sábado, 17 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Porventura o Messias virá da Galiléia?” - (Jo 7, 40-53)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 17 DE MARÇO DE 2018 (sábado) 76º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
IDEAL SERIA QUE TODAS AS PESSOAS SOUBESSEM AMAR, O TANTO QUE SABEM FINGIR.
(Bob Marley)

 Datas Comemorativas 
Dia Ibero-Americano da Segurança Social
Dia da "Blogagem Inédita"

Dia do aniversário DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiana (São Paulo) Almeirim (Pará) Aracaju (Sergipe) Rio das Flores (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  EMILENE IZU NAKAMURA PIETRO (Hospital Estadual Bauru/SP)REJANE OLIVEIRA GOMES BASSO (Radio Universitária de Garça /SP)ETIENNE BIM BAHIA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) ACURCIO ALFREDO GOMES (Lions Clube de Dracena/SP)ANA CHUKUCO MIYAMOTO OBANA (Andradina/ Garça /SP)NELSON BRITO FILHO (Garça /SP) CLEUZA ALMEIDA FUNAKAWA (Garça /SP)


 Santo do Dia 
SÃO PATRíCIO
SANTA GERTRUDES DE NIVELLES

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

As ondas da morte me cercavam, tragavam-me as torrentes infernais; na minha angústia, chamei pelo Senhor, de seu templo ouviu a minha voz
A exemplo de Jeremias, Jesus terá a mesma sorte de um manso cordeiro levado ao matadouro. Ambos sofreram as consequências de sua fidelidade à vocação e à missão.
Oração
PAI, MINHA VIDA ESTÁ COLOCADA EM TUAS MÃOS, POIS TU ÉS O SENHOR DO MEU DESTINO. MOVIDO POR ESTA CERTEZA, DÁ-ME A GRAÇA DE TESTEMUNHAR, COM CORAGEM, O TEU REINO SEM NENHUM PRECONCEITO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, na vossa misericórdia, dirigi os nossos corações, pois, sem o vosso auxílio, não vos podemos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
17 de março de 2018 sábado da 4ª Semana da Quaresma
Jesus fala com a autoridade que lhe foi concedida pelo Pai e que é comprovada por sua prática. Acolhamos a Palavra daquele que examina os corações e é o nosso refúgio.

1ª Leitura - (Jr 11, 18-20) -Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.Leitura do livro do profeta Jeremias:

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”. 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 7
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

Evangelho do dia
17 de março de 2018 sábado da 4ª Semana da Quaresma
"Porventura o Messias virá da Galiléia? - (Jo 7, 40-53)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que se produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?” 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” 46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!” 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus vence a divisão do mal que há no mundo
A “divisão” que Jesus opera é, justamente, separar o certo do errado; o bem do mal
Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele” (João 7,43-44).
Jesus é causa de divisão no meio de nós, mas a “divisão” que Ele opera é, justamente, separar o certo do errado; o bem do mal. Essa divisão não é nos colocarmos uns contra os outros, pelo contrário, são aqueles que não aceitam e nem acolhem Jesus.
Jesus não separa-se de ninguém e nem exclui ninguém. O Evangelho não é excludente, ele é salvífico! E a salvação de Jesus é para todos, por esse motivo, não podemos rejeitar ninguém e nem separar as pessoas do Evangelho da salvação.
Não é Deus que se separa de nós, somos nós quem fazemos a opção de nos separarmos de Deus e de vivermos longe d’Ele, quem semeia a discórdia e a separação não é o Senhor.
É verdade que, o Seu Evangelho vem tirar o mal que há no mundo, pois o mal causa divisão, separação, desunião, o mal causa tudo aquilo que estraga as relações humanas; e quando há a presença de Deus diante dessas maldades, a Sua presença causa divisão.
A divisão é acolher ou rejeitar Jesus, amá-Lo ou odiá-Lo. É por causa do ódio e da inveja de muitos que, Jesus vai ser condenado à morte. Quem não aceita, rejeita; quem não ama, expulsa; e tudo o que eles querem é expulsar Jesus do meio do povo, da vida que levavam.
Não rejeitemos Jesus, não O expulsemos da nossa vida. O diabolus, o separador quer nos separar de Deus, mas Ele nos quer unidos. Não nos separemos de Deus, não nos separemos uns dos outros. Promovamos a concórdia, a paz, o Reino de Deus sem espalhar discórdia, sem espalhar a cizânia da separação. Há aqueles que acham que se separando é que produzirão o melhor, há aqueles que acham que semeando discórdia, confusões, brigas é que promoverão o Reino de Deus.
O Reino de Deus é aquele que promove a unidade, primeiro, a unidade do homem com Deus. O Reino de Deus é aquele que tira de nós o que não é de Deus, pois o Reino de Deus nos ajuda a viver e a conviver com as diferenças de opiniões, de conceitos, mas amar o essencial.
O primeiro essencial que amamos acima de todas as coisas é Deus, só não podemos usá-Lo para ser a justificativa para as nossas brigas, acusações, para todo espírito diabólico que age na humanidade.
Foi com muita violência verbal que rejeitaram Jesus, não usemos de nenhuma forma de violência para promover a discórdia e a separação.
Deus abençoe você!

