quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Menina, levanta-te! – (Mc 6,1-6)

 

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 01 DE FEVEREIRO de 2023 (quarta-feira) 032º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SÓ OS OLHOS QUE CHORAM SABEM VER.

(Teixeira de Pascoaes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO PUBLICITÁRIO

DIA MUNDIAL DE MUDAR SUA SENHA

DIA DA DEFESA CIVIL

DIA DO TOMATE

DIA DO HERÓI POLICIAL CIVIL

DIA DO ELETRICITÁRIO GAÚCHO

DIA DE BRIGID - DEUSA CELTA DA SABEDORIA E DA LUZ

DIA DO ANO NOVO CHINÊS - O ANO DO TIGRE

DIA DO HIJAB (VÉU ISLÂMICO)

DIA DE SEGUIR UM MUSEU NO TWITTER

DIA DA FUNDAÇÃO DO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI EM SÃO PAULO-SP

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

DIA DO INÍCIO DO FEVEREIRO LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A LEUCEMIA

DIA DO INÍCIO DO FEVEREIRO ROXO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiara - Nova Crixás (Goiás) Atalaia (Alagoas) Wanderlândia (Tocantins) Tapauá (Amazonas) Quixelô (Ceará) Missal - Nova Prata do Iguaçu - Vera Cruz do Oeste – Douradina (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: IVANILDE PEREIRA ISIDORO (EQUIPE 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)JOHNATAS C BELLINI CALDEIRA (EQUIPE 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SP)  LEANDRO OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correia - Garça /SP) RODRIGO ZAGO DONATO (Curitiba /PR)CLAUDIO AMORIM (Marilia /SP)PEDRO LUIZ DE TOLEDO (Garça /SP)  VALDIR GARCIA (Lions Clube de Ilha Solteira/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RENATA BRANDÃO GALHASE E ROMILDO JOSÉ MOREIRA GALHASEó1997ó26 ANOS (Equipe 11 ENS da CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA VERIDIANA

SANTA BRÍGIDA DE KILDARE

SANTA BÁRBARA CH'OE YONG-I

SANTA ANA MICHELOTTI

SANTO AGRIPANO

SANTO HENRIQUE MORSE

SANTO URSO

SÃO CECÍLIO DE ELVIRA

SÃO JOÃO DE SAINT-MALO

SÃO JOÃO YI MUN-U

SÃO PAULO DE SAINT-PAUL-TROIS-CHÂTEUAX

SÃO PAULO HONG YONG-JU

SÃO RAIMUNDO DE CIRUELOS

SÃO SEVERO DE RAVENA

SÃO SIGISBERTO III

SÃO TRIFÃO

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus está em Nazaré, sua terra, e provoca a admiração das pessoas que ouvem seus ensinamentos na sinagoga:  - Que sabedoria é esta que lhe foi dada? – Mc 6,1-6

 

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por trás do mistério do sofrimento, somos convidados a perceber a mão de Deus, que não nos abandona; ao contrário, serve-se de todas as circunstâncias para nos conduzir pelos seus caminhos. Acolhamos o Senhor e sua sabedoria.

 

– Oração 

 

“PAI, ABRE MINHA MENTE E MEU CORAÇÃO, PARA QUE EU POSSA COMPREENDER QUE TU TE SERVES DE MEIOS HUMANAMENTE MODESTOS PARA REALIZAR AS TUAS MARAVILHAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 01 de fevereiro de 2023 quarta-feira da 4ª SEMANA DO TEMPO

Jesus não mede esforços para ensinar o povo; nem sempre, porém, encontra corações hospitaleiros, como ocorreu em Nazaré, sua terra. Escutemos a Palavra que produz frutos de paz e justiça em nossa vida. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 12,4-7.11-15) – Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 4vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado 5e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. 14Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a comunidade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(102)

 

O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre

 

 

 

– 01 de fevereiro de 2023 quarta-feira da 4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

 

 – Evangelho do dia 

 

Menina, levanta-te!  (Mc 6,1-6)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz; / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

01/02/23 4ª QUARTA-FEIRA TC – A

 

Marcos 6,1-3.5: “Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: - De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco? E ficaram escandalizados por causa dele... E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos”.

 

Jesus, seus discípulos, ao verem as multidões que o seguiam, imaginavam que o sucesso o esperava aonde quer que fosse.

No entanto, foi exatamente em Nazaré, onde seu clã familiar era bem conhecido por todos, que o senhor fez a experiência de uma rejeição, provocado pelo preconceito social.

Afinal, para eles, o senhor não passava de um simples carpinteiro, cuja família não era tida como importante.

Eles esperavam por um Messias que viesse de Jerusalém, que fosse estudado no templo e cuja família fosse bem posicionada na sociedade.

Em suas crenças, Deus jamais iria se rebaixar a ponto de fazer de um carpinteiro um líder religioso e muito menos o Messias prometido.

Ao invés de admirá-lo e orgulhar-se do senhor, eles ficaram escandalizados e recusaram-se a acreditar nas suas palavras.

Jesus, foi a partir da sua Encarnação, em que o senhor se esvaziou da sua divindade para assumir a nossa frágil humanidade, que o senhor assumiu o caminho da humildade para anunciar o Reino de Deus às multidões empobrecidas, aos enfermos e aos marginalizados pelos pecados.

Por isso, jamais procurou agradar à classe dominante da sociedade, seja a dos romanos dominadores, seja a dos grupos religiosos, como os escribas e fariseus.

Era capaz de tocar com carinho num leproso, mas nunca iria fazer um milagre para agradar a Herodes.

Afinal, o senhor era simplesmete um leigo, que não pertencia à classe sacerdotal, e a nenhum grupo privilegiado da religião.

Ao proclamar quem eram os bem-aventurados do seu Reino, o senhor nomeou os pobres, os aflitos, os mansos, os misericordiosos, os pacíficos, os ansiosos pela justiça e os perseguidos deste mundo.

  

Senhor, ainda existem cristãos com a mesma atitude do povo de Nazaré, que querem vê-lo como um rei, cheio de riqueza e de poder, para dominar o mundo e exterminar os inimigos.

Senhor, liberte-nos desses preconceitos perigosos, e faça com que nós, sua Igreja, continuemos sua opção preferencial em favor da vida dos mais frágeis, para que o Reino de Deus nos torne mais humanos e mais fraternos.

 

Maria de Nazaré, faça-nos seguir os seus passos no seguimento do seu Filho, fiéis ao Reino de Deus e não aos reinos do mundo, para que estejamos entre os seus bem-aventurados. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O breve texto nos mostra Jesus numa de suas principais atividades, isto é, ensinando. Ensina na sinagoga e percorre “os vilarejos vizinhos, ensinando”. As reações dos ouvintes parecem seguir o mesmo esquema: numeroso grupo adere a Jesus e a seus ensinamentos, e outra parte o rejeita. Em Nazaré, onde havia passado a infância e adolescência, Jesus encontra grande rejeição à sua presença libertadora. Tanto que ele extravasa um lamento: “Um profeta só é desprezado em sua terra, entre seus parentes, e em sua casa”. A aversão ao Mestre chega a tal ponto, que ele não consegue realizar aí nenhum milagre. A seus conterrâneos faltam fé e abertura de coração. Mas o “carpinteiro, filho de Maria”, segue seu caminho levando a Boa-nova a outros povos e regiões, talvez mais receptivos à sua mensagem.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 6,1-6 - PRECONCEITOS? OU FALTA DE FÉ?

 

Oração Inicial

 

Em nossa oração veremos que Jesus está em Nazaré, sua terra, e provoca a admiração das pessoas que ouvem seus ensinamentos na sinagoga.

Ao mesmo tempo, Ele observa a resistência e a falta de abertura para o acolherem como o Enviado do Pai.

 

Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Observe o que diz o texto.

O Senhor nos educa com sua Palavra. Ela é luz e força para nossa caminhada de fé.

 

Jesus está na sua terra natal, onde todos conhecem seus laços e sabem dos seus primeiros passos. Por ser familiar a todos, Jesus não é compreendido como sendo o Filho de Deus. Ao invés de ser elogiado e destacado, torna-se motivo de escândalo e de vergonha. No entanto, Jesus compreende a reação e confirma que um profeta é aceito em todos os lugares, exceto na sua pátria. A falta de reconhecimento da divindade de Jesus repercute na ausência de milagres. Sim, Jesus não conseguiu realizar nenhum milagre, porque não acreditaram que ele era o enviado do Pai. Nem mesmo a rejeição dos seus conterrâneos impediu que ele prosseguisse seu caminho. A condição para que um milagre aconteça é justamente a fé

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Avalie sua fé na divindade de Jesus histórico, o Nazareno.

Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.

 

3.Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

BÊNÇÃO

 

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.