domingo, 22 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. - (Mt 22,15-21)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 21 DE OUTUBRO DE 2017 (domingo) 295º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"SOMOS FEITOS DE CARNE, MAS TEMOS DE VIVER COMO SE FÔSSEMOS DE FERRO."
                                                                                                                                                                             (Sigmund Freud)

 Datas Comemorativas  
DIA MUNDIAL DO PÁRA-QUEDISTA
DIA NACIONAL DO ENÓLOGO
DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A GAGUEIRA
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Moji-Mirim (São Paulo) Solonópole (Ceará) São Francisco do Oeste (Rio Grande do Norte) Sete de Setembro - Vacaria (Rio Grande do Sul) Braço do Norte (Santa Catarina) Oratórios - Varjão de Minas - Veredinha (Minas Gerais) Arapuã - Cambira - Santana do Itararé - Serranópolis do Iguaçu (Paraná) Ibicaraí (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LETICIA ALVES RODA ( ano filha da Etienne/Paulo-São Paulo/SP) FLAVIA RIBEIRO CONESSA (m/sobrinha-Marilia/SP) MARINA GELAMo Semenssato (Garça/SP) DANIELLA Sahade Brunatti (Imobiliária Vale do Sol - Garça/SP) MARIA LYGIA SGANZERLA LEITE DE MORAIS (A Eletrônica - Garça/SP) MIGUEL JOSIAS MOREIRA (MOREIRAS BUFFET - Garça/SP)VANDERLEI MANTOVAN (Lions Clube de FLORIDA PAULISTA/SP) Anselmo Pereira Araujo Netto (Garça /SP) .
. . Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI e FRANCISCO “CHICO” P. SARTORIó1988ó29 ANOSó( Equipe Nossa Senhora AUXILIADORA do Setor de Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO PAULO II
SÃO DONATO
CONTARDO FERRINI
SANTO ABÉRCIO DE HIERÁPOLIS
BEATO JOSÉ TIMÓTEO GIACCARDO

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
Neste domingo demos glória ao Senhor da história, que nos concede seu Espírito para vencermos os planos perversos das forças contrárias ao Reino. A Deus pertence a vida do povo, e não aos poderes do mundo. Este dia mundial das missões, com o tema: “A missão no coração da fé cristã”, recorda-nos a natureza missionária da Igreja e a necessidade de manifestarmos a todos o poder transformador do evangelho de Jesus Cristo.
Oração
PAI, POR RECONHECER-TE COMO CENTRO DE MINHA VIDA, ENSINA-ME A SUBMETER TUDO A TI, E A REJEITAR O QUE PRETENDE POLARIZAR MINHAS ATENÇÕES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Domingo da 29º Semana do Tempo Comum - 22/10/2017
Conduzidos pela mão do Senhor acolhamos a palavra da salvação. Com a força do Espírito, ela suscita em nós a fé, a esperança e a caridade e nos motiva a honrar cada pessoa como imagem e propriedade de Deus.

1ª Leitura (Is 45,1.4-6) – Tomei Ciro pela mão direita, para que submeta os povos ao seu domínio. Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: O Senhor pode nos surpreender com suas escolhas. Ciro, rei pagão, ao permitir a volta do povo exilado na Babilônia, é visto pelo oráculo profético como instrumento de salvação nas mãos de Deus. Pessoas de outras tradições religiosas, nem sempre valorizadas, podem nos surpreender com suas ações positivas.

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.
4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 95 (96)
Ó família das nações, daí ao Senhor poder e glória!

2ª Leitura (1Ts 1,1-5) – Recordamos sem cessar da vossa fé, da caridade e da esperança. Leitura da carta de são Paulo aos Tessalonicenses:
Pistas para a reflexão: Os remetentes da carta saúdam a comunidade de Tessalônica e a elogiam por viver o “tripé” que sustenta qualquer comunidade cristã: a fé ativa, o amor sincero e a esperança perseverante.

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!
2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 29º Semana do Tempo Comum - 22/10/2017
Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. - (Mt 22,15-21)
Pistas para a reflexão: Os adversários de Jesus estão sempre prontos para testá-lo com perguntas maldosas. A questão é pagar ou não tributo a uma autoridade opressora. Jesus responde sabiamente: devolver a moeda (quer traz a imagem de César) ao seu dono e devolver a Deus o que lhe pertence (o povo, conjunto de pessoas que são sua imagem). O ser humano fi criado à imagem e semelhança de Deus e a ele deve ser devolvido, com toda a dignidade de filhos e filhas seus.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Como astros no mundo, vós resplandeçais, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a palavra, com fé, proclameis, quais astros luzentes no mundo brilheis (Fl 2,15s)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: 2“O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.
3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir.
4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’
5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.
8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.
10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou aí um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.
13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Aí haverá choro e ranger de dentes’.
14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
RESTITUÍ A DEUS O QUE É DE DEUS” 
Eu sou o Senhor
         O texto do evangelho de Mateus (22,15-21) faz conjunto com outros dois momentos em que Jesus é tentado por seus inimigos. Tocam pontos centrais da vida do povo: primeiro o tributo a Cesar, isto é, o imposto pago ao dominador romano. O segundo é a vida futura, com a ressurreição dos mortos. O terceiro é o núcleo da fé. “Querem apanhar Jesus em alguma palavra” (Mt 22,15). Qualquer resposta de Jesus daria errado e seria um motivo de acusação. Era um dilema. Como conclusão, Jesus faz uma pergunta, como fizeram e eles não puderam responder porque era um dilema. O povo, que tinha Deus como seu Rei, estava dominado pelos romanos. Se negasse o imposto seria rebelião. Os herodianos representavam essa situação de cooperação. Se dissesse que devia pagar, ofendia o sentimento do povo. Falsamente fazem elogios a Jesus reconhecendo como mestre que ensina o caminho de Deus. O diálogo é bem claro. Ele pede uma moeda e pergunta de quem é a imagem. De Cesar, respondem. Os judeus que não podiam com imagens, carregam a imagem de Cesar na moeda. Que restituam a Cesar o que é dele. Mas que se dê a Deus o que é Dele.  Tudo é Dele, pois criou tudo. Criou também Cesar e seu dinheiro, sua imagem, sua inscrição e seu tributo. Sobre a fronte do homem escreveu com o Dedo, o Espírito Santo, seu nome Divino e o assinalou. Tudo converge para Cristo (Ef 1,10). Deus é grande e muito digno de louvor; é mais terrível e maior que os outros deuses… (Sl 95).
Deus se serve dos homens
Deus dirige a história. Acolher o Reinado de Deus é sabedoria. Não podemos interpretar o texto do evangelho sobre o imposto no jogo nos fariseus e herodianos: ou um ou outro… Não se deve separar Divino e humano. Paulo ensina que “tudo se submeta às autoridades constituídas, pois não há autoridade que não venha de Deus… aquele que se revolta contra a autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus” (Rm 13,1-2). “A autoridade, contudo, não é autônoma nem autocrata, não dá as leis por si, nem se dá o poder por si. Deve levar em conta Deus e os homens” (T.Frederici 1047). A interpretação do texto deve ser dada pela primeira leitura que usa um movimento político histórico de Ciro que invadira a Babilônia e dera a liberdade aos exilados judeus no ano 538 AC. Ele o fez para ter a benevolência dos povos, mas é usado como um instrumento nas mãos de Deus. É escolhido por Deus e unge como enviado seu. Se lermos os caminhos de Deus, podemos saber que os acontecimentos são um dom de sua graça. Uma autoridade que se preze vai se colocar diante de Deus e procurar qual a missão que Deus me deu nesse cargo que ocupo.
Força do Evangelho
A força do Evangelho no mundo das pessoas não é só uma “política divina”. Paulo ensina que “O evangelho não chegou a vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundancia” (1Tess 1,5b).                                       A força de Deus é transformadora. Jesus clama para que saibamos ler os sinais dos tempos. Esses realmente são válidos para nós. Deus não está cuidando do mundo como um mestre de obras que segue toda a construção. Para isso, colocou nas pessoas condições de poderem fazer os caminhos de Deus e sua vontade a partir da opção fundamental que é “Eu sou o Senhor e não existe outro” (Is 45,6). Rezamos: “Dai-nos servir-vos de todo o coração”. O que se espera é que Cesar também reconheça Deus e a imagem de Deus em cada pessoa. Vemos que os males do mundo aumentam porque não se tem uma direção: seu Criador.
Cara ou coroa?
Esse texto do evangelho de Mateus sobre o imposto a Cesar tem sido difícil de interpretação. Os fariseus e os herodianos queriam pegar Jesus em uma opinião que lhe causasse problema. É um dilema. Qualquer resposta que desse, lhe causaria muito problema. Ou seria contra o dominador romano ou seria contra o povo. Jesus pede uma moeda e pergunta: “De quem é a figura e a inscrição”? (Mt 22,20). “Então dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus” (21). Que podemos entender? Podemos pensar que há dois poderes diferentes aos quais devemos nos sujeitar: o Divino e o humano. Por outro lado, a leitura do profeta Isaias nos lembra que Deus usou Ciro, rei pagão, para salvar o povo. Leva-nos a compreender que “Cesar”, o poder civil, deve estar a serviço de Deus de onde vem todo poder. É o que rezamos no salmo 95: “Ó família das ações, dai ao Senhor, ó nações, daí ao Senhor poder e glória. Dai-lhe a glória devida a seu nome… Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”

            Paulo pede que se reze pelas autoridades: “Recomendo que se façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens, pelos reis, e todos os que detêm a autoridade”(1Tm 2,1-2).

1 Os fariseus querem pegar Jesus numa palavra. Questão tributo a Roma. Jesus responde: restituam a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.
2 Deus dirige o mundo através das pessoas.
3 A força do Evangelho acontece pelo Espírito Santo através das pessoas.
Leituras:Isaias 45,1.4-6;Salmo 95; 1Terssalonissences ,11-5; Mateus 22,15- 21
ReflexãoO Estado político: legitimação e limites
 AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus responde aos fariseus que, se o imperador romano é garante do Direito, então pode exigir obediência. Porém, este âmbito de obediência fica —ao mesmo tempo— reduzido: Está o que é do “césar” e está o que é de Deus. Quando o “césar” se erige em Deus, excede seus limites e, obedecer-lhe equivaleria a renegar de Deus.

Se, se consideram estas correlações, descobrimos uma concepção do Estado muito sóbria: na medida em que garanta a paz e o Direito, ditas correlações correspondem a uma disposição divina (uma sorte de ordenamento criatural). Há de respeitar ao Estado justamente no seu caráter profano; sua necessidade surge a partir da essência do homem como “animal sociale et politicum”. Ao mesmo tempo existe uma delimitação do Estado: Tem seu âmbito, que não pode ultrapassar; deve respeitar o mais alto “Direito de Deus”.

—“Ao Senhor somente adoraras”. A negativa a adorar ao imperador e, em geral, a negativa ao culto do Estado, no fundo, é simplesmente a rejeição ao Estado totalitário.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como encaro meus compromissos para com a sociedade civil?
- Que tipo de compromisso civil me é mais difícil?
- Consigo conciliar os meus deveres civis e religiosos?
 - Procuro ver sempre a imagem de Deus presente nos irmãos?
- Procuro usar de sinceridade em tudo?

Leitura Orante
Autor: Site Catequese Católica
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 22,15-21 - A Deus o que é de Deus! Dia Mundial das MIssões
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: 
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência,
com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
Preparo-me para a Leitura rezando ao Espírito com todos os que se encontram neste espaço:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio na Bíblia, atentamente, o texto Mt 22,15-21.
Os fariseus saíram e fizeram um plano para conseguir alguma prova contra Jesus. Então mandaram que alguns dos seus seguidores e alguns membros do partido de Herodes fossem dizer a Jesus:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto, ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige e não se importa com a opinião dos outros, nem julga pela aparência. Então o que o senhor acha: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Hipócritas! Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam a moeda com que se paga o imposto!
Trouxeram a moeda, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam:
- São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus.
Refletindo
A pergunta dos seguidores de Herodes é maliciosa. Tenta confundir Jesus. Trata-se, na verdade, de um jogo político. Pode ter conotação religiosa porque na moeda estava inscrito: "Tiberius Caesar divi Augusti filius Augustus". Jesus utiliza uma estratégia muito hábil, referindo-se à moeda.  Com sua resposta revela a má intenção e a hipocrisia dos fariseus.  Se eles reconhecem como legal a moeda, hão de concordar com o que nela está escrito: "A Deus o que é de Deus". O Mestre Jesus Cristo veios restabelecer a ordem de valores. Acima de qualquer poder político ou econômico está o poder de Deus.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Qual lugar Deus ocupa na minha vida? Faço uma lista a partir das prioridades da minha vida. Assim,
1o. lugar: ................................;
2o. lugar: ...............................;
3o.lugar: .................................
Onde está Deus? Se não estiver no 1o. lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista.
Jesus não se deixou enganar. Quem coloca Deus e o imperador no mesmo nível, engana-se.
A resposta de Jesus "Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus" colocou os pingos nos "is". Não era mal pagar o tributo ou os impostos, mas a Deus também se deve a adoração e o reconhecimento de seu lugar, Senhor de todas as criaturas.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, recordaram: "
"A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. “Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade”, disse Bento XVI. No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com toda Igreja a
Oração do Mês Missionário 2017
Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer o lugar de Deus acima de tudo na minha vida.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. -
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo