quarta-feira, 15 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 15 DE JUNHO de 2022 (quarta-feira) 166º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AMAR NÃO É OLHAR UM PARA O OUTRO, É OLHAR JUNTOS NA MESMA DIREÇÃO.

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

 DIA DO PALEONTÓLOGO

 DIA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA VIDA DA JUVENTUDE

 DIA DA ENERGIA EÓLICA

 DIA DA MADRINHA

 DIA DO PADRINHO

 DIA DO VENTO

 DIA DO PODER DO SORRISO

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO ACRE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES EUROPEIAS DE FUTEBOL (UEFA) NA SUÍÇA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE FORTALEZA-CE

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ACRE EM RIO BRANCO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquete - Santa Bárbara D'Oeste (São Paulo) Novo Gama - Valparaíso de Goiás (Goiás) Tefé (Amazonas) Monteirópolis (Alagoas) Itajaí - Witmarsum (Santa Catarina) Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) Arez (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ELCYR “CIRO” CAPELLINI (primo-Póvoa de Varzim-Distrito de Porto-Portugal) NETO AMARAL (primo-Bauru /SP) JANAINA PELOSO (DROGARIA E PERFUMARIA Garça /SP) “GÍ“ GISLEINE APARECIDA SANTINI BARRETO (de Garça-Bauru /SP) ELIZA CHEKERDEMIAN (Casa São Paulo – Garça/SP) HELOANE ANDRADE VIEIRA DE CARVALHO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) SONIA MARIA TAEITTI FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) LUIZ CARLOS DA SILVA (Lions Clube de Tupã /SP) LAURA BEATRIZ DORETTO (LEO Clube de Tupã /SP) MARIO SERGIO PIRES (Americana /SP) LUIZ GUILHERME GUIMARÃES (Escritório Modelo Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOSó2013ó9 ANOS  (Pró-pároco da Pró-Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE GUARAÇAÍó2020ó ANO  (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1958ó64 ANOS  (Distrito LC 8)

 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃOó1990ó32 ANOSó (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO VITO DA LUCÂNIA

■ SÃO BERNARDO DE MENTON

■ SÃO LANDELINO

■ SÃO LOTÁRIO

■ SÃO LUÍS MARIA PALÁZZOLO

■ BEATA ALBERTINA BERKENBROCK

 ALBERTINA (BRASIL, 1919-1931), JOVEM DE VIDA SIMPLES, FOI BEATIFICADA EM 2007. A EXEMPLO DE MARIA GORETTI, COM 12 ANOS DE IDADE FOI ASSASSINADA POR MANTER-SE FIRME NA FÉ QUE RECEBERA DOS PAIS.  

■ BEATO PEDRO SNOW

■ BEATO RODOLFO GRIMSTON

■ BEATO CLEMENTE VISMARA

■ BEATO TOMÁS SCRYVEN

■ SANTA BÁRBARA CUI LIANZHI

■ SANTA BENILDE

■ SANTA CATARINA TEKAKWITHA 

■ SANTA EVELYN UNDERHILL 

■ SANTA GERMANA COUSIN DA FRANÇA 

■ SANTO ABRAÃO DE CLERMONT 

■ SANTO AMÓS

■ SANTO HESÍQUIO

■ SANTO ISFRIDO 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus instruí seus discípulos e cada um de nós sobre as disposições necessárias para a coerência em nossas atitudes: Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros – Mt 6,1-6.16-18

 

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Ao ser arrebatado por Deus, Elias deixa seu “espírito” em herança a Eliseu, tornando-o zeloso profeta do Senhor. A liturgia nos questiona: que herança espiritual estamos deixando aos que vêm depois de nós?

 

– Oração 

 

PAI, SÓ TE AGRADAM AS AÇÕES FEITAS NA SIMPLICIDADE E NO ESCONDIMENTO. QUE EU PROCURE SEMPRE AGRADAR-TE, ENVEREDANDO POR ESTE CAMINHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de junho de 2022 quarta-feira da 11ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 O verdadeiro discípulo de Jesus pede dons não para se favorecer, mas para servir; realiza as próprias obras não para dar espetáculo, mas para agradar a Deus.

 

 

1ª Leitura (1Rs 2,1.6-14) – Num carro de fogo, Elias subiu ao céu.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

 1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos. 7Então, cinquenta dos filhos dos profetas os seguiram e ficaram parados, à parte, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”. 10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão. 14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas, dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu nas águas, que se dividiram para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 31(30)

 

Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

 

 

– 15 de junho de 2022 quarta-feira da 11ª Semana Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.   (Mt 6,1-6.16-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama realmente guardará minha palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

11ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 6,1-4: Disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”.

 

Jesus, o senhor sempre deu valor às pessoas que agiam para serem fiéis à própria consciência e tendo primeiramente Deus diante de si.

Por isso, causava-lhe mau estar ver a religião praticada como objeto de marketing pessoal ou grupal, por pessoas que queriam ter sucesso, serem vistas e elogiadas.

Não lhe agradava a esmola dada, a oração executada e as penitências feitas com a intenção de se exibir diante dos outros e de receber elogios.

Nada disso tinha valor diante do seu Pai, que está nos céus.

O senhor queria que os atos religiosos, desde a esmola até a oração e o jejum fossem atitudes que brotassem do desejo espiritual de agradar a Deus e de fazer o bem ao próximo, sem depender de quem visse ou aplaudisse.

A boa ação deveria ser como uma ligação quase secreta entre o senhor e o seu discípulo, numa relação íntima de amizade entre mestre e discípulo.

 

Senhor, a nossa geração vive mergulhada na cultura da imagem exterior.

Já não é preciso tocar trombeta diante de nós, porque temos um instrumento muito melhor, as redes sociais.

Muitos vivem preocupados com as imagens que publicam de si próprios, sempre tentando exibir mais do que são e sentem realmente.

Tudo é filmado, tudo é publicado, tudo é sorrisos, que trazem felicidade ou tristeza conforme as reações que provocam.

 

Senhor, corremos o risco de viver mais preocupados com a recompensa que recebemos dos outros do que com a recompensa de Deus.

Mais uma vez lhe suplicamos que seu Espírito nos faça simples e pobres em espírito, sem vaidades e sem competições, para que a nossa constante preocupação seja manter uma consciência limpa e uma intenção reta diante do senhor e do Pai do céu.

 

Maria santíssima, quase ninguém percebeu a sua grandeza enquanto viveu aqui na terra, porque foi sempre a serva do Senhor.

Faça-nos aprender com a senhora, em tudo o que fazemos, a sempre engrandecer o Senhor e que nosso espírito exulte em Deus, nosso salvador. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua seu ensinamento no contexto do sermão da montanha, apresentando três práticas importantes para os judeus e também para os cristãos: a caridade, a oração e o jejum. Práticas que os judeus começaram a viver no tempo do exílio babilônico, quando não tinham mais o templo para se reunir e realizar sacrifícios. Essas práticas são válidas também para nós nos dias de hoje. Jesus não as condena, mas condena a maneira errada de vivê-las. Não são para nos exibir diante dos outros e ser aplaudidos, como fazem as pessoas hipócritas ou falsas. A esmola ou a caridade é nossa preocupação para com os outros, principalmente aqueles que mais necessitam. A oração nos coloca em comunhão com Deus para aprender dele a conduzir nossa vida. O jejum nos leva a separar aquilo que é fundamental em nossa vida daquilo que é secundário, dispensável.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia

 

Oração Inicial

 

No Evangelho, Jesus instruí seus discípulos e cada um de nós sobre as disposições necessárias para a coerência em nossas atitudes. Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus continua nos ensinando como devem ser nossas atitudes. Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Assinale a grande atitude sobre a qual Jesus faz o contraponto.

 

“Temos, hoje, um belo ensinamento sobre a oração e outras práticas religiosas. A oração dos seguidores de Jesus tem um caráter de relacionamento pessoal e amoroso com Deus, seu Pai. É o que está dito nesta palavra sobre entrar no quarto, fechar a porta e orar ao Pai que está na intimidade de cada um, de cada uma. Orar sem procurar a visibilidade dos olhares e dos holofotes, mas com a intimidade de um filho, de uma filha que fala a sós com seu Pai. Não ceder à tentação da ostentação. Dar esmola sem tocar a trombeta diante de si, com discrição. Jejuar sem desfigurar o rosto. Chamar a atenção para si, para a própria santidade, já não é mais uma homenagem a Deus, mas ao próprio ego, à própria imagem.”

 

2. Meditação (Caminho)

Devo estar sempre vigiando as intenções que orientam meu proceder; as motivações que movimentam minha vida.

O que diz para mim esse Evangelho? Como faço minhas opções na prática da solidariedade, na oração e no testemunho cristão? No Senhor está a vida sem maquiagem ou duplo comportamento. É nessa estrada de Jesus que eu caminho?

 

3.Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?

Fale com Ele a partir de seu intimo, depois reze com o salmista:

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!

A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.

Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.

Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam,não ponham nelas o coração.

Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.

Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.” Salmo 62)

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

 

 

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)