domingo, 7 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou a porta das ovelhas. - (Jo 10,1-10)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 07 DE MAIO DE 2017 (domingo) 126º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
EU SÓ POSSO ESTAR NA VIDA DO OUTRO PARA FAZER O BEM, PARA ACRESCENTAR, CASO CONTRÁRIO, EU SOU PERFEITAMENTE DISPENSÁVEL.”
(Padre Fábio de Melo)


Datas Comemorativas
DIA DO SILÊNCIO
DIA DO OFTALMOLOGISTA
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ALERGIAS
DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO À CEGUEIRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boracéia - IRAPURU (São Paulo) Guamaré -  Janduís - Lagoa Salgada - Pedra Grande - Pedra Preta (Rio Grande do Norte) Pedralva (Minas Gerais) Rio Bonito (Rio de Janeiro) São Joaquim (Santa Catarina) Massaranduba (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO HERMES DA SILVA (Macrocontábil ConessaGarça/SP) JOÃO ANTONIO ROMERO (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)MARIA LUCIA CASONI QUINELLATO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário/SP) MARCO AURÉLIO RAMOS DE ALMEIDA (Lions Clube de Dracena/SP) yoko takahashi (Lions Clube de Araçatuba /SP) maria angelica de souza (Castilho/SP) ELLEN CRISTINA RAMALHO SGANZERLA (Diskotoca-Garça /SP) maria CECILIA LEOPOLDO (Cuiabá/MT)

Santo do Dia
Santa FLÁVIA DOMITILA
SantO AGOSTINHO ROSCELLI
Santa ROSA VENERINI
GISELA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Estamos reunidos em torno de Jesus, o pastor e guarda de nossa vida, que nos conduz no caminho da felicidade. Ele nos conhece, manifesta sua ternura e carinho para conosco e caminha à nossa frente, para que tenhamos vida em plenitude. Hoje somos chamados a rezar pelas vocações religiosas e sacerdotais ou serviço na comunidade”.
 Oração
PAI, TORNA-ME UM DISCÍPULO DÓCIL DE JESUS, O VERDADEIRO PASTOR QUE ARRISCOU A PRÓPRIA VIDA PARA ME SALVAR. SOMENTE ELE PODERÁ CONDUZIR-ME PARA TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Domingo da 4ª Semana da Páscoa - 07/05/2017
Restauremos nossas forças na palavra de Deus, a qual nos convida à conversão e nos chama a seguir os passos daquele que é o nosso pastor e a porta que nos dá acesso à vida plena.

1ª Leitura (At 2,14a.36-41) – Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus. Livro dos Atos dos Apóstolos:
Pistas para a reflexão: O discurso de Pedro provoca conversão e adesão à comunidade mediante o batismo.

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”
38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”
41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 22(23)
O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.

2ª Leitura (1Pd 2,20b-25) – Voltastes ao Pastor de vossas vidas. Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
Pistas para a reflexão: Trilhando os passos de Jesus pastor, superamos a vingança e a violência.

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 4ª Semana da Páscoa - 07/05/20177
Eu sou a porta das ovelhas. - (Jo 10,1-10)
Pistas para a reflexão: Jesus Cristo é o modelo de verdadeiro pastor e líder, pois foi capaz de dar a vida pelos seus.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
   Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
PORTA DO PARAÍSO
“Vida em abundância”
Na Páscoa celebramos a morte salvadora e a ressurreição santificadora que Jesus nos oferece para que tenhamos vida. Esta vida está na unidade à vida de Jesus. E é somente em Jesus que ela se realiza e se desenvolve, pois Ele veio para que tenhamos vida em abundância (Jo 10,10). A vida abundante é a vida de ressuscitados. “Com Ele nos foram dados todos os bens”. Essa vida que Cristo nos dá, em primeiro lugar, é Ele mesmo que se entrega a nós. Além Dele, recebemos a vida com a bela comparação de um rebanho que tem pastagens verdes e água em abundância. É o alimento dado em totalidade. Somos livres de todos os males, como nos explica a carta de Pedro: “Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, afim de que mortos para os pecados, vivamos para a justiça” (1Pd 2,24). Não estamos mais perdidos: “Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas” (1Pd 2,25). Salva cada ovelha e salva todas as ovelhas. Mas há passos a serem dados para se iniciar nesta vida e caminhos a serem feitos. Para explicar sua relação conosco Jesus usa a imagem bucólica do rebanho, do redil e do pastor. Na liturgia de hoje Jesus se coloca como a porta pela qual passam as ovelhas. Ser porta é comparável ao que disse: “Eu sou o caminho”. Ele conduz, mas é por Ele que devemos passar, acolhendo-O pela fé estamos unidos a Ele e podemos caminhar com Ele..
Ouvir o Pastor
O primeiro passo é ouvir a voz do pastor. Esta voz será ouvida, se conhecida. Depois de conhecida, torna-se fácil distingui-la da voz de um estranho. S. Pedro no dia de Pentecostes, respondendo à pergunta “o que devemos fazer, irmãos”, adverte: “Convertei-vos, cada um seja batizado e assim recebereis o Espírito Santo” (At 2,38). Para identificar a voz do pastor, é necessário dar os passos na conversão a Jesus, ser batizado e receber o Espírito. É preciso atravessar a porta das ovelhas. Jesus diz: “Eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10,7). Não há cristianismo sem Jesus. Aceitar Jesus e seu evangelho é atravessar a porta. Éramos ovelhas desgarradas. Jesus, atravessando o sofrimento, que foi sua porta, reuniu-nos junto a si, como o pastor ao rebanho. Os que vieram antes de Jesus, são ladrões e assaltantes que vieram só para roubar, matar e destruir. Jesus veio “para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).
Salvação em Jesus 
Não há salvação fora de Jesus? De fato não. Pode haver salvação fora de Jesus, aparentemente. Dizemos aparentemente, pois quem julga os corações é Deus e somente Ele vê o que há no coração de cada um. Quem tem um coração reto faz parte do rebanho de Jesus e atravessou a porta que é Ele. Para nós que O conhecemos, não há outro modo. E conhecê-lo não é só saber que existe, pois São Tiago diz que o demônio sabe e treme (Tg 2,19). “Também Cristo sofreu por vós deixando um exemplo para que sigais os seus passos” (1Pd 2,21). Para entrar por Ele que é a Porta de entrada de nosso mundo com Deus, temos que segui-lo também quando for difícil. A vida em abundância que nos dá requer também uma resposta nossa de ouvir sua voz e segui-lo. Pergunte-se como você identifica a voz de Jesus que o chama pelo nome. Nossa intimidade com Ele vai além de uma amizade, mas de um relacionamento de profundidade. É o termo que Jesus usa: “Chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora” (Jo 10,5). Esse mesmo relacionamento é exigido no relacionamento na comunidade: conhecer a voz dos amigos e chamá-los pelo nome.
1 - Essa vida que Cristo nos dá, em primeiro lugar, é Ele mesmo que se entrega a nós.
2 - Para identificar a voz do pastor, é necessário dar os passos na conversão a Jesus, ser batizado e receber o Espírito.
3 -A vida em abundância que nos dá requer também uma resposta nossa de ouvir sua voz e segui-lo.
Leituras Atos 2,14a.36-41;Salmo 22;1Pedro 2,20b-25;João 10,1-10:
Reflexão – “Jesus, o único Salvador, é a “porta”, leva-nos no seu Coração
 Direitos reservados: P. Pere SUÑER i Puig SJ
(Barcelona, Espanha)  
Hoje, Jesus utiliza duas imagens que fazem referência a si mesmo: Ele é o “pastor” e a “porta”. Jesus conhece as ovelhas: as chama uma por uma. Para Jesus, nós não somos um número; com cada um de nós tem um trato pessoal. Também nos ama pessoalmente.

“Conhecer”, no Evangelho, não significa só um ato de entendimento, senão um ato de adesão à pessoa conhecida. Cristo leva-nos no seu Coração. Jesus é também a “porta”. A única porta. Ninguém vai ao Pai senão por Ele. Alguns pensam que Cristo é um de tantos salvadores: Jesus, Buda, Confúcio..., Maomé, Não! Só Jesus é Deus! Quem se salva se salvará por Jesus Cristo, ainda que nesta vida não o saiba.

—Eu, Jesus pelo dom da fé, sei que és Deus. Obrigado porque pude conhecer-te. Esforçarei-me em atravessar esta “porta” que leva ao Pai, ainda que é estreita, Tu a abrirás de par em par.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você tem autoridade sobre alguém? Como a exerce?
- Você conhece alguém que recebeu um chamado especial, uma vocação especial de Deus? Quem? E como vive?
- Por que às vezes é difícil seguir a Cristo?
 - Deus nos vigia como o pastor vigia suas ovelhas! Explique esta frase.
 - Mencione as principais qualidades que tem a ovelha e as virtudes do pastor.

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Liturgia do 4º domingo da Páscoa. Jesus é o pastor que dá a vida por suas ovelhas, as chama pelo nome e as conduz para as pastagens. Jesus também é a porta das ovelhas: quem passar por ela encontrará a vida em abundância. Ao Pastor de nossa vida abramos o nosso coração para escutar sua voz, que nos quer conduzir pelos caminhos da vida.
Rezemos: “Nós vos adoramos, ó Jesus, Pastor eterno da humanidade. Vós a alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Dai a todos nós a graça de escutar e viver a vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia-o atentamente e destaque as palavras que se repetem. O que elas dizem a você? Como Jesus se define? Quais as características do pastor? Qual é o significado da porta, segundo o texto?
Para o aprofundamento da narrativa, tenhamos em mente que, na Palestina, os rebanhos dos diversos pastores ficavam num curral comum durante a noite, e pela manhã cada pastor chamava as suas ovelhas e as conduzia para as pastagens. O texto de hoje nos mostra mais uma vez a relação de proximidade entre o pastor e as ovelhas: as ovelhas ouvem a voz do pastor que as chama pelo nome e o seguem. O chamado individual, pelo nome, significa a pertença de cada ovelha ao seu pastor. As ovelhas não seguem estranhos que não conhecem o seu nome. Depois que as faz sair uma a uma, o pastor caminha à frente delas, conduzindo-as. Jesus ainda se define como a porta das ovelhas. Aqui, pode ser tanto a porta que dá acesso às ovelhas ou a porta por onde passam as ovelhas. Importante é que todo aquele que passar por ela será salvo, pois a Porta que é Jesus dá acesso à vida, e somente Ele conduz à vida verdadeira.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Quem é o Pastor que o(a) conduz? O que você entende por: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem”?
Medite o salmo 23(22): “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranquilas me conduz. Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome. Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estás. O teu bastão e o teu cajado me dão segurança. Diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos; unges com óleo minha cabeça, meu cálice transborda. Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos” (Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Nós vos damos graças, ó Jesus Bom Pastor, porque em vós se cumpriu a promessa do Senhor de reconduzir o rebanho disperso. ‘Suscitarei sobre elas um único pastor que as apascente, ele mesmo as apascentará e será o seu pastor. E eu, o Senhor, serei o seu Deus. Farei com elas uma aliança de paz e habitarão sem temor no seu país; saberão que eu sou o Senhor quando eu tiver quebrado as cadeias de seu jugo e as tiver arrancado das mãos daqueles que as dominavam’ (Ez 34,23-25.27). Hoje, o vosso povo ainda espera vossos cuidados e solicitude de Pastor que vai ao encontro das necessidades de cada um. Mantende conosco a vossa fidelidade: ‘Irei procurar as que estão perdidas e farei voltar as que estão desgarradas; ligarei os membros às que têm algum quebrado e fortalecerei as que estão fracas; conservarei as que estão fortes e as apascentarei com justiça’ (Ez 34, 15-16). Ó Jesus, nosso eterno pastor, enviai bons operários para a vossa messe. Amém” (Livro de Orações da Espiritualidade Paulina).
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? Qual apelo ela despertou em seu coração? O que você deseja colocar em prática neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.