segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"O noivo está com eles '” - (Mc 2,18-22)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 16 DE JANEIRO DE 2017 (segunda-feira) 16º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.
(Martin Luther King)


Datas Comemorativas
–■ DIA DO GABINETE DA INDEPENDÊNCIA
–■ DIA DOS BEATLES
–■ DIA DOS CORTADORES DE CANA DE AÇÚCAR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Horizonte - Aparecida do Rio Doce – Castelândia – Jesúpolis - Nova Iguaçu de Goiás - Professor Jamil (Goiás) Irupi (Espírito Santo) São Gonçalo do Pará (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NILSON BASTOS BENTO (meu AMIGO de Garça /SP)ANDRÉIA GIMENEZ SABATINE (Empresária-Garça/SP) DEOCLECIO GODOY (Garça /SP)Silvia Mennocchi Tech (Professora Garça /SP)WAGNER VALVERDE CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP)PAULO SERGIO CARENCI (Lions Clube de Lins /SP)ADAILTON MARIANO PRADO (Lions Clube de Dracena /SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Professora Garça /SP)KAREN YOSHIRO SHINYASHIKI (Garça /SP)ERIKA BRAZ LIQUER ROSA (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ENAR SILVA LEHNHARDT e LEONILDO AIRTO LEHNHARDTó(Lions Clube de Marilia)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: DECIMA QUARTA EQUIPE NOSSA SENHORA DAS FAMÍLIASó1999ó18 ANOS E DECIMA SEXTA EQUIPE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃOó1999ó18 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

Santo do Dia
SÃO MARCELO I
SÃO TAMARO (TAMMARO)
SÃO BERARDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Jesus nos convida à alegria do banquete. Ele é o noivo e o sacerdote compassivo que se assenta ao nosso lado e nos oferece o Pão e o Vinho que renovam a vida.
Oração
PAI, A PRESENÇA DE JESUS NA NOSSA HISTÓRIA É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA. QUE A MINHA ALEGRIA CONSISTA EM CONSTRUIR UM MUNDO DE AMOR E DE FRATERNIDADE, COMO ELE NOS ENSINOU.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus,  eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 16/01/20172ª Semana   do Tempo Comum
Plenamente obediente ao Pai, Jesus fez-se noivo da humanidade para levá-la a viver nova e alegre relação com Deus.


1ª Leitura (Hb 5,1-10) "Mesmo sendo Filho, por aquilo que ele sofreu, aprendeu o que significa a obediência. Leitura da Carta aos Hebreus:

1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, como pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.
7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 109 (110)
Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

Evangelho do dia
Segunda-feira 16/01/20172ª Semana   do Tempo Comum
"O noivo está com eles ' - (Mc 2,18-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Só Jesus tem poder para renovar nossa vida
A graça de Deus tem realmente a graça de renovar o nosso coração daquilo que está velho, antiquado e ultrapassado!
“Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda” (Marcos 2, 21).
Na verdade, colocamos remendo novo em uma roupa nova, colocamos vinho novo em odres novos para conservarmos o vinho e também os odres. A verdade é que para acolhermos a graça da novidade de Deus é preciso ter uma nova disposição, uma nova mentalidade, um novo coração.
A graça de Deus tem realmente a graça de renovar o nosso coração daquilo que está velho, antiquado e ultrapassado. Se a humanidade se renova, imagina como não se deve renovar o nosso coração, a nossa vida e mentalidade! Precisamos renovar a nossa casa sempre!
‘Renovar’ não quer dizer trocar tudo, jogar tudo fora, mas sim limpar, cuidar, ordenar melhor as coisas para que fiquem melhores.
Toda nova situação exige uma nova adaptação. Sua casa era pequena, era só você e seu marido, mas chegaram os filhos e agora é uma nova realidade. Mas você quer viver como era antes, quando você era solteiro e os outros estão ocupando seu espaço.
Abra-se para o novo, para a novidade! A vida só se renova quando não ficamos apegados ao que temos, ao que fazemos, ao que somos e aprendemos. E somos capazes de nos abrir para a novidade de Deus!
É importante lembrar que ‘novidade’ não são as novidades. Há pessoas que só vivem em busca de novidade, só querem novidades. Não se trata de coisas novas, de simplesmente saber coisas novas. Aqui, refere-se a ter uma mentalidade aberta a ser renovada.
A novidade do Evangelho é a de ontem, de hoje e de amanhã. Esse Evangelho é sempre novo quando me abro de uma forma sempre nova para acolhê-lo em minha vida.
Até acho um perigo muito grande aqueles que só vivem em busca de novidades na vida! Às vezes, escuto a expressão: “Eu quero novidades!”. É um perigo, um erro, uma tentação que a modernidade quer conduzir a nossa vida e o nosso coração. Isso não nos coloca, de fato, próximos à única novidade que é capaz de renovar a nossa vida.
A novidade sempre nova é a Palavra de Deus penetrando em nosso interior, em nosso coração. Muitos não se converteram a Jesus, não tiveram suas vidas transformadas, porque não se abriram para a novidade do Reino de Deus.
Se não nos desapegarmos dos conhecimentos que temos, a sabedoria que achamos que temos, aquela nossa forma velhaca de ver a vida e as coisas, a novidade da graça de Deus não acontece em nossa vida.
A graça é nova, mas o coração está envelhecido, não se abre para o novo; então, o novo também não penetra em nós.
Que a Palavra de Deus venha renovar, libertar, purificar e transformar toda a nossa realidade interior!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 2, 18-22
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br )
 
Em todas as épocas, as pessoas sempre valorizaram as práticas religiosas, e, entre essas práticas, o jejum.
Na época de Jesus, não era diferente. Por isso, os fariseus procuram Jesus e o questionam sobre a prática do jejum por parte dele e dos seus discípulos.
Jesus nos mostra que as práticas religiosas só têm sentido enquanto são manifestações do relacionamento que temos com Deus, e que o Novo Testamento apresenta essa grande novidade em relação ao Antigo. Assim, percebemos que Jesus veio nos trazer algo realmente novo, e não apenas colocar rótulos novos nas coisas velhas que já existiam antes da sua vinda ao mundo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sua presença é festa e alegria como foi sempre a presença de Jesus?
- Você se arrepende de suas falhas?
- Faz bom exame de consciência sempre?
- Sabe ter compreensão e perdoar?
- Procura ser coerente em tudo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
A Antífona de Entrada de hoje nos diz: “Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo!” Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos a oração ao Espírito Santo pedindo sua luz.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos e os personagens que mais chamam sua atenção. Logo no começo da leitura, vemos que os discípulos de João e os fariseus foram perguntar a Jesus por que eles jejuavam e os discípulos de Jesus não. O que Ele respondeu? Qual é a mensagem central do texto?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Medite sobre o Evangelho que você acabou de ler, repasse-o e detenha-se nos trechos que mais o(a) tocaram. Escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio da Palavra, em silêncio, e acolha sua mensagem em seu coração.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Durante a leitura do Evangelho, vimos que o jejum só tem sentido quando Jesus, o noivo, não está presente. Neste momento, aproxime-se dele, faça sua oração e apresente-lhe suas intenções e pedidos.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume diante de Jesus?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.