quinta-feira, 3 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A vossa paz repousará sobre ele. - (Lc 10,1-12)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 03 DE OUTUBRO de 2019 (quinta-feira) 276º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO TENTES SER BEM SUCEDIDO, TENTA ANTES SER UM HOMEM DE VALOR.
(Albert Einstein)


 Datas Comemorativas 
 DIA DAS ABELHAS
DIA PANAMERICANO DO DENTISTA
DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO POR DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS
DIA DO PETRÓLEO BRASILEIRO
DIA MUNDIAL DO PASSEIO
SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ibitinga - Magda - Rubinéia (São Paulo) Bela Vista (Mato Grosso do Sul) Barra Mansa (Rio de Janeiro) São Simão (Goiás) Bom Jesus do Araguaia (Mato Grosso) Cururupu (Maranhão) Schroeder (Santa Catarina) São Pedro do Ivaí (Paraná) Aurora do Pará (Pará)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  EDSON FLAVIO ZANON (Macrocontábil Conessa-EQ 04 ENS de LOURDES do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) MARIA CLARA PALADIN DE ANDRADE (filha Lucila/Thiago-Garça /SP) Elza Rocha (empresária-Garça/SP) FABRICIO ZAPATA DE OLIVEIRA (Hidrodex-EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) georges ibrahim filho (Lions Clube de Agudos/SP) EVARISTO RODRIGUES GONZALES (Lions Clube de Bauru Sul /SP)IOLANDA RODRIGUEIRO CLAVISIO VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) Jéssica Melani (Lions Clube de Valinhos /SP)manoel alves guimarães (Birigui /SP) Miriam Moretti (Garça /SP) Cris Oliveira (Petrópolis/RJ) Haydée Monte (Rio de Janeiro /RJ) Julia Bomfim Ferreira  (Garça /SP) VAlter fernandes Pedral (Serra Negra /SP) Paulo Aguiar Netto (Banco do Brasil-Garça/SP) Luiz Fernando Rosa (empresário - Santa Teresinha-Lupércio/SP)

 Santo do Dia 
BEATOS ANDRÉ E AMBRÓSIO
Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte. Por meio do martírio, expressaram de forma radical a fé que os animava.  
SÃO DIONISIO AREOPAGITA
SANTA MARIA JOSEFA ROSSELLO
COLUMBA JOSÉ MARMION

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Pelo amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso sua recompensa é eterna.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, por ocasião da invasão holandesa no Brasil. Recordando a memória dos protomártires de nosso país, rezemos por todos os que, nos tempos de hoje, sofrem e são perseguidos por testemunhar a fé.
– Oração 
PAI, QUE A PERSPECTIVA DE DIFICULDADES A SEREM ENCONTRADAS NO APOSTOLADO NÃO ME FAÇA RECUAR DA MISSÃO DE PREPARAR O MUNDO PARA ACOLHER TEU FILHO JESUS.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Deus de misericórdia, aumentai em nós a fé que, conservada à custa do próprio sangue, glorificou vossos mártires bem-aventurados André, Ambrósio e companheiros. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 03/10/2019 5ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum Ss. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presb., e Comp., Mts, memória.
Em torno da Palavra de Deus, a comunidade celebra e fortalece o “amém” dado ao Senhor e encontra ânimo para viver a partilha e anunciar o Reino.

1ª Leitura (Ne 8,1-4a.5-6.7b-12) – Esdras abriu o livro da Lei e bendisse o Senhor; e todo o povo respondeu: Amém, amém! Leitura do livro de Nemias:

Naqueles dias, 1Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. 4O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão. 5Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se. 6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 7E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. 8Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura. 9Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei. 10Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força. 11Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais. 12E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 18(19)
Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração.

Evangelho do dia
03/10/2019 5ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum Ss. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presb., e Comp., Mts, memória.
- A vossa paz repousará sobre ele. - (Lc 10,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. 10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: 11Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. 12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Precisamos ser operários do Reino de Deus”
 A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”
(Lucas 10,2).
A messe é o mundo! E podemos ver que esse mundo é grande, diversificado, complicado e precisa de operários do Evangelho, de homens e mulheres com disposição de alma, coração e vida para levar o Reino de Deus ao coração dos homens.
Precisamos ser operários do Evangelho! Pois, emissários e operários para as coisas do mundo estão em todas as partes, mas onde estão os operários do Reino de Deus?
A própria Palavra está nos dizendo que os operários são poucos e, às vezes, são omissos, estão divididos, não são comprometidos, são tímidos, temerosos e não estão assumindo a missão. Poucos operários, mas empenhados, assumem a graça de serem, de fato, operários e trabalhadores da vinha do Senhor. Então, o Reino de Deus acontece, inclusive, outros também virão para serem operários da messe do Senhor.
“Precisamos de bons operários que trabalhem com empenho e dedicação para que o Reino d’Ele aconteça.”
A Palavra de Deus está nos provocando, nos chamando e nos convocando para que possamos, de fato, assumir que somos e precisamos ser operários. Mas muitos operários simplesmente se acomodaram.
Precisamos da presença de Deus em todos os campos da vida. Precisamos de Deus nas redes sociais; precisamos da presença de Deus na sociedade; precisamos da presença de Deus no campo da ciência, da política, porém, jamais para fazerem politicagem, jamais para usarem o nome de Deus em vão, mas para que Ele seja amado, adorado e glorificado em tudo o que realizarmos.
No seu trabalho, onde você está, seja como uma formiguinha, mas seja um operário. Usando o seu celular seja um operário, opere e divulgue o Reino de Deus. Nas suas andanças para lá e para cá, seja, de fato, um trabalhador da messe do Senhor.
Deus nos envia no meio de lobos, mas precisamos ser, de fato, ovelhas, porque os lobos estão levando os nossos: os nossos filhos, nossas famílias, mas não podemos deixar de trabalhar para que Jesus seja conhecido, amado, adorado, glorificado e para que o Reino de Deus esteja no meio de nós.
O Reino de Deus está no meio de nós, só precisamos de bons operários que trabalhem com empenho e dedicação para que o Reino d’Ele aconteça.
Não esperemos somente por nós, padres, não esperemos somente pelos nossos queridos bispos que trabalham com tanto empenho, mas assumamos a nossa parte para sermos bons operários da messe do Senhor.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Os fiéis laicos no Povo de Deus
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, aparece um conjunto de seguidos de Cristo mais amplo que o grupo específico dos doze Apóstolos. Ali, nesse conjunto de “enviados”, estão tanto os Doze —que serão “fiéis ordenados”, sacerdotes, a partir da Última Ceia — como também um grande grupo de “fiéis não ordenados”, quer dizer, fiéis correntes da Igreja, fiéis laicos. Não são duas “classes” ou “categorias”, senão dois modos de pertencer — por meio do Batismo — ao único “Povo de Deus” encabeçado por Cristo.

A relação entre esses dois modos de se incorporar à Igreja deve se entender a partir da relação de confiança entre “pastor” e “rebanho”, significando o mesmo que expressão “Povo de Deus”: Um povo dedicado a Deus que está em caminho, em peregrinação, ao longo da história.

—Ser laico é a forma normal de ser Cristiano e de viver o Evangelho abordando as questões quotidianas deste mundo. Abranger e transformar o mundo no cristianismo: Eis aqui o autêntico apostolado dos leigos!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Assim como os Doze foram enviados em missão na Galileia, Jesus agora envia os setenta e dois (ou setenta) discípulos a evangelizar a Judeia. São setenta, como os povos que compunham a humanidade, sinal de que a Boa-Nova deve estender-se ao mundo inteiro. Despojados de segurança e comodidades, vão à frente de Jesus para preparar a sua chegada. Este é o sentido de todo o apostolado da Igreja, pois é Jesus quem deve ocupar o centro da missão. Devem levar a paz também aos ambientes hostis (ovelhas entre lobos), mas não perder tempo com pessoas de má vontade (cf. v. 6). A tarefa deles é a mesma de Jesus: anunciar a Boa Notícia do Reino e curar os doentes. Vão sentir que é imenso o trabalho a realizar, por isso deverão pedir a Deus mais missionários para a grandiosa obra de expansão do Reino.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,1-12 - Os trabalhadores são poucos

Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto:: Lc 10,1-12.
Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."
Jesus Mestre organiza a equipe de discípulos. Tem objetivo, conteúdo, estratégia e missão claros.
Equipe: setenta e dois discípulos. Setenta (setenta e dois) na tradição judaica significava o número dos povos do mundo. O número de setenta discípulos manifesta o objetivo de Jesus com relação à humanidade inteira. O novo Povo de Deus envolverá todos os povos da terra.
Objetivo: Atenção à vida das pessoas ("cura dos doentes") e anúncio do Reino de Deus.
Conteúdo: preparar a acolhida do Senhor (pré-missão).
Estratégia: oração, despojamento, ir ao encontro, visitar todas as casas, iniciando com saudação de paz.
Missão: a "colheita". Ou seja: formar o novo Povo de Deus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Respondo aos apelos e convites de Jesus Mestre? Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida.
Faço parte do Novo Povo de Deus. Sou também convocado/a a ser discípulo/a missionário/a atento/a ao bem das pessoas e ao anúncio do Reino. Como disseram os bispos, em Aparecida: " Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher."(DAp 18).
Qual o meu compromisso com a Igreja? Minha fé é dinâmica, comunicativa. Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Em silêncio damos nossa resposta de adesão ao Senhor que nos convoca e envia e "pedimos ao dono da plantação que mande mais trabalhadores". Rezamos com o Padre Zezinho, scj:
Oração Pela Messe
Poucos os operários, poucos trabalhadores
e a fome do povo aumenta mais e mais.
És o Senhor da messe, ouve esta nossa prece,
põe sangue novo nas veias da tua Igreja.

1. Falta pão porque falta trigo. Falta trigo porque não semeiam
e faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar.
Falta fé porque não se ouve.
Não se ouve porque não se fala
e falta esse jeito novo de levar luz e de profetizar. 

2. Falta gente pra ir ao povo, descobrir porque o povo se cala.
Pastores e animadores pra incentivar o teu povo a falar.
Falta luz porque não se acende.
Não se acende porque faltam sonhos
e falta esse jeito novo de levar luz e falar de Jesus.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com  Jesus  transformar a história.

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Renovamos nosso compromisso de ir ao encontro das pessoas para lhes anunciar a paz. Disseram os bispos, em Aparecida: "Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe, e cada um de seus habitantes".(DAp 18).
Todos somos vocacionados no Reino de Deus. Vou assumir meu lugar, conforme o Projeto de Deus.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.