quinta-feira, 5 de setembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–- Deixaram tudo e O seguiram. - (Lc 5,1-11)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE
 GARÇA/SP, 05 DE SETEMBRO de 2019 (quinta-feira) 248º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
MÃOS QUE SERVEM SÃO MAIS SANTAS QUE LÁBIOS QUE REZAM.
(MADRE TERESA DE CALCUTÁ)


 Datas Comemorativas 
 DIA DA AMAZÔNIA
DIA DA AMIZADE VERDADEIRA
DIA DA COLECIONADORA DE BONECAS
DIA DO OFICIAL DE FARMÁCIA
DIA INTERNACIONAL DA MULHER INDÍGENA
DIA NACIONAL DE COMBATE AO NEPOTISMO
DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA FIBROSE CÍSTICA
DIA NACIONAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL
SEMANA DA PÁTRIA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto União (Santa Catarina) Tenório (Paraíba) Caseiros - Entre Rios do Sul - Imigrante - Itacurubi - Ivorá - Relvado - Riozinho - Saldanha Marinho - São José do Herval - Sede Nova- Taquaruçu do Sul Tupandi - Vila Lângaro - Vista Alegre - Vista Gaúcha (Rio Grande do Sul) Brasnorte (Mato Grosso)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PAULA MARCELO BUKIVICH (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) ROMILDO GALHASE (GBS– EQ 11 ENS MÃE IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) MIRTES “NÉIAS. MARCHI OLIVEIRA (Garça /SP) NEREIDE SOARES DUARTE (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) VERA LUCIA MENEZES WEINGRILL (Lions Clube de Mairiporã /SP) REGINA HELENA MASTRANTONIO MIRANDA (JM Agropecuária-Garça /SP) THIAGO ZANCOPÉ SANTO PIETRO (Bauru /SP) NEUSA COSTA POLICINANI (Garça /SP)JOÃO BEZERRA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA e FABIO BONASSAó1997ó22 ANOS (Lions Clube de Garça /SP)
CLAUDETE AP. GUIDO PANINI e EDIVALDO LUIZ PANINI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 Santo do Dia 
SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ
Santa Teresa de Calcutá dedicou toda sua vida aos mais pobres dos pobres (Skopje- Albânia 27/08/1910-05/09/1997), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres. No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro.
SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Somos convidados a seguir os passos de Jesus para produzir frutos e crescer no conhecimento de Deus e de sua vontade, libertando-nos de tudo o que nos impede de avançar para águas mais profundas.
– Oração 
PAI, CONFIRMA MINHA VOCAÇÃO DE PESCADOR DE PESSOAS HUMANAS, E CONDUZE-ME PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS ONDE SE ENCONTRAM OS QUE MAIS CARECEM DE MEU AMOR.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum 05 de setembro de 2019
Seguidores de Jesus e participantes da herança dos santos, somos desafiados a lançar as redes a fim de resgatar homens e mulheres do poder das trevas.

1ª Leitura - (Cl 1,9-14) - Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado. – Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses:

Irmãos, 9Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, 10para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. 11Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade. 12Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. 13Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, 14no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  97(98
O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

Evangelho do dia
5ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum 05 de setembro de 2019
- Deixaram tudo e O seguiram. - (Lc 5,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, – pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. 6Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Vamos dedicar atenção à Palavra de Deus”
 Mestre, trabalhamos a noite toda e não tiramos nada, mas se você diz, jogarei as redes”
(Lc 5, 5).
Jesus está semeando e proclamando a Palavra. Multidões lotaram para ouvir a Palavra saindo da boca de Jesus.
Aqui está algo muito importante, porque Jesus é a própria Palavra viva e encarnada; Da boca dEle vem a Palavra viva, que dá vida; a Palavra que salva, transforma, cura e liberta. É por isso que Jesus proclama a Palavra e eu estou aqui anunciando a Palavra de Deus.
Precisamos ouvir a Palavra, precisamos prestar atenção a ela. Precisamos permitir que a Palavra de Deus entre em nós e nos converta por dentro e por fora. Bem, somente quando prestarmos atenção à Palavra de Deus seremos transformados por Deus, porque, é no poder da Palavra que o Senhor nos cura, nos eleva e nos dá nova vida.
Estamos muito distraídos e separados da Palavra; Estamos muito focados em muitos problemas da vida e não prestamos atenção à Palavra. A tristeza de Pedro está lá: a noite toda pescando, ele já estava perturbado, triste, decepcionado; e Jesus ordenou que jogasse em outro em outra direção.
“Atenção à Palavra de Deus, reserve um tempo. Deixe pelo menos 20 minutos de cada dia apenas para ouvir e refletir sobre a Palavra.”
Uma alma frustrada que tentou e falhou, como será lançada agora para esse lado. "É em atenção à Sua Palavra que lançaremos as redes". E veja a abundância da pesca, porque ele prestou atenção à Palavra de Jesus.
Ele prestou atenção à Palavra de Deus, leva tempo. Deixe pelo menos 20 minutos de cada dia apenas para ouvir e refletir a Palavra.
A Palavra de Deus acalma aqueles que estão nos perturbando; acalme as tempestades que estão agitadas dentro de nossos corações. A Palavra de Deus traz paz à nossa cabeça que, muitas vezes, é inquieta, perturbada; nossa mente é tão cheia de curvas, mas precisamos deixar a força da palavra de Deus agir sobre nós.
Se tivéssemos dado mais atenção à Palavra de Deus, estaríamos menos errados, menos espancados na cabeça; ficaríamos menos decepcionados com a vida e andaremos muito mais à luz de Deus, porque a luz de Deus é a Palavra da vida para a nossa vida.
Hoje, estou realmente chamando você para realmente prestar atenção à Palavra de Deus. E prestar atenção significa: voltar seu coração para ele. Não basta estar presente, a Palavra ser proclamada, mas a cabeça está "voando" e o coração está do outro lado.
Nós realmente precisamos ter atenção e combater todas as distrações da vida para estarmos atentos, focados; Então, esta Palavra será capaz de salvar e transformar nossas vidas.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A Igreja “missioneira”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, descobrimos a “marca missionária” presente na Igreja desde a sua fundação: o próprio Romano Pontífice é “pescador de homens”. Simão foi chamado, um dia como qualquer outro, enquanto realizava o seu trabalho de pescador. O Mestre viu duas barcas amarradas e pede-lhes para subir a uma, à de Simão. Afastando-se um pouco da margem, ensina â multidão: a barca de Pedro converte-se na cátedra de Jesus Cristo.

Quando terminou, pede a Simão para lançar as redes. Jesus era um carpinteiro, não era um conhecedor em pesca. Porém, “Simão o pescador" confia Nele. A sua reação perante a pesca milagrosa é de estremecimento. Jesus responde convidando-o a ter confiança e a abrir-se a um projeto que supera toda expectativa: “Pescador de homens”. Pedro não podia imaginar que um dia chegaria a Roma e que aí seria “Pescador de homens” para Deus.

—Senhor, com Pedro, sentimo-nos “enviados” por Deus para levar o teu Evangelho a todas as almas.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Uma página a respeito da missão de Jesus e dos discípulos. As multidões comprimiam-se ao redor de Jesus a fim de ouvirem a Palavra de Deus.
O ensinamento se dá a partir da barca, símbolo da Igreja. Sem Jesus, a missão é estéril. É ele quem garante a eficácia da ação, por mais difícil que seja a situação. Diante do sucesso, Pedro sente o poder de Deus e se reconhece pecador. Sem comentar a atitude humilde de Pedro, Jesus o projeta para obras grandiosas: “A partir de agora, você vai ser pescador de gente”. Os outros sócios de Simão também são chamados a compor o grupo dos apóstolos. Em várias ocasiões, os três – Simão, Tiago e João – serão convidados a testemunhar situações significativas na vida do Mestre (transfiguração, paixão). Certamente para consolidá-los na fé em Jesus, o Filho de Deus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,1-11 - "Joguem as redes"

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, meditaremos o encontro de Jesus com a multidão e os discípulos à beira do lago de Genesaré.
Tiago, João e Simão são convidados a deixar tudo e seguir Jesus.
É na proximidade com a Palavra de Deus que também nós nos encontraremos com o Senhor, ouviremos a sua Palavra e acolheremos o seu convite: “Não tenhas medo! De agora em diante, serás pescador de homens!”.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia-o atentamente. Em seguida, faça uma nova leitura em voz alta, pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no texto? Onde eles se encontram? O que acontece na narrativa? Qual convite o Senhor faz aos discípulos e a nós? O que significa ser “pescador de homens”, conforme a narrativa?
“O evangelho de hoje é o relato de vocação dos primeiros discípulos de Jesus, à beira do lago de Genesaré. Inspira-se em Mc 1,16-20 e é muito próximo do relato joanino (Jo 21). A pesca, no mar da Galileia, da qual sobreviviam Pedro, André, Tiago e João, foi a ocasião, para eles, do encontro com o Senhor que transformou radicalmente suas vidas. À diferença de Marcos, em Lucas os episódios anteriores ao narrado hoje criam um marco psicológico que faz com que o chamado e a resposta não sejam tão surpreendentes. O chamado é precedido do ensinamento de Jesus às multidões e de uma palavra eficaz de Jesus a Simão, que transformou a fadiga da noite em que nada pescaram na alegria de uma manhã abundante de peixes. No relato lucano, todos são chamados juntos, no lago, mediante um apelo dirigido exclusivamente a Simão Pedro. Simão Pedro e, através dele, os outros discípulos são chamados a ser ‘pescadores de homens’. Tendo presente a pesca abundante, essa expressão aponta para o êxito futuro da missão da Igreja na conquista de pessoas para o Reino de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? O que mais chamou sua atenção no Evangelho? Foi um versículo específico? Algo que Jesus disse? Se sentir necessidade, leia o texto novamente, deixando-se tocar por ele.
“À beira do lago de Genesaré, Jesus começa a chamar seus primeiros discípulos. Naquela praia, Jesus encontra Pedro, André, Tiago e João. Aquele encontro marcaria a vida daqueles homens para sempre. A pesca milagrosa foi uma oportunidade para eles perceberem que estavam diante de uma pessoa diferente. Cansados da pescaria malsucedida, recolhiam suas redes na esperança de voltar ao mar no outro dia e retomar a rotina de ganhos e perdas. Jesus manda que eles voltem ao mar e lancem a rede em águas mais profundas. E o milagre aconteceu pela obediência à Palavra do Senhor! Daí para o convite foi um pequeno passo: ‘Sigam-me e vocês serão pescadores de homens’. Deixaram tudo e seguiram Jesus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento de oração? Deixe que a sua vida se renove com a Palavra de Deus e apresente a Ele suas preces e intenções.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual atitude você deseja colocar em prática durante este dia? A Palavra de Deus se torna vida em nossa vida quando a colocamos em prática.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.