terça-feira, 25 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. - (Lc 8,19-21)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 25 DE SETEMBRO DE 2018 (terça-feira) 268º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ME ESFORÇO PARA SER MELHOR A CADA DIA. POIS BONDADE TAMBÉM SE APRENDE.
(Cora Coralina)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO TRÂNSITO
DIA NACIONAL DA RADIODIFUSÃO
DIA MUNDIAL DOS FARMACÊUTICOS
DIA LATINO-AMERICANO DE LUTA CONTRA A COQUELUCHE [Tosse-Comprida]
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ATAXIA
DIA DA TIA SOLTEIRONA
DIA DO FIM DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Luiziana - Nova Aurora - Salto do Itararé (Paraná) Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul) Sena Madureira- Santa Rosa do Purus (Acre)Vitorino Freire (Maranhão) Mesquita (Mato Grosso) Formoso (Goiás)Itaeté (Bahia) Patu (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ISABELLA FREITAS PRECIPITO (LEO Clube de Garça/SP) José Domont Serrar (Lions Clube de PARANAÍBA /MS) ALEXANDRE OLIVEIRA CORREA (Dentista-Garça/SP) edson luiz merigue (Ourives Garça/SP) Irmã ameri gonçalves dos santos  (Garça/SP) RenÊ PiM (Garça /SP) CLEBER PINHA ALONSO (Marilia /SP) TARIK BOSQUE SAKER (Garça /SP)  Rodrigo Reis  (Garça /SP) DANIELI DE ALMEIDA SASSO (Nutricionista - Marília /SP) Pe. GABREL FORTIER (RSV-Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Marília /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OSVALDO CRUZó1964ó55 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA AURÉLIA e SANTA NEOMÍSIA
SANTO ALBERTO
SÃO SÉRGIO
SÃO FIRMINIO OU FIRMIN
São CLEOFÁS OU ALFEU

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Ouvindo e vivendo a Palavra de Deus, criamos parentesco com Jesus e nos comprometemos com ele. Isso implica também a escuta do clamor do pobre, para trilhar o caminho da religião agradável a Deus.
Oração
PAI, QUE MINHA CONDIÇÃO DE MEMBRO DA GRANDE FAMÍLIA DO REINO SE EXPRESSE NO MEU MODO DE PROCEDER. PELA DISPOSIÇÃO A AMAR, QUERO DAR PROVAS DE SER TEU FILHO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
25/09/2018 Terça-feira da 25º Semana do Tempo Comum
Como membros da família de Jesus, queremos ouvir a Palavra de Deus a fim de vive-la no dia a dia. Fazemos isso quando abdicamos do orgulho e da mentira e praticamos a justiça e o direito.

1ª Leitura (Pr 21,1-6.10-13) – Sentenças diversas. Leitura do Livro dos Provérbios:

1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118 (119)
Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

Evangelho do dia
25/09/2018 Terça-feira da 25º Semana do Tempo Comum
Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. - (Lc 8,19-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Feliz é quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”.21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A Palavra de Deus transforma o nosso coração
Não dá para andar com o coração repleto de ressentimentos e mágoas, semeando o ódio, colocando as pessoas umas contra as outras!

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática” (Lucas 8,21).

É uma grande graça fazermos parte da família de Jesus, sermos família com Ele, tornarmo-nos cada vez mais familiarizados com a vida d’Ele. Qual é o caminho para que sejamos familiares, próximos e íntimos de Jesus?

A primeira coisa é ouvir a Palavra de Deus todos os dias da nossa vida. Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela vai penetrando o nosso ser, o nosso coração; ela vai transformando os sentimentos da nossa alma e os pensamentos da nossa cabeça.

A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar, por isso o grande esforço do nosso ser cristão é para ouvir Jesus, é para ouvir a Sua Palavra. Não escutemos a Palavra de Deus de qualquer jeito nem façamos de qualquer jeito a nossa relação com a Palavra. A primeira característica de um discípulo é a sua relação e intimidade com ela, porque, quando a escutamos, ela realiza a ação de Deus em nossa vida.

A segunda característica é que um discípulo coloca em prática aquilo que ele ouve, pois não basta ouvir, é preciso praticar o que o Senhor nos ensina a viver, é preciso um esforço com o auxílio e a graça do Espírito, para que a Palavra transforme o nosso comportamento, o nosso pensamento e os nossos sentimentos. Precisamos ser concretos.

Muitas vezes, temos pensamentos errados. A própria humildade vai nos demonstrar que nem tudo aquilo que pensamos é pensamento de Deus, pelo contrário, estamos repletos de pensamentos humanos, que colhemos no mundo. Os nossos pensamentos precisam ser transformados com a força da Palavra de Deus, pois estamos com sentimentos em nosso coração que não correspondem aos sentimentos d’Ele. Somos humanos, mas a Palavra transforma a nossa humanidade pela graça divina.

Não dá para andar com o coração repleto de ressentimentos e mágoas, semeando o ódio, colocando as pessoas umas contra as outras. Quando a Palavra penetra em nós, podemos até ter raiva de alguém, mas ela é capaz de arrancar a raiva, e somos capazes de mudar aquilo que pensávamos em relação ao outro.

Para sermos familiares a Jesus, precisamos ter familiaridade com Sua Palavra, capacidade de escuta, colocar-se na posição daquele discípulo que está ouvindo o Mestre falar e depois responde: “É assim que vou fazer. É isso que vai mudar na minha vida. Vou lutar e batalhar”.

O discípulo de Jesus vive uma metanoia e uma conversão constante, é aquele que se permite, dia a dia, com a humildade do coração, ser transformado e convertido pela Palavra que vem do Senhor.
Deus abençoe você!

 Reflexão - A obediência em Jesus é o verdadeiro culto a Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Cristo pede a nossa obediência. A "Carta aos Hebreus" classifica o culto do Antigo Testamento como "sombra" à vista da insuficiência dos sacrifícios de animais, de que Deus não necessita e nos quais o homem não dá a Deus o que Ele poderia esperar do homem. A autêntica veneração a Deus encontra-se na vida marcada pela sua Palavra e dentro dela.

Porém, a nossa obediência é sempre deficiente. A nossa moralidade pessoal não basta para reverenciar Deus corretamente. Por isso, o Filho se fez carne e assumiu um corpo humano, tornando possível uma nova forma de obediência, que vai mais além de todo o cumprimento humano dos Mandamentos. No seu Corpo, Jesus Cristo devolve a Deus toda a humanidade. Só no Verbo que se fez carne, cujo amor se cumpre na Cruz, a obediência é perfeita.

—Jesus, tu que és Deus feito carne, leva-nos contigo a todos e oferece o que não poderíamos dar só por nós próprios.

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
O Evangelho da liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que vivem a sua Palavra. Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o ensinamento de Jesus? Quem são considerados os irmãos e a mãe de Jesus?
“A visita da família de Jesus é, para ele, uma ocasião de ensinar os seus discípulos acerca do específico da comunidade cristã (cf. Lc 6,46-49). Não é uma visita de cortesia. Marcos, no seu evangelho, informa a razão da visita: pensavam que estivesse fora de si (Mc 3,21). No evangelho de João, são os adversários de Jesus que têm essa opinião a respeito dele (Jo 10,10-20). Aproveitando a ocasião e ignorando a intenção de sua parentela, Jesus ensina que a pertença ao povo que ele reúne não se dá pela descendência do sangue, mas por uma atitude que engaja o discípulo no dinamismo da escuta e da prática da Palavra de Deus (cf. Lc 6,46-47). Mais adiante no relato evangélico, àquela mulher que, admirada pelas palavras de Jesus, gritou: ‘Felizes as entranhas que geraram e os seios que te amamentaram’, Jesus respondeu: ‘Felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam’ (Lc 11,27-28). A mãe de Jesus passou a ser, na tradição da Igreja, modelo do discípulo porque ela é a mulher que escutou a Palavra de Deus e a praticou (Lc 1,38). No centro da vida cristã deve estar a Palavra de Deus. Em Jesus, Verbo de Deus, a Palavra de Deus adquire todo o seu sentido e é uma fonte de verdadeira vida e luz para os passos” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Neste mês dedicado à Palavra de Deus, procure retomar as palavras de Jesus: “Aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Faça uma revisão da sua vida e procure identificar os momentos em que a Palavra de Deus tornou-se luz e força na sua vida. De que forma sua família vive a fé? Sua família é edificada sobre a Palavra de Deus? A Palavra de Deus está no centro da sua vida? 
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Com Maria, a mulher que acolheu fielmente a Palavra, rezemos: “Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e o seu chamado. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-lo com a fé. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer. Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor” (Papa Francisco, Lumen Fidei, 60).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia
Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida"