sexta-feira, 24 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito. – (Lc 9,18-22)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 24 DE SETEMBRO de 2021 (sexta-feira) 267 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PAIXÃO É TIJOLO. AMOR É CASA CONSTRUÍDA.

(Mariana Kadri)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DOS RIOS

DIA NACIONAL DA BÍBLIA

DIA DO MOTOTAXISTA (SP)

DIA DO SOFTBOL (SP

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A ELIMINAÇÃO DAS ARMAS NUCLEARES

DIA DO EMO

DIA DO TERAPEUTA FLORAL

DIA DA FUNDAÇÃO DA HONDA NO JAPÃO

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Santa Mercedes - Urupês (São Paulo) Coreaú (Ceará) Mar de Espanha (Minas Gerais) Agua Branca - São José de Piranhas - Soledade (Paraíba) Juruena (Mato Grosso) Cachoeira Alta - Córrego do Ouro (Goiás)Cantanhede - São Domingos do Maranhão - São José de Ribamar (Maranhão) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BERNARDO CONESSA DORAZIO (filho da minha sobrinha Patricia–Maringá /SP ) ANA RAQUEL ARAÚJO (minha prima–Brasília/DF ) elisabeth pereira pilli de oliveira (de Garça – Guarujá /SP) MARIA MADALENA FREITAS MEIRELLES (Sapeka Confecções Garça/SP) miriam lígia zapata de oliveira  (Hidrodex Garça/SP) MARCIO PEREIRA PARDINHO(Santander Marilia/SP) DIEGO MARANGÃO PEREZ (Garça/SP) Ana Cristina Alves de Souza (Garça/SP) Gerson Luiz Caparroz Junior (PPA-Garça /SP) José Miguel Santo Pietro(Garça /SP) NILVA ZANCOPÉ FERRARI (Garça /SP) Carol Puga Foganholi (São Sebastião Do Paraíso /MG) MARIA Silvia Rubello  (São Paulo /SP) Renata Rodrigues gelAmOs (Três Lagoas /MS) Marina Tarifa (Lions Clube de Tupã Curumim/SPPadre ADEMIR GONÇALVES (Congregação do Santíssimo RedentorPirapora do Bom Jesus /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUZIA RaFAel PEREIRA NOGUEIRA e JOÃO NOGUEIRA FILHOó1988ó33 ANOS (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP) NEUCY MARIA ERMACORA e JOSÉ LUIZ BURATOó1993ó28 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NoSSA SENHORA DAS MArcês

santa Rita Amada de Jesus

Beata Columba Gabriel

São GERALDO SAGREDO

São Lino

São Pacífico

São Vincenzo Maria Strambi

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - E procurava ver Jesus – Lc 9,7-9

 

 

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Solidário com seu povo, Deus o encoraja a reconstruir o templo, tarefa que há de beneficiar a todos, pois nesse lugar Ele estabelecerá a paz. Rezemos para que esta liturgia revigore nossa adesão ao Cristo morto e ressuscitado.

 

– Oração 

 

PAI, SÓ TU PODES REVELAR-ME A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS. QUE EU A CONHEÇA DE FORMA VERDADEIRA PARA PODER CONFORMAR COM ELA A MINHA VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 24 de setembro de 20216ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus se retira para rezar e a seus discípulos revela sua identidade: ele é de fato o Cristo de Deus, que “deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 

 

1ª Leitura (Ag 1,15b-2,9) – Ainda um momento, e hei de encher de esplendor esta casa.  1,15b-2,9:

 

1,15bNo segundo ano do reinado de Dario, 2,1no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu: 2“Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: 3Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era? 4Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. 5Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. 6Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. 7Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. 8Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 9O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 42(43)

 

Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!

 

 

– 24 de setembro de 20216ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.   (Lc 9,18-22)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”  

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Abracemos o nosso sofrimento de cada dia”

 

O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”

(Lucas 9,22).

Jesus está retirado com os Seus discípulos, e é para eles que Jesus pergunta: “Quem o povo diz que eu sou?”. Porque, uma vez, que a presença de Jesus é notória, todos falam d’Ele, mas o que o povo diz a respeito d’Ele? É claro que, quem não conhece a identidade, quem não conhece com profundidade cria as suas próprias identidades, os seus próprios conceitos e, muitas vezes, os próprios rótulos.

 

Quando conheço alguma coisa de forma superficial, analiso a superfície e falo daquilo que de superficial estou vendo. Muitos não conhecem a identidade de Jesus, seja na época de Jesus ou nos dias de hoje; e, por isso, dizem que Jesus é João Batista, outros dizem que Jesus é Elias, outros, talvez, que é algum dos profetas que está aqui, que Deus mandou de volta porque ele realiza coisas maravilhosas.

 

Tudo bem! O povo se encontra com Jesus em ocasiões especiais, o povo se encontra com Jesus quando d’Ele alcança graças. “E vocês que convivem comigo, comem comigo, estão no dia a dia comigo, para vocês quem sou eu?”, está perguntando o próprio Jesus. Essa mesma pergunta Ele está dirigindo a mim e a você, nós que comemos e bebemos com o Senhor, nós que comemos o Corpo do Senhor, bebemos o Sangue do Senhor, nós que ouvimos a Palavra do Senhor, nós que nos denominamos seguidores e discípulos do Senhor. Quem é Jesus?

