sexta-feira, 25 de novembro de 2022

COMECE O DIA FELIZ! Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. – (Lc 21,29-33)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 25 DE NOVEMBRO de 2022 (sexta-feira) 329º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO USEM PROBLEMAS; NÃO USEM POBREZA; USEM AMOR E GENTILEZA.”

(Profeta Gentileza)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA BLACK FRIDAY

DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE

DIA INTERNACIONAL pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

DIA NACIONAL DA NÃO Violência contra a Mulher

DIA NACIONAL DA BAIANA DO ACARAJÉ

DIA DA MADRINHA

DIA DO EMPRESÁRIO

DIA DAS EQUAÇÕES

DIA INTERNACIONAL CONTRA O BULLYING

DIA DA LEMBRANÇA DAS COMPRAS

DIA DAS BOAS-VINDAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) EM RECIFE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (UNITINS) EM PALMAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  São Bento do Norte - Monte Alegre (Rio Grande do Norte) Amparo de São Francisco - Barra dos Coqueiros - Canindé de São Francisco Cumbe Itabi Malhador Pedrinhas Pinhão - Poço Verde - Santa Luzia do Itanhy - Santa Rosa de Lima - Tomar do Geru (Sergipe) Piritiba (Bahia) Abaiara -  Moraújo - Santana do Cariri (Ceará) Caeté (Minas Gerais) Campestre (Alagoas) Guapimirim Quatis - Varre-Sai  (Rio de Janeiro) Cafelândia Inácio Martins Marmeleiro - Santo Antônio do Caiuá - Vera Cruz do Oeste (Paraná) São João (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALEXANDRE OLIVEIRA CORREIA (Empresário - Garça/SP) LUCIANO CANTU (Garça/SP) NEUCY NELY MUNHOZ DE LIMA (Garça /SP) JOSÉ LUIZ “jacaré” DE OLIVEIRA (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)PAULO RENATO PERES (Lions Clube de Adamantina /SP) ANA PAULA MARCONDES  NOVAES GÂNDARA GAI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) FERNANDA BARBOSA BRITO (Lions Clube de Herculândia /SP) Tatiane De Oliveira Mello Assis (Lions Clube de Cassilândia Leões Do Cerrado-Visão e Ação /MS) RENATA VERONEZ DAS NEVES  (São Paulo /SP) MARTA GARCIA CAFEO (Agudos /SP)ANA PAULA ARRUDA (Aguaí /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  CARLA CRISTINA DE SOUZA AZEVEDO DA SILVA E MARCELO DA SILVAó2011ó11 ANOSó (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa - Garça/SP)  RANÚVIA APARECIDA FABBRON DE ARAÚJO e MARCELO PEREIRA DE ARAÚJOó1994ó28 ANOSó(Garça/SP) ANDRESSA TRAVENSSOLO MANSANO BENEDITO e SÉRGIO HENRIQUE DE SOUZA BENEDITOó2009ó13 ANOSó (Garça/SP) MAISA DUARTE T. A. POMPILIO e CÁSSIO MARCELO POMPILIO ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PEDERNEIRAS ó1967ó55 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

Catarina (Egito, 287-305), jovem corajosa, denunciou as autoridades que perseguiam os cristãos. Foi vítima da violenta represália do imperador Maximino por não querer casar-se com ele e não renegar a fé em DEUS.

SANTA Águeda Yi So-sa

SÃO PEDRO DE ALEXANDRIA

SÃO PEDRO YI HO-YONG

SÃO MOISÉS DE ROMA MÁRTIR

SÃO MÁRCULO

SÃO MAURINO

SÃO MERCÚRIO DE CESAREIA

SÃO CLEMENTE DE OCRIDA

Beata Maria Corsini

Beato Luís Beltrame Quattrocchi

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Evangelho de hoje nos faz meditar sobre esta verdade: "O Reino de Deus está próximo" e "suas palavras não passarão":- Lc 21,29-33 - Jesus nos garante palavras de sabedoria

 

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para ele (Sl 84,9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Sufocada por injustiças e maldades, a humanidade clama pela intervenção divina, a qual virá certamente, de modo que haverá “novo céu e nova terra”. Renovemos nossa esperança na misericórdia de Deus, cujas palavras e promessas nunca hão de passar.

 

– Oração 

 

“PAI, REFORÇA A SINCERIDADE DE MINHA FÉ NAS PALAVRAS DE TEU FILHO JESUS, POIS NELE O TEU REINO SE FAZ PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA, REALIZANDO, ASSIM, TUA PROMESSA DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25 de novembro de 2022  sexta-feira  da 34ª semana do Tempo Comum

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

As tribulações e perseguições infligidas aos cristãos não tem a força de anular o pleno crescimento e proximidade do Reino de Deus.

 

 

1ª Leitura (Ap 20,1-4.11-21,2) – Os mortos foram julgados de acordo com sua conduta. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Eu, João, 1vi um anjo descer do céu. Nas mãos tinha a chave do abismo e uma grande corrente. 2Ele agarrou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, satanás. Acorrentou-o por mil anos 3e lançou-o dentro do abismo. Depois, trancou e lacrou o abismo, para que o dragão não seduzisse mais as nações da terra, até que terminassem os mil anos. Depois dos mil anos, o dragão deve ser solto, mas por pouco tempo. 4Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também as almas daqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e aqueles que não tinham adorado a besta nem a imagem dela nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da besta. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. 11Vi ainda um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. O céu e a terra fugiram da sua presença e não se achou mais o lugar deles. 12Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda: o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros. 13O mar devolveu os mortos que se encontravam nele. A morte e a morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta. 14A morte e a morada dos mortos foram então lançadas no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo. 15Quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida foi também lançado no lago de fogo. 21,1Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 83(84)

 

Eis a tenda de Deus, no meio do povo!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 25 de novembro de 2022  sexta-feira  da 34ª semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.   (Lc 21,29-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade eu vos digo, tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

25/11/22 – 34ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Lucas 21,29-33: Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

 

Jesus, ao predizer os acontecimentos futuros, o senhor apontou quais seriam os sinais para que seus discípulos pudessem interpretar os fatos e enxergar para além deles.

Somente assim poderiam compreender o que significavam, a partir da fé no senhor e da esperança cristã.

Era importante que acreditassem que o horizonte da história humana, desde a sua Encarnação, era muito mais amplo do que os acontecimentos de um dos seus momentos.

Assim, o senhor queria que compreendessem que o anúncio do Reino de Deus, que chegou até nós encarnado na sua pessoa, não seria um grande acontecimento de conquista grandiosa, mas um processo gradativo e pedagógico de transformação do coração humano, para que Deus pudesse reinar dentro de cada pessoa, através da ação do seu Espírito de amor.

Por isso, o senhor usava as figuras da semente, do sal, do fermento, da figueira, para nos ensinar que o Reinado de Deus chegara, mas iria se expandir lentamente através de muitos séculos.

Quando contemplamos esses dois milênios de cristianismo, podemos celebrar com alegria os milhões de seres humanos, nossos santos e santas, conhecidos ou anônimos, que se deixaram conquistar pelo Reino de Deus.

Ao mesmo tempo, o desafio da evangelização continua tão forte hoje como foi no início da fé cristã. É assim que a esperança cristã jamais decepciona e as suas palavras jamais passarão.

 

Senhor, que a nossa geração aprenda a passar adiante o testemunho da nossa fé na sua Palavra, do nosso empenho de viver e crescer em comunidade fraterna e eucarística, da nossa unidade como Igreja, sinal da nossa união com a Trindade santa e da nossa união com o senhor.

 

Maria santíssima, não permita que sejamos formatados pelos reinos do mundo, e interceda para que a convocação do nosso Papa para sermos uma Igreja sinodal em saída missionária, nos estimule a continuar lançando as sementes do Reino de Deus em nossa sociedade atual. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A parábola da figueira se refere à proximidade do Reino de Deus. É possível aplicá-la à queda de Jerusalém e ao julgamento final (parusia). É mensagem de esperança e libertação. A destruição de Jerusalém forçou a Igreja a desprender-se do judaísmo e abrir-se decididamente aos povos do mundo inteiro: “Serão minhas testemunhas… até os extremos da terra” (At 1,8). Toda evangelização é uma forma de manter esse Reino sempre presente e eficaz. Portanto, a presença efetiva do Reino de Deus e a chegada do dia do Senhor, a certeza das palavras que não passam, tudo isso exige de nós prontidão, vigilância e oração. As palavras de Jesus continuam vivas e atuais, tão poderosas e persuasivas que muitas pessoas, por sua influência, entregam a vida pelo anúncio do Evangelho.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,29-33 - A Palavra não passa!

 

Oração Inicial

 

Procure um lugar silencioso para iniciar a leitura orante. Peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta, convidando-nos a viver como seus discípulos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, com bastante calma e atenção. Durante a leitura, destaque os verbos que aparecem no texto. Qual é a compreensão possível para a parábola da figueira?

 

“O Reino de Deus já está entre nós. Foi o que Jesus revelou a quem queria saber quando viria o Reino. Ele já chegou, já está aqui iniciado em sua Igreja. Mas ainda não está completo, total. Ele será pleno quando o Senhor voltar e for manifestada nossa condição de filhos de Deus. O mal continua presente no mundo, movendo-se contra Deus e contra seu povo. A vinda do Senhor é um juízo sobre o mal, revelando a rejeição à graça e ao amor de Deus. É bom ficarmos atentos aos sinais de sua vinda. Quando a figueira começa a brotar, sabe-se que o verão está chegando. Assim também, por meio dos sinais (crises, conflitos, perseguição, calamidades), poderemos perceber que a manifestação do Reino está próxima.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Impelido/a por tudo aquilo que escutou do Senhor, conte a Ele o que deseja. Faça a sua oração entregando-lhe tudo que é e tem. Apresente a Deus, Pai de amor bondade, suas intenções e preces….,br>

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

3.Oração (Vida)

Pai, faze de mim um discípulo/a fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir e generoso/a no serviço ao Reino de Deus. Que eu permaneça vigilante em cada momento de minha vida para fazer o bem, e assim, não temer o dia do Senhor. Que eu possa ir ao seu encontro com confiança e a alegria do servo/a fiel.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.