sábado, 18 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Assim como o meu Pai me confiou o Reino, eu também vos confio o Reino. - (Jo 14,7-14)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 18 DE MAIO DE 2019 (sábado) 138º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO. MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS.
 (Mahatma Gandhi)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DIA NACIONAL DO PETROQUÍMICO
DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS  
DIA INTERNACIONAL DE FASCINAÇÃO PELAS PLANTAS
DIA DAS GIRAFAS
DIA DAS RAÇAS INDÍGENAS DAS AMÉRICAS
DIA INTERNACIONAL DOS ASSISTENTES VIRTUAIS  
DIA DA BOA VONTADE
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaíra - Piratininga (São Paulo) Areia (Paraíba) Bezerros - Panelas - Petrolina - Caruaru (Pernambuco) Jaguaquara - Nova Soure (Bahia )Branquinha (Alagoas) Flores da Cunha (Rio Grande do Sul) Entre Rios do Oeste (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:NELSON MAZARIN (1VDG-LC3-Lions Clube de Campinas Carlos Gomes/SP) AFIF (LEILA)  AYOUB ARBACHE (Lions Clube de Juiz de Fora /MG) CELINA COQUE C. LIMA (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) ALÉCIO GUIMARÃES (Lions Clube de Campina Grande /PB)  JAIR R. PROENÇA (Eq 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça/SP) REINALDO ALVES PORTELINHA (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) LILIAN DE OLIVEIRA VIANA DA SILVA (Eq 13 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) GIZELE CRISTINA VALSECCHI VIASSELI (Macro Brandão Garça/SP) MANOEL FREDERICO “LICO” ABIDO GALDINO DE CARVALHO (MOTOPPAR-Garça/SP) ADALBERTO CARLOS LOPES GARRIDO (Miranda /MT) ANTONIO MONTEIRO MORAES JUNIOR (Garça/SP)RUI TINA PUERTA (Catanduva/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO FELIX DE CENTALÍCIO
SÃO JOÃO I
SÃO LEONARDO MURIALDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Povo resgatado por Deus, proclamai suas maravilhas: ele vos chamou das trevas à sua luz admirável, aleluia! (1Pd 2,9)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Como Igreja missionária, somos impelidos a levar a mensagem do evangelho aos confins do universo, para proporcionar a todos a experiência com Cristo e o conhecimento do Pai.
– Oração 
PAI, QUE EU SAIBA RECONHECER-TE NA PESSOA DE JESUS, EXPRESSÃO CONSUMADA DE TEU AMOR MISERICORDIOSO POR TODOS OS QUE DESEJAM ESTAR PERTO DE TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo..
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 4ª Semana da Páscoa18 de maio de 2019 São João I, papa e mártir . Memória
O projeto salvífico de Deus não conhece fronteiras nem se detém diante das oposições. A fé em Jesus nos torna capazes de realizar as suas obras. 


1ª Leitura (At 13,44-52) – Tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.
48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território.
51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 97(98)
Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.


Evangelho do dia
– Sábado da 4ª Semana da Páscoa18 de maio de 2019 São João I, papa e mártir . Memória
Assim como o meu Pai me confiou o Reino, eu também vos confio o Reino. - (Jo 14,7-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Se guardais minha Palavra, diz Jesus, / realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Realizemos a obra do Reino de Deus em nosso meio”
 “Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”
(João 14,12).
A verdade é que Jesus foi para o Pai e deixou para nós essa verdade: tudo aquilo que pedirmos ao Pai em nome d’Ele, Ele mesmo realizará, Ele mesmo vai nos conduzir naquilo que nós realizamos.
Conhecemos as obras de Jesus e não foram poucas, foram obras de amor, de misericórdia, bondade e salvação da humanidade. Precisamos fazer as obras de Jesus e, no Seu nome, as fazermos maiores ainda. Aqui não é questão de quantidade, mas de intensidade, porque não as fazemos sozinhos, mas com Jesus. Precisamos evangelizar, levar a Boa Nova aos corações, precisamos viver o mandamento do amor, exercitar o crescimento na prática da misericórdia.
Às vezes, encontro-me desanimado, sem alento, mas me recordo que sem Jesus eu não vou fazer nada. Jesus mesmo me levanta, ergue-me e lança-me para frente. É por isso que me coloco n’Ele.
Em Jesus, quero fazer as obras que Ele realizou e no meu campo onde quer que eu esteja, fazer as obras que Ele me impulsionar a fazer. Seja você também aquele que realiza as obras de Deus na sua vida.
Há muitas obras a serem feitas na sua casa, na sua família, onde você trabalha, onde vive, estuda e se encontra. O mundo em que vivemos tem uma verdadeira necessidade das obras divinas, e quem realiza as obras de Deus são os operários d’Ele. Cada um de nós, com a força, com a luz do Espírito, em nome de Jesus, realiza o Reino de Deus onde está.
Cada um de nós, com a força, com a luz do Espírito, em nome de Jesus, realiza o Reino de Deus onde está.
Que obras temos feito? Que testemunho temos dado? Que frutos estamos, realmente, deixando brotar em nós pela obra do Espírito Santo na nossa vida.
Meus irmãos, ainda que estejamos cansados, com desalentos e decepções, somos operários do Reino de Deus. Portanto, façamos a obra do Reino acontecer. Mesmo que pequenas obras, pois aqui não tem importância seu tamanho, é importante que aconteçam.
A reconciliação é uma obra mais do que importante para cada dia, uma das coisas mais difíceis de construir no mundo em que vivemos é nos reconciliarmos uns com os outros, superarmos brigas, desentendimentos e conflitos, quebrarmos os rancores, os ressentimentos e as mágoas. Temos muitas obras em Deus para realizarmos neste mundo, mas essas obras começam no nosso coração.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, nós consideramos que Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, « rico em misericórdia » (Ef 2,4), depois de ter revelado o seu nome a Moisés como « Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade » (Ex 34,6), não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina.

Na « plenitude do tempo » (Gl 4,4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14,9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.

—Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Pai e Filho não andam por caminhos opostos; ao contrário, há perfeita sintonia entre eles.
O que o Pai quer é o que o Filho executa; o que o Pai manda dizer é o que o Filho diz.
Jesus tem circulação livre na esfera de Deus, ou seja, tem o poder de conceder ao discípulo o que este, em seu nome, pedir ao Pai.
O Pai haverá de atender seus filhos e filhas espalhados pelo mundo. E neles Deus manifestará a mesma glória que fez resplandecer no Filho Jesus. Em comunhão com o Pai, Jesus poderá dar aos discípulos a capacidade de realizarem obras ainda maiores do que as que Jesus fez durante sua missão terrena. A partir da adesão sincera e fiel ao projeto do Pai e do Filho, que traz vida em abundância, os cristãos poderão realizar coisas admiráveis em suas comunidades.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,7-14 - "Quem me vê, vê o Pai"
Preparamo-nos para a Leitura da Palavra,
rezando com todos os internautas:
Espírito de amor,
dai-nos o dom do vosso santo temor,
que, conscientes de nossas fragilidades,
reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos um novo coração. Amém

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia? Lemos, atentamente, o texto: Jo 14,7-14.
Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto. Filipe disse a Jesus:
- Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada.
Jesus respondeu:
- Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê; vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?
Então Jesus disse aos discípulos:
- O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.
Refletindo
Observamos como Jesus fala do Pai. Filipe queria vê-lo e Jesus lhe diz: "Quem me vê; vê também o Pai".    Quantas vezes neste texto Jesus fala do Pai! Muitas.  Ele está no Pai e o Pai está nele. Ele fala em nome do Pai. O Pai é que nele realiza as obras...

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
É Deus, o Pai que age em nós? Deixamos que ele nos conduza?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "
Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19)."(DAp 152).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione,  retrata na própria vida o modelo de Jesus Mestre: "vive em Deus e comunica Deus".

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.