 

“Se não olharmos para o Cristo sofredor, nós também não abraçamos os nossos sofrimentos”

 

Pedro respondeu sobre a sua identidade messiânica: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! Tu és o Cristo de Deus” (cf. Mateus 16,16). Quando Jesus proíbe Pedro de dizer isso aos outros, não é porque Pedro estava errado, mas é que Pedro compreendeu quem era, mas não entendeu o significado profundo do que, verdadeiramente, consiste ser o Messias, o Cristo.

 

Muitos de nós também temos uma visão ingênua de Jesus. É verdade Jesus é o meu Senhor, é o meu Salvador, é o meu Redentor, Jesus é o amor da minha vida. São respostas que nós damos a partir da experiência que d’Ele conhecemos, mas não podemos deixar de dizer que Ele é o Cristo Crucificado e Ressuscitado.

 

Alguns querem apenas pregar o Cristo glorioso, mas precisamos anunciar e pregar o Cristo servo, sofredor. Quando colocamos em nossas igrejas a imagem do Crucificado, em nossas casas, em nossas famílias, não é para exaltar o sofrimento, é para exaltar o Deus sofredor que assume todos os sofrimentos e dores da humanidade. É para tomarmos ciência de que Deus assume todas as fraquezas humanas.

 

Se não olharmos para o Cristo sofredor, nós também não abraçamos os nossos sofrimentos. Se não olharmos para as fraquezas do Cristo Crucificado, não abraçamos as nossas próprias fraquezas, porque queremos viver apenas a ilusão da glória sem passar pela Via-Sacra, sem passar pela cruz da existência nossa de cada dia. Queremos rejeitar o sofrimento dos sofredores, não queremos abraçar a vida como ela é. Não há glória, não há Cristo glorioso sem abraçarmos o Cristo sofredor; não há glória para a nossa vida, se não abraçarmos a nossa cruz e o nosso sofrimento de cada dia.

 

Jesus Cristo é o Senhor, mas Ele é o servo sofredor que ressuscitou por amor e que nos ensina, a cada dia, a carregarmos a nossa cruz.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Terminada sua oração individual, Jesus faz aos discípulos a pergunta fundamental: “Quem sou eu?”. E a faz em dois tempos, para que a resposta deles se destaque sobre as opiniões do povo. A pergunta é um desafio, não simples curiosidade. Ultrapassando o nível de resposta do povo, Pedro responde como cabeça de todos: “Tu és o Messias de Deus!”, isto é, o Ungido de Deus que vem implantar a era da justiça e da paz (cf. Is 11,1-9). Os discípulos, porém, terão de percorrer longo caminho até compreenderem a verdadeira identidade de Jesus: ele é o Messias que vai realizar sua missão como Servo sofredor. Os chefes do povo (anciãos, chefes dos sacerdotes e doutores da Lei), que mantêm a sociedade injusta, vão matá-lo. Ele, porém, ressuscitará e dará continuidade a seu projeto por meio de seus seguidores.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Messias de Deus, reconhecemos que não basta ter informações sobre quem tu és. É necessário que assumamos teu modo de vida, que sejamos teus fiéis seguidores, conscientes de que percorres um caminho de sofrimento até a entrega total de tua vida mediante tua morte na cruz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,18-22 - Qual sua resposta a Jesus: "Para você, quem eu sou?"

 

Oração Inicial
A todos nós, reunidos pelas redes sociais, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:

Jesus,

Sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Leiamos:

 Lc 9,18-22, e observemos as perguntas de Jesus.

 

Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:

- Quem o povo diz que eu sou?

Eles responderam:

- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.

- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.

Pedro respondeu:

- O Messias que Deus enviou.

Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:

- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.

 

Quando Jesus pergunta sobre sua identidade, devido à convivência com Ele, os discípulos já têm uma ideia formada. Ouviram tanta coisa, viram muitas outras, sentiram a presença do Mestre, conviveram com ele, pode-se dizer: “fizeram a experiência de Deus” . Não há mais dúvida. Pedro fala em nome de todos com sua forte expressão de fé: “És o Messias!” A partir disso, Jesus se faz mais íntimo: fala de seu futuro sofrimento, de sua morte e ressurreição.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

 

A fé em Jesus Cristo que vivo é para ser comunicada. Como dizem os bispos da América Latina:

“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32).

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

 

Rezemos o  Salmo 42(43)

 

Espera em Deus! Louvarei novamente / o meu Deus salvador!

 

Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me / contra a gente impiedosa; / do homem perverso e mentiroso / libertai-me, ó Senhor! – R.

 

Sois vós o meu Deus e meu refúgio: / por que me afastais? / Por que ando tão triste e abatido / pela opressão do inimigo? – R.

 

Enviai vossa luz, vossa verdade: / elas serão o meu guia; / que me levem ao vosso monte santo, / até a vossa morada! – R.

 

Então irei aos altares do Senhor, / Deus da minha alegria. / Vosso louvor cantarei ao som da harpa, / meu Senhor e meu Deus! – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

 

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vamos demonstrar pela vida a fé que recebemos no Batismo e que vivemos como pessoa cristã.

Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar. Vamos repeti-la durante o dia.

 

Bênção 

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.