quinta-feira, 7 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ De graça recebestes, de graça deveis dar! – (Mt 10,7-15)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 07 DE JULHO de 2022 (quinta-feira) 188º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

DE HOJE EM DIANTE TODO DIA VAI SER O MAIS IMPORTANTE.

(Legião Urbana)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL CONTRA O RACISMO

 DIA NACIONAL DO DESARMAMENTO VOLUNTÁRIO

 DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

 DIA DO CHOCOLATE

 DIA DAS PANELEIRAS

 DIA DO REFRIGERISTA

 DIA DO VOLUNTÁRIO SOCIAL

 DIA DO FUNK DE SÃO PAULO

 DIA DO PRODUTOR RURAL MINEIRO

 DIA DO INGRESSO DAS MULHERES NAS FILEIRAS DA MARINHA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO DRAMATURGO ARTHUR DE AZEVEDO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cabixi (Rondônia) Carandaí (Minas Gerais) Corupá (Santa Catarina) Candelária - Pelotas (Rio Grande do Sul) Beneditinos - Miguel Alves (Piauí)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  AIME LOPES (Tia Marilia /SP) HELISON CESAR ALTAFIM (Lions Clube de Vera Cruz /SP) VALDEMAR DE OLIVEIRA PASSOS (Lions Clube de Vera Cruz /SP) MARILUCIA VAL GROSSO ROBERTO (Lions Clube de Valparaíso /SP) PATRICIA REGINA FABRÍCIO ALVARES (Equipe 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) ANA THERESA GUANAES BONINI ZANON (Dentista-Garça /SP) ANA PAULA SILVA (Garça /SP) CRISTINA GARCIA DIAS (Garça /SP) ROBERTO GOMES MARIANO (Garça /SP) CELIA REGINA RODRIGUES CASSIANO ALVES (Composição-Garça/SP) ANTONIO ROCHA (Garça /SP) Pe. VERÍSSIMO MÂNFIO (Diocese de Marilia /SP) ANTÔNIO FRANCO DOS SANTOS<BACANA> (Vereador-Garça /SP) DIEGO MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) ODAIR MARTINS (Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANDRÉA PERES ANTÔNIO e CELSO ANTÔNIO ó1968ó54 ANOS (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça e Lions Clube de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE SAGRAÇÃO BISPO  DO: DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINIó2013ó9 ANOS (Diocese de Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO VILIBALDO

■ SANTO ODÃO

■ SANTA EDILBURGA

■ SANTA MARIA GUO LIZHI

■ SÃO JOSÉ MARIA GAMBARO

■ SÃO MAEL RUAIN

■ SÃO VILIBALDO

SANTO ADRIANO

SANTO ANTONINO FANTOSÁTI

SANTO HEDA

SÃO PANTENO DE ALEXANDRIA

SÃO MARCOS JI TIANXIANG

BEATO BENTO XI

BEATO CARLOS LIVIERO

BEATA IFIGÊNIA DE SÃO MATEUS

BEATA MARIA ROMERO MENESES

BEATO JOSÉ JUGE DE SAINT-MARTIN

BEATO LOURENÇO HUMPHREY

BEATO ODINO BARÓTTI

BEATO PEDRO TO ROT

BEATO RODOLFO MILNER

BEATO ROGÉRIO DICKINSON

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Reino de Deus é uma novidade presente entre nós. Jesus o inaugurou com sua pregação e seus milagres:- Não leveis ouro, nem prata – Mt 10,7-15

 

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor nos envolve com “laços de amor… como quem leva uma criança ao colo”. Nesta liturgia, acolhamos seu amor e o manifestemos, pondo a serviço, com gratuidade, aquilo que de Deus recebemos.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE DE MIM UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA PAZ DESEJADA POR JESUS. PAZ QUE SE CONSTRÓI NA COMUNICAÇÃO DOS BENS DIVINOS A CADA PESSOA HUMANA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de junho de 2022 quinta-feira da 14ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Os missionários do Reino são chamados por Jesus a partir despojados de bagagens supérfluas, a fim de levar a paz e libertar as pessoas de toda opressão.

 

 

1ª Leitura (Os 11,1-4.8c-9) – Meu coração comove-se no íntimo.  Leitura da Profecia de Oseias:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Assim fala o Senhor: 1“Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava, tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 80(79)

 

Sobre nós iluminai a vossa face / e, então, seremos salvos, ó Senhor!

 

 

– 07 de junho de 2022 quinta-feira da 14ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

De graça recebestes, de graça deveis dar!  (Mt 10,7-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Convertei-vos e crede no Evangelho, / pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade no dia do juízo”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

07/07/22  14ª QUINTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 10,7-10: Disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento”.

 

Jesus, o senhor confiou a seus discípulos a missão de anunciar que o Reino dos Céus estava próximo.

Era um reino sem bens, sem palácios e sem templos, porque o Reino dos Céus era o senhor mesmo, presente e próximo a todos nós.

O senhor é a habitação perfeita da divindade, porque em seu corpo humano habitam o Pai e o Espírito, em profunda comunhão de vida e de amor.

Com a sua presença, Deus está conosco, e já não é preciso ter templos magníficos, mas apenas sair ao seu encontro, seguir a sua Palavra e reunir-se como irmãos.

Ao fazer com que seus discípulos participassem da sua missão, o senhor estendeu a eles o seu poder de fazer o bem, expulsar o mal, e devolver a saúde do corpo e do espírito, levando a paz a todos que os acolhessem.

Mas, deveriam dar de graça o que de graça haviam recebido do senhor.

Qualquer intenção de manipular o poder que lhes dera para tirar vantagens econômicas iria contradizer a sua mensagem e o seu exemplo.

Quanto mais despojados partissem para a missão, maior seria a eficácia das suas palavras, e não lhes faltaria o sustento de cada dia.

Seus apóstolos e discípulos realizaram a primeira evangelização no limite máximo de suas condições pessoais e sociais, e assim chegou até nós a herança da fé no senhor.

 

Senhor, hoje confiamos demais nos instrumentos e técnicas para evangelizar, e elaboramos documentos e projetos para tudo.

Faça-nos confiar mais na ação do seu Espírito, que sempre antecede as nossas iniciativas e faz superar as nossas limitações.

Que sejamos mais simples e humildes, menos exigentes e mais disponíveis, menos prevenidos e mais acolhedores, para que o Espírito Santo possa atuar através de nós e realizar novamente os prodígios feitos pelos seus apóstolos e discípulos.

 

Maria santíssima, Mãe missionária, do seu santuário brotou o apelo para que sejamos todos discípulos-missionários. Ensine-nos o seu jeito de evangelizar, para que nos tornemos uma Igreja sinodal, em saída missionária. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho de hoje inicia com a mesma conclusão de ontem, quando os discípulos são convidados a anunciar a proximidade do Reino dos Céus. Esse Reino supõe a cura dos enfermos, vida aos “mortos”, purificação dos leprosos e expulsão dos demônios. Tudo isso, sem visar a lucros. Nessa árdua tarefa, os missionários precisam estar livres de tudo o que for supérfluo, ir de forma despojada, confiando na providência divina e na hospitalidade e generosidade das pessoas. É a entrega completa a uma causa, entrega total aos outros, sem pensar em desânimo ou rejeição. O Deus que desceu para libertar (êxodo) e se encarnou em Jesus é o mesmo que envia para libertar as multidões de seus males. A comunidade missionária exerce sua missão renunciando a todo tipo de violência (sem bastão); ao contrário, é uma comunidade que vive a paz e a anuncia.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 10,7-15 - Atitude necessária para a missão "em saída"

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Cristo nos chama para a missão de anunciar a verdade do Evangelho. É nossa responsabilidade cristã tornar o Reino vivo e presente em nossa sociedade.

 

Iniciemos a nossa Leitura Orante com o sinal da cruz:, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Peçamos ao Senhor Jesus Cristo que nos dê um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em sua Palavra. “Envia teu Espírito Santo, Senhor, para que não tenhamos medo de escutar tua Palavra e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o nosso coração, por meio da fé e confiança que depositamos em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta.

 

“O Reino de Deus é uma novidade presente entre nós. Jesus o inaugurou com sua pregação e seus milagres. E ele está próximo, quer dizer, está presente, está perto das pessoas. O Reino é a proximidade de Deus, nos libertando, nos conduzindo para a vida plena. Quatro ações resumem a ação libertadora de Deus salvando seu povo: o resgate da dignidade humana (os doentes), a defesa da vida (os mortos), a reconciliação dos pecadores (leprosos) e o enfrentamento do mal (espíritos impuros). Essa é a missão dos doze, a missão de toda a comunidade de Jesus, de sua Igreja. E essa missão precisa ser realizada pelos discípulos com simplicidade, generosidade, despojamento e confiança em Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele.

Procure ler como e onde a misericórdia divina se manifesta na realidade histórica em que vivemos.

Meu ser está livre para o serviço ao Reino de Deus?

Minhas palavras, atitudes e gestos levam a Paz?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.