sexta-feira, 25 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?- (Lc 12,54-59)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 25 DE OUTUBRO de 2019 (Sexta-feira) 298º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SOMOS FEITOS DE CARNE, MAS TEMOS DE VIVER COMO SE FÔSSEMOS DE FERRO.
(Sigmund Freud)


 Datas Comemorativas 
 DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DIA DO CONSTRUTOR CIVIL
DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL
DIA DA SAÚDE DENTÁRIA
DIA ESTADUAL (SP) DO CIRURGIÃO-DENTISTA
DIA DO SAPATEIRO
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SINDROME MIELODISPLÁSICAS [MDS]
DIA MUNDIAL DE ESPINHA BÍFIDA E HIDROCEFALIA
DIA MUNDIAL DO CARATÊ
DIA NACIONAL DO MACARRÃO
DIA MUNDIAL DO MACARRÃO
DIA NACIONAL PARA O REGISTRO DE NASCIMENTO OU DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELO REGISTRO CIVIL
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Casa Branca - FLÓRIDA PAULISTA - PENÁPOLIS (São Paulo) Estância (Sergipe) Jequié - Jeremoabo - São Félix (Bahia) Caçapava do Sul - São José do Norte (Rio Grande do Sul) Miguel Pereira (Rio de Janeiro) São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) Mamanguape (Paraíba) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GABRIELA GALHARDO DEVITO (filha da Ronise/Miguel/Lions Clube de Garça e Eq. 11 ENS Setor de Garça /SP))MARCO ANTONIO FELIX (Garça/SP) VALDEMAR PELLIZZARI (primo São Paulo/SP) MARIA DE LURdEs LEite garcIa (Garça/SP) MARIANA BONINI ZANCOPÉ (Garça/SP) josé luiz piola (Garça/SP) LILIAM CRISTINA VICENTE (Garça/SP) ROGÉRIO DANTAS PEREIRA (Lions Clube de Adamantina/SP) josé roberto amado (Lions Clube de Bauru Estoril/SP) ELAINE GONÇALVEs Amaro (GARÇA/SP) Bruno Gigueira (Belo Horizonte /MG)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VERA CRUZ PAULISTAó1968ó51 ANOS ó (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO ANTONIO SANT’ANNA GALVÃO
Antônio de Santana (Brasil, 1739-1822) , deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Situado na capela do mosteiro por ele fundado, sua sepultura é visitada anualmente por milhares de pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007.
SÃO CRISPIM e SÃO CRISPINIANO
SÃO GAUDÊNCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15)..
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Antônio de Santana nasceu no Brasil em 1739 e aqui faleceu em 1822. Deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi um padre amado e procurado por muitos. Celebrando a memória do primeiro santo brasileiro, rezemos pelo nosso país.
– Oração 
PAI, CORRIGE A NEGLIGÊNCIA QUE ME IMPEDE DE ENTREGAR-ME INTEIRAMENTE A TI, SEM DEMORA. TORNA-ME HÁBIL PARA AS COISAS DO TEU REINO!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes do santo Antônio de Santana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 25/10/20196ª-feira da 29ª Semana do Tempo Comum Sto. Antônio de Sant’Ana Galvão, memória.
Estar atento ao tempo presente implica reconhecer o que é bom e o que é justo e buscar realizá-los com urgência, tendo consciência das próprias limitações.

1ª Leitura (Rm 7,18-25a) – Quem me libertará deste corpo de morte?  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118(119)
Ensinai-me a fazer vossa vontade!

– Evangelho do dia 
 25/10/20196ª-feira da 29ª Semana do Tempo Comum Sto. Antônio de Sant’Ana Galvão, memória.
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?- (Lc 12,54-59)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Vamos buscar a sabedoria do Espírito”
 Hipócritas! Você sabe discernir o aspecto da terra e do céu; Como, então, eles não sabem discernir o tempo presente?”
(Lc 12, 56).
Vivemos em um mundo de muitas especialidades, existem pessoas especializadas em vários assuntos. Há quem realmente saiba ver o tempo, os aspectos do céu e da terra. Existem vários profissionais em várias áreas da vida. Existem psicólogos, psiquiatras, médicos, e cada um busca crescer mais no conhecimento de sua área. E, portanto, seja abençoado, porque uma ciência cada vez mais séria e serena que traz luz à nossa vida é muito importante.

Não podemos ser tolos e hipócritas, não podemos realmente cometer leveza na fé. Muitos têm sabedoria para tudo, têm respostas para tudo, mas infelizmente não têm discernimento espiritual, não podem discernir a voz de Deus, a luz de Deus, a Palavra de Deus, o que Ele guia em nossas vidas.

“A vida no Espírito é a vida de oração e intimidade com Deus.”

Dedicamo-nos tanto a outras coisas, somos sábios aos nossos próprios olhos, mas não temos a sabedoria do Espírito.

