sexta-feira, 19 de junho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou manso e humilde de coração. - (Mt 11,25-30)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J U N H O – 
– MÊS DAS FESTAS JUNINAS – 
 GARÇA/SP, 19 DE JUNHO de 2020 (sexta-feira) 171º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
QUANDO ERGUEMOS A VISTA NÃO VEMOS FRONTEIRAS.
(Proverbio Japonês)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO CINEMA NACIONAL
 DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE CÉLULAS FALCIFORMES
DIA NACIONAL DO PROERD
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Preto (São Paulo) Bacurituba - Bequimão - Santana do Maranhão (Maranhão) Capela do Alto Alegre (Bahia) Cristina (Minas Gerais) Eusébio - Tururu (Ceará)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANSELMO PEREIRA DE ARAÚJO JR (m/Tio-Brasília /DF) CRISTIANE LOPES PERES (PRIMA-Marilia /SP) DAGOBERTO CROS DA SILVA (primo - São Paulo/SP) NELSON YUGI KIMURA (Garça /SP) MARCOS FALCÃO (FALCÃO & CHICARELLI-Garça/SP) JOSÉ DANIEL DE CARVALHO “ZEZO” (Lions Clube de Dracena /SP) PRISCILA RODRIGUES MEDRADO GUERING (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) PDG FRANCISCO ROBERTO C. MOREIRA (Lions Clube de Campos Planície /RJ) ARISTIDES TRAVENÇOLO (Garça/SP) ANDERLI REGINA SILVA DA ROCHA (Garça/SP) MARCELO LOPES MIRANDA (Garça /SP)WALMIR DA ROCHA MELGES (Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADELAIDE BRANDÃO AINHÃO E OSVALDO AINHÃOó1957ó63 ANOS (AMIGOS Bauru /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SANTA JULIANA DE FACONIERI
■ SANTA EMA DE GURK
■ SANTOS GERVÁSIO e PROTÁSIO
■ SÃO ROMUALDO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Com alegria que hoje solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebração que nos leva ao centro do cristianismo: Jesus Cristo. Unidos pelo amor, elevemos nosso hino de louvor ao Pai por sua fidelidade e misericórdia. 
– Oração 
PAI, CENTRA TODA MINHA VIDA NA BUSCA DO TEU REINO E NA JUSTIÇA QUE DELE VEM, DE FORMA QUE NENHUMA OUTRA PREOCUPAÇÃO POSSA SER IMPORTANTE PARA MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 19 de junho de 2020  6ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum Solenidade do Sagrado Coração de Jesus 
– Liturgia da Palavra 
Somos povo consagrado ao Senhor e amado por ele desde sempre, A exemplo dele, somos convidados a nos amar uns aos outros. 

1ª Leitura (Dt 7,6-11) – O Senhor vos amou e escolheu.  Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: 6“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos – na verdade, sois o menor de todos –, 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do faraó, rei do Egito. 9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 102
O amor do Senhor Deus, por quem o teme, é de sempre e perdura para sempre.


2ª Leitura (1Jo 4,7-16) – Num carro de fogo, Elias subiu ao céu.  Foi Deus quem nos amou primeiro.
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 19 de junho de 2020  6ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Eu sou manso e humilde de coração. - (Mt 11,25-30)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, que sou de manso e humilde coração (Mt 11,29)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Busquemos ter um coração manso como o de Jesus”
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve
(Mateus 11,29-30)
Hoje, nos dirigimos ao Sagrado Coração de Jesus. Quando olhamos para o coração de Jesus, queremos aprender d’Ele como deve ser o nosso coração. É mais do que isso, devemos permitir que Jesus molde, direcione e forme o nosso coração.

No coração está a sede de tudo aquilo que nós somos, nossas emoções, nossos sentimentos, nossa saúde emocional, psíquica e psicológica. Como é importante cuidarmos do coração.

Sei que, muitas vezes, nos deixamos dominar pela razão e a cabeça não para de rodar, se preocupa em multiplicar e dividir. Acalme os pensamentos e o coração; volte-se para o coração de Jesus, lá é o refúgio seguro.

O coração de Jesus é o socorro para a minha alma, para o meu espírito e para tudo aquilo que sou. Não há refúgio melhor para a nossa alma! Caminhamos tanto nessa vida cansados, fatigados pelo peso dos nossos fardos, obrigações e compromissos. Nós que andamos tão cansados com a mente atordoada por tantos devaneios, nós que vivemos imersos nas preocupações e tensões da vida, nós que vivemos pouco no presente, mas sempre abalados pelo passado e preocupados com o futuro, é preciso acalmar o coração e nos voltarmos para o coração de Jesus.

Qual é o segredo do coração de Jesus? Ele mesmo diz: “Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração”.

Se aprendermos essas duas coisas do coração, a nossa vida terá outro rumo e sentido. Primeiro, a mansidão, aquele que deixa o coração se acalmar, aquele que não violenta seus pensamentos, seus sentimentos e não se aflige em demasia com tudo aquilo que nos contraria. 

“Para ser manso de coração é preciso aprender escutar, refletir, pensar e buscar a serenidade da alma”

O coração manso é o coração que escuta, não é o coração que grita primeiro. Sei que temos muitos gritos e coisas afogadas dentro de nós, mas amansemos esse coração, tiremos dele essas ondas violentas, que tantas vezes o atormenta, e permita que a mansidão tome conta de nós.

Não imagine que ser manso é aquela pessoa indiferente e fria, que não está nem aí para as coisas, pelo contrário, manso é aquele coração que está ligado no que está acontecendo, mas não está tomado pelos sentimentos azedos, amargurados e, sobretudo, violentos da vida.

O coração manso é aquele que separa as águas, é aquele coração que, primeiro, escuta, faz discernimento para, depois, tomar a decisão em qualquer situação. Para ser manso de coração é preciso aprender escutar, refletir, pensar e buscar a serenidade da alma.

Para ser manso é preciso ser muito humilde, pois, sem humildade, sem se despir da maldade, do orgulho, da soberba e desses sentimentos de grandiosidade que tomam conta de nós, o nosso coração se torna mais violento e cada vez mais movido pelas tempestades.

Que Jesus nos dê um coração como o Seu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. 

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Depois de censurar algumas cidades por não terem acolhido sua mensagem, Jesus eleva uma prece de gratidão ao Pai por ter escondido essa mensagem aos grandes e sábios e tê-la revelado aos pequeninos, que a acolheram. Tal mensagem ficou “escondida” aos sábios e entendidos porque estes já tinham ideia formada a respeito de Jesus e da religião. É difícil mudar a mentalidade de quem se fecha em si mesmo e se reconhece “experto no assunto”. Jesus agradece principalmente porque os pequeninos estão abertos para seguir os seus passos. Os pobres e humildes descobrem que a mensagem do Mestre liberta dos pesos que, além de impedir a vida de florescer, dificultam o acesso ao Pai. O Mestre nos convida a descobrir que sua proposta de vida é leve; ele não a complica, mas a torna suave e mais simples. A solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos revela o grande amor de Deus pela humanidade.

ORAÇÃO
Ó Jesus, manso e humilde de coração, tens braços abertos para quem se sente oprimido e recorre a ti; envolves de compreensão e luz os desorientados e sem fé; és fortaleza para os fracos e esperança para os desesperados. A ti, Jesus, nossa imensa gratidão por tanto amor! Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 11,25-30 - "Vinde a mim todos!"

Saudação

- A todos nós que nos encontramos nas redes sociais,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19).

Preparo-me para a Leitura, rezando:

Em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo.
Trindade  Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja
e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, o texto: Mt 11,28-30
Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Refletindo
Jesus nos faz um belo convite: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, seus problemas, suas dificuldades, sua incapacidade de perdoar, de amar, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e libertadores. A carga que eu ponho sobre vocês é leve. Jesus fala de cargas pesadas, traduzidas também como "jugo". O jugo é uma peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima ao pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. É figura da escravidão e da opressão (1Rs 12,4). Estar sob o jugo de alguém é estar sob seu domínio. Ao contrário do "jugo" pesado da lei (Gl 5,1), o jugo de Jesus é fácil de suportar. É libertador.
E é isso que ele propõe para todos quando diz: "Vinde a mim todos!"
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje? Onde buscamos descanso? Onde colocamos nossa esperança, nossa fé? Aceitamos o jugo de Jesus?

Meditando
Em Aparecida, disseram os bispos: "A história da humanidade, história que Deus nunca abandona, transcorre sob seu olhar compassivo. Deus amou tanto nosso mundo que nos deu seu Filho. Ele anuncia a boa nova do Reino aos pobres e aos pecadores. Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras" (DAp 29).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Façamos nossa oração pessoal e depois, rezamos
Salmo 102(103)

O amor do Senhor Deus por quem o teme / é de sempre e perdura para sempre.

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.

2. Pois ele te perdoa toda culpa / e cura toda a tua enfermidade; / da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão. – R.

3. O Senhor realiza obras de justiça / e garante o direito aos oprimidos; / revelou os seus caminhos a Moisés / e, aos filhos de Israel, seus grandes feitos. – R.

4. O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. / Não nos trata como exigem nossas faltas / nem nos pune em proporção às nossas culpas. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Por isso, pedimos:
Jesus Mestre, Vós sois o Caminho,
quero seguir vossos passos
e imitar vossos exemplos.
Vós sois a Verdade: iluminai-me!
Vós sois a Vida: dai-me a vossa graça!”

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.