quinta-feira, 11 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. – (Mt 18,21-19,1)


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 11 DE AGOSTO de 2022 (quinta-feira) 223º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NINGUÉM IGNORA TUDO, NINGUÉM SABE TUDO. POR ISSO, APRENDEMOS SEMPRE.

(Paulo Freire)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO ADVOGADO

 DIA DO DIREITO

 DIA DO JURISTA

 DIA DO MAGISTRADO

 DIA DA PENDURA

 DIA DO ACUPUNTURISTA

 DIA NACIONAL DO ESTUDANTE

 DIA LATINO-AMERICANO DO NUTRICIONISTA

 DIA INTERNACIONAL DA LOGOSOFIA

 DIA DO GARÇOM

 DIA DA TELEVISÃO

 DIA DA PINTURA

 DIA DO HIP HOP

 DIA DE BRINCAR NA AREIA

 DIA DA CONSCIÊNCIA NACIONAL

 DIA DO TRABALHADOR HOTELEIRO

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA CASA DO ENGENHEIRO MILITAR

 DIA DA FUNDAÇÃO da União Nacional dos Estudantes (UNE)

 DIA DA FUNDAÇÃO da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA)

 DIA DA FUNDAÇÃO da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Recife

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA DE CAMPINAS-SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Tatuí - Pereira Barreto (São Paulo) Nova Prata (Rio Grande do Sul) Itapaci (Goiás) Nova Bandeirantes (Mato Grosso) Pedro II (Piauí) -

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   MARCOS EDUARDO MARQUIZEPPE (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)ELISANDRO MARIANI (Lions Clube de Chapadão Do Sul /MS)FREDERICO DIMOV JUNIOR (PDG-Lions Clube de São Paulo Ipiranga/SP)ROBERTO ALEXANDRE BARCONI (PDG-DLA-3 -SE-AL 2020/21 Recife / PE)MARCIA TOSTES (Lions Club de São Pedro da Aldeia-Rio de Janeiro /RJ) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)ANTONIA ROSA ROSÁRIO (Garça /SP) CLAUDETE CORREIA GEROTTO (Garça /SP)LEANDRO RECH (Frelux de Garça /SP)WILSON KIKUO KIMURA (Kimura & Cia Ltda. Garça /SP)CASSIO RODRIGUES (Cuiabá /MT)Reinaldo Tramontini PortellinhA (Orthodental.com.br-Garça /SP)EDMAR CORREA (Garça /SP)ANTONIO (LEÃO) ACHILLES NETO (Garça /SP)RODRIGO VEGGIAN (professor na EMCA-Garça /SP)VERA ALICE BELLEI (Garça / SP)ANTONIO ORNELAS ALMEIDA  (Garça/SP)MARIA HELENA FRABETTI VIEIRA (Garça /SP) ODAIR PEREIRA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó49 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA CLARA DE ASSIS

■ Clara (Itália, 1193-1253), foi a primeira mulher que se entusiasmou pelo ideal de Francisco de Assis. Fundou com ele a segunda ordem franciscana, as Clarissas e soube transformar longos anos de enfermidade em apostolado fecundo. É a padroeira da comunicação televisa.  

SANTA FILOMENA

SANTA SUSANA DE ROMA

SANTA ATRACTA

SANTA RUSTÍCOLA

SANTO ALEXANDRE DA TURQUIA

SANTO EQUÍCIO

■ SÃO TIBÚRCIO MÁRTIR

■ SÃO TAURINO DA FRANÇA

■ SÃO RUFINO DA ITÁLIA

■ SÃO CASSIANO BISPO

■ SÃO GAUGERICO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Deus nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai:- O senhor teve compaixão e perdoou-lhe – Mt 18,21-19,1

 

Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Clara nasceu na Itália em 1194 e lá faleceu em 1253. De família nobre e cristã, bem cedo sentiu-se atraída pelo ideal de pobreza de Francisco de Assis. Fundadora da fraternidade feminina conhecida como Clarissas, transformou em apostolado do sofrimento seus longos anos de enfermidade. A seu exemplo, procuremos trilhar o caminho do despojamento e da humildade.

 

– Oração 

 

“PAI, PREDISPÕE MEU CORAÇÃO PARA O PERDÃO, E QUE EU ESTEJA SEMPRE DISPOSTO A PERDOAR E A QUERER VIVER RECONCILIADO COM MEU SEMELHANTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que na vossa misericórdia atraístes Santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de junho de 2022 quinta-feira da 19ª Semana Tempo Comum Santa Clara, virgem, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Deus adverte o povo sobre os r3iscos de não ter “ olhos para ver”. Enorme é a despropor4ção entre a excelência do perdão divino em nosso favor e nossa falta de disposição para perdoar a nossos semelhantes.

 

 

1ª Leitura (Ez 12,1-12) – Prepara para ti uma bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2″Filho do homem, estás morando no meio de um povo rebelde. Eles têm olhos para ver e não veem, ouvidos para ouvir e não ouvem, pois são um povo rebelde. 3Quanto a ti, Filho do homem, prepara para ti uma bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles. Emigrarás do lugar onde estás, à vista deles, para outro lugar. Talvez percebam que são um povo rebelde. 4Deverás tirar a bagagem em pleno dia, à vista deles, como se fosse a bagagem de um exilado. Mas deverás sair à tarde, à vista deles, como quem vai para o exílio. 5À vista deles deverás cavar para ti um buraco no muro, pelo qual sairás; 6deverás carregar a bagagem nas costas e retirá-la no escuro. Deverás cobrir a face para não ver o país, pois eu fiz de ti um sinal para a casa de Israel”. 7Eu fiz assim como me foi ordenado. Tirei a bagagem durante o dia, como se fosse a bagagem de exilado; à tarde, abri com a mão um buraco no muro. Saí ao escuro, carregando a bagagem às costas, diante deles. 8De manhã, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 9″Filho do homem, não te perguntaram os da casa de Israel, essa gente rebelde, o que estavas fazendo? 10Dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Este oráculo refere-se ao príncipe de Jerusalém e a toda a casa de Israel que está na cidade. 11Dize: Eu sou um sinal para vós. Assim como eu fiz, assim será feito com eles: irão cativos para o exílio. 12O príncipe que está no meio deles levará a bagagem às costas e sairá ao escuro. Farão no muro um buraco para sair por ele. O príncipe cobrirá o rosto para não ver com seus olhos o país”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 78(77)

 

Das obras do Senhor não se esqueçam.

 

 

– 11 de junho de 2022 quinta-feira da 19ª Semana Tempo Comum Santa Clara, virgem, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.  (Mt 18,21-19,1)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo / e ensinai-me vossas leis e mandamentos! (Sl 118,135).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali aquele empregado encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

11/08/22 19ª QUINTA-FEIRA TC – C:

Santa Clara, fundadora das Clarissas (Itália, séc. 12-13)

 

Mateus 18,21-23.35: “Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: - Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados... É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

 

Jesus, o mandamento do amor encontra o seu maior desafio no ato de perdoar.

Humanamente, perdoar é um ato difícil demais, principalmente quando quem nos ofendeu não pediu perdão.

A pergunta de Pedro é a nossa pergunta: será que não há um limite para o perdão?

Não basta até 7 vezes? Para o nosso instinto de vingança, nada deve permanecer impune. Causa-nos sempre revolta ver crimes ficarem sem punição ou penas serem comutadas facilmente. Senhor, a sua resposta mais uma vez vai na contramão dos nossos sentimentos e da nossa cultura social, porque não segue a lógica humana, mas coloca um referencial divino para o perdão ilimitado. Por isso, dizemos que perdoar é divino, porque somente o senhor teve a força de nos amar do alto da cruz, dando-nos o perdão no momento mesmo em que era ofendido, rejeitado e sacrificado. E é a partir do seu gesto que o senhor quer que os seus seguidores sejam instrumentos de perdão e de reconciliação. O perdão “70x7”, ou seja, ilimitado, não pode depender do nosso instinto, da nossa cultura, nem das nossas leis, mas da gratidão que devemos ter pelo perdão imenso que o senhor nos deu e continua nos dando. Devemos perdoar porque fomos perdoados, com um perdão muito maior do que qualquer ofensa que tenhamos recebido. Basta-nos contemplar o seu corpo agonizante na cruz para lembrar o quando lhe custou o perdão divino aos pecados da humanidade e de cada um de nós. Senhor, liberte-nos da mesquinhez do empregado da parábola, a quem o rei perdoara toda a dívida, enquanto ele não fora capaz de perdoar a pequena dívida do seu colega. Que o nosso amor não encontre limites nem condições e que sejamos sinceros ao rezar: “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.    