Por que não temos a vida do Espírito? Primeiro, porque não procuramos levar a vida no Espírito, pois ela precisa ser conduzida. A vida no Espírito é a vida de oração e intimidade com Deus. Segundo, não nos envolvemos na Palavra de Deus, não nos voltamos para a Palavra que nos dá vida e sabedoria divina. Terceiro, porque não submetemos nossa vontade à vontade de Deus, à luz de Deus, à sabedoria de Deus. Queremos até transformar a vontade de Deus em nossa vontade, queremos transformar o conhecimento de Deus em nosso conhecimento; queremos que ele pense como nós, fale como nós e fale até no lugar de Deus. Porque grande é a sabedoria que cada um de nós acredita que ele tem.

Eu sei que para o futebol ele tem especialistas, para cada um dos esportes tem aqueles que têm respostas e explicações para tudo. Eu sei que para as outras áreas da ciência, na gastronomia, existem aqueles que são profundos conhecedores, mas não existem profundos conhecedores de Deus. De Deus, não é um estudo filosófico ou teológico, o discernimento em Deus é aquele que procura ter intimidade com Deus, obediência a Deus, comunhão com a Igreja e vida no Espírito.

Vamos procurar viver uma vida de maturidade em Deus, mas, principalmente, vivendo na espiritualidade que nos leva a ser submissos a Ele.
Deus abençoe você!
– Reflexão - “Positivismo” e “Direito Natural” 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje achamos melhor predizer o tempo que discernir o justo. O auge do “positivismo jurídico” (“o justo é o permitido pela lei”) marginou ao clássico "Direito Natural" como uma doutrina típica do catolicismo.

O “positivismo” considera a natureza como um conjunto de dados objetivos, vinculados entre si como causas e efeitos. Desde a concepção puramente funcional (própria das ciências naturais), não se pode estabelecer nenhuma ponte entre a “natureza” (“ser”) e a “ética” (“deve ser”); somente podem originar-se explicações funcionais. Paralelamente, aquilo que não é verificável ou falsificável não entraria no âmbito da razão. Assim, a moral e a religião passariam ao “subjetivo” (fora do âmbito da estrita razão), formando uma “subcultura” Mas, realmente o homem é reduzível a funções mecânicas?

—A razão positivista, que somente percebe o funcional, se parece aos edifícios de concreto armado sem janelas, nos quais atingimos o clima e a luz por nós mesmos, sem querer receber ambas as coisas do grande mundo de Deus.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Todas as pessoas, sobretudo as autoridades, deveriam reconhecer os sinais da chegada do Reino de Deus por meio das palavras e atos de Jesus. Mais que fazer uma revolução política, econômica e social, Jesus denunciou todos os contra valores criados pela ideologia do poder, da riqueza e do prestígio, colocando em seu lugar os valores da fraternidade e da partilha, que geram liberdade e vida para todos.
Somente o projeto de Jesus pode libertar o povo da escravidão e da morte.
No final, Jesus adverte: É importante valorizar o momento presente.
É tempo de possível reconciliação com Deus e com o próximo. Quando chegar a hora do julgamento, será tarde demais.
Os contemporâneos de Jesus não discerniram os sinais da presença de Jesus e do seu Reino.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,54-59 - "Promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de muros"

Mês Missionário 
Memória de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido como Frei Galvão, famoso por seus poderes de cura. Frei Galvão era cheio de espírito de caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus neste dia e deixemo-nos conduzir pela força de seu amor.
Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Parece que nunca foi tão difícil como hoje discernir os sinais – positivos e negativos – de nossa história, de nossa sociedade. Como é seu discernimento? Você é capaz de fazer uma pausa e refletir para encontrar caminhos de solução, e não de polarização? Qual convite o Senhor lhe faz?
“Deus fala de muitas maneiras. Jesus é a grande revelação do Pai. Nos evangelhos encontramos critérios para avaliar o tempo presente. Deus fala ainda através da comunidade cristã, e também pelos sinais dos tempos. Tal expressão foi popularizada pelo Papa João XXIII. São fatos da história humana, uns positivos e outros negativos. Através deles Deus nos interpela. Entendê-los e tirar-lhes as consequências enquanto estamos no caminho é uma atitude inteligente. As grandes rachaduras de nosso atribulado tempo nos interpelam. Agora é o tempo de Deus. A gravidade é acentuada pelo ‘último centavo’, em grego lepton, a moeda de menor valor. Agora é o tempo de merecer, agora é o tempo de entender os apelos de Deus” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O mundo hoje nos oferece tantas informações que vamos depositando em nosso inconsciente, sem tempo para saber quais são verdadeiras. Cultivar essa capacidade de discernir, de distinguir o bem do mal, o real do falso, é um caminho inteligente e sábio. Leia novamente o Evangelho e escute o que o texto diz.
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - “Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Papa Bento XVI).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o (a) leva a experimentar? Que nova atitude você deseja viver hoje?

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.