sexta-feira, 14 de maio de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos – (Jo 15,9-17)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 14 DE MAIO de 2021 (sexta-feira) 134 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO.

(Nelson Mandela)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SEGURADOR

DIA CONTINENTAL DO SEGURO

DIA da Mãe Natureza

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Acreúna - Araguapaz - Arenópolis - Cachoeira Dourada - Campinaçu - Doverlândia - Minaçu - Santa Isabel (Goiás) Lábrea - Pauini  (Amazonas) Passos (Minas Gerais) Jardim (Mato Grosso do Sul) Augustinópolis - Colméia - Fátima - Rio Sono (Tocantins) Ventania (Paraná) Manoel Urbano (Acre) Abreu e Lima - Camaragibe - Itapissuma - Ouricuri (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:Dr.ANDRÉ GUSTAVO PELLIZZARI (primo-Jaú /SP) MARCELO LUIS MENIN (Eletro Tintas Garça/SP)  SIMONE VAQUEIRO DA SILVA (Garça/SP)  WILLIANS LOPES (Lins /SP) MARIA ROZA LEON PALHARI (Lions Clube de Tupã /SP) MARIA ROSILENE MESTRE MEDEIROS (Lions Clube de Cuiabá Boa Esperança /MT) ELY RODRIGUES (DG-Lions Clube de Colíder /MT) MARIAZINHA FURLANETO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCIANA CERTO MANCHINI e Dr. REINALDO MANCHINI ó1993ó28 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA  DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEIRO MILÊNIOó2001ó20 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO MATIAS


Matias (Palestina, séc. ) testemunhou o ministério de Jesus e a sua ressurreição. Por guardar e viver o mandamento do amor pregado pelo Mestre, tornou-se membro do colégio apostólico, restabelecendo o número dos doze após a deserção e morte de Judas.

SÃO MIGUEL GARICOITS

■ SÃO VITOR

■ SÃO FREI GIL

■ SÃO BONIFÁCIO DE TARSO

■ SANTA MARIA DOMINGAS MAZZARELLO

■ SANTA CORONA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando – Jo 15,9-17

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.

 

- Não fostes vós que me escolhestes. Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes frutos e vosso fruto permaneça, aleluia! (Jo 15,16)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Para substituir Judas Iscariotes, foi escolhido Matias. Sua eleição ocorreu em clima de oração e invocação do Espírito Santo. Nesse mesmo clima de fé, deixemo-nos orientar pelo Senhor, que conhece o coração de todos.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, AGRADECIDO (A) POR TER SIDO ESCOLHIDO(A) E ENVIADO(A) POR TI, PROMETO ENTREGAR-ME TOTALMENTE À MISSÃO QUE ME CONFIASTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que associastes são Matias ao colégio apostólico, concedei, por sua intercessão, que, fruindo da alegria do vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 14 de maio de 2021 6ª-feira da 6ª Semana da Páscoa São Matias, Apóstolo . Festa

– Liturgia da Palavra 

Entre os que que haviam acompanhado Jesus, a sorte caiu em Matias, que logo se associou ao grupo dos apóstolos para permanecer no amor do Senhor e dar testemunho de sua ressurreição. 

 

1ª Leitura (At 1,15-17.20-26) – A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’ 21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição”. 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”. 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 113(112)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

 

 

– 14 de maio de 20216ª-feira da 6ª Semana da PáscoaSão Matias, Apóstolo . Festa

– Evangelho do dia 

 

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos (Jo 15,9-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça
(Jo 15,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Crescemos na intimidade com Deus pela via do amor”

“Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” 

(João 15,15)

Hoje, celebramos com muito amor São Matias, apóstolo. Veja que, São Matias foi aquele que foi suceder Judas no grupo dos Apóstolos. Com todo amor que demonstrava a Jesus, ao Evangelho e à causa do Reino de Deus, ele foi escolhido para ser apóstolo do Senhor.

 

Celebremos, hoje, o nosso apostolado, o nosso seguimento a Jesus. Somos também chamados e escolhidos para sermos Seus seguidores, e a escolha que recaiu sobre Matias, e também recaí sobre nós, é para que produzamos frutos em Deus. Assim como Matias produziu o fruto da perseverança e do amor, o fruto da doação, ele se tornou amigo de Jesus, também somos chamados.

 

Amigos sem deixar de sermos servos; Ele não nos chama de servos porque somos enviados a servir, o verdadeiro apóstolo é aquele que serve, é aquele que dá a sua vida, é aquele que se doa e se dedica pela causa do Evangelho, é aquele que doa sem esperar nada em troca, mas está a serviço dos homens e da salvação.

 

“A via do amor, primeiro, é a vida da oração, a oração da intimidade com Deus”

 

Para ser um servo, para ser um apóstolo, é preciso ser amigo e você sabe que amigo é aquele que goza da intimidade, da proximidade, da confiança e Jesus não quer que os Seus seguidores sejam apenas servos. “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor”.

 

Jesus está dizendo que nós sabemos daquilo que Ele realiza no meio de nós porque somos Seus amigos. Cresçamos na intimidade com Deus, e o meio para crescermos na intimidade com Ele é pela via do amor.

 

A via do amor, primeiro, é a vida da oração, a oração da intimidade com Deus. Jesus passava longas horas tomado pela oração sublime. Precisamos também ser tomados pela oração, nos colocarmos em comunhão com Deus, para termos o Espírito de Deus, para sermos movidos pelo Espírito d’Ele.

 

Se faltou a Judas fidelidade ao Evangelho, é porque ele amou mais o dinheiro do que Deus, a quem ele servia. O discípulo de Jesus não pode amar nada nem ninguém mais do que Jesus, por isso, o discípulo de Jesus passa bastante tempo na presença d’Ele amando e orando, orando com amor, amando o seu Senhor. Revestido desse mesmo Espírito, ele ama os seus irmãos, o seu próximo, ele dá a vida até por quem não lhe quer bem. Ele é capaz de suportar até quem lhe fez mal, quem lhe traiu, quem lhe abandonou ou assim por diante.

 

O discípulo do Senhor é revestido do amor que vem do coração de Deus. Que São Matias nos ensine a seguir a Jesus, na fidelidade e no amor ao Evangelho.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Poucas são as informações a respeito de São Matias, Apóstolo. O que dele sabemos consta no início do livro dos Atos dos Apóstolos. Para substituir Judas, o traidor, os Onze reunidos indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, apelidado Justo, e Matias. Eles tinham acompanhado Jesus, “a começar do batismo de João até o dia em que foi levado de nós ao céu” (At 1,21-22). Feito o sorteio entre os dois nomes indicados, o eleito foi Matias, que foi associado ao grupo dos Onze e, como eles, tornou-se “testemunha da ressurreição” (At 1,22). A história desconhece totalmente sua vida posterior. O antigo Sacramentário Gelasiano (século VI) já conhece o nome de Matias inserido no Cânon Romano, entretanto, sua celebração festiva teria começado somente no final do século X.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, estabeleceste com teus discípulos profunda relação de amizade, ensinando a eles, e a nós, que “ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. São Matias atingiu tal nível de amizade, que por ti sacrificou a própria vida. Dá-nos fortaleza para seguir esse caminho. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 15,9-17 - "Fui eu que escolhi vocês" - diz Jesus

 

Oração Inicial

São Matias Apóstolo, testemunha da ressurreição de Cristo.

Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com esta Palavra que nos acompanhará durante o dia. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi para irdes e para que produzais fruto.”

 

Peçamos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário. Destaque as advertências e as promessas que Jesus faz aos seus discípulos.

 

“O testamento feito por alguém assume uma dimensão sagrada e definitiva. Ninguém pode modificá-lo, a não ser o próprio autor. Jesus deixa à comunidade cristã o seu testamento: “Permaneçam no meu amor”. Ele esclarece que este é o seu mandamento. E não se trata de um amor qualquer. O amor entre os discípulos deve ser igual ao amor do Pai para com Jesus. É um horizonte infinito que se estende além da comunidade. Trata-se de amar a todos, até os inimigos. No Antigo Testamento, Abrão é chamado de “meu amigo”. A ele, Deus revela o que irá fazer. Um amor tão grande é capaz de dar a vida por seus amigos. Essa atitude trará a alegria definitiva. O testamento de Jesus nos torna seus herdeiros e responsáveis pelo Reino.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

O Senhor que o(a) chamou é fiel. Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.