quarta-feira, 14 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. – (Jo 3,16-21)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 14 DE ABRIL de 2021 (quarta-feira) 103 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NADA É PARA SEMPRE... NEM MESMO OS NOSSOS PROBLEMAS.”

(Charlie Chaplin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ

DIA do Técnico em Serviço de Saúde

DIA do Técnico em Imobilização

 DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIA INTERNACIONAL DA DOENÇA DE CHAGAS

DIA DO NEUROCIRURGIÃO

DIA DO PAN-AMERICANO

DIA DO PATINADOR

DIA DO FUTEBOL PAULISTANO

DIA FESTIVO DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE

DIA DO FUTEBOL PAULISTANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BOTUCATUCaçapavaCATANDUVAGÁLIA (93 anos) (São Paulo) Constantina (Rio Grande do Sul) AltamiraSenador José Porfírio (Pará) Alto do Rodrigues (Rio Grande do Norte) Palmas (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO PEDRO MARCELO BUKVICH (filhote Ana Paula/Eduardo-Lions Clube de Garça /SP) JOSÉ DORIVAL SASSO (Rede Postão Garça /SP) RODRIGO OLIVEIRA CORRÊA (Construtora Oliveira & Corrêa Ltda. Garça/SP)ADEJAIR MORAIS DA SILVA  (Lions Clube de Chapadão do Sul /MS)JOÃO EDUARDO FERREIRA DA SILVA (Fazenda São José do Rio do Peixe Garça /SP) JOSÉ PASCHOAL CAMPASSI (Garça/SP)  OSVALDO LUIS SCARTEZINI (Scartezini Funilaria-Garça/SP)  CLAUDIO AUGUSTO MANCINI (Escritório Cruzeiro-Garça /SP) JOSÉ GERALDO CARRION (Garça /SP)  ALINE AGUIAR CARAZZATO (Garça/SP)  Pe. Geraldo Lelis de Andrade (Oblatos de Cristo Sacerdote-Marília/SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA LIDIVINA

SÃO Máximo

SÃO Pedro González

SÃO Tibúrcio

SÃO Valeriano Mártir

SÃO BENEZET, ou o pequeno bento

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 3,16-21

Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele..

 

- Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50;21,23)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os apóstolos são presos, mas o Senhor os põe em liberdade, para que continuem a falar ao povo. Certos de que o Senhor nos livra de todos os temores, depositemos nele nossa total confiança. 

 

– Oração 

 

PAI, INSTRUI-ME, POR TEU ESPÍRITO, A RESPEITO DA PESSOA E DA MISSÃO DE JESUS, E LEVE-ME A ADERIR AO TEU FILHO, SEMPRE COM MAIOR RADICALIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana e nos traz a esperança da ressurreição: concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 14 de abril de 2021 4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Num esforço inútil, as autoridades do povo tentam abafar a Palavra de Deus. Quem age conforme a verdade e a proclama se abre para a luz, que é Jesus. 

 

1ª Leitura (At 5,17-26) – Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido – isto é, o partido dos saduceus – cheios de raiva 18e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o sinédrio e o conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos à prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram, dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”. 24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós colocastes na prisão estão no templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33/34

Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

 

 

– 14 de abril de 2021 4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. (Jo 3,16-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus enviou Jesus para que tenhamos a vida eterna”

“Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que n’Ele crer, mas tenha a vida eterna” 

(João 3,16)

O fato é o amor que Deus tem por esse mundo, e quando falo “mundo”, não é esse mundão, não é o mundo da mundanidade, mas é o mundo que Ele fez para nós. Sei que condenamos o mundo e as pessoas, muitas vezes nós vivemos muito mais de condenar do que salvar.

 

Não foi para condenar que Deus veio, e sim para salvar. Condenado será aquele que n’Ele não crer e não aceitar a salvação d’Ele. Permita-me dizer que isso não cabe a nós, o que cabe a nós é sermos salvos e salvarmos. Por isso, permitamos ser salvos por Deus.

 

Deus não quer que nós morramos porque o nosso Deus não é o Deus da morte, o nosso Deus é o Deus da vida. Não podemos proclamar a morte de ninguém nem a nossa, como se fosse algo de Deus. “A pessoa morreu porque Deus quis”. Não! Deus veio para que tenhamos vida e Ele enviou o Seu Filho para que o mundo seja salvo, para que o mundo tenha vida eterna.

 

Eu sei, acontecem os acidentes, acontecem as doenças e as enfermidades, mas nenhuma doença, nenhuma enfermidade, nenhuma tragédia e nenhum acontecimento desastroso tem a palavra final sobre aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador.

 

“Deixemos que a vida de Deus esteja em nós e tenhamos a vida em nome do Seu Filho Jesus”

 

Pode ser que a morte cause uma dor momentânea, cause um impacto em nós, nenhum de nós quereríamos passar pelo sofrimento que ela causa, pelos impactos que ela traz, mas aquele que está em Cristo não pode jamais perder essa esperança, essa certeza e essa convicção de todo aquele que está em Cristo.

 

Deus nos dá a vida eterna. Primeiro, porque Ele nos ama. Deus nos amou tanto; e aquilo que João está frisando tanto, quer dizer, de uma forma tão grandiosa, de uma forma tão sublime e única: Ele nos deu Seu Filho. Então, quem tem o Filho tem a vida, é por isso que temos que caminhar com Deus no Seu Filho. E o Seu Filho está aqui, está na Eucaristia, é o Seu Corpo e o Seu Sangue; está na Palavra, Ele é a Palavra eterna de Deus e a Palavra está ao nosso alcance.

 

Ele está no meio de nós quando nos amamos, quando nos reunimos em Seu nome. Comunguemos a vida do Filho para que tenhamos a vida. E, se em algum lugar, a morte, nos seus diversos aspectos, tem falado mais alto, é porque não estamos nos voltando para Ele que é a Vida.

 

Deixemos que a vida de Deus esteja em nós e tenhamos a vida em nome do Seu Filho Jesus Nosso Senhor e Salvador.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto de hoje abre com uma frase fundamental do Evangelho de João: Deus amou o mundo e deu seu Filho único para que todos tenham vida eterna. Esse é o desejo de Deus revelado por Jesus. Sim, Jesus e seu Pai não desejam que ninguém se perca, mas que todos tenham a plenitude de vida. Esse amor de Deus aguarda resposta de nossa parte: amor que não nos fecha em nós mesmos, mas nos abre aos outros. Jesus, luz da humanidade, não veio para julgar e condenar; somos nós que nos julgamos diante da Palavra do Mestre, quando fazemos nossas escolhas. Deus mantém sua oferta de amor, mesmo quando não é correspondido, pois respeita a liberdade de cada um. Reconhecemos quem acredita em Deus pelas opções que fazemos em vida: nossos atos e nossas escolhas em favor da vida (seguindo a luz) ou contra a vida (optando pelas trevas).

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, Luz do mundo, nosso coração se enche de gratidão por nos revelares o imenso amor de Deus por nós: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único” para nos salvar. Concede-nos a graça de caminharmos sempre em busca da tua verdade e da tua luz. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, invocando,

com todos os internautas, a Santíssima Trindade:

 

Em nome do Pai e do Filho

e do Espírito Santo. Amém.

Espírito de amor,

dai-nos o dom do

vosso santo temor,

para que, conscientes de

nossas fragilidades,

reconheçamos a força de vossa graça.

Vinde, Espírito Santo,

E dai-nos um novo coração.

 Amém.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente,   o texto: Jo 3,14-21, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

Como Moisés levantou  serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.

 

Refletindo

O fariseu, líder dos judeus,

 Nicodemos procura Jesus à noite. Este homem reconhece que Jesus é um mestre enviado por Deus. Jesus lhe diz que é preciso "nascer de novo". Não queria, na verdade, dizer nascer no sentido que entendemos. Queria dizer, "converter-se", deixar para trás os velhos esquemas mentais e acolher o "novo", a novidade de vida proposta por Jesus. Pensar em conversão faz-nos lembrar de Paulo Apóstolo. De perseguidor tornou-se apóstolo.

O bem-aventurado Alberione  recebeu uma luz especial de Jesus Eucarístico em que ouviu:

"Nada temam. Eu estou com vocês. Vivam em contínua conversão".

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje? Hoje, há pessoas que preferem os velhos esquemas e não aceitam uma mudança , não se colocam com sinceridade diante de Deus, nem querem seguir Jesus, deixando-se guiar por ele. É preciso deixar que o Espírito Santo aja com toda a liberdade em todos os âmbitos de nossa vida. Isto é "nascer de novo". Dizia São João Paulo II: "Não tenham medo de Jesus. Não tenham medo da vida nova que ele nos oferece. Ele mesmo dá a nós a possibilidade de acolhê-la e colocá-la em prática".

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, orando ao Espírito:

 

 

Vinde Espírito Santo!

Enchei os corações dos Vossos fiéis e

acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai o Vosso Espírito,

e tudo será criado.

E renovareis a face da terra.

Oração

Deus, que instruístes os corações dos

vossos fieis com a luz do Espírito Santo,

fazei com que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo Espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo, Senhor nosso.

AMÉM.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é aberto hoje para descobrir e viver a novidade da Ressurreição de Jesus. O Espírito nos indicará os novos caminhos. Queremos descobri-los e segui-los.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.