terça-feira, 24 de março de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–No mesmo instante o homem ficou curado. - (Jo 5,1-16)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E
 GARÇA/SP, 24 DE MARÇO de 2020 (terça-feira) 083º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
BRINCAR É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER SÉRIO.
(Arquimedes)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE
DIA INTERNACIONAL DO EMPREENDEDOR
DIA INTERNACIONAL PARA O DIREITO À VERDADE EM RELAÇÃO ÀS GRAVES VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E À DIGNIDADE DAS VÍTIMAS
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Araras - Cabreúva - Ibiúna - Monte Mor - Viradouro (São Paulo) Arroio Grande - Candiota (Rio Grande do Sul) São José de Princesa (Paraíba) Virginópolis (Minas Gerais)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOSÉ CASALECCHI  (primo BAURU /SP) JOSÉ ANTONIO RAMALHO PANE  (Lions Clube de Tupi paulista /SP) MILTON NUNES DA SILVA (Garça /SP)CAMILA APARECIDA (Garça /SP)CARLOS HENRIQUE LIMA SEVERINO (Bauru/SP)ARY DA SILVA BRAGA (Mogi Mirim /SP)ADRIANO SPIGOLON (Garça /SP)JOÃO BRIZOLA JULIÃO (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE FLORIDA PAULISTA AMIZADEó2001ó19 ANOSó (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
SANTA CATARINA DA SUÉCIA
OSCAR ROMERO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria (Is 55,1).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ No batismo, ao passarmos pela água, morremos para o pecado e nascemos para a vida nova. Reunidos em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia, deixemo-nos lavar e purificar pela água que é Jesus.
– Oração 
PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VIDA, E COM A SUA GRAÇA CONVERTA-ME, PARA POSSA PRODUZIR MUITOS FRUTOS DE TEU AMOR E NÃO VOLTE A PECAR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração de vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
24 de março de 2020 3ª-feira da 4ª Semana da Quaresma
■ Jesus toma a iniciativa, cura o doente e lhe pede que não volte a pecar. Acolhamos a Palavra de Deus, a qual leva vida e salvação aonde chega.

1ª Leitura (Ez 47,1-9.12) Vi sair água do lado direito do templo, e todos os que esta água tocou foram salvos.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

Naqueles dias, 1o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até a porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado. 6Ele me disse: “Viste, filho do homem?” Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 45(46)
Conosco está o Senhor do Universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

Evangelho do dia
24 de março de 2020 3ª-feira da 4ª Semana da Quaresma
No mesmo instante o homem ficou curado.  - (Jo 5,1-16)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
- Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo!  (Sl 50,12.14). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Lembremos do próximo que precisa de nossa ajuda”
Jesus disse: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda’. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar”
(João 5,8-9)
Há tanto tempo esse homem sofria! Há 38 anos, ele tentava receber ajuda, mas ninguém fazia nada por ele. Uma crença dizia que as águas da piscina borbulhavam, e quem entrasse nessa piscina poderia ficar curado. Aquele homem, no entanto, não conseguia chegar até as águas quando elas subiam. Ele até fazia um esforço humano e sobrenatural, mas, quando estava chegando, outros passavam à sua frente.

Sabemos que, na hora do aperto, é assim: cada um por si e Deus por todos. Na hora que a coisa aperta, ninguém lembra de ajudar o outro, ninguém está preocupado com a dor ou se o outro precisa mais do que nós. Esse homem estava ali há 38 anos, e ninguém ligava para ele.

No meio de nós, há pessoas deixadas de lado, esquecidas, maltratadas, sofridas há um ano, há 10 anos, há 20 anos, há 38 anos. Nem olho para o tempo cronológico que essa pessoa esteja, o fato é que há muitos no meio de nós que estão largados pela falta de cuidado, compaixão e ternura da nossa humanidade egoísta, orgulhosa e soberba, onde cada um cuida de si, onde cada um está à procura do seu médico e do seu tratamento.

Na hora que a coisa aperta, ninguém lembra de ajudar o outro, ninguém está preocupado com a dor”

Quando você já levou alguém para fazer uma consulta? Quando você já levou alguém para rever a sua saúde? Quando você levou alguém que não tem condições a um hospital? Quando você já ofereceu a sua mão para socorrer a mão do outro que não consegue andar? Quando você já sentou ao lado de alguém para poder cuidar dele?

Há muitos que estão morrendo pela depressão do desprezo, do descuido, da solidão e do abandono. Há muitos que estão deixados de lado, porque está todo mundo correndo atrás de si, está todo mundo se felicitando com o que consegue para si. Há os que estão sorrindo às custas da tristeza de muitos, há quem tem tirado do pobre o seu lugar na fila do hospital público, porque há pessoas que têm condições de ter o seu plano de saúde, pagar seus médicos, mas, por privilégios, ocupam o lugar do pobre que não tem outro meio de ser socorrido.

Como a nossa natureza humana é egoísta, como só pensamos em nós! É cada um por si neste mundo selvagem em que estamos. Há fileiras de pessoas que morrem a cada dia! Bastava um cuidado, bastava receberem atenção, bastava alguém para ter um médico ou um cuidado humano básico para aquelas pessoas.

Jesus, o Divino Médico, vê o que ninguém quer ver, olha o que ninguém olha. Ali estava esse homem, há 38 anos largado, deixado de lado. Jesus se voltou para ele com Seu olhar bondoso e misericordioso: “Quer ser curado, meu filho?”. Ele respondeu: “Senhor, eu até quero, mas não tem ninguém que cuide de mim”.

O grito desse homem é o grito de tantos ao nosso lado. Não há ninguém que cuide, que olhe e dê atenção. Sejamos o olhar de Jesus para tantos que precisam de nós.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - O quarto Evangelho não procede do “gnosticismo”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— meditando esta cena, analisamos a origem do quarto Evangelho, cuja peculiaridade levou a pesquisa crítica moderna a duvidar do seu caráter “histórico”, considerando-o uma “reconstrução teológica” tardia (posterior aos Apóstolos). Mas, alguns papiros do século II encontrados em Egito, demonstraram que se escreveu já no século I...

Alguns autores (Bultman...) afirmaram que as linhas principais do quarto Evangelho procederiam do “gnosticismo”. Mas, a “gnose”, historicamente, apareceu como movimento espiritual não antes de finais do século I. Finalmente, a pesquisa sobre João confirmou que este Evangelho: 1º baseia-se num conhecimento extraordinariamente preciso de lugares e tempos (próprio de alguém perfeitamente familiarizado com a Palestina do tempo de Jesus); 2º sua argumentação parte do Antigo Testamento e, está profundamente enraizada no judaísmo da época.

—O Evangelho de João nos diz, expressamente, que se remonta a uma testemunha ocular do Crucificado: “Aquele que viu dá testemunho (...) ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis” (Jo 19,35).

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus, fonte de água viva, cura um homem que sempre esteve doente. “Você quer ficar bom?”– a pergunta de Jesus parece despertar alguém que vive conformado com sua situação: Você quer mesmo recuperar a saúde? Só é possível ajudar a quem permite ser ajudado. A ordem de Jesus revela compaixão e eficácia (v. 8). O homem saiu andando. Até aqui, sem problemas. A encrenca começa porque a cura se dá em dia de sábado. Ora, o descanso sabático é, para os judeus, um dos preceitos mais sagrados. Querem barrar o homem que caminha livremente carregando sua maca. Não conseguem acolher a bondade do Senhor, que devolve a saúde, a vida nova e a felicidade a uma pessoa que viveu todo o tempo prisioneira da doença. Permanecem cegos e, nessa condição, começam a “perseguir Jesus”.

ORAÇÃO
Amável Jesus, em dia de sábado restituis ao homem paralítico os movimentos das pernas e a capacidade de andar. Imensa alegria e vida nova ao recém curado, e desconforto aos fariseus, que logo desencadeiam uma perseguição contra ti. Queremos permanecer para sempre contigo, ó Salvador nosso. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,1-16 - Levante-se e ande!

Saudação
Entramos, neste momento, no nosso espaço sagrado de oração
invocando o Espírito Santo:
Vem Espírito de Deus,
 ilumina-me.
Quero abrir-me
para acolher os desafios
que o Senhor vai me apresentar hoje

Música 1 - Põe teu coração no meu - Pe. Zezinho, scj

Passo a passo, a caminho com Jesus,
estamos na  terça-feira, da 4ª Semana da quaresma 
quando, hoje,  orientados por Jesus,
vamos aprender que nunca é tarde para Deus agir em nós. 

Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo.
Cremos, Senhor Jesus, que somos parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do nosso ser.
Nós vos adoramos, amamos e agradecemos.

Em silêncio e na solidão do nosso coração.
Inclinamos a cabeça. Fechamos os olhos.
Respiramos suavemente, e olhamos
através da imaginação,
para dentro do nosso coração.
Repetimos, respirando:
“Senhor Jesus, tem piedade de nós".


Senhor, nós vos pedimos a graça desta semana , graça de reconhecermos tantos dons recebidos de vós, nosso Criador: a vida, a família, a natureza,...) e pela Redenção que nos ofereceu Jesus(fé, a comunidade, a Casa Comum com seus pilares: Palavra, Pão, Caridade e a Ação Missionária.)
Pedimos: dai-nos, Pai, um coração fiel, um novo coração, um coração que ame, um coração humilde, aberto, bonito, capaz, sincero, meigo mas também sem medo, um coração feliz, um coração em paz!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que a Palavra diz?
Encontre na sua Bíblia o texto de hoje: Jo 5,1-16. Nunca é tarde para Deus agir em nós.  O paralítico da grande piscina  de Betesda que o diga. 38 anos esperando um milagre é muito tempo. Vamos ler este acontecimento de forma pausada e atenta, Jo 5,1-16.
Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betesda". Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
- Você quer ficar curado?
Ele respondeu:
- Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
Então Jesus disse:
- Levante-se, pegue a sua cama e ande!
No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado. Por isso os líderes judeus disseram a ele:
- Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia.
Ele respondeu:
- O homem que me curou me disse: "Pegue a sua cama e ande."
Eles perguntaram:
- Quem é o homem que mandou você fazer isso?
Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali.
Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele:
- Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.
O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus. Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado.
Então Jesus disse a eles:
- O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.
E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus.
Refletindo
O texto apresenta o terceiro sinal de Jesus. O Evangelho de João fala de sete sinais. O texto de hoje, terceiro sinal, acontece durante uma festa dos judeus, com a cura de um paralítico.
O paralítico é símbolo do povo sem vida. O povo não está no templo, mas nos corredores, excluído da festa. Jesus está no meio do povo. Perto havia um tanque ou piscina com cinco entradas ou corredores que simbolizavam a Lei contida nos cinco primeiros livros da Bíblia (Pentateuco). No entanto, a Lei não produzia mais vida para o povo. Muitos doentes estavam ali, deitados, sem vida. O paralítico que Jesus vai curar é símbolo de todo povo paralisado pela falta de vida. O paralítico diz a Jesus: "não tenho ninguém", ou seja, falta solidariedade. As águas da piscina que se agitam simbolizam as falsas esperanças. Passam a imagem de um falso Deus, como se ele se lembrasse de vez em quando do povo. Esse não é o Deus de Jesus, nem a sua prática de vida. Deus é fiel sempre.

A insistência do paralítico é que ele sabia que Deus o ouvia, mas o bom Deus sabe o momento e o dia. Deus tem seu tempo.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que a Palavra diz para nós? Deus tem seu tempo.
Podemos nos perguntar tantas coisas. Hoje detenho-me só num aspecto: como é o meu Deus? Quem é Deus para mim? Ocasional ou de alguns momentos apenas. Ou é o Deus conosco, "todos os dias", como garante o próprio Jesus? ( Cf Mt 28,20).
Meditando
Veja o que disseram os bispos em Aparecida:
“Por assim dizer, Deus Pai sai de si, para nos chamar a participar de sua vida e de sua glória. Mediante Israel, povo que fez seu, Deus nos revela seu projeto de vida. Cada vez que Israel procurou e necessitou de seu Deus, sobretudo nas desgraças nacionais, teve uma singular experiência de comunhão com Ele, que o fazia partícipe de sua verdade, sua vida e sua santidade. Por isso, não demorou em testemunhar que seu Deus – diferentemente dos ídolos – é o “Deus vivo” (Dt 5,26) que o liberta dos opressores (cf. Ex 3,7-10), que perdoa incansavelmente (cf. Ecl 34,6; Eclo 2,11) e que restitui a salvação perdida quando o povo, envolvido “nas redes da morte” (Sl 116,3), dirige-se a Ele suplicante (Cf. Is 38,16). Deste Deus – que é seu Pai – Jesus afirmará que “não é um Deus de mortos, mas de vivos” (Mc 12,27). (DAp 129).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Há situações na vida que nos deixam atordoados, paralisados por algum tempo. Como este momento que estamos vivendo. Sentimo-nos como que distantes da vida e de Jesus. Parecemos pessoas paralisadas. Vamos deixar que o Senhor se aproxime de nós agora, como se aproximou do paralítico. Deixemos que ele nos diga: "Levante-se e ande"
.
Dizia Santo Oscar Romero, que hoje celebramos:
“Há um critério para saber se Deus está perto de nós ou se está longe: todo aquele que se preocupa com o faminto, com o maltrapilho, o pobre, o desaparecido, o torturado, o prisioneiro, com todos esses corpos que sofrem, está perto de Deus. “Chamarás o Senhor e Ele te escutará”. 

Vamos chamá-lo agora, rezando, com o Salmista (Sl 46):


Deus está conosco


1Deus é o nosso refúgio  e a nossa força,

socorro que não falta em tempos de aflição.

2Por isso, não teremos medo,

ainda que a terra seja abalada,
e as montanhas caiam
nas profundezas do oceano.

3Não teremos medo, ainda que

os mares se agitem e rujam,
e os montes tremam violentamente.
.
5Deus vive nessa cidade,
e ela nunca será destruída;
de manhã bem cedo, Deus a ajudará.

6As nações ficam apavoradas,

e os reinos são abalados.

7O Senhor Todo-Poderoso

está do nosso lado.
Música 4 -  Venha o que vier - Pe. Zezinho, scj
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nos momentos bons e também nos mais complicados tenhamos a certeza do salmista:
Deus está conosco O Senhor é minha força e refúgio. (Sl 46). Confirmemos esta certeza com a bênção do nosso cardeal Dom Sérgio da Rocha:
BÊNÇÃO
Bênção   DO CARDEAL SÉRGIO DA ROCHA (com BG):
Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Música 5 - Hino ao amor - Pe. Zezinho, scj