ReflexãoQuem são os acusadores de Jesus? (a questão dos “judeus” em João)
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hojeno Evangelho percebemos certa “polémica” entre os “judeus” ao redor de Jesus. No quarto Evangelho este não é um fato pontual, senão que aparece como uma constante na subida de Jesus a Jerusalém. Mas, no fim, quem foram realmente os acusadores de Jesus Cristo? Segundo João, são simplesmente “os judeus”. Mas esta expressão não indica em modo algum o povo de Israel como tal e, menos ainda tem um tom “racista”.
João mesmo pertencia ao povo israelita, como Jesus e os seus. A comunidade cristã primitiva estava formada inteiramente por judeus. Esta expressão tem em João um significado preciso e rigorosamente delimitado: Refere-se somente à aristocracia do templo (inclusive nela, pode haver exceções, como Nicodemo). Em Marcos, aparecem “os judeus”, quer dizer, os círculos sacerdotais distinguidos e, também o “ochlos” (a "massa”), que estava formada pelo grupo de partidários de Barrabás, mas não o povo judeu propriamente dito...
—Jesus, aqui estou eu para te defender, porque me chamas pelo meu nome

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Nas dúvidas, nas coisas de Fé, onde busco esclarecimentos?
- Os guardas do templo se comoveram com a grandeza de Jesus. Ele comove meu coração? Agradeço a riqueza de sua Graça?
- Os fariseus ficaram desconcertados com a atitude dos guardas. Certas manifestações de fé que dou podem também surtir este tipo de efeito positivo! Por isso, alegro-me no Senhor e renovo meu ato de fé em Jesus, Salvador. Ele me fortalecerá mais ainda.

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 7,40-53. - Ninguém falou como Ele!
Preparo-me para a Leitura Orante,
com toda a comunidade
 presente neste espaço virtual, rezando: 
- Vinde, ó Deus em meu auxílio.
- Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.

 Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.

 A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.

 Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos..
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Preparo-me para a Leitura Orante, rezando ou cantando:
"Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra,
inunda meu ser, permanece em nós"
- O que a Palavra diz? 
Leio atentamente, na Bíblia,  este texto de Jo 7,40-53.
Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam:
- De fato, este homem é o Profeta!
Outros diziam:
- Ele é o Messias!
E ainda outras pessoas perguntavam:
- Mas será que o Messias virá da Galileia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou.
Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso.
Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram:
- Por que vocês não trouxeram aquele homem?
Eles responderam:
- Nunca ninguém falou como ele!
Então os fariseus disseram aos guardas:
- Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguma autoridade ou algum fariseu creu nele? Essa gente que não conhece a Lei está amaldiçoada por Deus.
Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse:
- De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez.
- Por acaso você também é da Galileia? - perguntaram eles. - Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galileia nunca surgiu nenhum profeta.
REFLETINDO
Aqui aparecem muitas pessoas, guardas, sacerdotes e fariseus, entre eles, Nicodemos, considerado "Mestre em Israel".
Alguns consideram Jesus "o Profeta", outros "o Messias". Outros duvidam porque Jesus vinha de Nazaré da Galileia, enquanto o Messias deveria vir de Belém, na Judeia. Começam a se dividir e alguns querem prendê-lo.
Jesus não julga nem condena ninguém. São as pessoas que, a partir de suas escolhas, se posicionam a favor ou contra ele.
Nicodemos convida o Sinédrio ao bom senso lembrando que a Lei não permitia condenar uma pessoa sem ouvi-la primeiro. O Sinédrio prefere julgar apenas pela origem de Jesus e não, pela sua pessoa. Para eles, da Galileia, ou seja, dos pobres e marginalizados, nada de bom se pode esperar. Nicodemos, o "Mestre em Israel", é tratado como ignorante e desprezado. Se aceitar Jesus, deverá se afastar do Sinédrio.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Onde me posiciono ou me situo? A favor de Jesus? Ou contra? Jesus é para mim o Messias, o Profeta ou o Filho de Deus? Com que personagens me identifico? Com o povo? Com os doutores da Lei? Com os fariseus? Ou com Nicodemos? Tenho preconceitos em relação às pessoas considerando-as pela sua origem e não pelo que elas são? Faço um breve momento de silêncio para me examinar.
MEDITANDO COM A IGREJA
Cristo é o único Caminho (Jo 14,6). Ninguém pode ir ao Pai a não ser por ele. Por isso confirmo meu projeto de vida no seu seguimento. E esta confirmação está de acordo com o que disseram os bispos em Aparecida: "A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade. É oportuno recordar que o amor se mostra nas obras mais do que nas palavras, e isto vale também para nossas palavras nesta V Conferência. Nem todo o que diz Senhor, Senhor... (cf. Mt 7,21). Os discípulos missionários de Jesus Cristo tem a tarefa prioritária de dar testemunho do amor de Deus e ao próximo com obras concretas. Dizia São Alberto Hurtado: "Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor". (DAp 386).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja, a Oração da CF 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, a partir desta oração é de reconhecimento de Jesus como Filho do Deus vivo. Ele é o Mestre, Verdade, Caminho e Vida. Tratarei as pessoas sem preconceitos, mas como são, filhas de Deus.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.