terça-feira, 15 de janeiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ensinava como quem tem autoridade. - (Mc 1,21b-28)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 15 DE JANEIRO DE 2019 (terça-feira) 015º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Fonte:  pressclipping@fenacon.org.br     
NÃO HÁ NOITE TÃO LONGA QUE NÃO ENCONTRE O DIA.”
 (Cardeal de Retz)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA
DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO
DIA NACIONAL DO JOGO LIMPO E DE COMBATE AO DOPING NOS ESPORTES
DIA DOS ADULTOS
DIA DO COBRADOR DE ÔNIBUS
DIA DA WIKIPEDIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Veranópolis (Rio Grande do Sul) Pilão Arcado (Bahia) Ouro Velho (Paraíba) Lima Campos (Maranhão) Itaboraí - Nova Iguaçu - Paraíba do Sul (Rio de Janeiro) Icapuí (Ceará)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRA CHIEREGATTO (Lions Clube de Amparo /SP)EDENILSON CLAUDIO GONÇALVESCAPILÉ (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) IVAN ISIDORO (Lions Clube de Dracena /SP) INÊS RUBIRA (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP)MARCOS ROBERTO TODA (Lions Clube de Florida Paulista Cidade Amizade /SP)RENI AP DE FREITAS BATISTA (Lions Clube de CASSILANDIA VALE DO APORE /MS)CAETANO GALDI (Lions Clube Penha São Paulo /SP)ALBERTO ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça /SP)ROBERTO QUARTIM BARBOSA (RB Alimentos-Garça /SP)MARILENE MOYSÉS DA SILVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça)/SP)ANIBAL COSTA (Campos de Jordão /SP)ANDRÉA SGARBI MORALES (Garça /SP)SARAH VALERIO (Garça /SP)LAURIDICE PEREIRA DE GODOY (Cabrália Paulista /SP)PAULO EDUARDO MARINHO (Ilha Solteira /SP) JOSÉ HENRIQUE ZERBINI (Garça /SP)SONIA REGINA GOMES (Garça /SP) SEBASTIAO JUVENCIO (Garça /SP)NAZIRA RABAH SANTOS (Taboão da Serra /SP)PE. GABRIEL MARIA MÃE DA MISERICÓRDIA (FGMC-Lucélia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LUCIA CASSOLA BARROS e PEDRO GELMI BARROSó1981ó38 ANOSó(Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP) LEDA E PASCOAL TOMAZELA JUNIOR ó(Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PE. CLEBER POLIZERó1983ó36 ANOSó(RSV-Pároco de Santa Isabel de Marília /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTO AMARO
SÃO PAULO – O Ermitão
SANTO ARNALDO JANSSEN
SÃO PLÁCIDO
SÃO ROMEDIO

- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.
■ Coroado de glória e honra após provar a morte, Jesus nos santifica e livra de todo mal. Acolhamos com alegria o ensinamento novo que ele nos dá com autoridade.. 
– Oração 
SENHOR JESUS, LEVA-ME A PERCEBER, POR TRÁS DE TEUS GESTOS E PALAVRAS, A PRESENÇA DO PAI AGINDO POR MEIO DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Terça-feira – 1ª Semana   do Tempo Comum - 15 de janeiro de 2019 
■ A graça de Deus foi alcançada por Jesus em favor de todos. Ele, a quem todas as coisas se submetem, ensina-nos a nos libertarmos do poder do mal. 

1ª Leitura (Hb 1,1-6) – Convinha que por meio dos sofrimentos levasse o iniciador da salvação deles à consumação.   Leitura da Carta aos Hebreus:

5Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6A este respeito, porém, houve quem afirmasse: “O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares? 
7Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8e todas as coisas puseste debaixo de seus pés”. Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 
10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, como os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12dizendo: “Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembleia te louvarei”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 8
Destes domínio ao vosso Filho / sobre tudo o que criastes.

– Evangelho do dia 
– Terça-feira – 1ª Semana   do Tempo Comum - 15 de janeiro de 2019 
Ensinava como quem tem autoridade.  - (Mc 1,21b-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13) 
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”!
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Jesus veio para destruir o maligno que está entre nós”
Deixemos Jesus destruir a força do mal em nosso coração, deixemos Ele destruir o poder do maligno que está agindo em nossa vida!
Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: ‘Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus’” 
(Marcos 1,23-24).
A primeira coisa que precisamos afirmar é: Jesus veio para destruir o mal, porque se Jesus não destrói o mal e os espíritos malignos, eles destroem nossa alma, nossa mente, vontade e comunhão com Deus.

Precisamos permitir que Jesus destrua o poder do mal. Veja que Jesus não só expulsa o maligno, mas destrói a força d’Ele em nossa vida, porque, quando a força do mal entra no nosso coração, ela nos corrompe por dentro. Começamos a ter pensamentos maus, sentimentos maus, convicções malignas, começamos a fazer o mal de forma que pareça natural. A maldade se tornou uma coisa elementar na nossa vida natural, e isso não pode. Por isso precisamos invocar o poderoso nome de Jesus, para destruir a força do mal dentro de nós.

Quando entra um mal pensamento em nós, esse pensamento é alimentado e cresce; então, ficamos maus. Quando levamos esse mau pensamento adiante, ele provoca um mal maior. Quando cultivamos um mau sentimento em relação a alguém, esse sentimento é destrutivo. Vejamos o que o ressentimento faz na nossa vida: a mágoa, o ódio e o rancor destroem a força do amor em nós, depois, os nossos relacionamentos. E, por onde vamos, espelhamos e semeamos o mal.

Quando estamos com raiva ou ressentidos com alguém, levamos esse mal para os outros. Quando lembramos daquela pessoa, azedamo-nos e também azedamos o ambiente em que estamos, porque o mal está em nós. Achamos sempre que o mal é aquela pessoa, e ela pode até ter as maldades dela, mas o problema é a maldade que ela jogou em nós, e nós a compramos.

Deixemos Jesus destruir a força do mal em nosso coração, deixemos Ele destruir o poder do maligno que está agindo em nossa vida, está corroendo, corrompendo as nossas relações e a nossa relação com Deus.

Jesus veio para destruir o mal, para expulsá-lo da nossa vida. O demônio não é o nosso problema, porque ele é um derrotado por Deus, mas é o joio e a força maligna que ele semeia, e nós, muitas vezes, a compramos. Jesus veio para destruir o mal em nossa vida.

Permitamos que o poder de Deus realize aquilo que Jesus veio para realizar entre nós.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Quem é Deus? Deus tem um nome!
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— presenciamos uma cena horripilante: O diabo diz saber quem é Jesus. Ainda mais: Confessa a santidade de Deus! Cristo impõe-lhe silêncio... E nós, saberíamos dizer quem é Deus? Moisés pediu-lhe seu nome e Deus deu-lhe: “Eu sou aquele que sou”. O Filho encarna-se e toma um nome: “Jesus de Nazaré”. Quem não tem nome é o diabo: É, simplesmente, “legião”.

Deus tem um nome e nos chama pelo nosso nome. É pessoa e procura à pessoa. Tem um rosto e procura nosso rosto. Tem um coração e procura nosso coração. Nós não somos para Ele uma função numa maquinaria cósmica. Nome equivale a aptidão para ser chamado, equivale a comunidade. Por isso, Cristo é o verdadeiro Moisés, a culminação da revelação do nome.

—Jesus, Tu não trazes uma “palavra nova” como nome: Tu mesmo és o rosto de Deus. Graças a ti podemos invocar a Deus como “tu”, como pessoa, como coração.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Os ensinamentos de Jesus tocam o íntimo dos seus ouvintes.
Cheio de convicção, ele fala de sua comunhão com o Pai, fonte autorizada e inesgotável de sua pregação, e revela os projetos de Deus sobre o mundo.
As pessoas ficam encantadas com o ensino de Jesus, porque havia total coerência entre as suas palavras e a sua vida.
O episódio apresenta, na linguagem e na mentalidade da época, Jesus enfrentando os poderes do mal que escravizam o ser humano.
O espírito mau representa as pessoas que não aceitam a novidade de Jesus, isto é, liberdade e vida para todos.
Elas preferem permanecer atreladas a uma instituição que oprime e explora os outros.
Jesus, o “santo de Deus”, expulsa o espírito imundo.
Um “ensinamento novo, dado com autoridade” se confirma com a prática concreta de libertação.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 1,21-28 - Jesus ensinava com autoridade
Oração Inicial
- A nós, que nos encontramos na rede social,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede ,
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
 (Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio na Bíblia,  atentamente, o texto: Mc 1,21-28.
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, e, no sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou:
- O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao espírito mau:
- Cale a boca e saia desse homem!
Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem.
E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galileia.
Refletindo
Este texto apresenta o encontro de Jesus na sinagoga de Cafarnaum, num dia de sábado. Ele ensina e age com autoridade.
O povo se impressionou com a autoridade de Jesus e tentava entendê-lo.
A Palavra nos ensina que Jesus teve toda autoridade  para ensinar.
Em Mt 7,28-29: "Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento,  porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os doutores da Lei".
Em Lc 4,36, Jesus teve autoridade para expulsar o mal: "O espanto tomou conta de todos, e eles comentavam entre si: «Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos maus com autoridade e poder, e eles saem."
Jesus tem autoridade para curar. Em Mt 9,1-8,ele cura um paralítico.
Jesus tem poder para perdoar pecados. Veja em Mc 2,10-12: disse Jesus "Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados, - disse Jesus ao paralítico -  eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.»  O paralítico então se levantou, tomou sua cama e saiu diante de todos".
Mas, afinal, o  que é "autoridade" (exousîa, no original)?
Às vezes se traduz "autoridade" como “poder”. Na origem da palavra está o “poder da escolha”, a “liberdade de agir” e da “permissão”. Então, a "exousîa" é “o poder de autoridade e de direito para realizar certos atos e decisões” e acaba sendo associada com o poder de governar.
Este  exercício da autoridade de Jesus era, no entanto,  limitado pela incredulidade do povo.
Em João 1,12 temos a confirmação de que aqueles que creram nele e o receberam, e a estes ele deu o poder (=a autoridade) de se tornarem filhos de Deus. A autoridade de Jesus era evidente. Não precisava ser acadêmico ou receber uma ordenação.
Não havia  para Jesus, o Filho de Deus, impedimentos para este exercício.
O espírito mau dominou e desestruturou a vida do homem que chegou à sinagoga. Sua vida era tão desintegrada e vulnerável que achou que Jesus queria lhe fazer mal: "Você veio para nos destruir?" Diante desta incapacidade do homem de reconhecer a necessidade de libertação, Jesus se impôs. Usou de sua "autoridade",  ordenando ao espírito mau: "Cale a boca e saia desse homem!".
E o homem ficou livre do mal. Ele acreditou!
A palavra, crer significa: ser fiel; ter certeza, confirmar, apoiar. O "amém" tem o mesmo significado de confirmação.
Jesus usava esta palavra, quando dizia: “em verdade” para garantir a certeza duma questão.
Convencido da autoridade do Mestre, acreditando, o povo "espalhou" o fato por toda a Galileia.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? Recordo o que disseram os bispos em Aparecida sobre a vulnerabilidade dos mais fracos: "De nossa fé em Cristo nasce também a solidariedade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço. Ela há de se manifestar em opções e gestos visíveis, principalmente na defesa da vida e dos direitos dos mais vulneráveis e excluídos, e no permanente acompanhamento em seus esforços por serem sujeitos de mudança e de transformação de sua situação" (DAp 394).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo com Jesus: Pai nosso... 
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. 
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.