terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. – (Mc 7,1-13)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO de 2023 (terça-feira) 038º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NENHUMA HERANÇA É TÃO RICA QUANTO A HONESTIDADE.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

DIA NACIONAL DO GRÁFICO

DIA de Selene - Deusa Grega da Lua e da Magia

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL ESTADO DE MINAS EM BELO HORIZONTE

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista – Rotariano-Santos/SP) MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Bauru /SP)CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí/SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP) Demir Pacheco Ferreira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJVanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)Elaine Carvalho Castelo branco (DLA-6 Lions Clube de Belém Batista Campos /PA)CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado-Garça /SP) MARIANA DA SILVA FONTES (Garça /SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Garça /SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Agudos /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó(PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó25ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó19ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó14ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RICARDO de Lucca

SÃO JOÃO DE TRIORA

SÃO LOURENÇO DE MANFREDÓNIA

SÃO LUCAS JOVEM

SÃO MÁXIMO DE NOLA

SÃO MOISÉS

SÃO ROMUALDO

SÃO PATÉRNIO

BEATO PIO IX

EUGÊNIA SMET

SANT A JULIANA

SANTO EGÍDIO DE SÃO JOSÉ

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Quem vive o amor, mais se compromete com a fé em Jesus Cristo. É urgente recuperar o sentido do amor na convivência diária:  - Honra teu pai e tua mãe – Mc 7,1-13

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Ao ser humano Deus concede o benefício da fecundidade e a responsabilidade pela criação. Aproximemos nosso coração do agir divino e assumamos o urgente desafio de proteger nossa casa comum, como insiste o papa Francisco..

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VERDADEIRA PIEDADE, A QUAL ME LEVE A ESTAR EM PERFEITA SINTONIA CONTIGO, REALIZANDO AQUILO QUE, DE FATO, É DO TEU AGRADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de fevereiro de 2023 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

Deus tudo faz bem, e é impossível agradá-lo prejudicando o próximo. Por isso, Jesus recrimina os fariseus e mestres da Lei: “Assim, vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis”. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 1,20-2,4a) – Façamos o homem à nossa imageme segundo a nossa semelhança. Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 20Deus disse: “Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. 21Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. 23Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia. 24Deus disse: “Produza a terra seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies”. E assim se fez. 25Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis do solo, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e, no sétimo dia, descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4Esta é a história do céu e da terra, quando foram criados.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 8

 

Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

 

 

 

– 07 de fevereiro de 2023 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.  (Mc 7,1-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Inclinai meu coração às vossas advertências / e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

07/02/23 5ª Terça-feira TC – A

 

Marcos 7,1-2.5-8: ”Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado... Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: - Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos? Jesus respondeu: - Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

 

Jesus, os fariseus e mestres da lei haviam reduzido toda a experiência de fé e de fidelidade religiosa ao cumprimento de regras tradicionais, como se fossem essenciais para a salvação.

Até mesmo normas higiênicas haviam adquirido a força de leis religiosas gravíssimas.

Desse modo, exibiam uma aparência de pessoas fiéis e santas diante da sociedade, enquanto o coração não cumpria o mandamento do amor, a consciência não vigiava a própria honestidade e a inteligência não era fiel à verdade.

Haviam colocado na cabeça do povo que cumprir regras e tradições era mais importante do que obedecer aos Dez Mandamentos. 

O senhor chamava aqueles mestres da lei de hipócritas, porque faziam questão da aparência em tudo o que faziam e rezavam, mas tinham o coração distante do amor a Deus e ao próximo. Senhor, mais uma vez o senhor insiste que a nossa conduta moral seja coerente com a nossa consciência, e não apenas com as leis e regras externas.

E é preciso ter bom senso para distinguir o que é essencial daquilo que é secundário e acidental.

Existe uma hierarquia de valores, em que nem tudo deve ser cobrado como absolutamente indispensável.

Além disso, o bem ou o mal, a verdade ou a mentira, a virtude ou o vício, a boa intenção ou a malícia brotam do coração e passam pela consciência, antes de se expressarem em palavras e ações.

Senhor, somos frágeis e pecadores, mas não permita que sejamos hipócritas.

Conceda-nos a humildade e a sabedoria de vida, para que aprendamos a discernir o que é realmente importante daquilo que é apenas conveniente ou útil.

Que não criemos exigências para o próximo, mais do que exigem os seus Dez Mandamentos.

Faça com que mantenhamos o nosso foco no essencial, para que sigamos o velho princípio de sabedoria: “No necessário, unidade; no secundário, liberdade; em tudo, caridade!”

 

Maria santíssima, interceda sempre por nós, para que sejamos fiéis, sejamos coerentes, e sejamos transparentes, e que o nosso coração esteja sempre voltado para o seu Filho bendito e para tudo aquilo que ele nos deixou como caminho da verdade e da vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os fariseus e alguns mestres da Lei censuram os discípulos de Jesus por não observarem algumas regras de higiene, que fazem parte da tradição oral. Jesus declara-lhes que essa tradição apresentada como de origem divina é, ao contrário, de origem humana e, portanto, não pode ser imposta como de origem divina. Depois, chama a atenção dos fariseus que se baseiam numa observância puramente exterior que, por conseguinte, não é agradável a Deus: “Eles me prestam culto inutilmente”. Por fim, acusa os adversários de manipular a Lei de Deus, colocando essas tradições orais acima da Lei de Deus. Creem estar agradando a Deus, quando na verdade estão desprezando o próximo. Jesus, por isso, é categórico ao afirmar: “Para transmitir sua própria tradição, vocês invalidam a Palavra de Deus”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 7,1-13 - Justiça e coerência em nossa vida

 

Oração Inicial

 

O Evangelho nos aproxima do coração de Deus, alimenta nossa fé e nos sustenta na caminhada do dia a dia. Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Deixe que a palavra faça ressonância em seu coração….

 

“Jesus não veio mudar a lei, mas levá-la à plenitude. Uma lei se justifica quando preserva e cuida da vida. O excesso de normas e preceitos estava sufocando a espontaneidade da existência. Jesus coloca a lei em seu devido lugar e alcança à vida seu supremo valor. A convivência humana precisa de consensos para que o bem e a alegria possam fluir naturalmente. O apego excessivo às normas escraviza o precioso dom de viver. As leis não estão acima da vida; existem para plenificar e reunir as diversas manifestações que garantem o bem-estar. A maior de todas as leis é o amor. Quem vive o amor, mais se compromete com a fé em Jesus Cristo. É urgente recuperar o sentido do amor na convivência diária.”

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de Jesus? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado/a a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o/a cercam.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

 

BÊNÇÃO

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.