segunda-feira, 22 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Mulher, por que choras? A quem procuras? - (Jo 20,1-2.11-18)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 22 DE JULHO DE 2019 (segunda-feira) 202º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VERDADEIRA AMIZADE É AQUELA QUE NOS PERMITE FALAR, AO AMIGO, DE TODOS OS SEUS DEFEITOS E DE TODAS AS NOSSAS QUALIDADES.
(Millôr Fernandes)

 Datas Comemorativas 
 DIA DOS SÁBIOS
 DIA DOS CANTORES LIRICOS
 DIA NACIONAL DO PODÓLOGO
 DIA DO AEROVIÁRIO
 DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR DOMÉSTICO    

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Carnaubal  - Juazeiro do Norte (Ceará) Serafina Corrêa (Rio Grande do Sul) Irineópolis - Trombudo Central (Santa Catarina) Anajatuba (Maranhão) Açu - Caicó (Rio Grande do Norte) São Jorge do Patrocínio (Paraná) Simões (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GERSON TUROLA JUNIOR (Nestlé Ribeirão Preto /SP)CLAYTON MARTINS DE MORAES (Loja Faísca Moveis Novos e Usados Garça/SP)DOUGLAS FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça/SP)NEUSA MARIA RIBEIRO INACIO (Garça/SP)LUIZ CARLOS OLIVEIRA MARQUES (Garça/SP)PAULO SERGIO FOGANHOLI  (Mototecnica-Garça/SP)OMAR MOHAMED FARHAT (Garça/SP)ALVARO ANTONIO ESTEVES (Lions Clube de Pederneiras /SP) ■HELIO HENRIQUE (Lions Clube de Marilia /SP)LUISA TERESA DIAS MARINHEIRO (LC5-Lions Clube de São Bernardo /SP)REGINALDO “NARDO” MORETI (Secretário Municipal de Serviços Urbanos-EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP)CELINA PIZOLIO BORGES (EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça/SP) BENEDITO “DITINHO TREINADOR DE GOLEIRO” DE OLIVEIRA (GARÇA /SP) ■FERNANDO MANCINI DE OLIVEIRA (Garça /SP) ■GIOVANA PELOSI (Assis /SP) ■
. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSA MARIA DA SILVA GUANAES e ROGÉRIO GUANAESó(Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LUCELIAó1965ó54 ANOS ( Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA MARIA MADALENA
■ Madalena (Palestina, séc. I), foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus e grande colaboradora em sua missão, seguindo-o até a cruz. Exemplo de fé e de dedicação ao evangelho, procurando retribuir ao Senhor o sublime amor dele recebido.
■ IRMÃ DOLORES BALDI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor disse à Maria Madalena: Vai a meus irmãos e anuncia-lhes: subo a meu Pai e vosso Pai a meu Deus e vosso Deus (Jo 20,17).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Maria, segundo o Evangelho de João, foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus e grande colaboradora em sua missão, seguindo-o até a cruz. Exemplo de fé e de dedicação ao evangelho, procurou retribuir ao Senhor o sublime amor dele recebido. Celebrando a festa da apóstola dos apóstolos, rezemos por todos os que se devotam ao anúncio da Boa-Nova..
– Oração 
PAI, ENSINA-ME A TER UM RELACIONAMENTO CONVENIENTE COM O RESSUSCITADO, RECONHECENDO QUE ELE QUER FAZER DE MIM UMA TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, o vosso filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 16º SEMANA DO TEMPO COMUM 22 de julho de 2019 Santa Maria Madalena . Memória
Quem busca o amor termina por encontra-lo. Movida pelo amor a Jesus, Maria Madalena vai ao túmulo e faz a experiência de Cristo vivo e ressuscitado.

1ª Leitura - (Ct 3,1-4a) - Encontrei o amor de minha vida. – Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos:
Eis o que diz a noiva: 1Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. “Vistes porventura o amor de minha vida?” 4aE logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)
1ª Leitura - (2Cor 5,14-17) - Agora, já não conhecemos Cristo segundo a carne. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 14o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram.
15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 62(63)
A minh’alma tem sede de vós, Senhor!


Evangelho do dia
16º SEMANA DO TEMPO COMUM 22 de julho de 2019 Santa Maria Madalena . Memória
Mulher, por que choras? A quem procuras? - (Jo 20,1-2.11-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quan­do ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmu­lo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Fixemos os olhos em Jesus”
 “Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito”
(João 20,18).
A graça que a Liturgia nos dá para o dia de hoje é a de celebrarmos Santa Maria Madalena. Madalena, como nós assim a chamamos, é a grande discípula de Jesus, o Ressuscitado. Foi a primeira testemunha, foi a primeira que viu, foi a primeira que anunciou e proclamou a ressurreição.
Tem algo que nos chama muito à atenção quando ela disse: “Eu vi o Senhor”. Quando ela se encontrou com o Senhor, enquanto caminhava, foi curada, liberta e transformada por Jesus, e nunca mais seus olhos saíram d’Ele, porque Ele transformou a vida de Maria.
Sabemos que dela foram expulsos demônios. Qual demônio foi é o que menos importa; o que importa é que ela permitiu que Jesus a curasse, a transformasse, renovasse e fizesse dela uma nova mulher.
O que é uma mulher nova senão aquela que coloca, diante dos seus olhos, o Senhor da vida e nunca mais fecha os olhos para a graça? Quando a graça se aproximou de Maria, ela se abriu totalmente para a graça e tornou-se a mulher agraciada por Deus, tornou-se verdadeiramente discípula do Mestre Jesus. Acompanhou o Mestre na vida, na morte e na ressurreição. Ela nunca mais abandonou o Senhor.
Quando Jesus entrou no coração de Maria Madalena, ela O deixou ocupar toda a sua vida, e nunca mais se desocupou, nunca mais retirou a graça de Jesus da vida dela. Como precisamos aprender com Maria a termos os olhos fixos em Jesus!
Nós nos desviamos, perdemos o foco da vida, encontramo-nos em muitas situações que nos deixam agoniados, porque tiramos o nosso olhar de Jesus, voltamos o olhar para os nossos problemas, para as nossas aflições, e começamos a olhar demais a vida dos outros, começamos a olhar só os problemas do mundo e não olhamos para a luz.
Como precisamos aprender com Maria a termos os olhos fixos em Jesus.
Houve um momento que parece que essa luz se apagou, porque, quando Jesus morreu na cruz, uma grande escuridão tomou conta de toda a Terra. Mas, mesmo na escuridão, Maria Madalena não deixou de olhar para Jesus. Quando tudo parecia escuro e perdido, quando muitos se encontravam desolados e decepcionados, Maria estava olhando para Ele. Ainda que parecesse morto, do Seu corpo sepultado ela estava lá para cuidar. Como ela jamais tirou os seus olhos de Jesus, os seus olhos foram os primeiros a contemplar o Ressuscitado.
A luz da ressurreição, a luz da glória brilhou sobre os olhos de Maria, por isso ela pode dizer o que disse desde o primeiro momento: “Eu vi o Senhor. Eu O vi sendo pregado na cruz, mas agora O vi ressuscitado”.
Passamos por tantas situações na vida, passamos por situações alegres, boas. Passamos por tristezas, decepções e amarguras. Passamos por noites escuras na alma e no espírito, passamos por trevas, mas não podemos deixar de olhar para Jesus.
Nenhuma escuridão, deste mundo, é capaz de apagar a luz radiante de Jesus da nossa vida quando não tiramos d’Ele o nosso olhar.
Não importa o que estejamos vivendo, não importa as trevas que estejam nos visitando, o importante é não deixar de olhar para Jesus, porque O veremos onde quer que nós estejamos.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Santa Maria Madalena
Direitos reservados REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, celebramos Santa Maria Madalena, discípula do Senhor, que nos evangelhos ocupa uma posição destacada. São Lucas a inclui entre as mulheres que seguiram Jesus depois de ter sido “curada de espíritos malignos e enfermidades”.

Junto com a Mãe santíssima e o discípulo amado recolheu o último suspiro de Jesus no Calvário e o tácito testemunho do seu lado traspassado: Compreendeu que sua salvação estava naquele sacrifício. Ela descobriu—na manhã de domingo— o túmulo vazio, junto ao qual permaneceu chorando até que apareceu Jesus ressuscitado A ela quis lhe confiar o primeiro anúncio da alegria pascal aos Apóstolos (fez de “apóstolo dos Apóstolos”).

—Santa Maria Madalena: Tu nos ensinas que o discípulo de Cristo é quem—na experiência da debilidade—teve a humildade de pedir-lhe ajuda, foi curado por Ele e o seguiu de perto. Assim, nos convertemos em testemunhas do poder do seu amor misericordioso, mais forte que o pecado e a morte.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Maria de Magdala é a mulher que seguiu constantemente Jesus desde a Galileia até a Judeia. Presente aos pés da cruz e diligente no sepultamento de Jesus, foi a primeira a encontrar-se com o Ressuscitado e também a primeira missionária a anunciar a Boa-Nova aos apóstolos (v. 17). Maria Madalena é mencionada no grupo de mulheres que “serviam Jesus com os bens que possuíam” (Lc 8,3). Ali se diz que dela foram expulsos “sete demônios”, expressão que acabou dando margem para variadas interpretações, algumas sem cabimento. Houve época em que Maria Madalena foi identificada com a pecadora pública (cf. Lc 7,36s) ou com a adúltera (cf. Jo 8,1s).
Os textos bíblicos a ela referentes não afirmam isso.
Em 2016, o papa Francisco elevou a memória de Santa Maria Madalena ao grau de festa.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Jo 20,1-2.11-18 - Vi o Senhor!

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,
com todos os internautas que visitam este blog:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio na Bíblia,  atentamente, o texto do Evangelho do Dia: Jo 20,1-2.11-18.
Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:
- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram! Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram:
- Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu:
- Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram! Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou:
- Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:
- Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo. - Maria! - disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico:
- "Rabôni!" (Esta palavra quer dizer "Mestre".) Jesus disse:
- Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles. Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:
- Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito.
Refletindo
Maria Madalena representa a comunidade que está à procura de Deus. Interessante é que são estas as primeiras palavras de Jesus, no evangelho escrito por João: "O que é que vocês estão procurando?" (Jo 1,38).
Maria Madalena está transtornada diante do túmulo vazio e chora. Nesta situação ela confunde Jesus com o jardineiro. Motivada por seu amor ela propõe ir buscar o Corpo de Jesus e colocá-lo de volta no sepulcro. Uma simples palavra mudou tudo. Jesus a chamou pelo nome: "Maria!" O tom familiar colocado por Jesus no nome, na identidade da mulher, fez com ela se virasse e o reconhecesse, feliz: "Mestre!" Torna-se, então, missionária, ou seja, enviada a anunciar a Ressurreição. Torna-se testemunha: "Eu vi o Senhor!" Este é o testemunho mais convincente e ninguém pode duvidar que Jesus está vivo.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? Pergunto-me: o que procuro?
Choro, lamento por quais motivos? Já ouvi o Senhor chamar-me pelo meu nome? Ele é o meu Mestre?
Sou testemunha de que ele vive entre nós? Ajudo a recuperar a alegria, a fé, a esperança no coração das pessoas que se perderam na dor, na desilusão, no desespero? Reconheço a voz do Senhor? Tenho o mesmo respeito e valorizo as mulheres como Jesus?
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida:
“A prática de Jesus foi decisiva para significar a dignidade da mulher e de seu valor indiscutível: falou com elas (cf Jo 4,27), teve singular misericórdia com as pecadoras (cf. Lc 7,36-50; Jo 8,11), curou-as (cf. Mc 5,25-34), reivindicou sua dignidade (cf Jo 8,1-11), escolheu-as como primeiras testemunhas de sua ressurreição (cf. Mt 28,9-10) e incorporou-as ao grupo de pessoas que lhe eram mais próximas (cf. Lc 8,1-3).” (DAp 451).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Canto ou rezo a belíssima canção de Zé Vicente, 
Madrugada é
Madrugada é! Galo cantou.
A paz se faz,
A morte jaz, Jesus ressuscitou!
1 - As mulheres saudosas já se vão.
Faz escuro e dói no coração.
Mas alegre anuncia o mensageiro:
Está vivo o Senhor do mundo inteiro!

2 - Mãe Maria enxuga o seu pranto.
Pois no amor toda morte perde o encanto.
Madalena já pode se alegrar.
E os irmãos vão cantar aleluia!

3 - Os senhores da morte e da opressão,
Já não dormem vencidos estarão
A justiça da terra vai brotar
E o Divino em nós vai triunfar!

4 - Salve a vida que a morte não matou!
Salve a mão que o sangue não manchou!
Vamos todos dançar de alegria,
Pois o Cristo venceu é um novo dia!
CD Presente, Zé Vicente - Paulinas Comep

Rezo com Madalena, as alegrias da Ressurreição de Jesus.
Senhor Jesus, vivo no meio de nós,
Quero encontrá-lo no meu quotidiano,
Quero ouvir tua voz que me chama pelo nome,
Quero sentir tua presença
que me faz reencontrar a paz e alegria. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Terei um olhar renovado de quem "viu o Senhor" e sentiu-se chamado/a por ele pelo nome.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.