sábado, 18 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■– " Transfigurou-se diante deles.” - (Mc 8,22-26)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 18 DE FEVEREIRO DE 2017 (sábado) 49º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O TEMPO É A SUBSTÂNCIA DE QUE SOU FEITO.
(Johann Goethe


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ÁLCOOL
DIA DA INDÚSTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bady Bassitt - Cajamar - Cândido Rodrigues - Cássia dos Coqueiros- Colômbia - Embu - IACRI - Itapevi - Luiziânia - Pardinho - Peruíbe - Sagres - Salmourão - Sarutaiá - Taguaí (São Paulo) Humaitá - Muçum - Viadutos (Rio Grande do Sul) Piratuba (Santa Catarina)Chapadão do Céu (Goiás) Ipixuna (Amazonas) Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) Salto do Lontra (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRA MANAMI KIMURA (Kimura Verduras - Garça/SP)JOSÉ CARLOS ALVES DE SOUZA (ECT Agência de Garça /SP)ROSELI VEIGA MARTINS (Professora SESI – Equipes de Nossa Senhora - Marilia /SP)HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA (Eq 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP)JULIANA DE CARVALHO LORENZETTI TEDDE (Girassol - Garça/SP)NORBERTO LUIZ AFONSO (Henlau - Garça/SP)SILVANA MARA MANTOVANELI MOREIRA (Panificadora Santo Antonio - Garça/SP)MARIA LEDA BRESSAN MASSARO (Telcenter - Garça/SP)FRANCIELLE PELLATE (Garça/SP)FABIO RIBEIRO DOS SANTOS (Bastos/SP)MARIA ANTONIETA REBELO DOS REIS (Marilia /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: SILMARA CRISTINA G. PEREIRA e ANTONIO VICTOR PEREIRAó2012ó05 ANOS (Eq 13 ENS da Paz-Setor de Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO Flaviano
SÃO teotônio
João de Fiesole ou Fra Angélico Bem-aventurado
Gertrude Comensoli


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
A fé nos conduz a praticas que nos aproximam de Deus, permitindo-lhe transfigurar a nossa vida e a realidade  que nos cerca.
 Oração
Ó DIVINO ESPÍRITO, ENSINA-ME TUDO QUANTO JESUS ENSINOU. DÁ-ME INTELIGÊNCIA, MEMÓRIA, VONTADE E CORAÇÃO GENEROSO PARA CORRESPONDER AOS TEUS CONVITES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nõs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sábado 18/02/20176ª Semana     do Tempo Comum São Cláudio de La Colombiere, memória
Escutando o que o Filho amado nos diz, somos sustentados na fé e fazermos que, por nossas ações, o noome de Deus seja bendito.


1ª Leitura (Hb 11,1-7) – “Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 1a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 3Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. 4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! 5Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus. 6Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável, pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram. 7Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 144 (145)
Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

Evangelho do dia
Sábado 18/02/20176ª Semana     do Tempo Comum São Cláudio de La Colombiere, memória
" Transfigurou-se diante deles. - (Mc 8,22-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observavam esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deus quer revelar Sua face para nós
É preciso nos retirarmos, para que Deus revele em nós a Sua face gloriosa.
“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha”  (Mc 9,2).
Esse fenômeno que estamos lendo e meditando, no Evangelho de hoje, é a transfiguração de Jesus. Quando foi que Ele se transfigurou? Quando Ele pegou os três discípulos pelas mãos e os levou consigo, porque eles lhe eram muito próximos, íntimos, por isso Jesus queria mostrar-lhes algo muito íntimo.
Jesus os levou sozinhos, somente eles, e eles não levaram amigos e outras coisas, somente eles do jeito que estavam, foram para um lugar à parte, separado distantes de tudo e de todos, e dali foram para uma alta montanha. Montanha é um símbolo de lugar sagrado, do alto, do céu, do lugar do encontro com Deus. Não é a altura da montanha que nos coloca mais próximos de Deus, mas o símbolo do alto nos remete ao Deus altíssimo.
Quando subimos não é para nos elevarmos, mas para nos rebaixarmos, para irmos ao encontro d’Aquele que é mais alto e maior do que todos nós, o nosso Deus. Jesus nos quer próximos d’Ele, quer-nos mais íntimo d’Ele. Deus quer revelar Sua face para nós, quer nos mostrar Sua transfiguração, Sua face gloriosa. Primeiro, é necessário nos retirarmos, deixarmos as coisas, porque, muitas vezes, estamos apegados às pessoas, às coisas e situações, e não conseguimos nos desprender.
Achamos que, se nos apartarmos um pouco, tudo vai se perder, nada vai funcionar, tudo vai acabar. Isso não é verdade! Se queremos que Deus nos ajude a cuidar das coisas, precisamos deixar que Ele cuide de nós, e para Ele cuidar de nós precisamos nos retirar das coisas para estar com Ele, ir para um lugar reservado. Esse lugar, muitas vezes, é aquele onde não estamos acostumados a estar. Retirar-se na Igreja, na capela, no deserto, na montanha, tantos lugares que nos são propícios para irmos ao encontro do Senhor!
Se não pudermos fazer isso com frequência, pelo menos façamos a cada dia. Há um canto em nossa casa ou próximo de nós onde podemos e devemos nos  encontrar com o Senhor, porque, no meio da agitação do mundo em que vivemos, da televisão e internet existem pessoas que não conseguem largar nem seu celular. Parece que, na hora em que larga o celular, o mundo acaba. “Como vai ser? Não vou receber mensagens!” Não estamos recebendo mais mensagem do céu, porque estamos muito presos às coisas humanas.
Se quisermos que Deus fale conosco, temos de nos retirar para estar com Ele, para que Sua face se transfigura diante de nós e Ele transforme nossa própria face e semblante.
É difícil retirar-se! Os discípulos sentiram isso, mas quando foram nem quiseram mais descer da montanha sagrada. “É bom estarmos aqui, Senhor”.
Eu lhe digo: será muito bom para você, porque é bom para mim, para todos nós deixarmos as coisas que fazemos para estarmos a sós, inteiros na presença do Senhor.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 9, 2-13
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
A transfiguração nos mostra que Jesus, verdadeiro homem, vive todas as dimensões da existência humana, ou seja, da glória até o sofrimento e a morte. No alto do Monte Tabor, a sua glória torna-se manifesta, porém Jesus está diante de Moisés e Elias, ou seja, diante de todas as profecias que foram feitas em relação a ele, principalmente as que se referem à sua morte e ressurreição. E Jesus nos mostra que a verdadeira realização humana encontra-se em fazer a vontade de Deus, ou seja, amar até o fim. A morte de cruz foi colocada pelos homens como condição para que Jesus amasse até o fim, e Jesus não fugiu do seu compromisso, nos mostrando que é perfeitamente possível cumprir a vontade do Pai até o fim.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho convicção de que aceitar as cruzes da vida me leva a transfigurar a vida?
- Pense nas cruzes. Mas, quantas alegrias a vida já lhe proporcionou?
- Lembre-se sempre também de que é na cruz que buscamos a felicidade eterna prometida por Jesus.
 - Não são as cruzes da vida que nos levam às alegrias?
 - Como você pode contribuir para transfigurar sua vida?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos apresenta a Transfiguração de Jesus. “Da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado. Escutai-o!'” (Mc 9,7). Esse é o convite que a Palavra faz a cada um de nós. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer hoje por meio de sua Palavra.
 Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o tema central do texto? Qual mensagem o evangelista está nos transmitindo? Quem é Jesus? Qual pedido é dirigido aos apóstolos?
“O relato da transfiguração é uma prolepse da ressurreição de Jesus Cristo e uma ocasião para a afirmação, da parte do Pai, da filiação divina de Jesus. É sobre uma montanha que Jesus sobe com três dos seus discípulos. A montanha é, para a tradição bíblica, o lugar da revelação de Deus e de seus desígnios (cf. Ex 3,1ss). Os seis dias mencionados no início do relato referem-se à conversa de Jesus com os discípulos e a multidão, cujo tema central era o seu destino pessoal. O passivo divino ‘foi transfigurado’ indica que foi Deus quem transfigurou o seu Filho bem-amado. A ação de Deus na vida de Jesus tem um reflexo luminoso que atinge todo o seu ser, e que tem reflexo no corpo, através do qual a pessoa é reconhecida na sua identidade pessoal e inalienável. A presença de Elias e Moisés, na glória de Deus, conversando com Jesus aponta para a ressurreição de Jesus e indica que todo o Antigo Testamento dá testemunho do que será, em seguida, dito pela voz celeste, a saber, que Jesus é o Filho de Deus. A palavra de Pedro a Jesus é a reação dele diante do acontecido; aos discípulos significa acolherem a revelação da divindade e filiação divina de Jesus. Para a comunidade cristã que lê o relato é exigida a escuta de Jesus, pois é através dela que se chega a conhecer o mistério de Deus” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) “Quando o Senhor se transfigura diante de Pedro, Tiago e João, eles ouvem a voz de Deus Pai, que diz: ‘Este é o Meu Filho! Escutai-O!’. A graça de ouvir Jesus. Por quê? Para alimentar a nossa fé com a Palavra de Deus. E esta é uma tarefa do cristão. […] A primeira tarefa do cristão é ouvir a Palavra de Deus, ouvir Jesus, porque Ele nos fala e nos salva com a sua Palavra. E Ele torna mais firme, mais forte a nossa fé, com esta Palavra. Escutai Jesus! […] Escutar a Palavra de Jesus, para nos alimentar! Isto significa que a Palavra de Jesus é o alimento mais forte para a alma: alimenta a nossa alma, alimenta a nossa fé! Eu vos sugiro que dediqueis, todos os dias, alguns minutos a ler um lindo trecho do Evangelho e a ouvir o que ele descreve. Ouvir Jesus, e aquela Palavra de Jesus todos os dias entra no nosso coração e torna-nos mais fortes na fé” (Papa Francisco, disponível em http://w2.vatican.va ).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Em silêncio, faça sua oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada versículo.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.