 

Mãe de todos nós, rogue por nós pecadores, não somente para que sejamos perdoados, mas para que estejamos sempre prontos a perdoar e a buscar a reconciliação, porque, enquanto depender de  nós e do nosso perdão, queremos viver em paz com todos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A matemática do perdão no seio da comunidade é de número incalculável. Deus perdoa sempre, e nós também devemos perdoar. A oração do Pai-nosso é a expressão firme do perdão mútuo: “perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido”. Pode ser que, às vezes, cheguemos a pensar que uns merecem menos misericórdia que outros. A parábola do Evangelho de hoje nos mostra que Deus é misericordioso e paciente conosco. Se ele tem paciência para nossas faltas, fraquezas e quedas, nós também deveríamos ser sensíveis às fraquezas dos outros. Quem está na escola do Mestre e ainda guarda ódio e mágoas no coração, além de não ter aprendido nada, também não percebeu que atitudes mesquinhas levam a comunidade ao fracasso. Perdoar não é fácil. Por isso é uma atitude corajosa e libertadora. E, por isso, é bom pedir todos os dias a graça ao Senhor de saber perdoar, e perdoar com qualidade. O papa Francisco tem afirmado: “Quem não perdoa não é cristão”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,21-19,1 - O perdão só é possível a quem ama

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O Mestre não fica discursando sobre O PERDÃO. Observe que ele vai diretamente nas relações, onde acontece as injustiças e a divisão.

Entre como ouvinte ativo nesta cena, neste diálogo com Jesus. Faça sua perguntas.

 

“Perdoar não é coisa fácil. Não perdoar é uma forma de punição e até mesmo de vingança a quem errou, traiu, decepcionou. Há muita gente que, por isso, carrega mágoa, ressentimento, ódio no coração. Jesus respondeu a uma pergunta de Pedro sobre o perdão. Contou uma história, com muitas verdades. A primeira: todos erramos e precisamos de perdão. Os dois servos tinham uma dívida. Um devia muito, mas muito mesmo, e não teria nunca com que pagar. Outro devia pouco e também não tinha com que pagar. Segunda verdade: apesar de nossos muitos e graves pecados, Deus nos perdoa. E é essa experiência de perdão que nos leva a perdoar nossos semelhantes. Terceira verdade: se não perdoamos, não seremos perdoados”.

 

2. Meditação (Caminho)

Deus nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai. São dois movimentos exigentes, pois precisamos sair de nós mesmos em direção ao outro a quem ofendemos ou nos ofendeu. Porém, ele é necessário para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas. Mais ainda, o perdão só existe no amor. Portanto, só sabe perdoar quem muito ama.

A reconciliação e o perdão são dons que o Senhor nos concede, de modo que nos tornamos capazes de perdoar, aos outros e a nós mesmos.

Como você avalia sua caminhada neste movimento das relações com Deus, com você mesmo e com os irmãos.?

 

3.Oração (Vida)

Agradeçamos ao Senhor seu amor e sua misericórdia para conosco e por ter nos ensinado a perdoar. Entreguemos a Ele as pessoas que sofrem a dor da falta do perdão e da reconciliação. Peçamos ainda: “Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno”.

 

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

PROPOSTA DO DIA: Ir ao encontro de alguém com o qual temos dificuldades de perdoar ou rezar a oração do Pai-Nosso para que obtenhamos a força de perdoar.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.