terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.” - (Mc 7,1-13)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO DE 2017 (terça-feira) 38º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
AMOR E ÓDIO SÃO OS DOIS MAIS PODEROSOS AFETOS DA VONTADE HUMANA.
(Padre Antônio Vieira)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS
DIA NACIONAL DO GRÁFICO
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Fortal - Garça /SP)MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Lions Clube de Bauru Falcão /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista - Santos/SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Lions Clube de Agudos /SP)CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí/SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP)CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Garça /SP) MARIANA DA SILVA FONTES (Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Santo do Dia
SÃO RICARDO
Pio IX
Eugênia Smet
SÃO ROMUALDO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Criados à imagem e semelhança de Deus, homens e mulheres têm a missão de zelar pela criação, respeitando a dignidade de cada ser e observando as leis que valorizam a vida.

 Oração
PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VERDADEIRA PIEDADE, A QUAL ME LEVE A ESTAR EM PERFEITA SINTONIA CONTIGO, REALIZANDO AQUILO QUE, DE FATO, É DO TEU AGRADO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob o vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Terça-feira 07/02/20175ª Semana        do Tempo Comum São Ricardo - Padroeiro da Família, memória
Centro da criação, o ser humano é convidado a viver em harmonia com toda a obra criada e manter seu coração perto de Deus, cumprindo com fidelidade seus mandamentos.


1ª Leitura (Gn 1,20 - 2,4a) – “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis:

20Deus disse: “Fervilhem as á­guas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. 21Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. 23Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia.
24Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies”. E assim se fez. 25Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis do solo segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom.
26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia.
2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4aEsta é a história do céu e da terra, quando foram criados.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 8
Ó Senhor nosso Deus, como é grande
 vosso nome por todo o universo!

Evangelho do dia
Terça-feira 07/02/20175ª Semana        do Tempo Comum São Ricardo - Padroeiro da Família, memória
"Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. - (Mc 7,1-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós po­deríeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Combatamos a hipocrisia que há em nós
Todos nós somos tentados a viver o farisaísmo ou a hipocrisia em nossa vida!
“Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Marcos 6, 56).
É duro ouvir isso do coração de Jesus, porque o bom Mestre é doce, misericordioso e amável, mas é sincero, justo e verdadeiro. Porque não dá para ser doce todo tempo.
Se a mãe e o pai querem ser bons pais, se você quer ser um bom professor, ser bom naquilo que faz, não pense que o bom é aquele que é sempre bonzinho. Bom é aquele que é justo. Mas quem é justo? Aquele que é bondoso quando precisa ser bondoso, mas que corrige quando precisa ser corrigido.
Se Jesus tinha uma extrema bondade para com os pecadores e necessitados, Ele também era firme com os fariseus. Por que com os fariseus? Porque eles eram os mais religiosos da Sua época, procuravam viver a religião de forma muito estreita, muito reta, não deixavam passar um detalhe sequer da Lei.
Deixe-me dizer: era uma rigidez só por fora, porque por dentro, ela não acontecia. Quando vivemos uma vida que aparenta ser uma coisa, mas por traz é outra, isso se chama hipocrisia. A hipocrisia é uma tentação para todos!
Aqui não é questão de olhar para os fariseus e dizer: “Nossa, como eram hipócritas!”. Todos nós somos tentados a viver o farisaísmo ou a hipocrisia em nossa vida. Falamos bem, discursamos bem, defendemos bem, mas não vivemos bem aquilo que falamos aos outros. Pior ainda, porque a parte mais dura da hipocrisia não é essa, mas é cobrarmos dos outros, exigirmos dos outros, sermos duros com os outros e não vivermos aquilo que nós cobramos. Isso sim é a face mais dura da hipocrisia!
É sobre isso que Jesus está se referindo, hoje, aos fariseus, porque não era para eles deixarem de ser religiosos, não era para viverem a religião da hipocrisia, não era para deixarem que nossa religiosidade, nossa prática cristã caísse na prática da hipócrita.
Falamos uma coisa e fazemos outra, exigimos demais dos outros e relaxamos demais com nós mesmos; somos duros demais com as pessoas para que vivam e façam, mas não temos a mesma prática para conosco.
“Esse povo me honra com os lábios.” Então, muitas vezes, falamos o nome de Deus, louvamos a Ele, mas não basta ser somente com os lábios e com o coração; preciso ser com a vida! É preciso que na vida resplandeçamos, testemunhemos e demonstremos aquilo que nós cremos. Uma coisa é ter fraqueza, outra é viver na hipocrisia.
Cuidamos das nossas fraquezas, as reconhecemos, mas quando vivemos a hipocrisia, forma-se uma casta, uma parede, forma-se algo que cega os nossos olhos, a fim de que enxerguemos. Todo mundo enxerga as coisas erradas que nós fazemos, só nós não as enxergamos. Precisamos, de fato, combater esse mal para não cairmos na hipocrisia.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 7, 1-13
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
Jesus, citando o profeta Isaías, diz: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim'.
Precisamos saber se somos cristãos de palavras ou de coração.
O cristão de palavras é aquele que vive uma religiosidade de cumprimento de preceitos, normas e rituais, que em nada difere dos rituais de alquimia e bruxaria que existem por aí; o que muda é que no lugar de abracadabra, fala frases bonitas com efeitos especiais.
O cristão de coração é aquele que ama a Deus, ama os seus irmãos que são templos dele e procura servir a Deus no serviço aos irmãos e irmãs, na valorização da pessoa humana e promoção da sua dignidade.
O cristão de coração fala pouco e nem sempre sabe falar bonito, mas ama muito, é solidário, generoso e fraterno.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Falamos e agimos de modo bonito e agradável a Deus?
 - Ou somos especialistas apenas no falar?
- Os simples e humildes são respeitados em sua dignidade?
- Será que não há muita falsidade?
 - Somos solidários e fraternos?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Neste início de nossa oração, rezemos por todos os nossos irmãos e irmãs que não medem esforços no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Que a ação do Espírito Santo seja nossa luz e força no caminho de seguimento do Cristo vivo.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Coloque-se em silêncio interior, dispondo-se a ler o Evangelho e a escutar a voz de Deus com toda a atenção. A leitura deve ser lenta e atenta, para que você compreenda o que diz o texto. No Evangelho, vemos que os fariseus e os escribas foram a Jerusalém e se juntaram a Jesus para questioná-lo sobre o fato de seus discípulos não seguirem tradições antigas. O que Jesus responde? Do que se trata o texto de hoje?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Neste momento de meditação da Palavra, leia novamente o Evangelho, com calma, e deixe-se tocar por ele. Jesus fala com o povo que o acompanhava e também com você. Ouça o que Ele lhe diz.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, apresentando-lhe seu louvor e sua gratidão pela Palavra e porque Ele lhe mostra o caminho a seguir.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra lhe pede para viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.