sábado, 5 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–- Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. - (Lc 10,13-16)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 05 DE OUTUBRO de 2019 (sábado) 278º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO ENSINO MEUS ALUNOS. CRIO A CONDIÇÃO PARA QUE APRENDAM.
(Albert Einstein)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DO SORRISO
DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A EXPOSIÇÃO AO BENZENO
DIA NACIONAL DA CIDADANIA
DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
DIA MUNDIAL DE JAMES BOND
DIA INTERNACIONAL DA NÃO PROSTITUIÇÃO
DIA DA EMPRESA FAMILIAR
DIA DA CRIAÇÃO DA FORÇA NAVAL DO NORDESTE
SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Garça (São Paulo) Piranga (Minas Gerais) Araguanã - Paranã (Tocantins) Cajueiro da Praia - São Luis do Piauí - São Gonçalo do Gurguéia (Piauí) Canaã dos Carajás - Ourém - Quatipuru (Pará) Itamaraju (Bahia) Jandaia - Pilar de Goiás - Silvânia (Goiás) Paripueira (Alagoas)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  EDNA FERREIRA RIBEIRO (Gráfica Central-Lions Clube de Garça /SP) DENICE ANNA COVRE SUSSaI (Lions Clube de Pinheiros /ES) MANOEL ROBERTO PALma (Lions Clube de Vera Cruz /SP) Octavio Castelloes (Lions Clube de Juiz de Fora /MG) SIDINEI ‘SIDI‘ MORENO Alves (Lions Clube de Agudos/SP) Vanderlei Ferreira de Lima (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA OLINDA LOURENÇO FERNANDES (Garça/SP) SILvana TRamontini Tech (Cascavel /PR) ROBSON AUDI DE CARVALHO (Garça /SP)PAULO CEZAR COMINO (Garça/SP) Luci MARTINS DE OLIVEIRA (Casa de Carnes Iti-Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARIA NORMA VUOLO SAJOVIC MARTIM e WANDERLEY CAGNI MARTINó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BENEDITO, O NEGRO
SANTA MARIA FAUSTINA KOWALSKI
FRANCISCO XAVIER SEELOS
SANTA FLAVIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Senhor, tudo o que fizestes conosco com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43-42).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Quando criamos coragem para endireitar nosso caminho e voltar para Deus, tornamo-nos capazes de vencer os males que afligem a vida das pessoas. Com os céus e a terra, glorifiquemos aquele que revive nosso coração.
– Oração 
PAI, POR TER MEU NOME INSCRITO NO CÉU E POR ESTAR UNIDO A TI, ÚNICA FONTE DE VIDA E DE LIBERTAÇÃO, AJUDA-ME A LUTAR CONTRA O MAL QUE MANTÉM A HUMANIDADE CATIVA DO EGOÍSMO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 04/10/2019 5ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum São Francisco de Assis, Rlg., memória.
A Palavra de Deus nos convida a abandonar os ídolos que nos afastam do seguimento de Jesus e a nos alegrarmos por participar das maravilhas que o evangelho realiza.

1ª Leitura (Br 4,5-12.27-29) – Aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria. Leitura do livro de Baruc:

5Coragem, meu povo, que sois a lembrança viva de Israel: 6fostes vendidos às nações, mas não para serdes exterminados; por terdes provocado a ira de Deus é que fostes entregues aos inimigos. 7Exasperastes aquele que vos criou, oferecendo sacrifícios aos demônios, e não a Deus. 8Esquecestes o Deus que vos alimentou, o Deus eterno, e entristecestes aquela que vos nutriu, Jerusalém. 9Ela viu desabar sobre vós a ira de Deus e disse: “Escutai, vizinhas de Sião: Deus fez cair sobre mim uma grande aflição. 10Eu vi o cativeiro de meus filhos e filhas, que o Eterno lhes infligiu. 11Eu os havia criado com alegria; com lágrimas e luto os vi partir. 12Ninguém se alegre por ver-me viúva e abandonada por muitos! Por causa dos pecados de meus filhos, fiquei deserta; eles se desviaram da lei de Deus. 27Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele, que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós. 28Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior; 29aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 68(69)
Nosso Deus atende a prece dos seus pobres!

Evangelho do dia
05/10/2019 Sábado da 26ª Semana Do Tempo Comum
- Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. - (Lc 10,13-16)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Deus se revela aos pequenos”
 Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado”
(Lucas 10,21).
O Reino de Deus, os segredos e a beleza d’Ele não são revelados aos sábios, aos inteligentes, aos que se acham capazes nem aos que têm mais sabedoria e conhecimento do que os outros.
A sabedoria de Deus se revela na humildade. Ela é concedida aos pequeninos, àqueles que não se levam pelo orgulho, pela soberba, por se colocar acima dos outros.
Como precisamos saber nos calar, saber silenciar! Não é, no entanto, o silêncio do conformismo, de achar que tudo está bom e certo. É o silêncio da escuta, da obediência, é o silêncio de procurar ouvir a vontade do Senhor para segui-Lo de todo o coração. É o silêncio da humildade, é o silêncio onde Deus penetra a nossa alma para nos revelar a verdadeira, autêntica e única sabedoria.
“Nossa alegria é sermos pequenos discípulos do Senhor.”
Não queremos erguer a nossa voz para gritar, para sermos conhecedores e nos colocarmos acima até da própria Igreja. Precisamos e queremos ser humildes servos do Senhor e da Santa Mãe Igreja. Deixar que Deus nos fale na nossa pequenez e na nossa humildade. E se não temos humildade, precisamos buscá-la, porque o orgulho é uma tentação terrível.
A arrogância que provém do orgulho nos deixa soberbos e insuportáveis até para quem vive conosco. Deus se revela aos pequenos, Ele nos dá a graça para que levemos o Seu nome, o Seu amor aos corações quando, de fato, temos humildade no coração.
Peçamos a Jesus, que louva o Pai de todo coração, para que nós também possamos experimentar o sabor e a alegria do Reino dos Céus, presente no meio de nós.
A nossa alegria não é por expulsar demônios, a nossa alegria não é por saber ou conhecer, a nossa alegria é sermos pequenos discípulos do Senhor, pois, assim, mais próximos estamos do Senhor, e o nosso nome está escrito no coração de Deus.
Muitas vezes, não somos lembrados nem agraciados, mas não tem importância, pois o mais importante é que o nosso nome esteja no coração de Deus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Quem conhece o Pai? (a simplicidade)
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, perguntamo-nos quem (e como) conhece o Pai. Só o "Filho" conhece o Pai, e todo o verdadeiro conhecimento do Pai é participação no conhecimento do Filho, uma revelação que é um dom. Portanto, só conhece o Pai aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Mas, a quem é que o Filho o quer revelar? A vontade do Filho não é arbitrária. O Filho quer abranger no seu conhecimento de Filho todos aqueles que o Pai quer que participem d’Ele: "Ninguém pode vir a mim, se não o atrai o Pai que me enviou", diz Jesus. Mas, a quem é que o Pai atrai? Não aos sábios e entendidos, diz-nos o Senhor, mas à gente simples. Esta foi a experiência concreta de Jesus: não o conheceram os escribas, aqueles que por profissão se ocupavam de Deus.

—Senhor, assiste ao meu coração para que eu aceite com simplicidade a tua Revelação, evitando críticas e especulações estéreis, fruto da minha soberba.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Após a severa advertência de Jesus às cidades impenitentes, um momento de descontração. Os setenta e dois discípulos voltam da missão repletos de alegria porque, em nome de Jesus, conseguiram libertar as pessoas das amarras que as oprimiam. Jesus lhes fala de outra alegria ainda maior, isto é, a experiência interior de sentir-se filhos amados de Deus. Nesse mesmo instante, Jesus exulta de alegria sob a ação do Espírito Santo e louva ao Pai por ter concedido a ele e a seus discípulos a missão de inaugurar o Reino de Deus, no qual os sábios e entendidos são destronados, enquanto os pequenos (os setenta e dois) são elevados. Os profetas do Antigo Testamento sonhavam com os tempos messiânicos. Como gostariam de viver com Jesus, participando dessa eficaz e salutar reviravolta na história da salvação!

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,17-24 - Os discípulos voltaram muito alegres
Mês Missionário Extraordinário
Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo,
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto: Lc 10,17-24.

Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:
- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas! Jesus respondeu:
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
Os discípulos retornam da missão e o que mais os satisfez foi o fato de terem exorcizado o demônio, em nome de Jesus. Não contam nada do acolhimento das cidades à Boa Nova anunciada. Jesus lhes responde que mais importante que submeter o inimigo é pertencer ao Reino “porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu “. Este é também um momento de alegria. Jesus também "ficou muito alegre" e agradeceu ao Pai , Senhor do Céu e da terra. Os sábios a quem se refere são os chefes dos judeus. Os "sem instrução" são os discípulos, os que têm necessidade de aprender. Diz ainda: “Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo”. Os discípulos são felizes, testemunhas privilegiadas dessa revelação do Mestre.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Este texto me convida a avaliar a minha fé. Quais são as maravilhas que Deus realiza na minha vida e na vida de minha família, de minha comunidade? Sou feliz por ter meu nome escrito no céu? O que faço para que isto aconteça? Os bispos da América, em Aparecida, disseram: " Diante de tudo damos graças a Deus e o louvamos por tudo o que nos tem sido dado. (...) Sobretudo, nos tem sido dado Jesus Cristo, a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a “pérola preciosa” (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DAp 6).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Salmo 68(69)

Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.                                                                               

Humildes, vede isto e alegrai-vos: † o vosso coração reviverá / se procurardes o Senhor continuamente! / Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres / e não despreza o clamor de seus cativos. / Que céus e terra glorifiquem o Senhor / com o mar e todo ser que neles vive! – R.

Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, † reconstruindo as cidades de Judá, / onde os pobres morarão, sendo seus donos. / A descendência de seus servos há de herdá-las, † e os que amam o santo nome do Senhor / dentro delas fixarão sua morada! – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com Jesus transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em qualquer situação, vamos contemplar a ação de Deus e na sua presença agradecer por revelar-se aos pequenos.

Bênção

O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.