domingo, 1 de dezembro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Padre Luiz Carlos

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Já é hora de despertar”

Ficai preparados
           No Advento, o Ano Litúrgico continua a chamada para a segunda vinda do Senhor. Esse mistério estimula a Igreja a caminho. Em toda a missa clamamos: “Vinde, Senhor Jesus”. Esperamos sua vinda e clamamos por ela. Jesus, quando vier, nos encontrará reunidos cantando seus louvores. A fraternidade é o campo fértil onde se alimenta a esperança da vinda do Senhor. Não será um terror, mas a expressão mais profunda do amor de Deus que vai glorificar os resgatados por Cristo (Lc 21,28).  A preparação não é somente uma espera, mas uma vida cheia de boas obras. Não basta a fé. A fé sem obras é morta (Tg 2,17). É preciso esperar na fé operante pela caridade (Gl 5,6). Estejamos preparados porque a vinda será repentina. Não liguemos a segunda vinda somente a um fato do fim dos tempos, mas ela está presente no dia a dia, nas realidades práticas da vida. Paulo diz: “Procedamos honestamente como em pleno dia” (Rm 13,13). A atitude que Paulo sugere, refere-se às coisas da vida: “Nada de comilança, bebedeira, nem orgias sexuais e imoralidades, nem brigas nem rivalidades” (Id). O altíssimo ensinamento recai sobre as coisas da vida, no ser humano situado. Viver intensamente é a orientação para viver com serenidade no concreto da vida. Existe a grande tentação de ateísmo prático. Deus não tem lugar nas coisas da vida. Por isso Paulo insiste: “Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé” (Rm 13,11).
Revestir-se do Senhor Jesus
           Paulo insiste com dois termos na realidade de revestir-se de Cristo: “Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz... procedamos honestamente como em pleno dia... Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13,12,14). Isso se realiza quando “com as boas obras ao encontro do Cristo que vem” (oração da coleta).            Por isso temos a insistência sobre a dupla vinda de Cristo: “Revestido de nossa fragilidade, Ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, Ele virá uma segunda vez, para conceder-nos em plenitude, os bens outrora prometidos que hoje, vigilantes esperamos” (Prefácio). A oração pós-comunhão sintetiza o ensinamento: “Fazei que os vossos mistérios nos ajudem a amar agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam”. É sempre a tenção ao presente e a tensão ao futuro que é repentina. Lembramos que a esperança é a virtude que coloca a fé na prática da caridade. Ela é certeza: “A esperança é qual âncora da alma, segura e firme, penetrando para além do véu onde Jesus entrou por nós, como precursor...” (Hb 6,19).
Transformação do mundo
           Isaías lembra a atração que Deus exercerá sobre todos os povos. Ele localiza o polo de atração no monte do Senhor (Monte Sião) que estará no ponto mais alto do mundo. Para ele acorrerão todas as nações (Is 2,2-3). Esse monte é Cristo e seu Evangelho. Ele é quem exerce essa atração.  Atração não somente espiritual, mas transformadora: “Os povos transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices” (Is 2,4). Paulo conclama: “Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz” (Rm 13,13). Um cristianismo sem conteúdo gera obras mortas. A transformação do mundo vai do coração às atitudes. A fé pode transformar o mundo e preparar a gloriosa vinda do Senhor. O salmo retrata a alma dos peregrinos em caminhada para a Jerusalém terrestre, símbolo da Jerusalém celeste.
Leituras: Isaías 2,1-5;Salmo 121;Romanos 13,11-14ª; Mateus 24,37-44
Ficha nº 1914 - Homilia do 1º Domingo do Advento (01.12.19)

1. A fraternidade é o campo fértil onde se alimenta a esperança da vinda do Senhor.
2. A esperança é a virtude que coloca a fé na prática da caridade.
3. Ele é quem exerce essa atração.  Atração não somente espiritual, mas transformadora.

                                               Esperando o trem

           Numa terra aonde os ônibus e trens, nem sempre chegam na hora, ficamos sempre esperando para qualquer momento. Se sairmos de perto poderemos perder, pois, chegará justo naquele momento. Quanto esperamos e não chegou!

           Assim vai ser o fim dos tempos. Somos exigidos a estar sempre alerta para que não haja nenhum desgosto. O Senhor virá a qualquer momento. Os primeiros cristãos, inclusive São Paulo, contavam com uma vinda iminente. Assim se organizou a vida da Igreja. A noite foi sempre o momento propício para se ficar em oração de espera, como nos conta a parábola das dez virgens. Ao grito “Eis que chega o esposo”, tudo deve estar pronto.

           Com a demora, foi se esmorecendo essa expectativa. Agora nem se fala mais. Mas a liturgia sempre clama: Vem, Senhor Jesus! Isso manifesta que estamos prontos e queremos ir a seu encontro.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ficai atentos e preparados! - (Mt 24,37-44)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 01DE DEZEMBRO de 2019 (DOMINGO) 335º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O BEM QUE VOCÊ FAZ HOJE MUITAS VEZES É ESQUECIDO PELAS PESSOAS AMANHÃ. FAÇA-O ASSIM MESMO.
(Madre Teresa)


 Datas Comemorativas 
DIA Mundial dE LUTA CONTRA A AIDS
DIA Panamericano da Farmácia
DIA DOS PRISIONEIROS PELA PAZ
DIA DO NUMISMATA
DIA DO FERREIRO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Guapiaçu - Ibirarema - Irapuã (São Paulo) Serra Preta (Bahia) Arara - Boa Ventura - Esperança (Rio Grande do Sul) Guaraci - Diamante d'o Oeste (Paraná) Olhos-D'Água - São José do Goiabal (Minas Gerais) Japurá - Santo Antônio do Içá (Amazonas) Itiquira -  Ponte Branca (Mato Grosso) Novo Lino - Tanque D'Arca (Alagoas) São Julião (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  (KaCo) CARLOS EDUARDO FERREIRA NASCIMENTO (KZM Turismo-Lions Clube Garça/SP) CESAR VLADIMIR VICENTE BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) GLAUBER GOMES ROCHA (Lions Clube de Nhandeara /SP) HELIO dE FREITAS (da REJANE) (Advogado-Garça /SP) LUIZ EDUARDO RAMALHO SGANZERLA (Garça/SP) MICHEL ANGELO BARROSO PERES (Garça /SP)EMERSON CARRETEIRO (Garça /SP)REGINA DOS SANTOS BRANDÃO (Garça /SP)LUIZ GUILHERME CARBONIERI SILVA (Garça/SP) ARMANDO BACHEGA (Garça /SP) Andre Torres (foi sócio fundador do Lions Clube Universitário de Garça-Mora em Toyohashi-Japão-de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA GARCIA DOS SANTOS RAFAEL e UBIRAJARA RAFAELó2007ó12 ANOSó(Garça /SP)
Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOSÉ JOÃO DE CHICOó2000ó19 ANOSó(Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista/SP)

 Santo do Dia 
SANTO ELÍGIO (SANTO ELOI)
ELÓI (nasceu na França, no ano de 588), Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Foi um incansável exemplo de humildade, caridade e mortificação. As pregações de Elói e suas visitas as paróquias de sua diocese foram fatores essenciais para a conversão do povo. A honestidade na vida profissional fez dele uma pessoa conhecida e querida pelo povo e pelas autoridades da época.
BEATO CHARLES DE FOUCAULD

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Atendendo ao convite do salmista, queremos celebrar o início do novo ano litúrgico na esperança da alegria e da paz. Advento é tempo de preparação para o Natal, no qual vamos festejar a encarnação daquele que nos traz a salvação. Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor, para acolher os sinais do seu reino entre nós.
– Oração 
PAI, À CHEGADA DE TEU FILHO QUE VEM, QUERO ENCONTRAR-ME PREPARADO, POR MEIO DO AMOR GRATUITO A MEU SEMELHANTE.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 01/12/20191º Domingo do Advento
Acolhamos a Palavra de Deus, a qual nos exorta a crescer no amor e caminhar vigilantes diante dos acontecimentos a fim de recepcionar dignamente o Senhor, que nos visita.

1ª Leitura (Is 2,1-5) A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.
2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate.
5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 121(122)
Que alegria, quando me disseram:/ “Vamos à casa do Senhor!”

2ª Leitura (Rm 13,11-14a) A salvação está mais perto de nós.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar./ Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.
12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz.
13Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Evangelho do dia 
 01/12/20191º Domingo do Advento
Ficai atentos e preparados! - (Mt 24,37-44)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“O tempo da graça nos aproxima do Senhor”
 Você sabe em que tempo vivemos e que é hora de você acordar, porque a salvação está agora mais próxima de nós do que quando abraçamos a fé”
(Romanos 13,11).
Começamos este tempo de graça, o tempo do Advento, que é o tempo que nos coloca cada vez mais perto da graça do Senhor. Observe que não é apenas um momento de preparação para celebrar o Natal, é o momento que nos prepara e coloca nosso coração mais perto do Senhor que está chegando.

O Senhor veio, Ele vem e virá. O Senhor vem ao nosso encontro sempre que nos aproximamos dEle e abraçamos a graça que nos chega. Portanto, este momento especial de graça quer que estejamos mais próximos do Senhor. Devido a várias circunstâncias, muitas vezes nos afastamos do Senhor e precisamos acordar, porque o momento é agora e, muitas vezes, voltamos a dormir.

O Evangelho de hoje diz que, no tempo de Noé, todos estavam muito ocupados, ocupados em seus compromissos e, nas corridas diárias do dia, eles perderam a graça da salvação na Arca de Noé.

“Começamos o tempo da graça, o Advento que nos coloca cada vez mais perto da graça do Senhor.”

Hoje, estamos perdendo a salvação porque estamos muito ocupados com nossas tarefas, obrigações e não acordamos para a fé, não abrimos os olhos para ver que o Senhor está perto de nós para abraçá-lo todos os dias.

Vamos nos propor a viver a espiritualidade do Advento, que nos torna atentos, acordados, de olhos abertos e fixos em Jesus, para que possamos rever nossa vida, nossos comportamentos e ações de vida, para que possamos fazer a vontade do Senhor por nós mesmos. vida

Vamos acordar de todo sono, lentidão e letargia que nos paralisa, nos entorpece, para que não percam o tempo da graça.

É hora de acordar, levantar, abrir os olhos ... Não abra os olhos para ver as lojas, as cores de Natal que estão no mundo exterior. Vamos abrir nossos olhos para olhar dentro de nós mesmos, ver dentro de nosso coração, em nossa alma, revisar e ver tudo o que precisamos mudar para estar mais perto do Senhor.

Deus abençoe você!
– Reflexão - O Tempo do Advento: O verdadeiro “dono” do mundo não é o homem, mas Deus 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje iniciamos com toda a Igreja o novo Ano litúrgico. O Ano litúrgico começa com o Tempo do Advento: tempo maravilhoso no qual desperta nos corações a expectativa do retorno de Cristo.

Vigiai!”. É uma chamada saudável a recordar-nos de que a vida não tem só a dimensão terrena, mas está projectada para um “além”, como uma pequena planta que germina da terra e se abre para o céu. Uma pequenina planta pensante, o homem, dotada de liberdade e de responsabilidade, pelo que cada um de nós será chamado a prestar contas de como viveu, como utilizou as suas capacidades.

—O verdadeiro “dono” do mundo não é o homem, mas Deus. O Evangelho diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa”. O Tempo do Advento chega todos os anos para nos recordar isto, para que a nossa vida encontre a sua orientação justa, rumo ao rosto de Deus. O rosto não de um “dono”, mas de um Pai, de um Amigo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Com este domingo, iniciamos simultaneamente o tempo do Advento e um novo ano litúrgico.
O evangelho de hoje usa a linguagem apocalíptica – forma de expressão bastante comum no tempo de Jesus e nos momentos de crises e dificuldades – que pode assustar, se não for bem compreendida, lembrando que o evangelho é sempre uma Boa Notícia, mensagem de alegria e esperança. O texto de hoje repete várias vezes a expressão “vinda do Filho do Homem”. O apelo é para ficar preparados para sua chegada, comparada a três cenas: do dilúvio, dos trabalhadores e do ladrão. Da mesma forma que o dilúvio chegou inesperadamente, chegará a destruição de Jerusalém. Cada trabalhador tem seu momento de deixar este mundo. O ladrão normalmente não anuncia sua chegada. Essas cenas mostram claramente a necessidade de estar sempre alertas, pois muitas e boas oportunidades surgem com frequência e não podem ser desperdiçadas por descuido. Deus vem continuamente com suas graças e suas bênçãos: cabe a cada um abraçá-las e acolhê-las. O amor e a salvação de Deus são para todos, mas a pessoa é livre para aceitá-los ou recusá-los. O importante é viver bem o dia a dia, para não ser surpreendido no fim da vida. O Vaticano II alerta sobre os sinais dos tempos e nos convida a estar sempre atentos ao que acontece no cotidiano.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado http://liturgia.catequisar.com.br/     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 24,37-44 - 1º Domingo do Advento - Vigiar e ser fiel
O Advento é tempo de alegria, espera e esperança.
Tempo forte para mergulhar na Palavra de Deus, oferecida em abundância e precisão ao longo das quatro semanas que nos preparam para o Santo Natal.
Faço silêncio interior e tomo consciência da presença de Deus. Releio o Evangelho e presto atenção aos verbos; depois as comparações que Jesus faz neste relato. Rezo:
“Pai, teu Filho veio entre nós e assumiu nossa humanidade. Falou e agiu de forma tão simples e humilde que todos podemos entender sua mensagem. Mas, mesmo assim somos distraídos e preocupados com nosso comer e beber, vestir e aparecer. Dá-me a graça de aprender da Virgem Maria dispor meu ser para que Ele habite plenamente em mim. Dá-me um olhar vigilante e um coração pronto para perceber sua presença e viver seus ensinamentos.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que o texto diz para mim? Quais sinais apontam para a visita do Senhor?
“Mais uma vez é Advento, palavra que significa “Aquele que vem” ou a “Vinda do Senhor”. Na realidade podemos falar de três adventos: há dois mil anos, houve o primeiro, quando Jesus, o Filho de Deus, se encarnou; haverá um segundo, quando Jesus, Senhor da História, virá para julgar os povos; e o terceiro, é quando Jesus vem a nós, de muitas maneiras, todos os dias. Com o Advento, começamos um novo ano litúrgico; são quatro semanas que nos conduzem ao Natal. É convite para despertar do sono e sacudir a rotina. É tempo de alegria e vigilância, à espera do Senhor. O tempo é um dom de Deus. Não sabemos quanto tempo ainda teremos. A hora que menos pensarmos, virá o Filho do Homem.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  Ficar atento(a) às visitas do Senhor! Por quais caminhos Ele costuma me visitar? Através de quais mediações eu percebo sua presença? Permanecer em silêncio e escutar com o coração. Observar…, caminho na estrada de Jesus?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Senhor, meu Deus, ao contemplar a Encarnação de teu filho, peço que meu coração seja terra boa para recebê-lo. Que esses dias em preparação ao Natal sirvam para que eu possa refletir sobre minha vida e o meu ser. Senhor, meu Deus, agradeço por poder reviver este evento todos os anos e com ele sentir Tua presença cada vez mais perto de mim. Maria, minha querida mãe, abençoe as pessoas mais desfavorecidas e que elas consigam encontrar em Deus forças para trilharem seus caminhos. Jesus, estamos Te aguardando, procurando ser cada vez mais humanos e mais santos. Tua chegada nos fortalecerá e será para nós motivo de glória! Amém!

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Contemplo o Mistério da Encarnação de Jesus e aproximo-me de Maria, para que me ajude a preparar bem meu coração para o Natal. Sintetizo como quero preparar-me para a Celebração Natalina. Como receber Jesus e celebrar com outros a alegria de sua presença entre nós.

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.