segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Donde vinha o batismo de João? - (Mt 21,23-27)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 13 DE DEZEMBRO de 2020 (domingo) 347º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

NÃO SE PREOCUPE EM ENTENDER: VIVER ULTRAPASSA QUALQUER ENTENDIMENTO.

(Clarice Linspector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

Dia NACIONAL DE COMBATE À POBREZA

Dia NACIONAL Do MINISTÉRIO PÚBLICO

Dia NACIONAL Do ENGENHEIRO DE PESCA

Dia NACIONAL DA ÓPERA

Dia do Alergista e Imunologista

Dia Do Macaco

Dia NACIONAL DA ÓPERA

Dia do início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jundiaí - Caieiras (São Paulo) Três Rios (Rio de Janeiro) Itá (Santa Catarina) Nova Veneza  (Goiás) Remanso - Santa Bárbara (Bahia) Alvorada do Sul  - Astorga - Barracão- Bituruna - Boa Esperança  - Borrazópolis - Centenário do Sul - Chopinzinho - Coronel Vivida - Cruz Machado - Cruzeiro do Sul - Doutor Camargo - Francisco Beltrão - Indianópolis - Itapejara D'Oeste - Jandaia do Sul - Leópolis - Mandaguaçu - Marilândia do Sul - Nova Esperança - Nova Fátima - Paranavaí - Pato Branco - Paulo Frontin - Peabiru - Quinta do Sol - Salgado Filho - Santo Inácio - Sertaneja - Terra Roxa - Toledo - Cascavel - Pinhalão (Paraná) Aguas de Chapecó- Balneário Piçarras - Caxambu do Sul (Santa Catarina) Juti (Mato Grosso do Sul) Acauã - Belém do Piauí - Cajazeiras do Piauí - Campo Alegre do Fidalgo - Cocal de Telha - Curralinhos - Floresta do Piauí - Francisco Macedo - Jatobá do Piauí - João Costa - Joca Marques - Juazeiro do Piauí - Lagoa do Piauí - Lagoinha do Piauí - Madeiro - Massapê do Piauí - Morro do Chapéu do Piauí - Murici dos Portelas - Olho D'Água do Piauí - Pedro Laurentino - Porto Alegre do Piauí - Ribeira do Piauí - Santo Antônio dos Milagres - São Francisco de Assis do Piauí - São Miguel da Baixa Grande - Sussuapara - Tamboril do Piauí - Tanque do Piauí - Vera Mendes - Vila Nova do Piauí - Wall Ferraz - Paulistana (Pará) Fagundes - Queimadas (Paraíba) Araputanga - São José dos Quatro Marcos - Pinhalão (Mato Grosso) Bom Jesus do Norte - Itarana (Espírito Santo)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  KEROLAYNE CHRISTIN SILVÉRIO (Aranha & Conessa Soc Adv-Garça /SP) LUCINÉIA TRAVENSSOLO MANZANO (Eq. 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARIA LUIZATOBIAS PERES (Garça /SP) MARCELO DIAS DOS SANTOS (Imobiliária Risidência - Garça /SP) LUCILEIA RECH SHIVA (Frelux - Garça /SP) EDSON PEREZ GODINO (Garça /SP) LEONILDO AIRTO LENHNHARDT (Lions Clube de Marilia /SP) PAULO MASSAAKI NAKADA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) LORENA MELO (LEO Clube Promissão "Terra Prometida"/SP) FABRICIO LUIZ RODRIGUES (Garça /SP) JULIANA CRISTINA ALVES RODELA (Garça /SP) RAFAEL MIRANDA DA SILVA (Garça/SP) João peletero  (Garça/SP) Enio Aguiar  (Garça/SP) Coaracy Domingues  (Bauru/SP) Vinicius Clementino Falcão  (Pederneiras /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: JANAINA BARBOSA MAURICIO e RENATO APARECIDO MAURICIOó1996ó24 ANOSó(AMIGOS-Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTo Espiridão

■ São João da Cruz

■ São Nimatullah Kassab Al-Hardini

■ São Venâncio Fortunato

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 21,23-27

A autoridade de Jesus vinha do Pai e de suas obras; portanto, não achou necessário dar explicações a seus opositores, mesmo porque eles não as aceitariam.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

João, nascido na Espanha em 1542 e lá falecido em 1591, é um dos grandes mestres da vida mística. Com Santa Teresa de Ávila, compartilhou o projeto da reforma carmelita, que procurou viver com exemplar coerência. Ao celebrarmos esta memória, peçamos a Cristo a perseverança na fé e a graça de sermos solidários com os crucificados de nossa sociedade.

– Oração 

 

PAI, TIRA DE MIM TODA E QUALQUER SUSPEITA SOBRE TEU FILHO JESUS, CUJA AUTORIDADE VEM DE TI E ESTÁ SEMPRE A SERVIÇO DE TEU REINO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de dezembro de 2020 2ª feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

A quem tem os olhos abertos, o Senhor mostra sinais da sua benevolência. Não obstante sua solicitude para com todos, Jesus se depara com teimosos opositores. 

 

1ª Leitura (Nm 24,2-7.15-17a) – Uma estrela sai de Jacó.  Leitura do Livro dos Números:

 

Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.

 

5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedro junto das águas.

 

7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”.

 

15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 25(24)

Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

 

 

– 14 de dezembro de 2020 2ª feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Donde vinha o batismo de João? - (Mt 21,23-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

 

24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”

 

Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”.

 

27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A autoridade de Jesus vem pela vida”

“Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: ‘Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 

 (Mateus 21,23)

Os sumos sacerdotes, anciãos do povo, autoridades religiosas da época de Jesus estão incomodados com a autoridade d’Ele. Eu nem diria preocupados, porque se estivessem preocupados, na verdade, procurariam ouvir Jesus, acolhê-Lo e entendê-Lo, mas como não O acolhem nem se abrem para Ele, eles na verdade ficam incomodados com a autoridade do Senhor.

 

Eles ficam incomodados porque não têm autoridade. Eles têm o conhecimento, a vivência religiosa da forma deles, mas não têm a autoridade da vida. Jesus fala com autoridade, mas não aquela que vem dos homens – nós, muitas vezes, nos prendemos às influências humanas, pois esta nos dá o poder sobre as coisas deste mundo.

 

Quem tem autoridade usa-a como quer, tornando-se uma pessoa que manda pela força do grito, porque tem a caneta na mão, porque pode fazer isso ou aquilo, mas essa é uma autoridade humana que logo passam.

 

“É uma autoridade que testemunha o amor de Deus vivido, praticado e ensinado ao coração dos homens”

 

Às vezes, olho para os gritos autoritários do mundo, aqueles vividos em casas e famílias, vividos por autoridades públicas, e todas elas devem ser respeitadas no exercício da suas atividades. O que podemos pedir é que elas correspondam àquilo que de verdade são, para que vivam bem a autoridade do exemplo para cada um de nós.

 

A autoridade de Jesus não vem de um respeito humano, mas vem pela vida. Primeiro, ela nos é dada do Alto para proclamar, pregar, anunciar, curar, libertar, restaurar e, sobretudo, testemunhar o amor de Deus vivido, praticado e ensinado ao coração dos homens.

 

Olhemos hoje para a autoridade de Jesus, a fim de que ela possa converter o nosso modo de sermos autoridade onde quer que estejamos. Que ninguém precise usar do autoritarismo nem do grito para conseguir o que quer, mas por uma comunhão com Deus, vivendo uma coerência de vida naquilo que faz e fala.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Novamente entra em cena João Batista. Vejamos por quê. Sacerdotes e anciãos eram aliados entre si contra Jesus. Os sacerdotes administravam o Templo, lugar do culto religioso, mas também fonte de lucro para os líderes. Os anciãos pertenciam à classe governante, e muitos deles eram membros do tribunal superior. Com o objetivo de desestruturar a missão de Jesus, questionam suas obras e autoridade. Jesus responde perguntando. Ao perguntar, toca num ponto delicado, que deixa os líderes desorientados. João é enviado por Deus a fim de preparar o caminho do Messias. O povo tem grande estima por João e o segue. Os chefes não. Descartar João significa mexer com a sensibilidade do povo. E as autoridades de todos os tempos e lugares têm medo da força do povo!

O R A Ç Ã O

Ó sábio Mestre, os dirigentes do povo te questionam com que autoridade ensinas no Templo. Tu os deixas sem saída, ao perguntar-lhes sobre a origem do batismo de João. Qualquer resposta deles os colocaria em situação complicada. Ficam sem tua explicação; permanecem mergulhados na própria cegueira. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 21,23-27 - A maior pobreza: não reconhecer a presença do mistério de Deus



Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória de São João da Cruz, um dos grandes mestres da experiência mística. Iniciemos a nossa oração traçando sobre nós esse grande sinal de nossa fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Ó Verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações.

 

Quando vierdes como um juiz, entre os esplendores do céu, acolhei-nos à vossa direita na assembleia dos bem-aventurados. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como no princípio agora e sempre. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Que te deu tal autoridade?” Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repita aqueles que mais lhe chamaram atenção e procure identificar a mensagem central do texto.

 

“Jesus não foge dos confrontos com seus opositores. Desta vez ele ensina no Templo, local impregnado pelo fermento da maldade dos sumos sacerdotes e doutores da lei. Jesus não era da tribo sacerdotal nem fazia parte da hierarquia religiosa. Por isso questionaram sua autoridade. O povo já havia afirmado que ele pregava “com autoridade”, e não como os escribas.

 

A autoridade vinha do Pai e de suas obras; portanto, não achou necessário dar explicações a seus opositores, mesmo porque eles não as aceitariam. Quando nos preparamos para o Natal, é importante questionar nossa legitimidade, nossa autoridade, nosso nome de cristãos. Ainda temos tempo para aguardar Aquele que vem preparar o presépio de nosso coração.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você? Aproxime-se da Palavra novamente, faça a sua meditação e procure identificar o caminho que o Senhor lhe indica. O que diz o texto a você? Faça a meditação da Palavra, buscando compreender o que o Evangelho de hoje diz a você. Escutar a Palavra é escutar o Senhor, que fala conosco por meio dela. Leia novamente o texto bíblico e faça silêncio por alguns instantes, deixando-se tocar por Deus.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração a partir do que a Palavra despertou em você, para que ela se torne vida em sua vida. Apresente ao Senhor, neste momento de oração, aquilo que você traz no coração, suas preocupações e as intenções de outras pessoas. Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos.

 

Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) leva a experimentar? O que ela deixa em seu coração, para ser vivido neste dia? O amor nos ajudará a acolher o sofrimento do irmão Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito? 

 

Bênção

 

A benção é dom de Deus, Ele é que quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela acontece. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.