segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai.” - (Mt 10,17-22)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 26 DE DEZEMBRO DE 2016 (segunda-feira) 361º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SER CAPAZ DE FICAR ALEGRE E MAIS ALEGRE NO MEIO DA ALEGRIA, E AINDA MAIS ALEGRE NO MEIO DA TRISTEZA...
(Guimarães Rosa)


Datas Comemorativas
DIA DA LEMBRANÇA
DIA DO INTERNAUTA
DIA DOS FUNDIDORES DE METAL
DIA DA TROCA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aldeias Altas Governador Eugênio Barros Heliodora Joselândia Luís Domingues - São Mateus do Maranhão (Maranhão) Alpestre - Anta Gorda - Ilópolis - Mostardas - Planalto - Putinga - Ronda Alta - Severiano de Almeida (Rio Grande do Sul) Canarana - Nova Lacerda (Mato Grosso) Mantenópolis - Mirinzal (Espírito Santo) Cachoeira dos Índios Cuitegi - Olivedos - São José de Espinharas (Paraíba) Presidente Juscelino - Taboleiro Grande (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BEATRIZ ARANHA CONESSA (11 anos – neta Janete e Luiz - Garça /SP)CELESTINA LAMONATO (Lions Clube de Lins /SP) JOSÉ ALÉCIO ZANETA (Lions Clube de Vera Cruz /SP)ARTHUR NATAL DA SILVA (Lions Clube de Pompeia Cidade Coração/SP)

Santo do Dia
SANTO ESTEVÃO
Estevão (Séc. I), foi um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade e o primeiro mártires cristãos. Nele se realiza de modo exemplar a figura do mártir como imitador de Cristo, pois perdoa seus carrascos e entrega o espírito.


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
ESPÍRITO DE CORAGEM PERSEVERANTE, NAS ADVERSIDADES DA VIDA, VEM EM MEU AUXÍLIO, E AJUDA-ME PARA QUE NÃO ARREFEÇA A MINHA ADESÃO A JESUS E AO REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ensinai-nos, Ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos santo Estevão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 26/12/2016 – Dia Litúrgico - Santo Estevão, o primeiro mártir . Festa
A palavra de Deus nos encoraja a enfrentar com confiança as dificuldades e incompreensões e perseverar na fidelidade ao nome de Jesus.


1ª Leitura (At 6,8-10; 7,54-59) "Estou vendo o céu aberto. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

8Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.
7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 30 (31)
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Evangelho do dia
Segunda-feira 26/12/2016 – Dia Litúrgico - Santo Estevão, o primeiro mártir . Festa
"Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai. - (Mt 10,17-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz (Sl 117,26s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
Cristo nos trouxe vida nova
Quem não morre para o pecado não consegue contemplar os frutos da vida nova que Cristo trouxe até nós, com Seu nascimento!
“Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus” (At 7, 55).
No contexto do Natal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, hoje, celebramos o primeiro mártir da fé. Aquele homem cheio da graça, do Espírito Santo, que deu sua vida por causa de Jesus.
Não foi Jesus quem veio dar a sua vida por nós? É verdade que, uma vez que Ele deu sua vida por nós, esta se apaixona por Ele, sente-se impregnada pelo Seu amor. Queremos viver em sintonia com este amor que Deus tem para conosco.
Vamos ver que, durante toda a história da Igreja, aparecem homens e mulheres violentamente cheios de paixões por Jesus e pela causa do Reino de Deus. Essa paixão deles é forte, esse amor é tão evidente, que levam a própria vida ao sacrifício por amor a Jesus Cristo.
Jesus não foi acolhido, não foi amado por todos; Jesus foi negado, não foi aceito. O Jesus que celebramos, hoje, o seu nascimento, é uma festa cristã, mas nem todos aqueles que se dizem cristãos acolhem, de fato, Jesus e Sua mensagem, acolhem o Seu Evangelho. Até creem n’Ele, veem que Ele é bom, mas não levam a vida em nome d’Ele.
Há ainda uma porcentagem grande na humanidade daqueles que não conhecem Jesus, que não creem n’Ele nem O aceitam como Senhor e Salvador.
Homens como Estêvão se fazem muito necessário nos dias de hoje! Estêvão morreu apedrejado, porque estava proclamando o nome de Jesus, estava levando a vida em nome d’Ele, e não negou o Seu nome. Diante de seus inquisidores, diante daqueles que o levaram ao tribunal, proclamou com mais firmeza o que era a sua fé.
Os padres da Igreja dizem que o sangue dos mártires são sementes de novos cristãos. A morte de Estêvão, na qual ele pôde contemplar a glória de Deus e Cristo de pé, à direita de Deus, foi uma morte bem-aventurada. Ele morreu entregando ao Pai a sua vida, mas a sua morte não ficou na morte; produziu muitos frutos, muitos cristãos fervorosos, ardorosos e apaixonados por Jesus Cristo.
Há mortes que, quando bem vividas, produzem vida. Eu lhe digo que, quando morremos para o pecado, permitimos que Deus nasça em nossa vida a cada dia, que produza uma vida melhor a cada um de nós.
Talvez você possa achar estranho celebrarmos o Natal e falarmos da morte, afinal de contas, todos nós estamos nos encaminhando para essa vida nova que Cristo nos trouxe de forma gloriosa no Céu. Por isso, nascer é também morrer, porque morrer para o pecado é nascer para Deus a cada dia.
Esse é o martírio que precisamos viver, para que essa vida nova que Cristo nos trouxe realmente brote em nós. E quem não morre para o pecado não consegue contemplar os frutos da vida nova que Cristo trouxe até nós, com Seu nascimento.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "São Estevão, pro mártir
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, com o coração ainda inundado pela luz de Belém, recordamos o diácono Santo Estêvão, o primeiro mártir cristão. Aquele que geme na manjedoura é o Filho de Deus feito homem, que nos pede para testemunhar com coragem o seu Evangelho, como fez Estêvão . Como o seu Mestre, morre perdoando os próprios perseguidores e faz-nos compreender como a entrada do Filho de Deus no mundo dê origem a civilização do amor.
Estêvão é também o primeiro diácono da Igreja, que fazendo-se servo dos pobres por amor de Cristo, entra progressivamente em plena sintonia com Ele e segue-o até ao dom supremo de si. O mártir é aquele que morre com a certeza de saber que Deus o ama e, nada antepondo ao amor de Cristo, sabe que escolheu a melhor parte.
—A festa de Santo Estêvão recorda-nos também os crentes, que em várias partes do mundo, são submetidos a sofrimentos por causa da sua fé. Empenhemo-nos em apoiá-los com a oração!


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Alguém ainda é insultado nos tempos de hoje por causa de sua fé?
- Será que ainda temos respeito humano que nos impeça de demonstrar publicamente a fé?
- Tenho receio de tomar atitudes que revelam publicamente minha prática religiosa?
- Como reage diante de brincadeiras que ridicularizam a fé?
- E brincadeiras que desvalorizam os sacramentos da Igreja?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na Oitava do Natal, Jesus nasceu! Hoje a Igreja celebra o dia de Santo Estevão, primeiro mártir cristão.
Peçamos a sua intercessão para que sejamos fiéis à nossa fé cristã, assim como ele foi, até o fim.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça sua leitura com calma, quantas vezes julgar necessário. Destaque os versículos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto. Recorde outras passagens bíblicas que possam ajudá-lo(a) a compreender este Evangelho.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar por ele. Permaneça em silêncio para escutar a voz de Deus por meio da Palavra, pois Ele fala com você. Escute-o.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Oração é o ato de conversar com Deus sobre tudo o que está acontecendo conosco. No passo anterior da leitura orante, você esteve atento(a) para ouvir o Senhor; agora, abra seu coração para responder-lhe.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume hoje com o Senhor?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.