quinta-feira, 6 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O seu rosto brilhou como o sol. - (Mt 17,1-9)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 06 DE AGOSTO de 2020 (quinta-feira) 218º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://kdfrases.com/ 

SE HOUVER UMA VONTADE, HAVERÁ UM CAMINHO.

(Witness Lee)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA "FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR"

 DIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

 DIA INTERAMERICANO DO ESCOTISTA

 DIA DO CHEFE ESCOTEIRO

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguaí - Anhumas - Fernandópolis - Floreal - Monte Alegre do Sul - Pedranópolis - Pirapora do Bom Jesus - Pirassununga - Ribeirão dos Índios - Turmalina (São Paulo) Baturité - Caridade (Ceará) Miguel Calmon - Jaguarari  (Bahia) Conceição dos Ouros (Minas Gerais) Pontes e Lacerda (Mato Grosso) São Caetano de Odivelas (Pará) Nova Olímpia (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIO NOBUO ASAOKA (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)MARIA APARECIDA “Cidinha” JORDÃO (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)JORCINEI BARBOSA DE ASSIS (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado Visão & Ação /MS)ROSANGELA APARECIDA DE ALMEIDA MORETI (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) MARIUSA SANTOS MOUTA (Garça /SP)ÉRIKA CRISTINA GARCIA  DE GOUVÊA DA ROCHA (Garça /SP)SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDA (Garça /SP)FÁBIO PAES DE BARROS  (Garça /SP)MARIA CRISTINA MARANGON PEREIRA (Educadora-Garça /SP)MARA REGINA TOFOLLI FERREIRA DA SILVA (Toninhos Rotisserie Garça /SP)CRIS LOMPA (Três Lagoas /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

MARIA FRANCISCA RUBATTO

SÃO JUSTO e SÃO PASTOR

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa e a voz do Pai se fez ouvir: Este é meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o (Mt 17,5).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O episódio da Transfiguração do Senhor tornou-se objeto de festa litúrgica desde o século 5º, no Oriente, e o século 10º, em Roma. O significado da festa pode ser extraído do seu prefácio próprio: Jesus fez resplandecer sua glória “para que os discípulos não se escandalizassem da cruz” e para manifestar “o esplendor que refulgiria em todos os cristãos”. Abramos o coração para acolher o Filho amado de Deus e compartilhar de sua herança. 

– Oração 

PAI, QUE A TRANSFIGURAÇÃO LEVE-ME A CONFESSAR JESUS COMO TEU FILHO AMADO, E A RECONHECER QUE SOU CHAMADO A EXPRESSAR O ESPLENDOR DIVINO QUE TRAGO DENTRO DE MIM.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de agosto de 2020  5ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum Transfiguração do Senhor (A) . Festa

– Liturgia da Palavra 

Deus nos ama com amor eterno e nos atraí com sua misericórdia. A fé nos torna sensíveis para captar a presença e a ação de Deus em nossa vida. 

 

1ª Leitura (Dn 7,9-10.13-14) – Serviam-no milhares de milhares.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho do homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 96(97)

Deus é Rei, é o Altíssimo,

muito acima do universo.

 

 

– 06 de agosto de 2020  5ª-feira da 18ª Semana Do Tempo Comum Transfiguração do Senhor (A) . Festa

O seu rosto brilhou como o sol. - (Mt 17,1-9)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A oração é a antecipação da glória de Deus”

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz

(Mateus 17,1-2)

Celebramos, hoje, a Festa da Transfiguração de Jesus. É uma festa porque a Transfiguração é a antecipação da Ressurreição de Jesus, é a possibilidade de contemplarmos o Ressuscitado que depois irá ressuscitar em definitivo, quando passar pela Via Crúcis.

 

O Mestre Jesus pegou três dos Seus discípulos, amigos mais próximos d’Ele, para revelarem o Seu segredo. Levando Pedro, Tiago e João para um lugar à parte, subindo a montanha sagrada eles puderam contemplar o Cristo glorioso, transfigurado e transformado. Mais do que isso, tudo aquilo que representa a Lei e os profetas. Jesus está à frente de Elias e de Moisés, porque Ele é o Senhor do tempo, porque o tempo n’Ele se consome na eternidade. Jesus, como o Pai mesmo está dizendo, é verdadeiramente o Filho de Deus. Os discípulos puderam, de forma antecipada, contemplar a glória futura.

 

“É necessário buscar o Alto como o lugar da morada de Deus, e isso se faz por meio da oração”

 

Caminhamos em meio a nossa Via Crúcis da vida diária, mas não podemos deixar de contemplar, adorar, glorificar e ter comunhão com a vida eterna. Não podemos deixar de buscar as coisas do Alto. Por isso, Jesus tirou os Seus para um lugar à parte, para conduzi-Los ao Alto.

 

Não é necessário sempre subir uma montanha ou um lugar mais alto, mas é necessário buscar o Alto como o lugar da morada de Deus, e isso se faz por meio da oração.

 

A oração é a antecipação da glória, é a nossa comunhão profunda com Deus, é o lugar da transformação e da transfiguração. É na oração que os nossos sentidos são renovados; os nossos sentidos se abrem para a graça de Deus.

 

Os olhos que tantas vezes só veem tragédias, horrores, medos, pavores precisam ser transfigurados para contemplar a presença de Deus no meio de nós. Os nossos ouvidos que escutam tantas coisas ruins e desastrosas, que entram para nós, nossos ouvidos precisam se abrir para ouvir o Senhor, para deixar Deus falar. A nossa boca que, muitas vezes, diz coisas negativas ou malditas, a nossa boca e a nossa língua precisam ser transfiguradas para contemplar, adorar e dizer: “Senhor, é bom estar na Sua presença!”.

 

Celebremos a Transfiguração do Senhor sendo convidados também para subirmos à oração, para deixarmos de lado os nossos afazeres, ocupações e preocupações para nos entretermos e entrarmos no coração do Mestre para adorá-Lo, glorificá-Lo e exaltá-Lo para que a Sua glória brilhe sobre nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus, junto com Pedro, Tiago e João, sobe a montanha e lá se transfigura (transforma) diante deles.

O Mestre aparece na sua glória (seu rosto brilha e suas roupas ficam brancas) e se mostra vitorioso contra as forças do mal.

Moisés e Elias simbolizam o Antigo Testamento: a lei e os profetas. O

s discípulos caem na tentação de permanecer nessa realidade fascinante, mas precisam voltar à missão, que se realiza na planície.

Da nuvem sai a confirmação de que Jesus é o Filho amado de Deus. É necessário ouvi-lo, pois ele revela o projeto de seu Pai.

O desejo de Pedro é a grande tentação de todos os tempos: buscar na religião conforto e segurança. Eles precisam levantar-se e abandonar o medo para enfrentar a realidade da missão, nem sempre fácil.

O medo é grande obstáculo que paralisa a Igreja e a impede de assumir sua missão profética, acomodando-a a uma vida tranquila e desobrigando-a de se preocupar com a realidade do povo.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho do Homem, pela transfiguração, revelaste aos apóstolos que a tua vida não caminha para o fracasso, mas para a glória eterna. Revelaste também que és o Filho amado do Pai, a quem devemos sempre escutar. Concede-nos coração receptivo e ouvidos atentos aos teus ensinamentos. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 17,1-9 - Jesus se transfigurou

 

LEITURA ORANTE
Este momento é muito especial no nosso dia. Aqui na rede da internet,

fazemos silêncio no nosso coração e pedimos luz ao Espírito.

Rezamos com o Bem-aventurado Alberione:

 

Mestre,

Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade:

eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas,

nem julgar senão conforme os teus julgamentos,

verdade substancial, dada a mim pelo Pai:

“Vive na minha

mente, ó Jesus Verdade”.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?

O que a Palavra diz?

Lemos atentamente, a narrativa da Transfiguração em Mt 17,1-9.

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: "Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!" Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: "Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos". que Elias já veio, e o maltrataram como quiseram, conforme as Escrituras dizem a respeito dele.

Observamos neste trecho do Evangelho alguns símbolos:

. “Numa alta montanha” – a montanha indica o lugar de encontro com Deus

. “Roupas brancas como a luz”, (“luz”) ¬. Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará. Quanto mais Palavra de Deus  tiver em  mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida.

. “Três tendas”- lugares de repouso e de oração.

. “Nuvem luminosa e sombra” simbolizam a presença de Deus.

Jesus se  revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devemos escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição.

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que a Palavra diz para nós?

Precisamos  nos aproximar mais e escutar a Palavra, condição para aprender do Mestre  e ser  seu/sua discípulo/a. Disseram os bispos, em Aparecida: "O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167).

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Salmo 96(97)

 

Deus é rei, é o Altíssimo, / muito acima do universo.

 

1. Deus é rei! Exulte a terra de alegria, / e as ilhas numerosas rejubilem! / Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, / que se apoia na justiça e no direito. – R.

 

2. As montanhas se derretem como cera / ante a face do Senhor de toda a terra; / e assim proclama o céu sua justiça, / todos os povos podem ver a sua glória. – R.

 

3. Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, † muito acima do universo que criastes, / e de muito superais todos os deuses. – R.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

Levamos conosco a luz de Jesus transfigurado. Quanto mais luz levar em nossos olhos, nossas mãos, nossas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivemos.

 

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.