quarta-feira, 7 de setembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos. – (Lc 6,20-26)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R O  M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 07 DE SETEMBRO de 2022 (quarta-feira) 250º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODO PROGRESSO ACONTECE FORA DA ZONA DE CONFORTO.

(Michael John Bobak)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA INDEPENDENCIA DO BRASIL

200 ANOS

DIA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO PARA DUCHENNE

DIA DA PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO BRASIL

DIA DA PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO BRASIL

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-RJ (UFRJ)

DIA DA FUNDAÇÃO DO MEMORIAL PANTEÃO DA PÁTRIA EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO PALÁCIO RIO BRANCO EM MANAUS-AM

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bicas - Cataguases - Corinto - Coromandel - Ibiá - Ipanema -Itabirito - Itanhandu -  Luz - Manga - Matias Barbosa - Mato Verde  - Mesquita - Estado de Minas Gerais.- Miraí - Poço Fundo - Rio Paranaíba - Sabinópolis - Teófilo Otoni -Tiros - Tombos (Minas Gerais) Uruçuí (Piauí) Fontoura Xavier - Mariano Moro - Paraí (Rio Grande do Sul) Porto Velho (Rondônia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: WAGNER LUIS DOS SANTOS (Deusa Alimentos–Garça /SP)MICHELLE SEVERINO BOSQUETO (Garça /SP) ROBERTO (Canela) BRAZ (de Garça-Mauá /SP) GUSTAVO JUNQUEIRA MACHADO (Lions Clube de Adamantina /SP) DIVALDO APARECIDO  DE SOUZA  LOBO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JORGE  LUIS  PEREIRA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JANETE HERRERO (Lions Clube de Sertãozinho /SP) WENICE ALVES MOREIRA MUNHOZ DE LIMA (Garça /SP) VALERIA ALEX MARQUES (Garça /SP) LINEU GUIMARÃES FILHO (Empresário–Garça /SP) SILVIA MARIA OLIVEIRA (Empresária–Garça /SP) FAUZE HAMZÉ (Garça /SP) Fr. CLÓVIS LÁZARO BARBOSA (OFM Cap - Vigário Paroquial da Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena/SP) Pe. DOMINGOS DE JESUS (Pároco da Paroquia Santa Cecilia de Monte Castelo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LINSó1960ó62 ANOS (Distrito LC8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DO ALÍVIO

■ SANTA REGINA

SANTA EUGÊNIA PICCO

■ SANTO ADRIÃO

■ SANTO AMÓNIO

■ SANTO ISAAC

SÃO CLODOALDO

SÃO CORBINIANO

SÃO DIO

SÃO FAUSTO DE ALEXANDRIA

SÃO PEDRO CLAVER

SÃO PEDRO DE CHAVANON

SÃO SÉRGIO I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Bem-aventurados seremos se optarmos pela dignidade da vida, da justiça, da liberdade e da solidariedade: Felizes sereis quando os homens vos odiarem – Lc 6,20-26

 

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As realidades deste mundo são secundárias em comparação com a única coisa que verdadeiramente importa: o Reino de Deus, que já está presente. A liturgia nos inspira a conhecer e praticar os valores desse Reino.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME SOLIDÁRIO COM OS MAIS POBRES DESTE MUNDO, E ENSINA-ME A PARTILHAR, DE MODO QUE CHEGUE ATÉ ELES A ESPERANÇA E A ALEGRIA QUE JESUS VEIO NOS TRAZER.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de setembro de 2022 quarta-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

As bem-aventuranças correspondem ao caminho que nos une a Deus; as “mal- aventuranças”, ao contrário, mostram as atitudes que dele nos afastam.

 

 

1ª Leitura (1Cor 7,25-31) – Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 25a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim. 27Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28Se, porém, casares, não pecas. E se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos isso. 29Eu digo, irmãos, o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 45(44)

 

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

 

 

 

– 07 de setembro de 2022 quarta-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Bem-aventurados vós, os pobres. Mas, ai de vós, ricos.  (Lc 6,20-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Meus discípulos, alegrai-vos, / exultai de alegria, / pois bem grande é a recompensa / que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

07/09/22 -        23ª QUARTA-FEIRA TC – C:

200 anos da Independência do Brasil

 

Lucas 6,20-21.24-25: “Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: - Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados!... Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas!”

 

Jesus, nas bem-aventuranças narradas por São Lucas o senhor não somente proclama quem são os felizes do Reino de Deus, como também indica aqueles que se tornarão infelizes.

O senhor mostra o contraste doloroso entre pobres e ricos, entre famintos e saciados, entre quem chora e quem ri, que revela não somente as injustiças sociais do mundo, mas também, as situações existenciais de quem se limita aos bens físicos e materiais, e não se preocupa com a vida espiritual.

Mais cedo ou mais tarde, irá sentir-se frustrado e lamentar sobre si próprio por aquilo que não soube buscar.

O senhor veio nos ensinar que a felicidade é um estado de alma mais profundo do que a segurança garantida pelos bens acumulados e pela posição social.

Para ser feliz e bem-aventurado é preciso dar uma significação maior à própria vida, cujo horizonte seja mais amplo do que o dia a dia da existência.

Não bastam uma boa conta bancária nem a fama social para preencher alguém de felicidade.

O senhor nos ensinou o que somente aquele que se compromete com o amor a Deus e o amor ao próximo, que acredita no Reino de Deus e que deseja de coração a vida eterna, tem paz no coração e forças para superar os momentos de aflição, de doença, e até de fracasso.

Senhor, faça com que tomemos consciência de que somos todos pobres diante do mistério da vida.

Somente nos sentiremos saciados e felizes de viver e de existir, se nos empenhamos em saciar a fome de alimento, e também, de amor, de bondade, e de perdão do nosso próximo.

 

Maria santíssima, Mãe do Perpétuo Socorro, grave em nossos corações as Bem-aventuranças do seu Filho como o único e verdadeiro caminho da felicidade humana, já aqui na terra e por toda a eternidade e abençoai o nosso país e o nosso povo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Deus age na vida dos discípulos. O grande esforço dos discípulos, por sua vez, consiste em fazer a vontade de Deus. Nisso consiste sua felicidade. Mas não é uma felicidade fácil. A felicidade está na consciência de que sua vida é centrada em Deus. Mesmo nas perseguições. Por isso, o seguimento implica, além da humildade, muita coragem. Quando Jesus diz “felizes vocês”, ele quer dizer: ergam-se, levantem-se, caminhe para a frente. A felicidade é um caminho. Os “ai de vocês” é a expressão de quem decidiu viver sob o regime do egoísmo. Ser feliz é alargar o pensamento, não olhar somente para nosso umbigo, não ser indiferente aos que têm fome e sede. Não ser medíocre, mas ajudá-los a levantar e caminhar com eles. Assim fez Jesus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,20-26 - A felicidade do Reino de Deus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje 07 de Setembro comemoramos a Independência do Brasil. É um dia de ação de graças por termos conseguido a nossa liberdade e o reconhecimento de nossa soberania como Nação independente. Respeito pela Pátria e convicção de sermos responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade brasileira.

Acolhamos a Palavra em nosso coração e permitamos que ao longo deste dia nosso coração esteja voltado para os céus pedindo ao Pai Celeste bênçãos para nosso povo e a liberdade fraterna impere sempre em nossa nação.

 

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

As bem-aventuranças ecoam hoje como ecoaram na Galiléia. Bem-aventurados seremos se optarmos pela dignidade da vida, da justiça, da liberdade e da solidariedade.

 

“Todo momento novo na história tem seu manifesto, como uma carta de princípios. As bem-aventuranças são como o manifesto do Reino de Deus. Aí se declara quem são os cidadãos do Reino e quais são as grandes mudanças do novo tempo. Os cidadãos do Reino são os socialmente desprezados, os que estavam à margem, representados por quatro grupos: os pobres, os famintos, os aflitos e os perseguidos. O Reino de Deus é deles. Eles o experimentarão como riqueza, como fartura, como alegria e como força de Deus em suas adversidades. Os quatro “ais” soam como uma denúncia da situação de exclusão e de sofrimento e como um convite à conversão dirigida aos ricos, aos fartos, aos gozadores da vida, aos falsos profetas”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

 

Neste momento de meditação, leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Permita que a sua vida se misture com a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor quer lhe dizer.

Como queremos contribuir para que este dia seja de paz e progresso para nossa Pátria? Para que sejamos um povo de bem-aventurados?

 

3.Oração (Vida)

Deixe seu coração falar a Deus sobre as necessidades de nossa Pátria.

 

Rezemos pelos nossos líderes para que sejam escolhidos e iluminados por Deus e onde entrar o egoísmo ou a traição que o poder de Deus seja mais forte para sustentar os que buscam o caminho da paz, da liberdade e o bem social de todos.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Rezemos unidos a oração do Pai-Nosso. Esforcemo-nos para construir o Reino de Deus, sendo justos e solidários, sabendo nos perdoar e colaborar com as propostas de bem comum.

 

Bênção

 

Dai-nos a bênção ó Mae querida, Nossa Senhora de Aparecida.