sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

COMECE O DIA FELIZ! FELIZ E SANTO NATAL A TODOS ■ O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. – (Jo 20,2-8)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 27 DE DEZEMBRO de 2024 (sexta-feira) 362º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! FELIZ E SANTO NATAL A TODOS ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO ENSINO MEUS ALUNOS. CRIO A CONDIÇÃO PARA QUE APRENDAM.

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO EVANGELISTA

DIA DE CORTAR FLOCOS DE NEVE

DIA DA LEI DE CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP (FAMERP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Espírito Santo do Pinhal - Nantes - Ouroeste - Paulistânia - Salto Grande - Tapiratiba - Trabiju (São PauloAbadia de Goiás - Santa Rita do Novo Destino - Vila Propício(GoiásAtalanta (Santa CatarinaCatunda - Hidrolândia (CearáCachoeira - Jaguaripe - São Francisco do Conde (BahiaAbadia dos Dourados - Antônio Carlos - Campo do Meio - Capitólio - Caraí - Coimbra - Comendador Gomes - Cristais - Crucilândia - Cruzília - Estiva - Estrela do Indaiá - Guaraciaba - Guidoval - Inhaúma - Itapagipe - Itueta - Iturama - Janaúba - Jequitaí - Jequitibá - Jesuânia - Joaíma - Jordânia - Juruaia - Lagoa da Prata - Luminárias - Nanuque - Pimenta - Pocrane - Pratinha - Ribeirão Vermelho - Rio Acima - Salto da Divisa - Santa Cruz do Escalvado - Santa Margarida - Tocantins - Toledo - Tumiritinga - Vespasiano - Vieiras -  Virgem da Lapa (Minas GeraisMaximiliano de Almeida (Rio Grande do SulBuritis - Carmo do Cajuru - Carmópolis de Minas - Carrancas - Cascalho Rico - Chupinguaia - Pimenteiras do Oeste - São Francisco do Guaporé (Rondônia)Caraúbas do Piauí - Caxingó - Cocal dos Alves - São Miguel do Fidalgo (PiauíAbel Figueiredo - Cumaru do Norte - Curralinho - Maracanã - São Domingos do Araguaia - São João da Ponta - Terra Alta (ParáTupãssi (ParanáCaaporã(ParaíbaAgua Nova - Jandaíra - Lucrécia - Passagem (Rio Grande do Norte

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FLAVIA VALENCIO CONESSA MARTINS (prima-Academia Washigngton-Cambé/Londrina/PR) SILVIO  LIU MANCUSO (GPS-Garça/SP) GABRIEL  RINO FILHO (Marília/SP) ROGERIO BARROS (Marilia /SP)JULIO CEZAR PEREIRA VIASSELI (Garça /SP) ADILAINE CUBA DA SILVA (Garça /SP) ISABELA IMAFUKU MENIS (Garça /SP) VANIA MARA SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP) Dra. PATTI HILL (Ex-Presidente Internacional- Lions Club Edmonton Host-Alberta, Canada) MATHEUS BRAGA (Mogi Mirim /SP) ROSILDA ALVES (Cassilândia /MS) FLAVIA LOPES CERQUEIRA OLIVEIRA (esposa do Edinho Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DE LOURDES CASTRO POSSETTIMAURI POSSETTI (Lions Clube de Tupã/SP)MARCIA MENEGUESSO COSTA JOSÉ COSTAó 1975ó49 ANOSó (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. VITOR HUGO PINHEIROóDiocese de Mariliaó2019ó05 ANOS (SCE Equipes 5 e 7 e Setor de Garça-Vigário paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça /SP)Pe. DANILO CORDEIRO SILVAóDiocese de Mariliaó2019ó05 ANOS (Vigário paroquial de Santa Genoveva de Irapuru e São José de Flora Rica /SP) Pe. JURANDIR FERNANDO NORONHAóDiocese de Mariliaó2003ó21 ANOSó (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu /SP) Pe. PEDRO LEO DUCHARME óRSVó 1989ó 35 ANOSó (Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP) 

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 Nossa Senhora das Brotas

SÃO JOÃO EVANGELISTA 

João (Palestina, Séc. I), filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista, foi um dos primeiros a seguir os passos de Jesus. E o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. É atribuído a ele um evangelho, que penetra profundamente o mistério do Verbo encarnado, e três cartas, que prolongam o ensinamento de seu evangelho. 

SÃo Teodoro de Apameia

SÃo Teófanes

Santa Fabíola

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Jesus Ressuscitado -  Jo 20,2-8 - O discípulo amado, João Apóstolo e Evangelista

A liturgia nos propõe ajuda-nos a contemplar o Natal desde a perspectiva da Ressurreição do Senhor.

 

Este é João, que na ceia reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor; feliz o apóstolo a quem foram revelados os mistérios celestes e anunciou no mundo inteiro as palavras da vida.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, foi um dos primeiros a serem chamados por Jesus para compor o grupo dos doze apóstolos. A ele é atribuída a redação do quarto Evangelho, que aprofunda o mistério do Verbo encarnado, e três cartas. Celebrando sua festa, renovemos nosso compromisso de sermos fiéis a Jesus e a seus ensinamentos.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUERO VIVER A EXPERIÊNCIA DE SER AMADO POR TI, A PONTO DE TODA MINHA EXISTÊNCIA SER PLASMADA E TRANSFORMADA POR TUA PRESENÇA EM MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que nos revelastes, pelo apóstolo São João os mistérios do vosso Verbo, concedei-nos a graça de compreender e amar as maravilhas que por sua pregação nos fez conhecer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 27 de dezembro de 2024sexta-feira do 3º Dia na Oitava de Natal São João, Apóstolo e Evangelista, Festa

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Jo 1,1-4) O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos. Início da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 8Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estevão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estevão. 55Estevão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estevão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estevão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito".

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 96(97)

 

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

 1. Deus é rei! Exulte a terra de alegria, / e as ilhas numerosas rejubilem! / Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, / que se apoia na justiça e no direito. – R.

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

2. As montanhas se derretem como cera / ante a face do Senhor de toda a terra; / e assim proclama o céu sua justiça, / todos os povos podem ver a sua glória. – R.

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

3. Uma luz já se levanta para os justos, / e a alegria, para os retos corações. / Homens justos, alegrai-vos no Senhor, / celebrai e bendizei seu santo nome! – R.

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

 

 

 

– 27 de dezembro de 2024sexta-feira do 3º Dia na Oitava de Natal São João, Apóstolo e Evangelista, Festa

– Evangelho do dia 

 

O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.   (Jo 20,2-8)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; / vos louva o exército dos vossos santos mártires! – R.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17"Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos,
por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

27/12/24

SEXTA-FEIRA DO NATAL:

SÃO JOÃO EVANGELISTA, APÓSTOLO

 

João 20, 2-4.8: “Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: - Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo... Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou”.

 

Jesus, é significativo que, logo após a festa do seu Natal, celebramos S. João Evangelista. Certamente porque ele foi capaz de penetrar mais profundamente no sentido da sua Encarnação e foi dos primeiros a crer na sua Ressurreição e a testemunhá-la aos discípulos.

João, junto com Pedro, correu esperançoso ao seu túmulo, e ao vê-lo vazio, acreditou que o senhor tinha ressuscitado, antes mesmo de Pedro e dos outros apóstolos.

Ele viu e acreditou em tudo o que o senhor tinha predito sobre sua morte e Ressurreição. 

É a partir desse testemunho que se tornou evidente para nós que o senhor é o Verbo divino encarnado, e podemos cantar com alegria que aquela criança do presépio é realmente o Filho de Deus que se fez carne a habitou entre nós e em nós.

Por isso, a Páscoa continua sendo o eixo central da nossa fé cristã, que ilumina todos os acontecimentos da sua vida, tudo o que o senhor realizou e toda a graça e esperança que recebemos de geração em geração.

Assim, os mistérios da nossa salvação estão conectados entre si, de tal modo que a nossa copiosa Redenção começou na sua Encarnação, continuou em sua vida simples em Nazaré e pelos caminhos da Palestina, culminou na entrega da sua vida por nós na cruz, para que o Pai finalmente o ressuscitasse, e o acolhesse como seu Filho querido, e como o primogênito humano de todos os ressuscitados.

Senhor, o Natal é mais do que uma data, é um sacramento que se atualiza a cada ano, como se o senhor estivesse nascendo hoje para nós.

Sentimos alegria e nos enchemos de esperança, mas precisamos que o senhor nos acompanhe passo a passo ao longo do novo ano, para que não se apague jamais a estrela da nossa salvação.

 

Mãe santíssima, que a luz, a vida e a bênção do presépio se estendam ao longo desta semana, e nos façam entrar iluminados e cheios de paz no novo Ano Santo, como peregrinos da esperança. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Representado por uma águia, que atinge vertiginosas alturas e voa na direção do sol, São João é conhecido como o evangelista que mais se elevou na contemplação dos mistérios de Deus. Filho de Zebedeu e irmão de Tiago, a tradição o apresenta como “o discípulo que Jesus amava”. Ele e seu irmão Tiago receberam de Jesus o apelido de “filhos do trovão” (Mc 3,17), indicando, talvez, seu caráter ardente e impetuoso. João testemunhou curas operadas por Jesus e, juntamente com Pedro e Tiago, contemplou a transfiguração de Jesus e sua agonia no horto das Oliveiras. É o único discípulo presente aos pés da cruz ao lado de Maria. Com Pedro, viu o sepulcro vazio e acreditou na ressurreição do Senhor. É considerado autor do quarto Evangelho, em que ele deixa transparecer sua profunda amizade com o Mestre.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Jo 20,2-8 - O discípulo amado, João Apóstolo e Evangelista

 

 

Oração Inicial

 

Hoje celebramos a vida de São João, apóstolo e evangelista, o qual nos deixou três cartas apostólicas que nos mostram que Deus é Amor e Luz; nos deu o quarto Evangelho e o livro do Apocalipse. Ele esteve no monte Tabor, onde Jesus se transfigurou, esteve ao lado de Maria aos pés da cruz do Senhor e foi testemunha da ressurreição de Cristo. Deixou-nos uma grande e inabalável herança de fé em Cristo Jesus.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (verdade)

Ontem celebramos a festa do primeiro mártir da fé cristã: São Estevão. Hoje, a festa do apóstolo São João Evangelista, aquele que melhor e mais profundamente penetra no mistério do Verbo encarnado. A passagem do seu Evangelho que hoje a liturgia nos propõe ajuda-nos a contemplar o Natal desde a perspectiva da Ressurreição do Senhor. Por isso, João, ao chegar até o túmulo vazio, «viu e creu» (Jo 20,8). Confiados na testemunha dos Apóstolos, nos vemos movidos em cada Natal a “ver” e “crer”.

Reza a tradição que o “discípulo mais amado” de Jesus é João, o autor do Quarto Evangelho, o discípulo que viu e acreditou. O discípulo é aquele que vê o invisível e acredita. A teologia de João é marcada pela ideia do discipulado. Foi um dos discípulos que acolheram o convite de Jesus: “Venham e vejam”, e o seguiu até se tornar testemunha fiel. É nos escritos de João que a Palavra eterna do Pai se revela como Logos, Verbo feito carne. Foi o discípulo que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor e, na cruz, recebeu, de Jesus, Maria como mãe. João conheceu Jesus como amor, luz e vida eterna. Seu testemunho e seus escritos são inspiração para nossa comunhão com o Filho de Deus.

 

2. Meditação (caminho)

Que melhor comentário sobre o ‘mandamento novo´, do que aquele de que nos fala São João? Peçamos ao Pai que o vivamos, mesmo que seja sempre de forma imperfeita, de modo tão intenso que contagie aqueles que encontramos no nosso caminho”. (Bento XVI).
Em João Evangelista se unem o “ver”, o “conhecer” e o “crer”. Como eu vivo essas atitudes na relação com Deus e na revelação de seu Filho Jesus Cristo?

 

3. Oração (vida)

Depois de ver e acreditar como fez São João Evangelista podemos rezar ao Pai esta oração:
“Ó Deus, que pelo apóstolo São João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Amém.

 

4. Contemplação

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP