em minha opção cristã?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Releia o Evangelho e faça a sua oração, apresentando ao Senhor sua intenção, suas preocupações e as realidades concretas que estão presentes no mundo. “Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém..