quinta-feira, 5 de agosto de 2021

COMECE O DIA FELIZ! <■> Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-23)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 05 DE AGOSTO de 2021 (quinta-feira) 217 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA DA ALMA CONSTITUI OS MAIS BELOS DIAS DA VIDA, SEJA QUAL FOR A ÉPOCA.

(Sócrates)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA FARMÁCIA

 DIA NACIONAL DA SAÚDE

 DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

 DIA DO CARTEIRO

 DIA DAS VOCAÇÕES DIACONAIS ou DIA DAS VOCAÇÕES AOS MINISTÉRIOS ORDENADOS

 DIA DA OSTRA
 DIA DO PATOLOGISTA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DA PARAÍBA

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA JUVENTUDE

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cerejeiras - Rolim de Moura (Rondônia) João Pessoa (Paraíba) Jacobina - Mairi (Bahia) Rio Verde (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)JACYARA DIAS CARNEIRO (Lions Clube Santa Inês /MA)LUCA MINETO (Macatuba /SP)VANESSA A. FLÁVIO MINETTO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) PDG WALTER AGGIO FILHO (Lions Clube de Campinas Carlos Gomes /SP)LUCAS CARDOSO (Lions Clube Parnaíba /PI)VANESSA BORGES GELAMOS (Motoppar-Garça /SP) LUCIENE  MACHADO  (Garça/SP) GUILHERME AUGUSTO Lhp (Garça /SP) MICHELE PEREIRA COSTA (Garça /SP)ANILTON GARCIA ALVES (Lucélia /SP)EIDIENE DOS SANTOS (Cafelândia /SP)VALQUIRIA JORDANA PERES (Miami Beach /EUA)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANNA AFIO DE SOUZA MIRANDA e WALDOYLSON DA SILVA MIRANDAó2006ó15 ANOS (PDG-DLC2-LIONS CLUBE SÃO MIGUEL PAULISTA-SÃO PAULO /SP)

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA DAS NEVES

DEDICAÇÃO DA BASILICA SANTA MARIA MAIOR

A Basílica de Santa Maria Maior, construída pelo papa Sisto III (432-440) é considerada o mais antigo santuário mariano do Ocidente, foi consagrada em honra de Nossa Senhora e oferecida ao povo de Deus pouco depois do Concílio de Éfeso (431).

SANTO OSVALDO DA NORTÚMBRIA

SANTO APOLINÁRIO  

■ SANTO ABEL DE REIMS

■ SÃO CASSIANO DE AUTUN  

■ SÃO TADEU DE EDESSA  

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem? – Mt 16,13-23

Pedro é estabelecido como fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá dar continuidade no futuro.

 

- Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Sem um coração aberto, não somos capazes de reconhecer a ação de Deus em nossa vida. Coloquemo-nos em atitude acolhedora diante do Senhor, para fazer sua vontade, ainda que tenhamos de passar por sofrimentos.

 

– Oração 

 

PAI, CONSOLIDA MINHA FÉ, A EXEMPLO DO APÓSTOLO PEDRO QUE, EM MEIO ÀS PROVAÇÕES, SOUBE DAR, COM O SEU MARTÍRIO, TESTEMUNHO CONSUMADO DE ADESÃO A JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 05 de agosto de 20215ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PRESBÍTERO E CONFESSOR

– Liturgia da Palavra 

Deus ouve o clamor do seu povo e o salva. Jesus é o Messias que, passando pelo sofrimento da cruz, salva a todos os que nele creem. 

 

1ª Leitura (Nm 20,1-13)  – Jorrou água em abundância.   Leitura do Livro dos Números:

 

Naqueles dias, 1toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, no primeiro mês, e o povo permaneceu em Cades. Ali morreu Maria e ali mesmo foi sepultada. 2Como não havia água para o povo, este juntou-se contra Moisés e Aarão, 3e, levantando-se em motim, disseram: “Antes tivéssemos morrido quando morreram nossos irmãos diante do Senhor! 4Para que trouxestes a comunidade do Senhor a este deserto, a fim de que morrêssemos, nós e nossos animais? 5Por que nos fizestes sair do Egito e nos trouxestes a este lugar detestável, em que não se pode semear e que não produz figueiras, nem vinhas, nem romãzeiras e, além disso, não tem água para beber?” 6Deixando a comunidade, Moisés e Aarão foram até a entrada da tenda da reunião e prostraram-se com a face em terra. E a glória do Senhor apareceu sobre eles. 7O Senhor falou então a Moisés, dizendo: 8“Toma a tua vara e reúne o povo, tu e teu irmão Aarão; na presença deles, ordenai à pedra e ela dará água. Quando fizeres sair água da pedra, dá de beber à comunidade e aos seus animais”. 9Moisés tomou então a vara que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado. 10Depois, Moisés e Aarão reuniram a assembleia diante do rochedo, e Moisés lhes disse: “Ouvi, rebeldes! Poderemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?” 11E, levantando a mão, Moisés feriu duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que o povo e os animais puderam beber. 12Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Visto que não acreditastes em mim, para manifestar a minha santidade aos olhos dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que lhe vou dar”. 13Estas são as águas de Meriba, onde os filhos de Israel disputaram contra o Senhor e ele lhes manifestou a sua santidade.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 95(94)

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba.

 

 

– 05 de agosto de 20215ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PRESBÍTERO E CONFESSOR

– Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.  (Mt 16,13-23)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu és Pedro, e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja. / E as portas do inferno não irão derrotá-la! (Mt 16,18) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Encontremos a verdadeira identidade de Jesus”

 

“Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’”

(Mateus 16,15-16).

A pergunta de Jesus aos Seus discípulos: “Quem eu sou para vocês?”, “Quem eu represento?”, “O que é que vocês estão vendo em mim?”. É uma pergunta latente para todos nós. Precisamos saber quem é Jesus, pois nós nos relacionamos com Ele, falamos com Ele, proclamamos o senhorio d’Ele.

 

E quem é Jesus? Quem é Jesus para você? Quem é Jesus na sua vida? Essa pergunta tem que ser respondida a cada dia. E aqui não é uma resposta teórica, não é uma fórmula pronta ou respondida, mas é uma resposta, primeiro, afetiva, que vem lá do fundo da alma e do coração daquele que, verdadeiramente, se relaciona com Jesus e descobriu, encontrou a identidade d’Ele.

 

Se não nos identificarmos com Jesus, teremos com Ele um relacionamento superficial, e relacionamento superficial infelizmente não produz frutos ou produz frutos superficiais. Por isso vinham muitas respostas: “Alguns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias, outros dizem que é uns dos profetas”. A sociedade em que vivemos também dá muitas respostas confusas a respeito de Jesus, os próprios seguidores d’Ele, muitas vezes, não sabem quem é Jesus, não conhecem a verdadeira identidade d’Ele.

 

Simão Pedro respondeu do fundo da sua alma, ele reconheceu quem era Jesus, ele reconheceu que Jesus era o Messias, o Filho de Deus e, nesta felicidade da resposta de Simão, a felicidade da resposta da identidade de quem era, Jesus deu a ele a primazia entre os apóstolos: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro”.

 

“Os próprios seguidores de Jesus, muitas vezes, não conhecem a verdadeira identidade d’Ele”

 

É sobre a proclamação de fé de Pedro que a Igreja nasce, é sobre essa verdade fundamental, mas deixe-me dizer: Pedro reconhece quem é Jesus, mas ele ainda não tem a sabedoria para reconhecer plenamente a identidade de Jesus.

 

Quando Jesus diz a eles que o Messias vai sofrer da parte dos homens, os sumos sacerdotes, mas depois vai ressuscitar. Pedro, o mesmo que foi feliz, vai ser muito infeliz porque ele vai repreender Jesus, porque ele não quer aceitar a humanidade sofredora de Jesus.

 

A infelicidade nossa que queremos Jesus como Senhor, como Messias, como nosso Deus, mas não queremos assumir a nossa humanidade, não queremos assumir a cruz de cada dia, não queremos assumir o sofrimento, não queremos assumir nossas fragilidades, não queremos assumir a morte.

 

Jesus repreende: “Vai para longe de mim, Satanás!”. Esses pensamentos não são de Deus, são dos homens e seja repreendido todo pensamento mundano que, muitas vezes, tomam conta de nós que não queremos assumir a cruz de cada dia, não queremos abraçar o sofrimento. Queremos viver apenas o engano, a ilusão da prosperidade tão propagada, mas não queremos assumir o Evangelho da cruz e vai para longe da Igreja, vai para longe de nós todo pensamento que nos afasta do Cristo crucificado.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao fazer uma pesquisa sobre sua identidade, Jesus pretende despertar nos discípulos o desejo de aprender mais a respeito dele. Simão declara: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus o confirma, declarando que tal confissão procede de uma revelação do Pai. Pedro (em grego, petros) significa pedra, pedregulho que se pode lançar, ao passo que pedra (em grego, petra) significa a rocha sobre a qual se pode construir um edifício. Pois bem, a comunidade que aí será edifi cada é domínio de Jesus (“minha igreja”), na qual Pedro terá função mediadora central. Contra a Igreja, nada poderá o poder da morte: a obra de Jesus é imortal. No final, Jesus acrescenta que está destinado a sofrer nas mãos de seus inimigos, a morrer e, ao terceiro dia, ressuscitar. Portanto, ele é o Messias sofredor.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Mestre, em resposta à tua pesquisa, Pedro diz: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Bom começo. Mais tarde, Pedro deverá testemunhar sua verdadeira entrega ao teu projeto. Ainda assim, tu lhe confias a responsabilidade por tua Igreja. Ajuda-nos, Senhor, a te conhecer e amar sempre mais. Amém.

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

– LEITURA ORANTE 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 16,13-23 - Pedro é "pedra" e "porteiro"

Oração Inicial

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual a grande pergunta que Jesus faz aos discípulos?

 

“Pedro é estabelecido como fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá dar continuidade no futuro. Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre essa comunidade. Ele terá a missão de ensinar, excluir ou introduzir os homens nela. Para que possa exercer tal função, também ele precisa de conversão. Deve deixar de lado sua fé triunfalista e admitir que Jesus sofrerá e morrerá na mão das autoridades. Pedro será o verdadeiro chefe quando assumir os princípios que regem a comunidade de Jesus. Esses princípios são bem diferentes dos sonhos nacionalistas do povo judeu. Caso contrário, deixará de ser Pedro para tornar-se Satanás. Os pressupostos políticos devem ceder à vontade do Pai.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

“E vós, quem dizeis que eu sou?”

Qual é minha resposta a estas grandes perguntas?

“Feliz és tu, … porque foi o Pai do céu que te revelou isto”.

3.Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé

 

“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade.

 

Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto.

 

Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção 

 

– Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.

– O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.