quarta-feira, 1 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? - (Mt 8,28-34)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 0DE JULHO de 2020 (quarta-feira) 183º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NÓS SOMOS RÁPIDOS PARA EXIGIR E LENTOS PARA COMPREENDER.
(Augusto Cury)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO INICIO DO ANO LEONISTICO 2020/2021
 DIA MUNDIAL DA LEI
 DIA NACIONAL DO SESI
 DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS
 DIA INTERNACIONAL DA ARQUITETURA
 DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Assis (São Paulo) Alto Alegre - Bonfim - Mucajaí - Normandia - São João da Baliza - São Luiz (Roraima) Liberato Salzano (Rio Grande do Sul) Marianópolis do Tocantins - Santa Tereza do Tocantins (Tocantins) Vila Pavão (Espirito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVIO LOPES PERES (Psicólogo-m/primo-Lions Clube de Marilia/SP) FAGNER ROBERTO SITTA DA SILVA (Lions Clube Universitário de Garça/SP) PDG FRANCISCO ANTONIO SERRALVO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) BRUNO GABRIEL DA SILVA (Lions Clube de iacri /SP) SÉRGIO LUIZ MAGRI (Lions Clube de Rio Claro /SP)IVAN MALHEIROS (Receita Federal-ENS Setor de Marília /SP)  STELA MARIA GARCIA DE ALMEIDA (Marilia/SP)  MARCO ANTONIO PAVARINI (Garça/SP) LOURDES DE APARECIDA BARBOSA BRAGATO (Garça/SP) Dr ALBERTO BARBANTE KERBAUY (Marilia/SP) VALDENIR GONÇALVES (Garça/SP) RAFAEL VALSECHI RIBEIRO DE SOUZA (Bauru /SP) EMERSON LUIZ BASSETTO (Garça /SP) REGINALDO LUIZ PARENTE (Vereador-Garça /SP) ■Padre RAFAEL LOPES CIUFFA (Paroquia São Pedro Apóstolo de Garça /SP)VITOR BOA SORTE (Marilia/SP)


 SANTO DO DIA 
■ SÃO OLIVER PLUNKETT
SÃO GALO
SÃO AARÃO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
O fato de Deus escolher um povo particular ao qual amou acima dos outros não o dispensa de suas responsabilidades. Por meio do seu profeta, Deus pede contas das atitudes de Israel. Apliquemos a nós diariamente as advertências do Senhor. 
– Oração 
PAI, COLOCA-ME BEM JUNTO DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE AS FORÇAS DO MAL NÃO PREVALEÇAM CONTRA MIM NEM ME MANTENHAM PRISIONEIRO DE SEU PODER OPRESSOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 01 de julho de 2020  4ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Deus não exige sacrifícios de seus filhos e filhas nem manifestações cultuais extravagantes. Ele deseja que nos encontremos com a sua Palavra para acolhermos o bem e recusarmos todo mal. 

1ª Leitura (Am 5,14-15.21-24) – Livra-me da balbúrdia dos teus cantos; que a justiça seja abundante como água.  Leitura da Profecia de Amós:

14Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida, só assim o Senhor Deus dos exércitos vos assistirá, como tendes afirmado. 15Odiai o mal, amai o bem, res­tabelecei a justiça no julgamento, talvez o Senhor Deus dos exércitos se compadeça do resto da tribo de José. 21“Aborreço, rejeito vossas festas, diz o Senhor, não me agradam vossas assembleias de culto. 22Se me oferecerdes holo­caustos, não aceitarei vossas oblações e não farei caso de vossos gordos animais de sacrifício. 23Livra-me da balbúrdia dos teus cantos, não quero ouvir a toada de tuas liras. 24Que a justiça seja abundante como água e a vida honesta, como torrente perene”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 50(49)
A todos que procedem re­ta­mente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.


– 01 de julho de 2020  4ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? - (Mt 8,28-34)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 - Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Jesus expulsa o poder do mal da nossa vida”
Eles então gritaram: ‘Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
(Mateus 8,29)
Eram dois homens que estavam possuídos pelo demônio. Eles saíam dos túmulos e, de forma violenta, os demônios agiam naqueles homens. A violência ainda se tornou a agitação maior porque Jesus se aproximou.

Quando Jesus se aproxima, quando Ele está próximo de nós, os demônios se agitam porque Ele expulsa o poder do mal da nossa vida. Aquilo que realmente atormenta a nossa vida é Jesus que tem o poder de nos libertar, nos curar e nos livrar da ação do maligno.

Não fiquemos sobre o tormento do mal, permitamos que Jesus nos purifique e nos liberte, porque, se estamos demasiadamente agitados e violentos, se dizemos palavras que são grossas, nós nos tornamos agressivos uns com os outros. É preciso expulsar esse espírito agressivo que nos atormenta por dentro, que nos deixa agitados em demasia e colocamos para fora, agredimos uns aos outros.

Quando Jesus aproxima-se é para tirar aquilo que tira a nossa paz interior, a nossa serenidade e sobriedade, aquilo que nos tira do caminho da paz da alma. 

“Quando Jesus se aproxima, os demônios se agitam porque Ele expulsa o poder do mal da nossa vida”

Aproximemo-nos de Jesus e permitamos que Ele expulse os nossos pensamentos tortuosos, maldosos, impuros e mundanos. Permitamos que Jesus se aproxime do nosso coração e tire dele tudo aquilo que está sujo, impuro e é do mal.

Por que os demônios pediram: “Então nos lance aos porcos”? O lugar do que é sujo é na sujeira, e não somos o lugar da morada dos porcos, de forma alguma. Porque, à medida que vamos deixando o mundo nos conduzir, a nossa mente se torna suja, impura, maldosa, maliciosa e cheia de pensamentos negativos, destrutivos e, de repente, vemos que da nossa boca saem palavras perniciosas, enganosas, mentirosas e falsas; da nossa boca está saindo palavrões, agressões e percebemos que começamos a gritar uns com os outros.

As agressividades virtuais estão soltas porque deixamos a sujeira não só entrar mas também permanecer em nós. Aquele que se aproxima de Jesus precisa se permitir ser lavado e purificado. Que sejam expulsos os demônios que atormentam a nossa vida, para vivermos a pureza dos filhos de Deus.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O fato se dá em território pagão. Tendo vindo para libertar a todos, Jesus ultrapassa as fronteiras de Israel. Depara-se com uma cena desumana: vêm ao seu encontro dois endemoninhados que moravam no cemitério e aterrorizavam os passantes. Jesus enfrenta a situação deplorável. Dá ordem para que os demônios voltem para o mundo da impureza, simbolizado pelos porcos, animais considerados impuros pelos judeus. Os porcos eram também símbolo do poder militar, religioso e comercial romano. O Reino de Deus derruba a pretensão desses poderes sobre o povo. Enquanto os dois homens celebram o poder libertador de Jesus, os moradores da região o expulsam como indesejável. Mais preocupados com o dinheiro e seus negócios do que com a vida humana, eles não acolhem a presença transformadora de Jesus.

ORAÇÃO
Ó Jesus, Filho de Deus, libertas de situação deplorável dois homens com espíritos impuros. E permites que os porcos, possuídos pelos mesmos espíritos impuros, precipitem-se nas águas. Os habitantes do lugar, apegados aos bens materiais, rechaçam a tua presença libertadora. Lamentavelmente! Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 8,28-34 - Jesus liberta um possuído pelo mal

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Em nome do Pai...

Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande,
aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora,
fechado a todas as ambições mesquinhas,
alheio a qualquer desprezível competição humana,
compenetrado do sentido da santa Igreja!
Um coração grande,
desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus!
Um coração grande e forte
para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte
para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço,
toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte,
constante até o sacrifício, se for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e  
cumprir, humildemente a vontade do Pai. Amém.
Papa Paulo VI

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente, o texto: Mt 8,28-34, e observamos a atitude de Jesus contra o mau espírito.

Quando Jesus chegou à região de Gadara, no lado leste do lago da Galileia, foram se encontrar com ele dois homens que estavam dominados por demônios. Eles vinham do cemitério, onde estavam morando. Eram tão violentos e perigosos, que ninguém se arriscava a passar por aquele caminho. Eles começaram a gritar:
- Filho de Deus, o que o senhor quer de nós?
O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo?
Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência:
- Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos!
- Pois vão! - disse Jesus.
Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram. Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e chegaram até a cidade. Lá contaram tudo.
Isso e também o que havia acontecido com os dois homens que estavam dominados por demônios.
Então todos os moradores daquela cidade saíram para se encontrar com Jesus; e, quando o encontraram, pediram com insistência que fosse embora da terra deles.

Refletindo
Jesus demonstra sua postura contra o mau espírito: inveja, violência, egoísmo, ganância, orgulho. Demonstra que o Filho de Deus veio para "castigá-los" ou, expulsá-los. Jesus veio para livrar a pessoa humana de toda má influência. A perversidade era tanta que os espíritos maus se apossando dos porcos os precipitaram com violência no mar.

Se, de um lado, os dois homens e a população ficaram livres dos demônios, de outro, se sentiram prejudicados economicamente com o afogamento dos mortos. Por isso, pedem "com insistência" para que Jesus vá embora.

Medo ou preocupação material impediram que os gadarenos desfrutassem da presença do Filho de Deus.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Deixamos que a Palavra nos toque o coração? Que ela expulse qualquer sentimento mau que  possamos ter?
Buscamos unicamente a Deus, a nossa libertação do mal? Nossa preocupação com o bem-estar material é maior do que a vida espiritual, em Deus?

Meditando
Os bispos, na V Conferência em Aparecida, afirmaram: “Diante de uma vida sem sentido, Jesus nos revela a vida íntima de Deus em seu mistério mais elevado, a comunhão trinitária. É tal o amor de Deus, que faz do homem, peregrino neste mundo, sua morada: “Viremos a ele e viveremos nele” (Jo 14,23). Diante do desespero de um mundo sem Deus, que só vê na morte o final definitivo da existência, Jesus nos oferece a ressurreição e a vida eterna na qual Deus será tudo em todos (cf 1 Cor 15,28). Diante da idolatria dos bens terrenos, Jesus apresenta a vida em Deus como valor supremo: “de que vale alguém ganhar o mundo e perder a sua vida?” (Mc 8,36) (DAp 109).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Invocamos o Espírito de Deus para que nos liberte de todo mal.


Vinde, Espírito Santo,

E dai-nos o dom da sabedoria,
Para que possamos avaliar todas
As coisas à luz do Evangelho
E ler nos acontecimento da vida
Os projetos de amor do Pai.
Dai-nos o dom do entendimento,
Uma compreensão mais

Profunda da verdade,
A fim de anunciar a salvação
Com maior firmeza e convicção.
Dai-nos o dom do conselho,
Que ilumina a nossa vida
E orienta a nossa ação segundo
Vossa Divina Providência.
Dai-nos o dom da fortaleza.
Sustentai-nos, no meio de tantas
Dificuldades, com vossa coragem,
Para que possamos
Anunciar o Evangelho.
Dai-nos o dom da Ciência,
Para distinguir o único necessário
Das coisas meramente importantes.
Dai-nos o dom da piedade,
Para reanimar sempre mais
Nossa íntima comunhão convosco.
E, finalmente, dai-nos o dom do
Vosso santo  temor,
Para que, conscientes de
Nossas fragilidade,
Reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Os bispos, na Conferência de Aparecida lembraram a constatação de são Paulo:

A criação leva a marca do Criador e deseja ser libertada e “participar na gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8,21). (DAp 28).

Nós nos propomos a ajudar as pessoas a viverem esta libertação.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.